PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

CARNAVAL 2020 PELO BRASIL - VITÓRIA


4 de fevereiro de 2020, nº 33

Saudações, caríssimos leitores deste Sambario. No momento que escrevo faltam apenas dezoito dias para os desfiles nas principais passarelas do país - leia-se Rio e São Paulo - e em outras regiões onde há desfile de escolas de samba. Todavia existem casos de cidades onde os desfiles acontecem uma semana antes ou duas (e até mais) semanas após a data oficial. E é para celebrar os desfiles neste Brasil de meu Deus que este humilde espaço, a partir de hoje, segue viagem para três destinos: Vitória, Santos e Niterói, cujo desfiles este cidadão que vos escreve tem acompanhado mais de perto nos últimos anos.

Nas próximas semanas, vamos apresentar, num formato similar ao "Enredo e Samba" feito no RJ1 - tradicional jornal local da TV Globo no Rio de Janeiro - o que as escolas dos grupos principais das três cidades estão preparando para brilhar na passarela. E para abrir os trabalhos, aportamos e damos sinal verde para a capital capixaba.

Os desfiles


Desfile da Independente de Boa Vista, campeã de 2019 (Foto: Rodrigo Gavini/A Tribuna)

Tradicionalmente realizado no Sambão do Povo (oficialmente Complexo Walmor Miranda), o desfile de Vitória carrega a marca de ser o primeiro carnaval de avenida do Brasil - tendo em vista que a festa por lá começa na quinta-feira, com as apresentações do Grupo B, com o Grupo A na sexta. A noite mais aguardada é a do Grupo Especial, realizada sempre no sábado anterior à data oficial do carnaval. O desfile capixaba, que chegou a ser interrompido por quatro anos (entre 1993 e 1997), cresceu consideravelmente no cenário nacional nesta década, em um impulsionamento iniciado pelas transmissões da Band entre 2013 e 2015. Vários profissionais dos carnavais de Rio e São Paulo também atuam em terras capixabas.

No certame, a Unidos da Piedade é a maior vencedora com 13 títulos. Jucutuquara e Mocidade Unida da Glória, a popular MUG, vem logo na sequência, empatadas com 7 títulos. Logo atrás vem a Novo Império com 6.

 

1° - UNIDOS DA PIEDADE

Enredo: Francisco´s

Autores do samba: Tuka Reis, R. Lira, Thiago Meiners, Fernando Brito, Leandro Costa, Lucas Rigonato, Carlos, Pinho, Daniel Barbosa, André, Amanda Rodrigues

Horário de desfile: 22h

 

Agremiação mais antiga e maior campeã do Espírito Santo com treze conquistas - apesar de não levantar a taça desde 1986 - abre os desfiles de 2020 no Grupo Especial homenageando os Franciscos que fincaram sua marca na história. O tema assinado pelo carnavalesco Paulo Balbino faz menções a Chico Xavier, Chico Mendes, Chico Buarque e ao Papa Francisco.

 

 

2° - UNIDOS DE JUCUTUQUARA

Enredo: Griot

Autores do samba: Rafael Mikaiá, Fernando Brito, Rodrigo Pinho, Carlos Jarjura, Roberth Melodia, Vlad Aks e André Cavalcante

Horário de desfile: entre 22h50 e 23h

 

Em busca de um título que não vem há onze anos, a agremiação (de nome complicadinho de pronunciar, eu sei) vai falar sobre o Griot, um contador de histórias da África Ocidental que tem por vocação preservar e transmitir conhecimentos, canções e mitos do seu povo. O tema é assinado pelos carnavalescos Jorge Mayko e Vanderson Cesar.

 

 

3° - MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA

Enredo: Oby: O Imaculado Santuário das Lendas

Autores do samba: Dudu Nobre e Diego Nicolau

Horário de desfile: entre 23h40 e 0h

 

Oriunda de Vila Velha e uma das grandes forças do carnaval do estado, a heptacampeã MUG celebra seus 40 anos na avenida ao falar sobre as lendas indígenas que floresceram nas matas capixabas. Tema do carnavalesco Osvaldo Garcia.

 

 

4° - INDEPENDENTE DE BOA VISTA

Enredo: O voo da Águia anuncia: a festa é Boa pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia. A música capixaba celebrar!

Autores do samba: Sidney Myngal, Ciraninho de Castro, Emerson Xumbrega, Flavinho Bento e Bid do Cavaco

Horário de desfile: entre 0h30 e 1h

 

Atual campeã do certame capixaba, a azul, vermelho e branco de Cariacica luta pelo bicampeonato ao prestar uma homenagem à música e aos artistas capixabas que ganharam os palcos do Brasil e do Mundo. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart.

 

 

5° - NOVO IMPÉRIO

Enredo: O Bê-a-Bá dos Guris: uma lição para todos

Autoras do samba: Eliz Reis, Sheila Vasconcelos, Priscila Faleiro, Sônia Gomes, Jamilly Rachid, Surama Nicchio, Tania Costa, Ana Sales, Sandra Barbosa e Berna Macaé

Horário de desfile: entre 1h20 e 2h

 

Em busca de um título que não vem desde 1989, a azul, rosa e branco do Caratoíra vai falar sobre o Conselho da Criança e do Adolescente, que celebrará 30 anos em 2020. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Petterson Alves.

 

 

6° - IMPERATRIZ DO FORTE

Enredo: Das Terras de Vila Rica à Vila Nova do Espírito Santo: Imperatriz Engalanada Apresenta a Rota Imperial de São Pedro D’Alcântara

Autores do samba: Gigi da Estiva, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Rafael Tinguinha e Caio Alves

Horário de desfile: entre 2h10 e 3h

 

Após se manter na elite no carnaval passado, a verde e rosa do Forte São João desbrava a Rota Imperial, estrada concluída em 1816 para ligar Ouro Preto (MG) à Vitória e aberta após o declínio da exploração do ouro e com a chegada da Família Real ao Brasil. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello.

 

 

7° - INDEPENDENTES DE SÃO TORQUATO

Enredo: O Portal das Ilusões

Autores do samba: Almir Cruz, Almeida Junior, Jean Brito, Girão e Tuninho Azevedo

Horário de desfile: entre 3h e 4h

 

De volta ao Grupo Especial após sete anos, a alvirrubra de Vila Velha vai desbravar todos os tipos de ilusões. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Edmilson Galdino.

 

 

Transmissão e Apuração

Na TV, os desfiles do Grupo Especial de Vitória serão exibidos pela TV Gazeta, afiliada da Globo no ES, para todo o estado. Na internet, o G1 transmite para todos os cantos do mundo - aliás, o portal de notícias do Grupo Globo também transmite os desfiles do Grupo A.

A apuração acontece às 16 horas da quarta-feira, dia 19 de fevereiro, no Sambão do Povo. 

No próximo capítulo desta expedição carnavalesca, os preparativos para os desfiles de Santos. 

Nota do escriba: em caso de eventuais erros no texto, nos avisem que eles serão devidamente corrigidos.

ATUALIZAÇÃO EXTRA: Classificação final do Carnaval de Vitória 2020, após a realização da apuração.

1º Independente de Boa Vista - 179,1
2º Mocidade Unida da Glória (MUG) - 178,6
3º Unidos de Jucutuquara - 177,8
4º Novo Império - 176,7
5º Unidos da Piedade - 176,4
6º Imperatriz do Forte - 174,6
7º São Torquato - 172,7

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br