PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

E A SORTE COMEÇOU A SER LANÇADA

15 de junho de 2018, nº 02

Após o ode de forma bem caricata ao site no primeiro texto, é hora da estreia de fato deste novo espaço no Sambario. Antes de chegar aos "finalmentes", cabe explicar ao leitor como é que vai funcionar esta bagaça aqui: todos os sábados a coluna será composta por notas rápidas e opinativas sobre tudo o que aconteceu no noticiário carnavalesco na semana. Além disso, teremos a "nota dez" e a "nota zero" - roubartilhada do ilustríssimo "Bandeirada" (comandado pelo Rodrigo Vilela na Rádio Show do Esporte) - e a agenda cultural nas escolas de samba assim que possível. Eventualmente terá alguns textos especiais. Tudo explicadinho, então, vamos ao que interessa...

"Tempo, tempo, tempo, tempo..."

Semana passada a Mocidade lançou oficialmente seu enredo para o carnaval de 2019. Trata-se de "Eu sou o tempo. Tempo é vida", tema autoral sugerido por ninguém menos de Hans Donner. O enredo é interessante, mas a sinopse é bem decepcionante, convenhamos...

Bola dentro da Águia!

A Portela vai cantar a claridade em 2019. "Na Madureira moderníssima, eu hei sempre de ouvir cantar uma sabiá" é o enredo que vai homenagear Clara Nunes, atendendo ao desejo de vários portelenses e sambistas num todo. Duvido não se emocionar...

Bandoleiro, bandoleiro...

A Inocentes de Belford Roxo lançou de forma oficial seu enredo para 2019. Quer dizer, repaginou. Divulgado em abril com o provisório "Com a Boca na Botija", o título foi modificado em definitivo para "O Frasco do Bandoleiro". O tema assinado por Marcus Ferreira fará um paralelo entre as crendices dos nordestinos que guardavam fortunas enterradas em seus quintais e cenas de corrupções recentes no Brasil.

O desenho para 2019 no segundo grupo

Já que estamos falando em Série A, foi sorteada na noite da última terça-feira a ordem de desfile para 2019. Em evento restrito para convidados na Cidade do Samba, as 13 escolas que compõem o grupo conheceram seus destinos para o próximo carnaval. A seguir, o panorama geral do que podemos esperar nas duas noites de folia.

Nos embalos de sexta...

Alô, alô, seu Crivella: aquele abraço! A curimba vai comer solta na abertura do carnaval de 2019, que coincinde com o aniversário de 454 da Cidade Maravilhosa. Atual detentora do campeonato da Série B, a Unidos da Ponte vai abrir os festejos do momo com a reedição de "Oferendas" tendo em seguida a Alegria da Zona Sul, com "Saravá, Umbanda!". Mais do que nunca, o samba vai pisar forte no terreiro.

Seguindo a noite, a Rocinha (falando sobre o preconceito) será a terceira escola a desfilar, sucedida por Santa Cruz, pela Unidos de Padre Miguel - que pela primeira vez desde a criação da Série A irá desfilar na sexta-feira, Inocentes de Belford Roxo e a Acadêmicos do Sossego fechando o primeiro dia ao falar da intolerância religiosa. Tá bom ou quer mais?

...ao sábado forte

Plantando suas batatas, a Unidos de Bangu abrirá a segunda noite da Série A, sucedida por Renascer de Jacarepaguá, Estácio de Sá (porque não se orgulhar de ser a primeira escola a vencer a UPM em um sorteio, hein?), Porto da Pedra, Império da Tijuca e, assim como em 2016, a Cubango encerrando os festejos da Série A. Inclusive, com o revés da bicolor da Vila Vintém, a verde e branca de Niterói se torna agora a única agremiação que só desfilou no mesmo dia desde o surgimento da LIERJ, em meados de 2012.

Um pulinho em Sampa...

...para informar que a Rosas de Ouro definiu e lançou nesta madrugada o tema que irá defender no sábado de carnaval no Anhembi. Conforme antecipavam todas as suspeitas, a azul e rosa da Freguesia do Ó levará "Viva Hayastan", enredo que irá viajar pela Armênia. Fazendo uma analogia com a honômina famosa interpretada por Aracy Balabanian em "Rainha da Sucata", a Roseira vai colocar o Anhembi "na chon".

Ainda por lá

A Tucuruvi terá um grande enredo nas mãos: "Liberdade - o canto retumbante de um povo heróico" vai contar sobre os gritos que permeiam a história do país, desde a Inconfidência até as diversas manifestações do povo brasileiro. No Grupo de Acesso 1, a Nenê de Vila Matilde fará uma homenagem a sua madrinha Portela: "A Majestade do Samba chegou! Corri pra ver... pra ver quem era. Chegando lá, era a Nenê e a Portela".

Vejam só...

...o jeito que o samba ficou, e sambou. A São Clemente anunciou domingo passado a reedição de "E o Samba Sambou", de 1990, um dos enredos mais famosos da escola. Tudo bem que será muito bacana ter de volta um dos enredos clássicos e proféticos do carnaval carioca de volta a Sapucaí após quase 30 anos, mas se o enredo crítico fora anunciado três meses antes do carnaval de 2018, precisava apostar no óbvio ao invés de um novo tema?

O sonho que virou realidade

Demorou, mas vai acontecer. As preces do salgueirense finalmente foram atendidas: a Academia do Samba enfim levará Xangô, orixá da justiça que é padroeiro da escola, para a Sapucaí. Tal qual Clara Nunes na Portela, é mais um enredo que vai mexer com o brio do componente.

Enquanto isso, na Contorno...

A Viradouro apresentou na noite de segunda-feira em sua quadra a sinopse do enredo "Viraviradouro".  A forma como o texto foi apresentado, bem, deixa que o leitor assista e tire suas conclusões...



O "resumex" do Carnaval Show

Evidente que o escriba não perderia a oportunidade de fazer um "merchan", né? Como foram duas edições, melhor não alongar muito: apertem o play e divirtam-se.







A nota zero

O amante do carnaval carioca terá que continuar aguentando pacientemente o recém reeleito (mais uma vez) Jorge Castanheira no comando da LIESA até pelo menos 2021. Precisa dizer mais alguma coisa?

Dez, nota dez!

Nem tudo são calamidades na LIESA: o presidente da Portela Luís Carlos Magalhães passa a ocupar o cargo de diretor cultural da entidade, cargo que estava vago desde a morte de Híram Araújo.

A última volta do ponteiro...

Finalmente o Império da Tijuca vai anunciar seu enredo para 2019, dois meses após ter desanunciado que anunciaria o tema na feijoada em celebração à São Jorge, em abril.

Roubartilhando e adaptando a famosa expressão de Edu Cesar, do ilustríssimo site "Papo de Bola" que recém completou 15 anos: "Sambando por aí" volta assim que descobrirmos qual tema a Formiga irá defender no sábado de carnaval.


Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br