PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
   
A PANDEMIA DO COVID-19 AFETA O CARNAVAL

20 de março de 2020, nº 37

  

A imagem do Coronavírus através do Microscópio (Reprodução/Congresso em Foco)


A pandemia do Coronavírus, que no Brasil já teve 621 casos confirmados em 23 estados e o Distrito Federal, com sete mortes (dados de 20 de março de 2020, às 18h), afetou drasticamente a rotina da sociedade em todo o planeta. No meio carnavalesco não está sendo diferente. Desde que a crise estourou, recomendações impostas pelos órgãos de saúde têm sido seguidas a risca. Uma dessas recomendações é de evitar locais com aglomerações. Por conta disso, premiações foram adiadas e quase todas as escolas anunciaram a suspensão de atividades e cancelamento de eventos. Veja abaixo algumas medidas que foram feitas até o fechamento do texto.

 

RIO DE JANEIRO 

Cinco escolas do Grupo Especial suspenderam totalmente suas atividades. Portela e Mangueira fecharam suas quadras e barracões na Cidade do Samba até o dia 2 de abril. A Grande Rio interrompeu as atividades no último dia 16, fechou o barracão e paralisou o desmonte do desfile deste ano - os funcionários do local estão em casa, além de adiar o evento "Grande Rio Faz a Festa", que aconteceria no sábado. A Mocidade Independente de Padre Miguel suspendeu os trabalhos no barracão e também o lançamento da sinopse de seu enredo para o carnaval do ano que vem, "Batuque ao Caçador", previsto para o mês que vem. Já a São Clemente também anunciou a parada, mantendo apenas atividades administrativas, ainda que de forma remota.

A Imperatriz Leopoldinense suspendeu a devolução das fantasias e o pré-cadastro de componentes para o desfile de 2021, quando voltará a elite do carnaval carioca. O Paraíso do Tuiuti tem programado um evento em comemoração ao aniversário da escola no próximo dia 5 de abril, mas sua realização está sendo avaliada pela direção da azul e amarela. A Unidos da Tijuca apenas cancelou a "Feijoada Nota 10" agendada para abril, enquanto que o Salgueiro anunciou tão somente a parada nas atividades de seu centro médico até o dia 30 - as demais atividades relacionadas ao carnaval da escola ficarão paradas até abril devido ao recesso previamente programado.

Vila Isabel, Beija-Flor e a campeã Viradouro não tem eventos programados para os próximos dias.

Na Série A, a LIERJ anunciou a suspensão de todas as suas atividades por 30 dias e, em nota publicada nesta quarta-feira (18), orienta as agremiações filiadas que suspendam seus calendários festivos durante o mesmo período. Uma delas, a União da Ilha do Governador, cancelou o evento em que apresentaria sua equipe para o carnaval de 2021 que aconteceria nesta quinta-feira em sua quadra, restringindo o anúncio para seus canais oficiais nas redes sociais.

 

SÃO PAULO 

Até o fechamento do texto, somente a Dragões da Real anunciou a suspensão das atividades em quadra e no barracão até o dia 7 de abril. A escola já havia anunciado o adiamento da feijoada de comemoração aos 20 anos da agremiação. Mancha Verde, Mocidade Alegre, Vila Maria, Gaviões da Fiel e Vai-Vai cancelaram e/ou adiaram eventos que realizariam nos próximos dias. As demais agremiações ainda não se pronunciaram a respeito de interrupções em suas atividades em razão das orientações do Ministério da Saúde.

Nas escolas do Grupo de Acesso 1, a Mocidade Unida da Mooca anunciou a suspensão das atividades da escola por tempo indeterminado, o que pode comprometer o cronograma de andamento das obras de ampliação de sua quadra, cuja entrega está prevista para maio. A Leandro de Itaquera interrompeu temporariamente os ensaios de sua Bateria mirim e o curso para novos ritmistas de sua bateria principal, enquanto que o Camisa Verde e Branco teve um evento adiado. As demais não se pronunciaram.

 

PREMIAÇÕES ADIADAS 

Assim como a rotina das escolas de samba, premaições de carnaval também foram afetadas pelas consequências da pandemia do Coronavírus. A primeira delas foi a cerimônia da entrega do Estandarte de Ouro, tradicional prêmio dos jornais O Globo e Extra, que seria realizado no último dia 13 no Pier Mauá e acabou adiada como medida de prevenção ao contágio do Covid-19.




Entrega do Estandarte de Ouro foi adiada devido ao Coronavírus (Reprodução/Redes Sociais)

Outras premiações extra-oficiais também comunicaram seu adiamento, como o Estrela do Carnaval, organizado pelo Site Carnavalesco (e, este ano, em parceria com o Camarote Vivant!), que adiou sua cerimônia inicialmente programada para o próximo dia 28 na quadra do Salgueiro. O Prêmio Machine, concedido pela Equipe Machine liderada pelo "síndico da Sapucaí" José Carlos Machine, e o Destaque OBCAR, do Observatório de Carnaval da UFRJ, também adiaram suas cerimônias.

 

DESFILES CANCELADOS NO RS 

No Rio Grande do Sul, quatro desfiles fora de época foram cancelados por medidas de proteção ao Covid-19: Pelotas - que aconteceria nos dias 27, 28 e 29, e que também teve outras atividades suspensas por tempo indeterminado, Cruz Alta (que ocorreria neste fim de semana), São Leopoldo e o desfile de Guaíba.

 

MÉTODOS DE PREVENÇÃO AO COVID-19 

Paralelo as medidas já mencionadas aqui, várias agremiações fizeram publicações em suas redes sociais com cartilhas de prevenção ao Coronavírus. Abaixo, os posts feitos por Viradouro, Águia de Ouro e Independente de Boa Vista, campeãs neste ano.

 

 

 

 

Colaborou: Romulo Tesi (portal da Band)


Carlos Fonseca

Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br