PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

RESUMÃO DA SEMANA: SORTEIO EM SAMPA, SINOPSES E NOVOS ENREDOS

21 de junho de 2018, nº 03

Saudações, querido leitor! É Copa do Mundo? Sim! Tem coluna? Também! Então, chega junto e pisa fundo que o resumão vem aí...

Nos ajude, Imperatriz...

Semana passada a Imperatriz apresentou os detalhes de "Me dá um dinheiro aí", enredo que a escola vai apresentar em 2019. A sinopse, contudo, é muito genérica e repleta de lugares comuns. A grande pérola ficou para o último setor, onde os carnavalescos Kaká e Mário Monteiro propõem "o carnaval do futuro" desta forma: "Em relação ao dinheiro podemos anunciar que o futuro já começou através das moedas virtuais. A mais famosa delas é o Bitcoin. E completando esse futuro “virtual” e intergaláctico imaginamos a Imperatriz do futuro."

Francamente...

Acabou? Não!

E como sinopse ruim pouca é bobagem, a logo oficial (sim, a oficial) do enredo conseguiu ser ainda pior. Como diria o filosófico Milton Cunha: tá difícil, viu...

Fim do ciclo

O coreógrafo Hélio Bejani anunciou por meio de carta o desligamento do Salgueiro depois de 10 anos sendo os responsáveis pela abertura dos desfiles da Academia. O motivo foi a incerteza política na escola, que enfrenta entrevero judicial devido as eleições de maio. Para seu lugar, Sérgio Lobato, que em 2018 assinou a comissão de frente da Portela, foi contratado. 

Em compensação...

Sidclei e Marcella Alves anunciaram que permanecem no Salgueiro. Correram boatos em grupos daquele aplicativo verde que o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira deixaria a escola pelo mesmo motivo de Bejani e que estariam em negociação com a Unidos da Tijuca. No fim, tudo não passou de remandiolas da fake news. 

Caminho definido em Sampa

Na última terça foi definida a ordem de desfile do carnaval paulistano para 2019. As 14 escolas que já conheciam previamente o dia em que se apresentarão foram sortear suas devidas posições. O panorama do que ficou traçado virá no tópico seguinte. 

Nos embalos de sexta à noite...

Vice-campeã do Acesso 1, a Colorado do Brás abre o desfile celebrando com "Hakuna Matata" a sua volta a elite depois de 26 anos. A segunda a desfilar é o Império de Casa Verde, sem dúvida a mais prejudicada em termos de posição de desfile - e o enredo ainda não ajuda. Na sequência temos Mancha Verde, Tucuruvi, a atual bicampeã Tatuapé, X-9 Paulistana e a Tom Maior. 

Sabadão no Anhembi

Reforçada de Laíla, o Águia de Ouro vai abrir o sábado de carnaval por ser a campeã do Grupo de Acesso 1. Em seguida vem Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Vila Maria e, assim como em 1994, a Gaviões da Fiel fechando os desfiles paulistanos. 

Amuleto

Mancha Verde, Tom Maior, Tatuapé e (principalmente) a Mocidade Alegre vão desfilar nas suas chamadas "posições de desfile da sorte" muito devido a ter conquistado títulos e/ou resultados históricos neles. Andar com supertição eles vão... 

Domingueira e Segundona

Os Grupos de Acesso 1 e 2 também conheceram sua ordem de desfile para 2019. O Acesso 1, que desfila no domingo de carnaval, terá a seguinte ordem de apresentação: Mocidade Unida da Mooca, Independente Tricolor, Barroca Zona Sul, Nenê de Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Pérola Negra. Já no Acesso 2, que é o antigo Grupo 1 da UESP, a sequência a se apresentar na segunda de carnaval é: Primeira da Cidade Líder, Amizade Zona Leste, Torcida Jovem, Terceiro Milênio, Santa Bárbara, Tradição Albertinense, Uirapuru da Mooca, Imperador do Ipiranga, Camisa 12, Combinados de Sapopemba, Dom Bosco de Itaquera e Morro da Casa Verde. 

Novos enredos na Terra da Garoa

Duas escolas definiram seus enredos nesta semana. Maior campeã do carnaval paulistano, o Vai-Vai irá homenagear os negros que marcaram história e os que continuam lutando pelo bem da humanidade através do tema "Vai-Vai, o Quilombo do Futuro". Já a Unidos de Vila Maria, que homenageou o México em 2018, vai pegar o avião e irá de "Nas asas do grande pássaro o voo da Vila Maria ao Império do Sol", que vai viajar pelo Peru. Tô até imaginando o Wander Pires desembocando aquele "Aaaaaaaaaaaaarriba Peeeeeeeruuuuuuuuuu"... 

Vai ter Café na Sapucaí

O Império da Tijuca enfim anunciou seu enredo para 2019. "Império do Café, o Vale da Esperança" será o tema a ser defendido pelo Morro da Formiga no sábado de carnaval. O tema assinado por Jorge Caribé vai passear pelo Vale do Café e irá contar e mostrar a importância dos negros para a região, desde a chegada dos primeiros escravos às fazendas até a influência que eles tiveram na economia, na cultura e na arte. Um enredo bem interessante. Ao visto, valeu a pena toda a espera... 

Dá pra acreditar?

Um quadro com uma foto de Jamelão foi roubado do Baródromo, na Lapa. Seria apenas mais um caso pra estatística não fosse um detalhe: a foto retratada no quadro furtado do local foi num dos dias de mau-humor do velho José Bispo, onde ele escreveu palavras, digamos, bem carinhosas ao fotógrafo...

"A Copa do Mundo é nossa..."

João Vitor Araújo, Jack Vasconcelos, Leandro Vieira e Jorge Freitas conhecerão os seus adversários nas quartas de final da Copa do Mundo dos Carnavalescos promovida pelo SAMBARIO. É que nesta sexta, durante a tradicional live "Sextou Sambario" do estimado José Mauro, a segunda parte das oitavas de final do torneio que está mexendo com o povão. Os confrontos a serem realizados são estes: Alex de Souza x Severo Luzardo, Rosa Magalhães x Edson Pereira, Alexandre Louzada x Max Lopes e Paulo Barros x Jorge Silveira. O prosseguimento da disputa começa a partir das 20h30 na FanPage do site: www.facebook.com/sambariosite.

A nota zero

Para o impasse que surgiu acerca da volta dos ensaios técnicos. Em abril, quando saiu a notícia de que os mesmos estariam "praticamente garantidos" em 2019 e que para tal bastaria a RioTur assinar o contrato com a Uber que valeria R$ 15 milhões, sendo R$ 5 mi para a realização dos ditos cujos. Agora, Jorge Castanheira bota água no chope afirmando que os ensaios técnicos só voltam se tiver patrocínio através de captação via Lei Rouanet. Decidam-se aí, rapazeada... 

Dez, nota dez!

A verdadeira aula de sinopse feita por João Vitor Araújo e João Gustavo Melo para o enredo da Unidos de Padre Miguel. Encantador da primeira a última linha.

A última volta do ponteiro...

Dois sambas encomendados, X-9 Paulistana e sua homenagem a Arlindo Cruz, e Paraíso do Tuiuti com seu "salvador da pátria" estão com suas obras prontas, segundo divulgaram as escolas em suas mídias digitais. 

"Sambando por aí" volta assim que os dois primeiros sambas inéditos de 2019 forem divulgados em suas versões pré-oficiais.

 

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br