PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

RESUMÃO DA SEMANA: PRIMEIRO SAMBA INÉDITO DA TEMPORADA, SINOPSES, POLÊMICA E TRETA

5 de julho de 2018, nº 04

Saudações, querido leitor! Olha nós aqui de novo. E sem perda de tempo, vamos botar a conversa em dia. 

Queniano é o tambor da Colorado...

Foi escolhido no sábado passado o primeiro samba inédito do carnaval de 2019 dentre as quarenta e oito escolas de Rio e São Paulo, isto levando em conta as reedições de Gaviões da Fiel, São Clemente e Unidos da Ponte e o assassinato a música de Gonzaguinha que o Império Serrano irá promover. A Colorado do Brás, que abre o carnaval do próximo ano na Terra da Garoa com o enredo "Hakuna Matata - Isso é Viver!" escolheu a obra de Marcio Pessi, Edson Dafféh, Evandro Bocão, Pereira e Marcelo.

Cadê o enredo que ia sair?

Atual campeã do carnaval carioca, a Beija-Flor anunciaria seu enredo para 2019 na última sexta-feira. Mas não o fez. Explicação para o retardamento do anúncio? Nenhuma...

E por falar em enredo...

A Grande Rio lançou na segunda-feira o tema que irá defender em 2019. "Quem nunca...? Que atire a primeira pedra" pretende focar nos maus hábitos da sociedade brasileira, fazendo até uma "mea-culpa" devido a virada de mesa que beneficiou a tricolor caxiense. Mais a frente vamos falar mais um pouco sobre esse tema indigesto...

Bonde das mamães

Porta-Bandeira do Salgueiro, Marcella Alves está a espera do seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário e ritmista Eduardo Araújo. Ela se junta as colegas de posto Jaçanã Ribeiro, Verônica Lima e Dandara Ventapane, além de Priscilla Mota, Sabrina Sato e Annik Salmon. A cegonha anda passeando pela Cidade do Samba neste ano.

A bruxa está solta, ôôô...

A fase na Imperador do Ipiranga, recém-rebaixada para o Acesso 2 de São Paulo, anda tão ruim que Beatriz Teixeira, que foi anunciada como a nova porta-bandeira da escola da Vila Carioca, simplesmente voltou atrás e pediu desligamento da agremiação sem sequer ter ocupado o posto direito. O motivo alegado foi que ela preferia retornar à sua antiga escola para continuar a carreira ao lado de seu mestre-sala. Que situação...

Treta em azul e branco

Paulo Barros esteve no centro do noticiário carnavalesco para desmentir um boato envolvendo seu nome. Luiz Eduardo Baptista, identificado como "fundador" da LIESA,  afirmou em post no Instagram (que foi deletado posteriormente) que a Portela estaria devendo R$ 200 mil ao artista. O atual carnavalesco da Viradouro foi à mesma rede social para desmentir tal informação além de dizer que o objetivo da "fake news" seria influenciar o processo eleitoral portelense que ocorre em 2019. Baptista "não deixou por menos" e rebateu chamando Paulo de "mercenário". O carnavalesco fez outro post debochando da réplica ao dizer que iria "curtir o texto dele para ver se aumentava a popularidade", já que o mesmo só obteve míseras três curtidas. Que bafafá...

 

PORTELENSES!! CUIDADO COM O MAIOR MERCENÁRIO DO CARNAVAL, EM TODAS AS ÉPOCAS, QUE ABANDONOU VOCÊS, DEPOIS QUE MARCOS FALCON MORREU, FOI SER NONO COLADO NA VILA, JÁ ESTÁ NA VIRADOURO E, AINDA, TEM A "CARA DE CIMENTO ARMADO" DE VIR A PÚBLICO FALAR EM POLÍTICA DA PORTELA: ELE É, SÓ, $$$$$$$$$$$: PAGOU, TEM TUDO, NÃO "CACIFOU", TÁ FORA!!! A PORTELA DEVIA (AO QUE PARECE, LHE PAGOU E DEVE TER PROMETIDO ALGO PARA QUE ELE, CARNAVALESCO DA VIRADOURO, SE METESSE EM ASSUNTOS DA ESCOLA QUE ABANDONOU, SEM DÓ, NEM PIEDADE, APÓS A CONQUISTA DO TÍTULO E DEPOIS DE TER SIDO COMUNICADO DE QUE OS PATROCINADORES CONSEGUIDOS POR FALCON, PARA PAGÁ-LO, NÃO IRIAM MAIS PATROCINÁ-LO), SIM, R$ 200 MIL, E, ALÉM DISSO, ESTÁ SENDO ARROLADO COMO TESTEMUNHA, NUM PROCESSO IMPETRADO POR CADU, O HOMEM QUE REFORMOU TODO BARRACÃO DA ÁGUIA E "TOMOU UM BEIÇO" DA GANGUE QUE DIRIGE A PORTELA, CONFORME JÁ LHES INFORMEI, INCLUSIVE, O NÚMERO DESTE MESMO PROCESSO. PAULO BARROS, O CONHECIDO "CARNAVALESCO DAS PORTAS QUE ABREM E QUE FECHAM", TORNOU - SE ESPECIALISTA EM TROCA DE ESCOLAS QUE TENHAM PATRONOS E ONDE O DINHEIRO NÃO SEJA PROBLEMA PARA BANCAR SUAS ALUCINAÇÕES QUE JÁ COLOCARAM UMA VERDE E BRANCA, EM SÉTIMO, E UMA AZUL E BRANCA, EM.NONO. ENQUANTO JOÃO TRINTA, O MAIOR CARNAVALESCO DE TODOS OS TEMPOS, MANTEVE - SE FIEL À BEIJA - FLOR, POR DÉCADAS, O "ABRE E FECHA PORTAS", NA AVENIDA, TROCOU O PRESIDENTE/PATRONO DA TIJUCA, PELO PRESIDENTE/PATRONO DA MOCIDADE, O QUAL, NO ANO SEGUINTE, DEPOIS DE UM FRACASSADO SÉTIMO LUGAR, FOI TROCADO PELO PRESIDENTE/PATRONO DA PORTELA, QUE, AO MORRER, FEZ COM QUE O "TRANCA E DESTRANCA PORTAS" TROCASSE A ÁGUIA PELO PATRONO DA VILA E, UM ANO PÓS-TROCA, ATRAVESSA A PONTE PARA UMA ESCOLA DUPLAMENTE AMPARADA POR PATRONOS. É UM ESPERTALHÃO, QUE NÃO TRABALHA PARA DURO, E QUE SÓ SERVE AOS ABASTADOS. NÃO TEM MORAL PARA ABRIR A BOCA E COMENTAR, DO OUTRO LADO DA BAÍA, ASSUNTOS PERTINENTES À UMA GRANDE ESCOLA DAQUI, DA QUAL SE AFASTOU, SEM DAR A MÍNIMA PELOTA, PORQUE FOI CORRER ATRÁS DE MAIS GRANA, TUTU, MONEY, A ÚNICA COISA QUE, VERDADEIRAMENTE, PARECE CONTAR PARA QUE ELE SE DISPONHA A FAZER COM QUE "AS PORTAS SE ABRAM E FECHEM", DURANTE 75 MINUTOS, NA PASSARELA DO SAMBA.

Uma publicação compartilhada por Luiz Orlando Baptista (@luizorlandobaptistadaschagas) em

Explicações

Semana passada a Mangueira se envolveu numa saia justa tremenda. A escola se apresentou no Alzirão (tradicional ponto do Rio de Janeiro para assistir as partidas da Seleção Brasileira em Copas) após a vitória brasileira sobre a Sérvia. Até aí tudo bem, não fosse o fato da apresentação verde e rosa ter sido acusada de incluir um personagem caracterizado de black face (prática teatral considerada preconceituosa) em denúncia feita pela página Orgulho Afrodescendente. Alguns seguimentos da escola, como a porta-bandeira Squel e a rainha de bateria Evelyn Bastos, argumentaram para tentar desfazer o mal entendido. Em nota oficial, a agremiação afirmou que "não possui qualquer responsabilidade sobre as atrações que se apresentam no palco (...). Nossa apresentação se deu somente como show musical, com 20 ritmistas, um músico e nosso intérprete. Outras pessoas, dançarinas ou personagens que estavam no palco durante nossa participação, são de inteira responsabilidade da organização do evento".

Intendente informa...

A Em Cima da Hora resolveu, num estalar de dedos, trocar de enredo. A azul e branca de Cavalcanti havia anuciado "Manuscrito 52, Odisseia – A Cidade Perdida Z". Mas na última semana, a escola mudou o tema e fará uma homenagem ao locutor esportivo Orlando Baptista.

Intendente informa, parte 2

A Série E, última divisão do carnaval carioca, está sob nova direção. Sai a LIESB, que cuidará apenas das Séries B, C e D, e entra a ACAS (Associação Cultural Amigos do Samba). A mudança, decidida em plenária, tem como objetivo a busca por uma melhoria no apoio financeiro para as escolas pertencentes ao grupo. Boa sorte para a nova instituição.

A vida caprichou...

Festa azul na capital mundial do folclore. Rolou no último fim de semana o 53° Festival de Parintins. E pelo segundo ano consecutivo deu Boi Caprichoso. O touro negro venceu o Boi Garantido por uma diferença larga de 3,7. Viva a cultura popular do nosso país.

Estávamos devendo

Ficamos de publicar neste espaço a edição recente do Carnaval Show, que foi ao ar há duas semanas. Promessa feita, promessa cumprida. No próximo dia 11, o "Programa que é puro samba no pé" volta de seu recesso de Copa do Mundo com edições inéditas.

A nota zero...

Se recordam que falaríamos mais do enredo da Grande Rio? Então... que coisa porca e grotesca é essa sinopse, credo em cruz! Inacreditável, ou melhor, inadimissível que o competente Casal Lage se sujeitou a isso. Fizeram muita força para merecer a nota zero da semana e com honra ao mérito.

Dez, nota dez!

Para o enredo da União do Parque Curicica. "Eu vi Deus, ela é negra", assinado por Wagner Gonçalves, fará uma homenagem a aquelas que são discriminadas por serem mulheres, negras e pobres. Fabuloso!

A última volta do ponteiro...

O sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial do Rio vai acontecer na Cidade do Samba em 17 de julho, dois dias depois da final da Copa do Mundo.

"Sambando por aí" volta assim que soubermos qual será a ordem de apresentação das quatorze agremiações para o próximo ano.

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br