PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

O MERCADÃO DO CARNAVAL 2020

3 de abril de 2019, nº 15

O troca-troca ("ê, na beira da praia") nas escolas visando o próximo carnaval já está movimentando os bastidores. Então, na coluna de hoje, vamos tentar resumir as mudanças das escolas do Especial e da Série A, ao melhor estilo do "Vai e Vem" futebolístico que sempre sai nas páginas do jornal Lance. O grande destaque é a renovação no que tange ao processo criativo. Sem mais nada a acrescentar, vamos ao principal. Isto é, a movimentação das escolas de olho em 2020. Não estamos no Twitter, mas, segue o fio aí.

GRUPO ESPECIAL


MANGUEIRA - A princípio, todos os segmentos permanecem para 2020. Leandro Vieira estaria com a permanência 100% confirmada não fosse Percival Pires entrar na justiça para tentar validar sua candidatura para a eleição na escola, que acontece neste mês.

VIRADOURO - Fazendo a linha do "em time que está ganhando não se mexe", a atual vice-campeã renovou com todos os seus segmentos, inclusive a rainha de bateria Raíssa Machado, alvo de boatos sobre sua possível saída do cargo antes mesmo do desfile deste ano. Até o fechamento do texto, apenas o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jeferson e Amanda, não teve sua renovação confirmada - pois ambos desfilaram nos carnavais fora de época do Rio Grande do Sul.

VILA ISABEL - Também vai manter toda a equipe do carnaval passado. A única novidade é a chegada do músico Rafael Prates como novo diretor musical da escola, contratação envolto de polêmica, pois a escola não havia dispensado o antigo diretor Gustavinho Oliveira antes de contatar Prates, conforme o mesmo relata em vídeo postado em seu Instagram.

PORTELA - Para assinar o carnaval da águia, saiu Rosa Magalhães e chegou a dupla Renato Lage e Márcia Lage. Confirmada oficialmente apenas a renovação do casal de MSPB Marlon Lamar e Lucinha Nobre (vencedora do Troféu Sambario na categoria).

SALGUEIRO - Todos os segmentos renovados para 2020.

MOCIDADE - Mudança apenas no desenvolvimento do enredo sobre Elza Soares. Saiu Alexandre Louzada (que já havia até encaminhado a renovação) e chegou Jack Vasconcelos. De resto, todo mundo renovado para 2020.

UNIDOS DA TIJUCA - A única escola que ainda não anunciou movimentações para o carnaval do próximo ano.

TUIUTI - A azul e amarelo de São Cristóvão perdeu o carnavalesco Jack Vasconcelos para a Mocidade e trouxe João Vitor Araújo da Unidos de Padre Miguel. Também saíram da escola o coreógrafo Filipe Moreira e os diretores de carnaval Rodrigo Soares e Júnior Cabeça. Até o momento não houve reposição para ambas as funções.

GRANDE RIO - No desenvolvimento do próximo desfile, saiu uma dupla e entrou outra: Renato Lage e Márcia Lage, que foram para a Portela, deram lugar a Gabriel Haddad e Leonardo Bora (foto acima), que vieram da Cubango. Reinando a frente da bateria Invocada, sai Juliana Paes e entra Paolla Oliveira, de volta após 10 anos.

UNIÃO DA ILHA - A escola anunciou a renovação dos mestres de bateria Keko Araújo e Marcelo, do carnavalesco Severo Luzardo e do casal Phelipe Lemos e Dandara.

BEIJA-FLOR - Novidade apenas foi a volta de Alexandre Louzada, egresso da Mocidade. O carnavalesco irá liderar a comissão de carnaval da escola junto a Cid Carvalho. Inclusive, o fim da Comissão chegou a ser anunciado pela imprensa, mas foi desmentida pela agremiação.

SÃO CLEMENTE - Todos os segmentos renovados para 2020. Novidade apenas é Thiago Almeida, que foi promovido a diretor de carnaval da preta e amarela. Em relação a 2019, a única baixa deverá ser a cantora Larissa Luz, que não deve continuar no carro de som.

ESTÁCIO DE SÁ - Exceto as direções de carnaval e harmonia que ainda não foram anunciadas oficialmente, a escola mantém todo o time que venceu a Série A em 2019.

SÉRIE A

IMPERATRIZ - Ainda não anunciou movimentações para o próximo desfile.

IMPÉRIO SERRANO - Apenas a troca de carnavalesco. Saiu Paulo Menezes e chegou Junior Pernambucano, egresso da Rocinha. Na questão da manutenção de peças, anunciou apenas a renovação de contrato com o intérprete Leléu.

CUBANGO - Apenas a saída da dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que migrou para a Grande Rio.

PORTO DA PEDRA - Também não anunciou movimentações para 2020.

IMPÉRIO DA TIJUCA - Três mudanças: para desenvolver o desfile, saiu Jorge Caribé (em decisão anunciada após o desfile deste ano) e chegou Marcus Ferreira, vindo da Inocentes. Na direção de harmonia, sai Malaquias Valadares e entra o trio Renato Kort, Robson Tipaia e Alexandre Rouge. No comando da Sinfonia Imperial, a escola desfez a comissão de bateria e colocou apenas Mestre Jordan.

SANTA CRUZ - Ainda não anunciou movimentações para 2020.

UNIDOS DE PADRE MIGUEL - A vermelha e branca perdeu o carnavalesco João Vitor Araújo para a Tuiuti. Para seu lugar, chegou Fábio Ricardo (foto acima). A UPM também perdeu o intérprete Pixulé, que a princípio cantará apenas na Barroca Zona Sul em São Paulo. Diego Nicolau foi contratado para comandar o carro de som da escola. Cícero Costa deixou a direção de carnaval e até o momento a escola não anunciou reposição.

RENASCER DE JACAREPAGUÁ - De novidade apenas a saída dos carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Rangel e do intérprete Diego Nicolau, que foi para a UPM.

UNIDOS DE BANGU - Foram anunciadas as saídas do diretor Jeferson Carlos e do intérprete Tem-Tem Jr. No desenvolvimento do próximo desfile, saiu Alex de Oliveira e chegou a dupla Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, que voltam a escola onde venceram a Série B em 2017.

INOCENTES - A caçulinha da Baixada perdeu o carnavalesco Marcus Ferreira para o Império da Tijuca.

UNIDOS DA PONTE - Em substituição a dupla de carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, que foram para a Unidos de Bangu, a escola repatriou o jovem Lucas Milato, carnavalesco que assinou o desfile que levou a Ponte de volta a Sapucaí em 2018.

ROCINHA - A única movimentação foi a saída do carnavalesco Junior Pernambucano, que migrou para o Império Serrano.

SOSSEGO - Na equipe de carnaval, apenas a chegada do carnavalesco Marco Antônio Falleiros, egresso da Alegria da Zona Sul. Fora dela, a renúncia de Wallace Palhares da presidência da escola, uma vez que ele está cotado para assumir a presidência da LIERJ após a saída de Renato Thor. O vice-presidente Almhir Júnior também se desligou do cargo.

VIGÁRIO GERAL - Nenhuma movimentação anunciada até o fechamento do texto.

NA PRÓXIMA COLUNA, UM PANORAMA ATUALIZADO DO "VAI E VEM" PARA O CARNAVAL DE 2020.

A luz de Tereza não apagará

Em São Paulo, a Barroca Zona Sul anunciou seu enredo para o carnaval de 2020. Desenvolvido pelos carnavalescos Rogério Sapo e Yuri Aguiar, "Benguela... A Barroca clama a ti, Tereza!" será o tema da Faculdade do Samba que vai abrir o carnaval do próximo ano no Anhembi.

Vai clarear

A líder do Quilombo do Quariterê foi enredo da Viradouro em 1994, ano de estreia de Joaosinho Trinta na escola de Niterói. Um senhor enredo, um senhor samba e um senhor desfile que levaram a Viradouro ao terceiro lugar, melhor colocação da escola antes do título que viria três anos depois.


Susto gigantesco

Intérprete do Vai-Vai e da Tuiuti, a cantora Grazzi Brasil dava uma entrevista ao programa "Samba DBom" da Rádio SOT de São Paulo junto com o cantor Pinha Presidente (ex-integrante do Exaltasamba) quando, não mais que de repente, um assaltante invadiu o estúdio e rendeu todos que estavam ali. Foram levados celulares, cordões e relógios. Graças a Deus, todos os que estavam no estúdio no momento do assalto passam bem. 

Na madrugada desta quarta-feira, Grazzi se pronunciou pelo Instagram: "A todos que me mandaram mensagem, tô viva. (Pra ficar) bem, a gente ainda está no processo, ainda estou meia... Mas obrigada pelo carinho, obrigada pelas mensagens, por perguntar. Como vocês puderam ver, foi tenso... Tô bem... Que dias, hein? Tá foda."

O diretor do estúdio Alessandro Santos relatou o assalto em entrevista ao Bom Dia São Paulo da TV Globo: "Disseram que era uma entrega. Como sempre pedimos delivery, eu abri o portão. Nessa hora, colocaram a arma em minha cabeça".

Confira o momento do assalto:


A última volta do ponteiro...

A Paraíso do Tuiuti vai apresentar seu enredo para 2020 na festa de seu aniversário, que acontecerá na sexta-feira. Mesma ocasião em que apresentará oficialmente seu novo carnavalesco, João Vitor Araújo. Pelas bandas de Sampa, a Nenê de Vila Matilde apresenta seu novo enredo no próximo dia 20.

"Sambando por aí" volta assim que estes enredos forem divulgados e com um novo panorama do mercadão carnavalesco de 2020.

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br