PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL 2026 PELO BRASIL - DESFILES DE NITERÓI
                        

7 de fevereiro de 2026, nº 112


Leia as colunas anteriores de Carlos Fonseca

Coluna anterior: Carnaval 2026 pelo Brasil - Desfiles de Vitória

Coluna anterior: Carnaval 2026 pelo Brasil - Desfiles de Santos


CARNAVAL 2026 PELO BRASIL – DESFILES DE NITERÓI

'

 

Em plena ascensão, celebrando 20 anos de revitalização e o inédito feito de ter duas representantes no Grupo Especial do Rio de Janeiro, a cidade de Niterói vai desfilar suas escolas de samba do primeiro grupo (agora denominado Grupo Especial assim como a vizinha do outro lado da Guanabara) na noite deste sábado, dia 7. Outra novidade do ano é o formato da pista, que agora é em linha reta e tem 220 metros de extensão.

No desfile do ano passado, a Folia do Viradouro mostrou que “tem mironga, tem” e faturou seu sexto campeonato na Cidade Sorriso com um desfile baseado na história do Terecô, religião afro-brasileira cultuada em estados da Região Nordeste.
 

Tendo muita mironga, Folia do Viradouro conquistou o título niteroiense em 2025 (Foto: Reprodução/Arquivo A Seguir Niterói)

 

E como vem as escolas do (agora chamado) Grupo Especial de Niterói pra este 2026? Pela ordem de desfile, vamos acompanhar abaixo, em fichas resumidas, o que as oito agremiações levarão pra avenida  em linha reta  do Caminho Niemeyer.

 

 - SABIÁ

Enredo: wapayêra - A Mística Amazônia e a Luta pela Sobrevivência

Autores do samba: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Niu Souza e Vinicius Xavier

Intérprete: Niu Souza

Horário de desfile: 20h

 

Uma das escolas mais antigas da cidade retorna à primeira divisão com um manifesto em defesa da justiça climática, pelos direitos dos povos originários e um novo olhar sobre o futuro. O tema é desenvolvido pelos carnavalescos Tom Barros e Daniel Durval.

 

 

 - IMPÉRIO DE ARARIBÓIA

Enredo: Yvá Oikó Rupi  O céu que vive ao nosso redor

Autores do samba: Renan Gêmeo, Rodrigo meo, Vinicius Moro e Babby do Cavaco

Intérprete: Alfredinho

Horário de desfile: por volta de 20h45

 

Ainda buscando um título inédito, a verde e branca do bairro de São Lourenço fará um desfile inspirado nas tradições culturais, espirituais e cosmológicas do tronco tupi-guarani, celebrando a força dos povos originários e a diversidade sagrada presente neste território. O tema é assinado pelo carnavalesco Levi Cintra.

 

 

 - IMPÉRIO DE CHARITAS

Enredo: Mestre Pablo... O sonho de um menino

Autores do samba: João Perigo, Saulo Poeta, Bianca Neves, William do Cavaco, Douglinhas Campos e Português

Intérprete: Thiago Santos

Horário de desfile: por volta de 21h30

 

Em seu segundo carnaval no Grupo Especial, a amarelo e branco vai prestar uma homenagem à Mestre Pablo, diretor de bateria da Porto da Pedra. O enredo é desenvolvido pelo carnavalesco João Perigo.

 

 

 - ALEGRIA DA ZONA NORTE

Enredo: A Bênção Minha Mãe

Autores do samba: rgio Jitu, João Perigo, Paulo Beckham, Saulo Poeta, Julio Guilherme, Gitonam Honorato, Alexandre Simpatia, Marcos Jr, Duda de Oliveira, Leandro Cordeiro, Rod Torres e Wolkester Rolleigh

Intérprete: Bebeto Porto

Horário de desfile: por volta de 22h15

 

Sem vencer o carnaval desde 2019, a agremiação do Morro do Bernardino vai prestar uma singela homenagem às mães, mostrando seu simbolismo de amor, respeito, gratidão e honra. O enredo é desenvolvido por Alex Santos.

 

 

5° - SOUZA SOARES

Enredo: Ipeté de Oxum

Autores do samba: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Niu Souza e Vinicius Xavier

Intérpretes: Tracy Rangel e Exdras Araújo

Horário de desfile: por volta de 23h05

 

Em busca de um tulo que não leva desde 1989, a tradicional agremiação de Santa Rosa levará para a avenida a história do Ipeté de Oxum, comida ritualística sagrada do Candomblé. O enredo é desenvolvido por Flávio Nunes.

 

 

6° - FOLIA DO VIRADOURO

Enredo: Ao País e ao Respeitável Público: Dom Obá voltou!

Autores do samba: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Niu Souza e Vinicius Xavier

Intérpretes: Alexandre Simpatia

Horário de desfile: a partir de 23h50

 

Atual campeã, a vermelha e branca tentará o sétimo troféu (e o bicampeonato consecutivo) com uma narrativa em torno da volta de Dom Obá II, o príncipe do povo, em meio ao cotidiano atual do país. O tema é assinado pelo carnavalesco Bruno Faria.

'

 

7° - MAGNÓLIA BRASIL

Enredo: A minha alegria vai vencer o mal, a utopia do carnaval

Autores do samba: Cláudio Russo, Diego Nicolau, Anderson Lemos, Rafael Coutinho, Duda Tonon, rgio Careca, Grassy Furacão, André Braga, Thiago Brito, Thiago Meiners e Manolo

Intérprete: Marcelinho

Horário de desfile: a partir de 0h35

 

A azul e branca do Fonseca vai levar pra avenida um enredo de reflexão atual sobre as crises do mundo contemporâneo e a força do Carnaval brasileiro como símbolo de resistência, alegria e transformação social. O tema tem desenvolvimento do carnavalesco Roberto Oliveira.

'

 

8° - EXPERIMENTA DA ILHA

Enredo: Antigamente que era bom

Autores do samba: Almir da Ilha, Jader Christo e Aroldo Melodia

Intérprete: Fabrício Alves

Horário de desfile: a partir de 1h20

 

Encerrando a festa no Caminho Niemeyer, a azul-royal e amarelo-ouro reedita o enredo de 1985 da União da Ilha da Conceição, sobre as tradições que marcaram gerações. Com este enredo, a extinta agremiação conquistou o título do carnaval de Niterói naquele ano, no que seria a última conquista de uma escola do bairro até a própria Experimenta quebrar o jejum em 2024. A releitura é conduzida pelo carnavalesco Eliezer Rodrigues.
'

'

 

Transmissão

As redes sociais da Prefeitura de Niterói transmitem os desfiles e a apuração (na próxima terça-feira). O canal O Show Vai Começar também faz a cobertura da folia na Cidade Sorriso pelo YouTube.

 

Este guia foi desenvolvido em parceria com o portal Carnaval Papa Goiaba


Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
BlueSky: @falafonseca