PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
  
ESCOLAS DE SAMBA E O TWITTER - POR QUE AINDA HÁ RESISTÊNCIA?

6 de julho de 2020, nº 44

O Twitter (Foto: Reprodução)

Criado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone como um projeto paralelo da Odeo, o Twitter foi imaginado como uma plataforma de comunicação baseada em SMS, onde as pessoas poderiam acompanhar o que os seus amigos estavam fazendo com base nas atualizações de status enviando uma mensagem de texto para um único número.

No entanto, mesmo com forte atuação nas demais redes sociais, como Facebook e Instagram, o Twitter tem sido historicamente deixado de lado pela maioria das agremiações. O propósito aqui não é fazer um juízo de valor acerca dos trabalhos que as escolas fazem digitalmente, muito longe disso. Mas um fato é que ausência de um trabalho em torno destes canais em muitos casos induzem o público que usa esta rede social ao erro, como a atribuição e menção de perfis não-oficiais como se fossem eles os oficiais de fato.

Com base nos acessos e nos dados pesquisados - a última atualização feita na última segunda-feira, 6 de julho de 2020 - a coluna descreve e detalha abaixo como é a atuação das escolas de samba do Grupo Especial no Twitter.

Perfil oficial da Mangueira tem o maior número de seguidores entre as contas oficiais das escolas de samba no Twitter (Foto: Reprodução)


VIRADOURO

Perfil oficial: @gresuviradouro

Seguidores: 177

 

O perfil criado pela escola de Niterói no ano passado tem sido pouco (ou quase nunca) utilizado. A última postagem feita nele foi na madrugada de 27 de fevereiro, celebrando o título do carnaval deste ano. A se destacar também o irrisório número de seguidores - o menor dentre as escolas do Especial.

 

GRANDE RIO

Perfil oficial: @GRESGrande_Rio

Seguidores: 1.546

 

Também criada no ano passado, a conta oficial da tricolor se tornou no último mês uma das mais movimentadas dentre as escolas de samba. A destacar o recente trabalho em torno do anúncio do enredo da escola para o próximo carnaval.

 

MOCIDADE

Perfil oficial: @GRESMIPM

Seguidores: 15.573

 

Uma das escolas mais atuantes no Twitter e a única entre as doze do Grupo Especial que possui o selo de perfil verificado, a Mocidade vem fazendo um elogiado trabalho na rede social há alguns anos, tanto pelo conteúdo quanto pela interação com os torcedores. 

 

BEIJA-FLOR

Perfil oficial: @BeijaFlorReal

Seguidores: 23.374

 

Passou um bom tempo sem movimentações. Fora reativado por ocasião da Live do Samba, organizado pela escola em parceria com uma marca de cerveja em 9 de maio, promovendo uma grande interação com o público que a acompanhou. Voltou a ser movimentado após o lançamento do enredo para 2021.

 

SALGUEIRO

Perfil oficial: @Salgueiroficial

Seguidores: 28.272

 

Foi reativado há alguns meses. Vem sendo regularmente ativo com informações sobre o dia-a-dia da escola e, mais recentemente, sobre as lives que a Academia realizou em dois meses consecutivos.

 

MANGUEIRA

Perfil oficial: @gresmangueira

Seguidores: 42.321

 

O perfil da verde e rosa, que é o detentor do maior número de seguidores entre as contas oficiais das escolas de samba, geralmente é atualizado de forma mais esporádica. A última postagem é datada de 1° de julho, uma nota de pesar pela morte de Luizinho Drumond.

 

PORTELA

Perfil oficial: @PortelaNoAr

Seguidores: 15.209

 

Outra agremiação muito ativa no Twitter. A exemplo da Mocidade, é atualizado regularmente com infos sobre o dia-a-dia da escola e constantes interações com seus torcedores. 

 

VILA ISABEL

Perfil oficial: @gresvila_isabel

Seguidores: 20.529

 

Pouco tem sido atualizado. A última postagem do perfil é do dia 9 de maio, mencionando a participação da escola na "Live do Samba". Uma curiosidade: o perfil oficial da Vila no Twitter é o único endereço de rede social mencionado no encarte do CD do Grupo Especial.

 

UNIDOS DA TIJUCA

Perfil oficial: @gresutijuca

Seguidores: 18.950

 

Outra que se movimenta bastante com informações sobre a escola e interação com o seguidor. O perfil tijucano, aliás, quase saiu do ar recentemente após a antiga social media apagar todas as redes sociais da agremiação em protesto após não ter paga uma dívida que a escola tem com a ex-funcionária - somente o Facebook não foi recuperado, tendo a Tijuca criado outro perfil.

 

SÃO CLEMENTE

Perfil oficial: @oclementiano

Seguidores: 1.297

 

O perfil da aurinegra é regularmente atualizado, embora que as postagens sejam apenas redirecionamentos para links do Instagram da agremiação.

 

PARAÍSO DO TUIUTI

Perfil oficial: @Tuiutioficial

Seguidores: 18.536

 

Assim como Mocidade, Tijuca, Grande Rio e Salgueiro, o perfil do Tuiuti é regularmente ativo com postagens sobre o dia-a-dia da azul e amarelo.

 

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Perfil oficial: @gres_imperatriz

Seguidores: 4.754

 

O Twitter da escola da Ramos não é atualizado desde 6 de março de 2019 - ou seja, mais de um ano e quatro meses. Por sinal, aquele 6 de março foi o dia da apuração que rebaixou a Imperatriz para a Série A no seu aniversário de 60 anos - a última postagem fazia referência a preparação da escola para o início da leitura das notas.


Campeã em 2020, perfil oficial da Viradouro tem poucos seguidores e não é atualizado há mais de três meses (Foto: Reprodução)


Qual a justificativa para escolas de samba, num geral, não utilizarem o Twitter? Sabe-se que não são todas que o escanteiam, mas porque a maioria delas não incentivam seus departamentos de mídias digitais a desenvolver um trabalho nesta plataforma? Não gostam? Não acham rentável? O que falta as escolas de samba aderirem de vez ao Twitter e ampliarem seu campo de divulgação e se aproximar ainda mais do seu torcedor? Questões que ficarão no ar por um longo tempo... 

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br