PRINCIPAL EQUIPE LIVRO DE VISITAS LINKS ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES ARQUIVO DE COLUNAS CONTATO |
||
Os sambas de 2014 por Luiz Carlos Rosa
As avaliações e notas referidas apresentam critérios distintos dos utilizados pelo júri oficial, em nada relacionados aos referidos desempenhos que as obras virão a ter no desfile A
GRAVAÇÃO DO CD - A produção do CD a cada
ano que passa, vem metendo os pés pelas mãos.
Colocar explanações de carnavalescos nas
introduções é dose pra mamute bêbado.
É um convite para o público NÃO COMPRAR o
CD. Além disso, como de costume, o coral segue povoando a
primeira passada dos sambas, desvalorizando completamente o
intérprete. Quanto a safra de sambas não há
um samba impactante dos naipes da Vila e Portela 2013. A safra
é apenas razoável onde destaco o sambaço da
Portela como o MELHOR de 2014. NOTA
DA GRAVAÇÃO: 4
VILA
ISABEL - Todo mundo sabe que este samba aqui é inferior aos dois
últimos da escola campeã de 2013. Isso não
é nenhum demérito, pois a obra de 2014 é de
boa qualidade, foi bem gravado e Gilsinho teve uma ótima
atuação em sua estréia pela Vila. A letra apesar
de complexa em alguns momentos tem belos versos sobretudo em sua
primeira parte. O refrão central é um pouco confuso mas
melodicamente é muito bom. O refrão principal
é fortíssimo, evidenciando que tanto o samba como a
natureza merecem respeito. Abre o CD de forma competente. NOTA
8,9
BEIJA-FLOR
- O enredo de extremo gosto duvidoso gerou um sambinha sem carisma e
que não desce na garganta. E o pior é que era a
melhor opção na insatisfatória disputa na escola.
Um samba digno de NOTA 8 na minha concepção.
Porém a obra foi modificada pra pior. Tiveram a infeliz
idéia de excluir o explosivo refrão principal "Brilhou
na tela o meu grande amor/Beija-Flor" e colocaram a parte
final do samba como o substituto. O resultado é que este
novo refrão ficou totalmente forçado, alem de ganhar um
valor sentimental desnecessário. Outro pecado são os
excessos de versos exaltando a Rede Globo com destaque negativo para o
trash "um
lado a comunicar o outro comunicou". Agora pergunto: A Globo
é o FIO CONDUTOR do Boni ou vice-versa? Ou a
comunicação é o dos dois? De bom apenas a melodia
em alguns momentos e só. Infelizmente o pior samba do CD e um
dos piores da história da escola. NOTA
6,7
UNIDOS
DA TIJUCA - O samba até consegue passar o enredo de forma
clara e objetiva mas a letra é muito simplória. Faltou
inspiração principalmente em sua primeira parte com os
possantes versos "dos
animais/agilidade" e
"a
internet ultrapassou a energia". O refrão central
é bem interessante principalmente se pensarmos no visual. A
entrada da segunda parte é fraca mas dá uma melhoradinha
a partir do verso "Na última volta do meu carnaval".
O trecho final que exalta o homenageado Ayrton Senna é
bonita porem tem melodia requentada. O refrão principal
é apenas razoável. É um samba tecnicamente
burocrático mas ao menos é audível. NOTA
7.3
IMPERATRIZ
- Num ano marcado pela Copa do Mundo aqui em nossa terras, a Imperatriz
apostou em um enredo de cunho futebolístico, o que é
pouco comum em escolas do Grupo Especial. O samba é
extremamente funcional. Ora é valente, ora é animado. A
letra é bem direcionada e conta com alguns versos de otima
inspiração principalmente em sua primeira parte. O
refrão principal é grudento, chamativo. Entretanto o
central tem uma melodia absolutamente genérica destoando do
samba no conjunto geral. É notável que a escola recebeu
um BANHO DE ESTÚDIO pois a faixa foi muito bem produzida.
Surpreendentemente, Wander Pires conduziu bem o samba que não
tem seu estilo peculiar. Confesso que a obra cairia como uma luva para
o Dominguinhos, que é um flamenguista declarado. NOTA
8,5
SALGUEIRO
- A faixa salgueirense é sem dúvida alguma a mais
EMOCIONANTE do CD. O samba em si é lindo, dotada de uma
encantadora melodia com variações de extremo bom gosto. A
letra descreve o enredo com sagacidade embora na primeira parte, os
versos "na sutileza dos teus versos" e "relicário
de beleza" são
clichês À MODA ANTIGA. O refrão central é
melodicamente espetacular, pegajoso mas se pensarmos bem, se encaixa em
qualquer samba, ainda mais se for de temática afro. O samba
passa reto um pouquinho na entrada da segunda parte mas chega a seu
ÁPICE a partir do seu OUSADÍSSIMO verso "Meu
samba vai tocar seu coração..." dando a
ligeira impressão que vai ser o refrão final mas que
não acontece. Esse efeito é sensacional. O quarteto de
interpretes liderado por Quinho tem um bom desempenho, com grande
destaque para Serginho do Porto. NOTA
8.8
GRANDE
RIO - O samba é interessantíssimo. Tem um ar de
classudo pois lembra alguns estilos de samba dos anos 90. A
proposta da letra é meio estranha. Começa falando de
Maricá e
de repente o foco é a Maysa. Quando o discurso poético
começa a fluir, volta a falar de Maricá. E na parte final
não se sabe se está falando dos dois simultaneamente.
Nesse caso o FIO CONDUTOR se perdeu. É uma confusão
impressionante!!! Os refrões são bons principalmente o
central que é delicioso. Enfim, é um samba que não
é ruim, longe disso, mas a sensação é que
foi feito para os refrões explodirem. NOTA
7,6
PORTELA
- Mais uma vez a escola traz um bélissimo samba, bem gostoso de
ouvir e com um balanço irresistível. A letra
é inspiradissima, contando o enredo de forma poética.
O verso "A ilusão é uma atriz / se
exibindo na praça / linda e feliz" retrata bem o que
significa SINGELEZA em letras de sambas-enredo. A melodia é
deliciosa, absolutamente rica em variações que são
de cair o queixo. O refrão principal é excepcional, um
verdadeiro achado. O central é grudento. Já o final
é bom porem com a qualidade menos plausível que os outros
refrões. A parceria pela terceira vez consecutiva manteve o
estilo diferenciado que vem dando certo. Mesmo sendo inferior aos dois
últimos da Portela, é sem dúvida o melhor samba do
ano. NOTA
9,7
MANGUEIRA
- É do tipo de samba que pode conduzir uma escola a ganhar um
campeonato, principalmente se tiver um CHÃO como a Mangueira tem
de sobra. É uma obra que te empurra pra avenida, um
ARRASTA-BAIRRO impressionante. Enfim, é um samba com PEGADA
verde e rosa. A letra é simples porem bastante descritiva e de
fácil assimilação. Destaque para o criativo verso "Garanto
que vai caprichar". O
refrão principal é fortíssimo apesar do "Oba
oba" ter sido
bastante criticado. A rapaziada não entendeu o significado
disso? OBA OBA é AGITO, UMA FESTA. Tudo a ver com o tema. A
unica coisa que não me agradou foi o refrão central que
em seu primeiro verso é melodicamente travado. A segunda parte
do samba dá uma esfriadinha mas que não compromete o
samba num todo. E Luizito deu um show de interpretação
valorizando ainda mais a faixa, alem de ter sido humilde no seu grito
de guerra. NOTA
9,2
ILHA
- Este é o SAMBA da escola desde sua volta para o Grupo
Especial. É uma obra extremamente leve, descompromissada, e
conta o enredo de temática infantil de forma bastante sutil. A
letra é dividida em duas impressões: a primeira parte
é bastante simples e a segunda muito inspirada e acima de tudo
poética. A melodia tambem é o ponto alto da obra. A
partir do belíssimo verso "Meu
carnaval é o quintal do amanhã" o samba ganha uma
singeleza impressionante e chega a te emocionar ainda mais com o trecho
"Tá
na hora / vamos embora...". Parece que a melodia foi
pincelada com todo cuidado para chegar a esse lindo momento. Os
dois refrões são bons. O principal tem rimas de gosto
duvidoso e o central é mais ousado. É um samba que passa
um sentimento de inocência, o que é bom para o ouvinte. NOTA
8,7
SÃO
CLEMENTE - É um samba apenas mediano. Não tem grandes
problemas técnicos. A letra não compromete por ser
politicamente correta, tem boas soluções como os versos "Pobre...mas
rico de emoção / livre...mas preso na paixão"
e "Gangorra
da vida / de que lado está?" Acho
que faltou aí um pouco mais de irreverência, que é
a marca da escola. Com relação a melodia ela não
acontece. Não há um grande momento. É louvavel o
recurso de um bis que antecede o refrão principal, este,
meramente forçado. O refrão central é
melodicamente genérico. Achei tambem que Igor Sorriso teve uma
interpretação bastante contida. A bem da verdade é
um samba chato e que chega a passar despercebido no CD. NOTA
7,4
MOCIDADE
- É inegável que este samba é muito bom, um dos
destaques do ano, mas tem muita gente colocando como a OBRA PRIMA de
2014. DEVAGAR COM ANDOR, RAPAZIADA, POR QUE O SANTO É DE
BARRO. O enredo sim, é o melhor do ano, muito criativo
como se o saudoso carnavalesco Fernando Pinto estivesse presente no
samba homenageando sua terra natal e a própria escola. A melodia
é fiel ao tema, tanto que em muitas passagens é
forrozada. O refrão principal é forte. Os versos finais
da primeira parte é melodicamente forçado e destoa
do resto da obra. O refrão central é interessante mas
não chega a ser grudento. A segunda parte do samba tem bons
momentos em letra em seu final. Resumindo... não é uma
obra-prima mas tem potencial. NOTA 9
IMPÉRIO
DA TIJUCA - A safra de sambas na escola da campeã do Acesso 2013
foi a melhor das agremiações do Grupo Especial.
Evidentemente o enredo proporcionou isso. O ótimo samba - que
foi questionado pelo fato de ter vencido obras superiores na final -
tem uma energia retumbante, sobretudo em seu refrão principal "Vai tremer / o
chão vai tremer" que gruda no ouvido. O refrão
central também é espetacular, principalmente por causa de
sua bela melodia. Outro fato positivo é que a letra não
enumera versos em exaltação aos orixás, recurso
muito utilizados em sambas que não são AFROS DE
NASCIMENTO, só pra encher linguiça. É uma obra que
não é TOP 10 da história da escola, que por sinal
tem um rico acervo de sambas-enredo, mas fecha o CD brilhantemente. NOTA 9,1
|
Tweets by @sitesambario Tweets by @sambariosite |