PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
 
ÚLTIMOS ENREDOS, REDUÇÃO DE TEMPO E NOVIDADES NO REGULAMENTO

26 de setembro de 2019, nº 28

 . Coluna Anterior: Os 10 Anos da Era Cidade do Samba - Parte 2: As Dez Melhores Gravações
 . Coluna Anterior: Os 10 Anos da Era Cidade do Samba - Parte 1: Registros da Primeira Gravação
 . Coluna Anterior: Tem Artista no Samba!

Saudações, carríssimos, estimados e nobre leitores fiéis deste Sambario. Após três textos temáticos neste espaço (a listagem de artistas que se aventuraram nas disputas de samba e a série tiro-curto sobre os 10 anos das gravações ao vivo do CD do Grupo Especial na Cidade do Samba), regressamos com o formato tradicional da coluna para contar sobre as últimas da nossa festa. Sem tempo a perder, vamos ao que interessa.

Noventa anos de felicidade

Após muita discussão política, que culminou no afastamento de Neguitão da presidência, o Vai-Vai enfim definiu o tema em que tentará voltar ao Grupo Especial: "Vai-Vai de Corpo e Álamo", do carnavalesco Chico Spinoza, vai exaltar as nove décadas da Escola do Povo.



Só dá Lalá (e Lelê)

Após Luizinho Drummond desistir da renúncia, a Imperatriz anunciou a reedição de "Só dá Lalá", enredo campeão em 1981. Para desenvolver a releitura, ninguém menos que Leandro Vieira - que irá se dividir entre a escola de Ramos e a Mangueira. Originalmente "O Teu Cabelo Não Nega", o título do enredo foi modificado para o tão famoso verso da obra (Só dá Lalá) para se adequar à conjuntura atual da sociedade.


Ceará na Sapucaí mais uma vez

Depois da Ilha este ano, é a vez da Santa Cruz levar o Ceará para a Sapucaí. "Santa Cruz de Barbalha - Um conto popular no Cariri Cearense", do carnavalesco Cahê Rodrigues, vai homenagear a cidade de Barbalha.


Maria Conga é que vence demanda

Depois de muita especulação acerca de uma possível reedição do enredo de 1992, a Rocinha foi a última a anunciar seu tema para o próximo ano. "A Guerreira Negra que Dominou os Dois Mundos", do carnavalesco Marcus Paulo (ex-comissão de carnaval da Tijuca), vai exaltar a história da escrava trazida do Congo e que é considerada heroína de Magé, onde se tem o único quilombo reconhecido na Baixada Fluminense, que leva o seu nome.


Título definido e escolha a fazer

A Tijuca definiu o título do enredo sobre Arquitetura e Urbanismo: "Onde moram os sonhos". A escola abriu uma votação para definir a logo oficial. O samba-enredo, encomendado a Jorge Aragão, Fadico, André Diniz, Dudu Nobre e Totonho, será apresentado em 13 de outubro.


Lembrete: confira todos os enredos do Rio e São Paulo para 2020 na seção especial do Sambario.

Reduziu

Foram definidas, em plenária realizada na LIESA em 12 de setembro, algumas mudanças no regulamento do Grupo Especial carioca para 2020. A principal delas é a nova redução de tempo de desfile, que passa a ser: mínimo de 60 minutos e máximo de 70 minutos.

Desfile da São Clemente (Foto: Carlos Fonseca/Rádio Show do Esporte)

Outras novidades

Além da redução de tempo, outras alterações no regulamento foram definidas:

- Redução, de quatro para três, do número de cabines de jurados na Sapucaí.
- A diminuição do número mínimo de alegorias para quatro (o número máximo segue de seis).
- As baterias não terão mais a obrigação de parar diante do módulo de jurado.
- Máximo de 30 pessoas com camisas da escola na frente de cada desfile.
- Máximo de 100 pessoas com camisas da escola após a última ala de cada desfile.

Olha a hora!

Os desfiles do Grupo Especial sofreram um novo ajuste no seu horário de início: passou para 21h30 nos dois dias de apresentação.

Reciclada

A Camisa 12, escola do Acesso 2 de São Paulo que vai apresentar o enredo "O pão nosso de cada dia nos dai hoje", encomendou seu samba-enredo para Dudu Nobre. Até aí tudo bem, não fosse um detalhe: o cantor optou por reaproveitar seu samba derrotado na disputa da Unidos da Tijuca para 2019 - fazendo as devidas adaptações, lógico. Confira abaixo a versão original e a versão reciclada.






Entra na roda e Ginga (em Ramos)


Leandro Vieira convidou e a menina de Olaria aceitou: a cantora Iza será a rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense. A dona de hits como "Pesadão" chega pra substituir Flavia Lyra, que pediu pra sair depois do "bundalelê" com Ketula Mello.

A última volta do ponteiro

As próximas finais de samba na Ponte Aérea: Rosas de Ouro na sexta-feira, Vai-Vai no domingo e São Clemente no dia 5 de outubro.

"Sambando por aí" volta assim que soubermos quais obras serão as escolhidas para representar as agremiações no próximo desfile.

(Saudação especial ao grande jornalista Edu Cesar pelo retorno às atividades do Papo de Bola)

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br