PRINCIPAL EQUIPE LIVRO DE VISITAS LINKS ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES ARQUIVO DE COLUNAS CONTATO |
||
Os sambas de 2010 - Grupo Especial (São Paulo) por Weinny Eirado SUPERLIGA GRAVAÇÃO DO CD – Com uma produção feita por Junior Marques, pela segunda
vez, a Superliga permanece com um CD muito bom, tendo quase uma perfeição nas
gravações das faixas do disco. O cavaco mais uma vez é o grande destaque, dando
um show em todas as gravações. Menções honrosas para a última faixa, no samba
da Superliga que é um verdadeiro show e a grande prova da qualidade do CD.
Todos os alusivos são ótimos. Infelizmente, nós paulistanos sentimos falta dos
agogôs nessa gravação. Ambos os CD’s estão no mesmo nível. Lançou um DVD com os
clipes de todas as escolas, que lembram muito as vinhetas da Globo. Possui 6
faixas de agremiações do Grupo Especial e 3 do Grupo de Acesso. NOTA DA GRAVAÇÃO: 9,7 1 - VAI-VAI – Após algumas desconfianças em relação ao retorno de
Gilsinho à Saracura, fico contente em ver que o samba acabou se encaixando para
o interprete. Destaque para a bateria do veterano Mestre Tadeu, que completa 37
anos à frente da batucada da Bela Vista. Alguns momentos mágicos e líricos
surgem nesse samba, como por exemplo nos versos “ore mãe áfrica’/ Peço licença
a seus orixás/ A negritude que herdei de ti/ Me fez vencer tantas batalhas”, na
parte final no “Vai-Vai, celeiro de bambas/ Um só coração, a ginga e o samba”.
É uma boa obra, que briga pelo titulo. NOTA DO
SAMBA: 9,5 (Weinny Eirado) 2 - GAVIÕES DA FIEL – Vai ter muito corintiano
revoltado comigo, mas acho o samba fraco. Existiam diversas obras com melhor
qualidade para serem levados para a avenida nas eliminatórias. Na seção “sambas
eliminados”, já existe um samba que tinha melhores condições de representar o
centenário do Corinthians e os 35 anos de Gaviões da Fiel. Poderia ser muito
melhor essa homenagem a grande paixão dos gaviões. Enfim, o vencedor possui
poucas características ao sambas da escola, mas ainda não é totalmente
descartável. O samba é sempre cantado forte, seja na quadra ou nos ensaios.
Pode ser campeão do carnaval sim. A Gaviões será a escola que virá “mordendo o
asfalto” nesse ano. O grande destaque fica para a bateria “RiTimão” que da um
show nos breques da gravação. A homenagem a Ernesto é mais do que obrigação da
escola, que a 25 anos tem como o voz principal o compositor e corintiano
fanático. NOTA DO SAMBA: 8,5 (Weinny Eirado) 3 - IMPÉRIO DE CASA VERDE – Critiquei a fusão, mas me
arrependi. O primeiro refrão, retirado do samba que eu não concordei em vencer,
é o mais forte do carnaval 2010, e concorre ao mais forte da década ao lado do
refrão central da Vila Maria de 2008. Como diria um amigo meu “pega em todo mundo”.
Quem ouve uma vez o samba, acaba ficando com esse refrão na cabeça e fica
depois cantarolando ele dentro do ônibus ou no meio do trânsito. Carlão faz uma
bela atuação, mas acho que ele estava mais à vontade na primeira gravação,
feita após a fusão. Pela primeira vez, acho que o cantor Belo atrapalha a
condução de uma gravação de samba-enredo. A voz dele não se encaixa a de Carlos
Junior, que possui um tom muito mais potente e mais “gostoso” de se ouvir nesse
samba. Os momentos 4 - PÉROLA NEGRA – Esse estilo de samba de melodia
extremamente valente não é de meu total agrado, por parecer muito com o samba
do ano passado e com o de 2007. Acho que o Perola deveria mudar um pouco esse
estilo para não virar o Salgueiro com o estilo explosivo e já enjoativo do
efeito “Ita”. Douglinhas não faz uma das suas melhores participações, mesmo
assim vai muito bem na gravação. O ultimo verso é o ponto alto desse samba:
“Bom dia Brasil, É CARNAVAL! “ROLANDO” NUM DOMINGO ESPECIAL!!!”... Os dois
primeiros versos do refrão principal também se encaixam muito bem no contexto
do desfile: Que pela primeira vez acontecerá de manhã, sendo o ultima escola a desfilar
do 2º dia de desfiles. NOTA DO SAMBA: 8,4 (Weinny
Eirado) 5 - MANCHA VERDE – Com refrões bem fortes, a Mancha
entra na disputa de uma das vagas do desfile das campeãs. O samba é muito bom,
vindo de um enredo interessante: os mestres. Lembrando que o tema seria sobre a
Disney, mas poucas semanas depois a terra do Tio Sam negou o uso dos
personagens na avenida. A dupla de interpretes é como um time dos sonhos da
escola, que possuiu os dois cantores desde que chegou no Especial, só que em
momentos diferentes. Ambos foram premiados como melhores interpretes nas suas
passagens (2006 e 2007), por um importante portal do samba paulistano. Porem,
acho que Celsinho ficou com bem menos destaque, em relação ao veterano
Vaguinho. Enfim, Serdan deve estar bem orgulho do trabalho produzido pela
Mancha. O verso “Pagé, Pagé” contagia quem ouve o samba. NOTA DO SAMBA: 9,4 (Weinny Eirado) 6 - IMPERADOR DO IPIRANGA – Aqui vemos outra injusta na
escolha do samba. O samba de Moises e Dodô era bem superior. Mas assim mesmo, o
samba tem condições de segurar a escola. Será uma tarefa difícil, já que a
escola de Heliópolis abrirá o carnaval, pegando um publico ainda frio. Acho
desnecessária a participação de Rappin Hood, que o estilo musical, não combina
com samba de enredo. Mas fazer o que. É o que a escola gosta, já que pelo
segundo ano, o cantor manda as suas palavras na abertura do samba. Destaque
para Moisés Santiago, que é um baita de um intérprete. Até no DVD e ele faz
graça com a câmera, sendo o único bem à vontade para fazer isso. NOTA DO SAMBA: 8,6 (Weinny Eirado) Obs: As faixas 7, 8
e 9 pertencem à escolas do Grupo de Acesso. 10 - FAIXA DA SUPERLIGA – Sem duvida, é o melhor momento
do CD e talvez das gravações dos sambas paulistano de 2010. Começando pela
sensacional letra, que homenageia cada agremiação em quatro versos. Este ano,
esses versos ganham mais identidade de cada escola, por possuírem breques e características
da bateria de cada escola. Sem contar a participação de cada interprete na hora
de falar sobre a sua escola. Destaques para momentos mágicos nas baterias do
Camisa (que faz a sua tradicional e “furiosa” batida de caixa), Gaviões (na
hora de fazer o breque de abertura das faixas de 1990 e de 1992, na segunda
passada) e para o novo refrão adicionado no meio do samba “Super... Escolas de
Samba/ Contagiando e colorindo a avenida”. Geralmente, não avaliamos essas
faixas adicionais nessa seção, mas sem duvidas, este belíssimo samba de
exaltação merece o titulo de HOURS-CONCOURS do CD da Superliga. (Weinny Eirado) LIGA GRAVAÇÃO DO CD – Admito que trazer o Mestre Sabu
para fazer a apresentação de cada escola foi uma ótima idéia. Lembra o que foi
feito no CD de 2005 do Rio de Janeiro. Porem, o produto final ficou muito
abaixo do que foi feito pelos cariocas naquele ano. Chega a ser enjoativo ouvir
o tradicional locutor do Anhembi toda vez que começa o samba, com a sua
conhecidíssima frase “a passarela é de vocês!”. Pelo menos, Demétrio Costa
criava um homenagem diferente para cada escola. Mas a força desse bordão é uma
das marcas do carnaval paulistano, que a 17 anos ecoa antes de cada desfile. A
produção das baterias, comandadas por Mestre Sombra da Mocidade é muito boa.
Algumas faixas se destacam, como a da Leandro, onde um verdadeiro show é
mostrado a nós. O coro das escolas é feito por componentes de sua respectivas
agremiações, que deixa uma força impressionante em alguns sambas, como no caso
do Tucuruvi. Infelizmente, não temos aqueles breques de arrepiar nas aberturas.
Assim como fez a Superliga, também lançou um DVD com os clipes de todas as
escolas, que lembram muito as vinhetas da Globo, só que com um tempo muito
maior. Este disco possui 8 faixas de
agremiações do Grupo Especial e 5 do Grupo de Acesso. NOTA DA GRAVAÇÃO:
9,7 MOCIDADE ALEGRE – Esse samba se destaca como um
dos mais fortes do ano. Lembrando que ele veio crescendo desde as
eliminatórias. Mais uma vez, o samba cai como uma luva nas mãos de Clovis Pê
(mesmo ele tendo errado algumas vezes na hora de gravar, como podemos ver no
making of do DVD). A passarela virará um verdadeiro terreiro na hora do refrão
central, como já esta acontecendo na quadra, com o forte som dos atabaques nesse
momento da letra. Ainda acho que a bateria poderia ter ousado um pouco mais na
gravação, pelo fato de Mestre Sombra ser o produtor musical de percussão do CD.
Alguns momentos sensacionais ficam marcados na letra, como o refrão do meio:
“Num ritual de fé / Na força do Orixá, Yabá / Ora Ieiê, mamãe Oxum /Reluzindo
no meu caminhar”. Rumo ao bi-campeonato...? Pelo menos, até o momento, ela é
considerada a favorita ao titulo de 2010. NOTA DO
SAMBA: 9,6 (Weinny Eirado) ROSAS DE OURO – Já cansei de falar mal de samba. Não tenho porque
ficar falando tudo de novo aqui, porque todo mundo sabe a qualidade desse
samba. Está muitíssimo fraco para os padrões do Rosas. Nada contra falar sobre
o chocolate, mas usar o samba como propaganda não é legal. Insisto em afirmar que
isso é um ‘Merchandising-Enredo’, pelo uso apelativo do “o Cacau é Show” logo
no segundo verso. Tenta adivinhar quem é o patrocinador... NOTA DO SAMBA 4,0 (Weinny Eirado) X-9 PAULISTANA – Outro samba que esta abaixo dos
padrões da escola. A X-9 já fez melhor... O compositor desse samba ficou
revoltado por eu ter falado que esse samba quase não possuía rimas na primeira
parte. Ouça e tire suas conclusões, caro leitor. Pelo menos mexeram bem no
refrão central, deixando-o mais animado. Só esse “xiiiiiiiis nooooove”, que da
vontade de gritar “oba, oba!”, como uma musica de trio elétrico. Daniel Colete
anda fazendo milagre para conseguir animar o publico com esse samba. NOTA DO SAMBA: 7,2 (Weinny Eirado) TUCURUVI – Já dei o meu palpite uma vez e repito: essa foi a
vitória mais difícil de engolir nesse ano. Existia um sambaço na eliminatória
que foi descartada como um copo plástico de beber água. Esse é muito inferior
ao outro, apesar de não ser ruim. É um samba médio, assim como a maioria dos
sambas da Cantareira nos últimos anos. Desperdiçaram uma bela oportunidade de
entrarem com o melhor samba do ano na avenida. O breque “reggae” é
interessantíssimo, sendo o ponto alto da faixa. NOTA
DO SAMBA 8,4 (Weinny Eirado) VILA MARIA – Aqui acabou a belíssima seqüência de obras primas
da escola do Jardim Japão. Esse samba não é ruim, mas é muito burocrático. Pode
virar um arrasta quarteirão, no seu primeiro refrão, mas o resto acaba não
tendo nada de especial. Infelizmente, o enredo não interessante para o publico
contado dessa forma. No Rio, a Unidos de Padre Miguel fez um samba muito mais
interessante sobre o mesmo tema... Sem contar a Imperador do Ipiranga, que em
2007 contou a mesma historia do aço. Quinho aparece como “apoio” nesse ano, não
estando escrito na ficha técnica como interprete oficial. Apesar da sua boa
participação nos cacos... Mas sinceramente... Até isso ele já fez melhor em
sambas passados da Vila. NOTA DO SAMBA: 8,0 (Weinny
Eirado) TOM MAIOR – Fusão de dois sambas, para não fazer nem um muito
bem. A culpa não é da escola, que infelizmente contou com uma eliminatória
muito mais fraca dos que nos anos anteriores. Vai precisar de um milagre para
chegar no desfile das campeãs. É muitíssimo inferior ao modo de como é contado
pela Beija-Flor o mesmo tema. O refrão do meio é quase igual o do ano passado
“gira, gira!”, com o “deixa a gira, girar”. Tá virando mesmice. René Sobral
pelo menos faz o seu papel bem. Vamos ver o que acontece. NOTA DO SAMBA: 7,0 (Weinny Eirado) LEANDRO DE ITAQUERA – Samba do Ano! Salva a safra, sem
duvida. Fiz bem em ficar quieto na hora que apresentaram três sambas como
vencedores. A fusão se tornou um sambaço, descrevendo de uma maneira
sensacional o tema. É de arrepiar o momento do ultimo refrão: “O caldeirão do
samba vai ferver / Leão Guerreiro vai te enlouquecer /Comunidade Geral... A
Zona Leste faz seu carnaval!”. Sem contar o primeiro refrão, que sem duvida é
de se emocionar, assim como a parte na qual o samba fala das religiões: “Na
fé...eu busco a proteção, sagrado coração / Vem nos abençoar, a paz eternizar /
Kaô meu pai Kaô...Kaô meu pai Xangô / Eparrei Oyá, Xeu Epa Babá...Oxalá”.
Realmente, um dos 5 melhores sambas da historia da escola, e um dos 10 melhores
da década. NOTA DO SAMBA : 10 (Weinny Eirado) ÁGUIA DE OURO – Volta e para ficar. O samba é muito bom, contando
a historia da cidade de Riberão Preto de uma maneira bem pra cima. A melodia é
incrível, tendo virado um samba da linha efeito “Ita”, por ter uma letra
simples que o povo canta forte. Tem tudo pra arrebentar na avenida, com a
belíssima bateria de Mestre Juca, que já disse para mim a sua formação
“incomum” da bateria para 2010, levando os leves e agudos atrás, abrindo alas
com uma percussão bem forte, com surdos e caixas. NOTA
DO SAMBA: 9,4 (Weinny Eirado) Obs: As faixas de 9 à 13 pertencem à escolas do Grupo de Acesso. |
Tweets by @sitesambario Tweets by @sambariosite |