PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
 
SORTEIO DO ESPECIAL: EQUILÍBRIO PRA CHAMAR DE MEU

25 de julho de 2018, nº 05

Saudações, querido leitor! Depois de um pequeno hiato por motivos de "compromissos maiores" do escriba entre outras coisas mais, olha a gente aqui de novo para falar das últimas de nossa festa popular. E sem mais adendos a fazer, vamos botar a conversa em dia.

Ficamos de falar...

Por distração do colunista, não falamos dos novos coreógrafos de Imperatriz e Paraíso do Tuiuti. Sem perda de tempo, vamos a eles: na Imperatriz, Fábio Batista vai assinar a comissão de frente no próximo ano. Ele já conhecido entre os gresilenses, pois comandou algumas alas e componentes de carros da escola por sete anos. No Tuiuti, a responsabilidade pela abertura da atual vice-campeã do carnaval fica por conta de Filipe Moreira, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio. Ele terá o apoio direto da esposa, a bailarina Élida Brum. Boa sorte aos dois.

Fábulas nilopolitanas

A Beija-Flor vai cantar seus setenta anos, a se completar no próximo Natal, em 2019. "Quem não viu, vai ver - As fábulas da Beija-Flor", enredo da atual campeã, narra as sete décadas da Deusa da Passarela através de três enredos: o clássico "Ratos e Urubus" de 1989 e os campeonatos de 2003 ("O povo conta sua história: saco vazio não pára em pé - a mão que faz a guerra, faz a paz") e 2005 ("O Vento corta as Terras dos Pampas - Em nome do pai, do filho e do espírito Guarani, sete povos na fé e na dor... Sete missões de amor").

Café completo

Última agremiação do Grupo Especial carioca a divulgar seu enredo, a Unidos da Tijuca terá como tema "Cada macaco no seu galho. Ó, meu pai, me dê o pão que eu não morro de fome!" que contará a história do pão com aquele toque de crítica. A escola pretende abordar a história e importância do alimento ao longo do tempo, além da sua relação com pobreza e religiosidade. Levando em conta a posição de desfile que a azul-pavão e amarelo-ouro tirou, ela está mais que liberada para servir aquele café da manhã reforçado na Sapucaí...

Destino traçado

Em evento realizado semana passada na Cidade do Samba, foi definida a ordem de desfiles do Grupo Especial carioca para 2019. Pra quem imaginava que as mudanças nas regras quebraria a emoção do sorteio, se enganou completamente, como o leitor verá a seguir. Ente nós, convenhamos que a LIESA também teve uma pitada de sorte ao seu favor...

Domingo de pesos-pesados

O fim dos pares minou, pelo menos por aqui, o desequilíbrio nos dias de desfile. No domingo de carnaval, após a sequência de abertura Império Serrano, Viradouro e Grande Rio, já conhecida previamente, vamos ter "apenas" Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz e Unidos da Tijuca. Como já dizia o poeta: tá bom de açúcar ou quer mais?

Não menos forte

A segunda-feira de carnaval também tem sua força para mostrar. Já se sabia previamente que o segundo dia de apresentações será aberto pela São Clemente que irá reviver "E o samba sambou". Na sequência haverá Unidos de Vila Isabel, Portela, União da Ilha do Governador, a vice-campeã Paraíso do Tuiuti (que pela primeira vez irá se apresentar na segunda-feira), Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel, que volta a fechar o carnaval carioca 15 anos depois (contando 2019) do mítico "Pare... Pense..."

Pelas bandas de Sampa...

O Águia de Ouro foi a última a divulgar seu enredo para 2019. "Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse?" é o tema que o povo da Pompéia irá defender na abertura do sábado de carnaval no Anhembi. A escola vai contar a história do Brasil e abordar os problemas sociais que rondam o país atualmente.

Em chamas

Infelizmente mais uma escola se torna vítima de um incêndio no barracão. Desta vez, foi a Porto da Pedra. Na madrugada de terça, o galpão onde a escola estava instalada no bairro de Santo Cristo pegou fogo. Felizmente, ninguém se feriu e os danos são reparáveis - sem falar do tempo hábil disponível para reconstruir. O manifesto de toda solidariedade a comunidade de São Gonçalo.



Para piorar...

São fortes os indícios de que o incêndio foi criminoso. Testemunhas haviam visto um homem de camisa polo azul e jeans jogando um coquetel molotov pelo terreno lateral onde fica o estacionamento ao lado do barracão, de acordo com relatos do carnavalesco Jaime Cezário e do presidente Fábio Montibelo.

Mas é aquilo...

Enquanto LIERJ, Riotur e Prefeitura continuarem no impasse pela tal Cidade do Samba 2 (projeto no papel há quase uma década) e as escolas da Série A continuarem nesse "Deus dará" de barracão, casos como o da Porto da Pedra infelizmente continuarão acontecendo.

Tem samba em Santos

Enquanto isso, tem samba escolhido pelas bandas do litoral. A Real Mocidade Santista definiu no último fim de semana o seu hino para o enredo "Real'mbanda - 110 anos trilhando o caminho da cura". A obra que a escola vai cantar na passarela da Dráusio da Cruz é de Ademarzinho do Cavaco, Erick Sappão, Rafa Neves, Wilsinho do Pandeiro, Walid Omar, William Cabelo e Thiago Meiners.



Alvinegro na Intendente

Tem escola nova no pedaço. É a Botafogo Samba Clube. Mas engana-se quem pense que a nova agremiação tenha algo a ver com a Estrela Solitária de General Severiano. Mesmo que carregue "as cores do Brasil de nossa gente" na sua bandeira, a Botafogo Samba Clube é ligada à torcida organizada Fogoró. Ela, aliás, já tem enredo definido: "Túlio, o Glorioso" em homenagem ao atacante Túlio Maravilha. A escola vai desfilar na Série D no lugar da tradicional Tupy de Bráz de Pina, que voltou a enrolar a bandeira devido a mudança em seu contrato social.

A nota zero...


A atitude patética do Salgueiro (leia-se atual diretoria) que foi a dispensa da Marcella, ainda tentando colar a desculpa de que foi um "afastamento" devido a gravidez da porta-bandeira, considerada de risco. Precisa dizer algo mais?

Dez, nota dez!

Para Sidclei, que pediu desligamento do Salgueiro em solidariedade a parceira. Atitude digna de aplausos.

A última volta do ponteiro...

Com lançamento e apresentação em quadra previsto para o próximo fim de semana, o samba da X-9 Paulistana para 2019 vai contar com uma dezena de participações - ao menos, na versão de divulgação. Atenção para a lista: Dudu Nobre, Péricles, Xande de Pilares, Arlindinho (um dos autores do samba, que foi encomendado), Fundo de Quintal, Leandro Sapucahy, Beth Carvalho, Anderson Leonardo (vocalista do Molejo), Prettos, Ideval Anselmo, Armando Polêmico e representantes da velha guarda de algumas escolas de São Paulo.

"Sambando por aí" volta assim que soubermos como será esse "We Are The World" xisnoveano.

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br