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Os sambas de 2010
por Isolda "Miss"
. A Gravação do CD - Ao menos em
termos de fidelidade ao samba como será cantado na avenida o CD de 2010 do
grupo especial trouxe de volta a excelente idéia de gravação ao vivo, a
bateria, o coro trazendo ao áudio uma energia bem diferente as gravações de estúdio.
Um dos bons fatores é a eliminação de recursos eletrônicos que geralmente ficam
estranhos nas gravações de samba de enredo e que foram usadas ao desgaste nos
últimos tempos. A gravação, porém, precisa ser melhorada, em diversas partes o
som fica um pouco abafado, principalmente a voz do interprete oficial. A faixa
que ficou melhor foi a da Mangueira, embora a divisão do samba em três
interpretes não tenha sido muito boa, principalmente pela diferença de timbre
entre as vozes. NOTA DA GRAVAÇÃO: 9,0 (Isolda "Miss") 1 - Salgueiro - Peca pela falta
de originalidade na melodia, que não possui nenhuma variação criativa. Modula
para o modo menor no início da segunda parte, sendo o único trecho
interessante. O verso "Mistérios... suspense... emoção", ficou esticada
de mais para a melodia. O andamento é muito amarcheado, acelerado. A poesia da
letra é pobre, e repete várias vezes a mesma idéia. NOTA DO SAMBA: 7,3 (Isolda
"Miss") 2 - Beija-Flor - Bela melodia em
tom menor, denso e coeso do inicio ao fim. O final alegre e dinâmico emenda com
o inicio pesado, formando um belo contraste. Uma bela passagem é a progressão
ascendente em "A flor desabrochou nas mãos de JK". O desenho melódico
tem boas variações, assim como a letra bem feita, com bom jogo de palavras.
Consegui a façanha de traduzir um enredo frio num ótimo samba, sem os velho
clichês descritivos comuns aos sambas sobre cidades. E não tem como destacar a
interpretação aguerrida do Neguinho da Beija-flor. NOTA DO SAMBA: 10 (Isolda
"Miss") 3 - Portela - Melodia monótona
(e por que não dizer chata) e pobre. A única variação interessante é a divisão
da palavra pas-sa-re-la colocando cada sílaba num compasso diferente. O
andamento rítmico ficou bom. O pior do samba fica a cargo da letra esdrúxula e
absurdamente desconexa, reflexo do enredo de igual forma. Além do merchandising
explicito (Faz da criança um cidadão Positivo pra nação), a mistura de termos
de informática com versos tirados de sambas de compositores portelenses
resultou num boi-com-abóbora gigantesco. Um samba muito fraco para uma escola
como a Portela. NOTA DO SAMBA: 6,8 (Isolda "Miss") 4 - Vila Isabel - Uma grande
obra pelo andamento rítmico, melodia, letra (acho o verso "Veio ao planeta
com os auspícios de um cometa, naquele ano da Revolta da Chibata" uma sacada
bela e genial) e estilo de composição o samba mais samba do ano. Apesar de
melancólico no tema, consegue ser absolutamente contagiante. Uma pedrada sonora
(no melhor sentido) aos ouvidos. Porem há uma ressalva, no samba a palavra
“chororô” ficou um pouco destoando, alem desta passagem ser cantada em notas
muito graves, o que torna um pouco ruim de ser cantada, mas nada que tire a
qualidade deste samba. NOTA DO SAMBA:10 (Isolda "Miss") 5 - Grande Rio - Uma balaio de
gato destoante tanto melodicamente, como na letra, sinal de uma fusão de sambas
que não tinham muito haver. A letra, alem de "marqueteira" é uma
junção de menções a enredos que passaram nos 25 anos de sambódromo muito
clichê, onde não tem poética alguma, parecendo mais uma enumeração, incluindo
até a cigana de "O Amanhã" que foi anterior a era sambódromo. O Samba
é frio de doer até mesmo na parte em que homenageia mestre Jamelão. NOTA DO
SAMBA: 6,5 (Isolda "Miss") 6 - Mangueira - O enredo ajudou
muito, o samba é emocionante, conseguiu falar de rock, funk e axé sem
diminuí-los, dando importância a todos os estilos musicais brasileiros. Embora
simples, possui variações melódicas bem feitas, mas ainda distante de tornar o
samba uma obra-prima. O andamento ficou muito longe do que já foi Mangueira, que
cada vez mais se adapta aos tempos "modernos", a cadência está meio
acelerada sem a marcante marcação do "surdo um" no primeiro tempo.
NOTA DO SAMBA: 9,3 (Isolda "Miss") 7 - Imperatriz - Um samba que
reúne todas as qualidades esperadas para um samba, é um samba carregado de
emoção, não só por causa do tema abordado, mas pela boa estruturação da
composição em si) Destaque também para a harmonia bem elaborada que acompanha a
simples, porem correta melodia. Porém, a letra ficou um pouco no lugar comum,
utilizando expressões já muitos batidas, poderia ter sido mais elaborada, tendo
uma qualidade um pouco inferior. NOTA DO SAMBA: 9,7 (Isolda "Miss") 8 - Viradouro - Um samba
mediano, a melodia não chega a doer os ouvidos, mas não tem nenhuma parte que
podemos destacar como original e interessante. Ainda há algumas partes com
pequenas incorreções métricas. Resumindo é sem sal, ainda mais com as
"invenções" criadas por Wander Pires, cuja interpretação conseguiu
piorar mais ainda o samba. A letra tem tantas palavras terminadas em
"ão" que, aí sim, doem aos ouvidos. Alem do verso final do primeiro
refrão que é cantado de forma a produzir uma cacofonia meio chata. Com relação
ao enredo acho que o samba ficou um pouco disfuncional, pois quase não passa
nenhuma informação sobre o mesmo. NOTA DO SAMBA: 7,0 (Isolda "Miss") 9 – Unidos da Tijuca - É um
samba que chega até a ser contagiante. Não tem uma melodia nem uma letra
rebuscada, é bem ao estilo "receita de bolo", um samba correto,
funcional. Traduz bem o enredo, inclusive deixando um "ar" de
mistério. Tem algumas partes que podemos considerar bonitas, (mesmo simples)
como por exemplo: "Unidos da Tijuca, não é segredo eu amar você."
NOTA DO SAMBA: 8,4 (Isolda "Miss") 10 - Porto da Pedra - Consegue
superar os sambas da Viradouro, Portela e Grande Rio e ser o pior do ano. Um
samba enfadonho, sem criatividade tanto na melodia como na letra, com rimas
absurdamente caindo no óbvio. O samba já inicia com um erro de divisão rítmica.
NOTA DO SAMBA: 6,0 (Isolda "Miss") 11 - Mocidade - Um samba oba-oba,
bem dizer uma marcha-enredo, mas com uma qualidade de composição bem acima das
outras do gênero. O refrão inicial é bem bestinha, uma melodia bem lugar-comum
e com rimas que não ficam atrás (quantas vezes não se rimou céu/Miguel?).
Inclusive o refrão inicial faz lembrar muito o "explode coração"
salgueirense, por isso, talvez funcione na avenida (ao menos o refrão). Embora
a melodia não seja requintada, o samba tem uma passagem bem criativa e outra
que embora não seja tão original ficou muito bem feita, a delas é o refrão do
meio que quando cantado pela segunda vez da uma subida no final, que era um
pouco mais aguda na gravação do samba enquanto concorrente, e a outra é aonde
diz: "estrela, faz do meu sonho mais real..." até o final", cuja
a resolução melodia fica perfeita com o início. Não é um samba com erros, mas
fica faltando um tempero. O enredo é confuso e redundante, por isso o samba não
diz muita coisa na letra, aliás, o verso "e se tentar me taxar mando
depositar em outro continente" ficou absolutamente ilegível e mesmo feia.
As palavras "sem trégua, nem légua" parecem até um
trava-linguas. NOTA DO SAMBA: 9,0
(Isolda "Miss") 12 - União da Ilha - O samba era um dos melhores do ano, antes da fusão. O refrão do meio quebrou o desenho melódico do samba, (ficou totalmente incoerente) assim como o texto usado é muito mais pobre poeticamente do que o resto do samba, principalmente por que a parte descartada era a mais requintada do samba. O samba é leve, animado e agradável de se ouvir. A melodia, no geral, é bem feita, sem erros. A letra conta bem o enredo. NOTA DO SAMBA: 9,0 (Isolda "Miss") |
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