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Os sambas de 2017 por Cláudio Carvalho

Os sambas de 2017 por Cláudio Carvalho


MANGUEIRA: 9,8

Letra: O samba traz uma letra consistente, porém, com uso inadequado da expressão “bati três vezes na madeira”, além de passagens previsíveis como Aruanda/ Demanda. Nota:  4,9

Melodia: O nome da escola na cabeça do samba, em tom menor, é algo que se repete em diversas composições anteriores, e na frase “bala, cocada e guaraná pro erê, a letra “trepa” em cima da melodia. Nota:  4,9

 

UNIDOS DA TIJUCA: 9,5

Letra: A qualidade cai visivelmente a partir do refrão do meio, talvez por influência do enredo, com frases como “chega, my brother...vem ver”, ÔÔÔ...o som do rock ecoou” e “sou eu da nação tijucana mais um popstar”, pouco familiares ao universo dos sambas-enredo. Nota: 4.7

Melodia: A melodia tem variações interessantes, mas em nenhum momento chega a um clímax. Mesmo nos refrões, fica a sensação de que falta algo pro samba “explodir”. É correto e só. Nota: 4,8


PORTELA: 9,7

Letra: Apesar da qualidade, a letra fala muito pouco do enredo, e em nenhum momento toca na questão das antigas civilizações abordadas por este. Sensação de ouvir um belo samba-exaltação à azul e branca e seus baluartes. Nota:  4,8

Melodia: Encaixa bem com a letra, embora mantenha um tom “retilíneo”, sem que haja um clímax, um auge. Nota:  4,9

 

SALGUEIRO: 9,8

Letra: Samba correto, com passagens interessantes, porém deixa a desejar no que diz respeito à irreverência demandada pelo enredo. Nota: 4,9

Melodia: Empolga no refrão do meio e no fim da segunda parte, do “gira baiana” em diante, mas deixa cair o ritmo nas demais passagens. Nota: 4,9

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BEIJA-FLOR: 9,9

Letra: Coberta da lirismo, porém com excesso de verbetes em tupi-guarani, que dificultam o canto, dança e ritmo da escola. Além disso, contém excesso de palavras repetidas nos refrões. Nota: 4,9

Melodia: Samba em menor, característica da escola. Vem numa crescente até o “boom” do refrão de baixo. Mantém a qualidade mesmo diante dos problemas que a letra traz. Nota: 5.0

 

IMPERATRIZ: 9,8

Letra: Alterna momentos de rara inspiração no início com outros que deixam a desejar do meio pro fim. O samba vai empobrecendo conforme avança. Nota: 4,9

Melodia: Um tanto quanto arrastada e triste pra um samba-enredo, salvo na parte final, quando o “Kararaô” provoca um levante sufocado logo depois pelo que segue. Nota:  4,9

 

GRANDE RIO: 9,5

Letra: Cheia de lugares comuns, como “gente de fé”, “sol inclemente”, “terra seca”, “e lá vou eu”, dentre outros. Tenta criar uma suposta identidade sertaneja e afro para a homenageada, sem sucesso. Nota: 4.7

Melodia: Empolga muito mais pelo ritmo em forma de axé do que propriamente como samba-enredo. Nota: 4,8

 

VILA ISABEL: 9,8

Letra: Repleta de elementos presentes nos sambas “Kizomba” e “Angola”, daí a sensação de deja vu, apesar de algumas passagens interessantes, como “ouvi-la pra sempre”. Nota: 4,8

Melodia: Apesar de também conter elementos presentes nos sambas citados, não se prende a eles, e apresenta diversas variações interessantes e passagens empolgantes, que atestam sua qualidade. Nota: 5,0

 

SÃO CLEMENTE: 9.8

Letra: Inteligente, porém muito correta para o enredo irreverente que traduz. Nota: 4,9

Melodia: Apresenta excesso de notas longas na “cabeça” do samba e não traz o tom alegre que o enredo pede. Nota: 4,9

 

MOCIDADE: 9,8

Letra: Uma grata surpresa que conseguiu transformar um enredo sobre Marrocos num samba irreverente, apesar de não ser nenhum primor de qualidade. Nota: 4,9

Melodia: Algo arrastada e repetitiva no início, ganha corpo do segundo refrão em diante. Nota: 4,9

 

UNIÃO DA ILHA: 9,9

Letra: Bela, no entanto, o excesso de palavras oriundas de dialetos afro e de difícil pronunciação evidenciam o risco do samba se transformar num trava-línguas na avenida. Nota: 4,9

Melodia: Empolga e emociona como um samba da escola não fazia há tempos, e consegue minimizar os problemas da letra, muito devido à brilhante interpretação de Ito Melodia. Nota: 5,0

 

PARAÍSO DO TUIUTI: 9,5

Letra: Pobre, repleta de lugares comuns e passagens pouco inspiradas. Nota: 4,7

Melodia: Correta, mas não empolga em nenhum momento. Nota: 4,8