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Os sambas de 2010 - Acesso A por Weinny Eirado A GRAVAÇÃO DO CD – Mais uma vez, um belíssimo CD feito pela LESGA. E nesse
ano, Leonardo Bessa acertou mais do que o Ivo no ano anterior. Dessa vez, o
coro vem mais “afinadinho”, mas nada que pareça coral de igreja. Parece a força
de uma comunidade mesmo. Todos os instrumentos estão completamente audíveis, e
as caixas acabam se sobressaindo, mas nada que pareça com os CDs do tempo de
estúdio do Grupo Especial. Destaque para as faixas do Império Serrano e da
Caprichosos, que são um verdadeiro banho de samba-enredo. Estácio, Renascer,
Santa Cruz, Padre Miguel e Império da Tijuca também não fazem feio. Por fim,
temos uma excelente safra nas nossas mãos... ou não! O CD ainda só é vendido
dentro do estado do Rio de Janeiro, e não chega a nenhuma outra localidade.
Depois reclamam de downloads ilegais, direitos autorais, etc. Alô LESGA, vamos
mostrar para o país inteiro o que é um CD de verdade! Tem que ser vendido em
todo território nacional, inclusive no Acre! Brincadeiras à parte, é uma
produção “tipo exportação”. NOTA DA GRAVAÇÃO: 10 (Weinny Eirado) 1 - RENASCER – Para mim, abaixo da belíssima obra do ano anterior. Mas
não é um samba ruim, pois o do ano passado é uma obra-prima. Mais uma vez a
bateria entra no tempero certo, arrebentando por toda a faixa. Possui uma
batida de caixa envolvente, e uma coragem para fazer breques incrível. “Aquaticópolis” pode ser um ótimo enredo para se desenvolver na
avenida. Mas não sei
não, se a Renascer não conseguiu subir no ano passado com aquele sambaço e o
belíssimo abre-alas humano... não sei se sobe este ano, brigando contra um
forte Império Serrano e um Estácio mordendo o asfalto. NOTA DO SAMBA: 9,4 (Weinny Eirado) 2 - ROCINHA – Também está abaixo do ano passado. Não possui nada que
chame muita atenção, a não ser a bela participação da bateria por toda a faixa,
principalmente no breque do refrão central, na segunda passada. Falando em
refrão, o primeiro que deveria ser o cartão de visitas do samba, é muito abaixo
do que esperamos para a Borboleta. É para mim, a faixa mais fraca do CD. NOTA DO SAMBA 7,5 (Weinny Eirado) 4 - ESTACIO DE SÁ – Um bom samba. Sensacional é o uso
do alusivo “Estácio é o meu amor, Estácio é minha paixão, Estácio mora no meu
coração”, que eu lembro muito bem por causa do samba de 1995, sobre o
centenário do Flamengo. A participação de Dominguinhos pode servir de amuleto
para os estacianos, já que em 2006 ele cantou ao lado de Ivan Tarlarico a
reedição de 1984. Gostei da homenagem ao intérprete na letra, e também da
citação ao samba do campeonato de 1992: “Eu vi, ai meu Deus eu vi”. Os refrões
são verdadeiros arrasta quarteirões. NOTA DO
SAMBA: 9,4 (Weinny Eirado) 5 - SANTA CRUZ – Bom samba, com um excelente intérprete
estreando na Zona Oeste carioca. O refrão inicial já mostra o que vai ser o
samba: um verdadeiro arrasta quarteirão na Sapucaí. A Santa Cruz pode surpreender
e tirar a vaga que, por enquanto, parece estar nas mãos do Império Serrano. O
samba melhora muito após o refrão central. Os breques são excelentes, e muito
bem desenhados. Temos aqui uma das melhores faixas do CD. NOTA DO SAMBA: 9,6 (Weinny Eirado) 6 - PARAÍSO DO TUIUTI – O breque de abertura é
interessante, desenhando o “Bom chibom, chibom, bombom” com surdos. Mas
infelizmente não temos aquela paradinha ousadíssima do último ano, onde foram
50 segundos de emoção na gravação, onde você esquecia da letra, e prestava
atenção apenas na percussão. Segundo os últimos ensaios técnicos, Anderson Paz
e Mestre Ricardinho já se acertaram para entrar na avenida buscando a volta do
Tuiuti à elite depois de 10 anos da sua única passagem. O samba é bom, mas
também não é nenhuma obra-prima. NOTA DO SAMBA:
8,9 (Weinny Eirado) 7 - IMPÉRIO DA TIJUCA – Eparrei Oyá! Samba extremamente
valente, todo em primeira pessoa. Parabéns aos compositores que conseguiram
encaixar diversos termos afros na primeira parte do samba, sem nenhuma
dificuldade de rima. E aliás, faz tempo que eu não vejo uma escola entrar na
avenida falando de um tema de raiz africana, misturando religiosidade. Alguns
versos são bem criativos, como o “Sou
Jinga, tô na ginga desse samba”. O primeiro refrão é simples e
convidativo pra cantar, sem contar que lembra ponto de terreiro. E que show da
bateria com os agogôs! NOTA DO SAMBA: 9,6 (Weinny Eirado) 8 - INOCENTES – A Inocentes está virando a escola em que ressurgem os
grandes intérpretes do passado, que por algum motivo ficaram desempregados.
Depois de Dominguinhos, Preto Jóia faria a sua volta por cima, se não tivesse
sido dispensado. Nesse ritmo, não duvido que o Nêgo pode ser o intérprete do
ano que vem. Quanto ao samba, não possui nada de especial, sendo apenas um
samba médio para os padrões dessa safra. A atuação do intérprete é excelente,
mas não será a mesma na avenida. NOTA DO SAMBA:
8,7 (Weinny Eirado) 9 - CAPRICHOSOS DE PILARES – Usando um dos sambas mais
irreverentes na sua reedição, a escola se safou de um fiasco, trocando de samba
a tempo, sendo que anteriormente tinha escolhido “Luz, Câmera e Ação” de 1988.
Incrível como o novo interprete possui uma voz parecida com a de Zé Paulo.
Parabéns a Thiago Brito, que estreia com maestria no microfone da escola. A
bossa do “o bonde... o amolador de facas”,
lembra muito o do Império da Tijuca do ano passado. Assim mesmo, acredito que a
Caprichosos dê um show na avenida, assim como a bateria deu na gravação do CD. Válida
a homenagem a Carlinhos de Pilares, que puxou o samba original na avenida. NOTA DO SAMBA: 9,9
(Weinny Eirado) 10 - IMPÉRIO SERRANO – “É a sinfônica!” Sensacional! É um
dos melhores sambas da década. Possui um verdadeiro showzaço da bateria de
Mestre Gilmar, que substitui com extrema qualidade Átila (que, segundos boatos,
foi para a Vila para receber R$ 4 mil por mês). Impressionante é a “paradinha
funk diferenciada” no primeiro refrão central, e a volta ao andamento de
samba-enredo direto, sem ter uma virada de dois. As bossas sequenciais são
muito boas, incluindo aquela do início da segunda parte, que apresenta para o
ouvinte quase todos os instrumentos da bateria imperiana: tamborim, surdo,
repenique e caixa, são tocados “um por vez” no breque. Os cinco intérpretes
oficiais dão um ar de “coro da comunidade”, deixando o samba muito convidativo
para se cantar. A letra também ajuda, ao lado da melodia “para cima”. NOTA DO SAMBA: 10 (Weinny Eirado) 11 - UNIDOS DE PADRE MIGUEL – Das cinzas ao quase “vôo mais
alto”, a agremiação da Vila Vintém avançou quatro grupos em cinco anos. Tão
impressionante quanto esses acessos consecutivos, é a qualidade com que a
escola chega ao Acesso A, trazendo milhares de elogios referente às belas
alegorias produzidas nos últimos anos. Será que ela chega lá, depois de 38 anos
da última passagem pela elite? Bem, o samba ajuda, apesar que o andamento está
acima dos padrões de gravações: é nada mais que o andamento de avenida que
Mestre Dudu irá usar. Utilizar o nome de um orixá logo na primeira palavra do
samba é buscar o samba na raiz. Belíssima atuação do intérprete ao longo dos
cacos. O breque de abertura é sensacional, estando ao lado da do Império entre as
melhores do CD. NOTA DO SAMBA: 9,6 (Weinny Eirado) 12 - CUBANGO – O começo do samba é bem envolvente, sendo bem animadinho.
Os breques são excelentes, e muito bem elaborados. Parabéns à bateria. Já o
samba é irreverente, pra cima, e descreve bem o que pretende colocar na avenida
pela sua letra. Só que, não parece nem um pouco samba da Cubango! Estamos
acostumados com temas afros. Dizem por aí que querem a Cubango no lugar da
Viradouro no Especial. Por isso, vem por aí um grande desfile. NOTA DO SAMBA: 9,4 (Weinny Eirado) |
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