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Os sambas de 2003 - Acesso A A GRAVAÇÃO NO CD: Foi muito bem gravado o
CD das escolas de samba do Acesso A em 2003. O som é bem nítido
e dá pra ouvir todas as bossas da bateria ao fundo. A
Associação, dessa vez, fez bem o seu papel. A safra é uma das
melhores do Grupo A nos últimos tempos. Destaque para os sambas
de Vila Isabel e União de Jacarepaguá. NOTA DA GRAVAÇÃO:
9,8 (Cláudio Portela) 1 - Inocentes - O samba, apesar de fraco,
tem uma melodia animada e fez sucesso na avenida. Tá certo que
houve um certo exagero da imprensa que apontou a escola da
Baixada como uma das favoritas para o acesso, mas Bruno Ribas e a
bateria de Mestre Jonas deram um sacode, tanto no CD como na
avenida. NOTA DO SAMBA: 8,9 (Cláudio Portela) O samba da Inocentes foi um dos maiores
responsáveis pelo bom desempenho da escola em 2003 na avenida.
Seu ponto forte é a melodia, com variações
interessantíssimas, como no refrão do meio, fugindo do usual.
Logo depois do refrão do meio, há uma queda de tom bastante
grave, também muito bem executada. A letra deixa um pouco a
desejar. NOTA DO SAMBA: 9,3 (Franclim) 2 - Cubango - Simplesinho, mas bonitinho. É um samba que não tem nada a ver com as características da escola e que na avenida não ''pegou'', mas não é dos piores. Diante do tema proposto, até que não ficou tão ruim. Uma curiosidade: assina esse samba, dentre outros, um tal Quinzinho, que não sei dizer ao certo se é aquele que fez sucesso no Império Serrano na década de 80 e anda meio sumido ultimamente. NOTA DO SAMBA: 8,8 (Cláudio Portela). Samba burocrático. Em nenhum momento o samba se
arrisca em uma melodia mais arrojada. A letra descreve bem o
tema, mas muito burocraticamente também. NOTA DO SAMBA: 8,5
(Franclim) 3 - Unidos da Ponte - A Ponte caiu, e não
era pra menos. Com uma samba desses, não dava pra ir muito
longe. Observem as ''pérolas'': ''...Alô, Alô você! Que
só me faz feliz...''; '' ...Lá vem Graham Bell com o
telefone na folia...''; ''...Eu vou ligar...'' e ''...
Vou na onda do Serjão...''. A melodia é outra mala sem
alça, que nem a bateria Estandarte de Ouro da escola conseguiu
consertar. Quem conheceu a Unidos da Ponte de ''E eles verão a
Deus'' e ''Oferendas'' deve ter sofrido de nostalgia na avenida.
NOTA DO SAMBA: 7,2 (Cláudio Portela) A escola optou por um samba com a função apenas
de embalo. A letra é muito fraca e a melodia, apesar de alegre,
possui diversos lugares comuns em outros sambas. Um samba que
foge totalmente do estilo de sambas mais antigos da escola, como
"Oferendas" e "E Eles Verão a Deus",
clássicos da escola de Meriti. NOTA DO SAMBA: 7,5 (Franclim) 4 - Boi da Ilha - É um samba assinado por
nada menos que DOZE compositores, o que prova que nem sempre
quantidade é qualidade. A primeira parte é imensa, enquanto que
a segunda só tem cinco linhas. A melodia não é das piores e o
refrão do meio não chega a ser ruim, mas a cabeça do samba,
com ''...Cabofolia é carnaval...'' é sofrível. NOTA
DO SAMBA: 7,8 (Cláudio Portela) Um samba com melodia bastante leve e agradável.
Infelizmente o enredo não inspira uma letra interessante, e por
esta razão, a mesma peca bastante. Não é um samba
comprometedor, mas também não possui grande relevância. NOTA
DO SAMBA: 8,5 (Franclim) 5 - Tuiuti - Não sou muito chegado no
Clovis Pê, mas tenho que reconhecer que ele foi bem na avenida
em 2003. Muito disso se deve a este samba de letra e melodia
simples porém extremamente funcionais. Não é nenhuma Brastemp,
mas caiu como uma luva no enredo. NOTA DO SAMBA: 9,3 (Cláudio
Portela) Samba composto na primeira pessoa. Uma letra muito
bonita, poética, contando com beleza o que representou Portinari
e suas belas obras. A melodia não é ruim, mas não está à
altura desta letra maravilhosa. Mesmo assim, a Tuiuti mais uma
vez está de parabéns pelo samba de 2003. NOTA DO SAMBA:
9,3 (Franclim) 6 - Jacarepaguá - Adoro este samba. Estava quase pegando no sono na arquibancada quando ouvi o Rhichah (que naquele tempo ainda era Rixxah) entoando com seu vozeirão ''...Sou boiadeiro, sou de Jacarepaguá...''. Que melodia esse samba tem! Ajuda até a encobrir uma letra de gosto duvidoso em determinados momentos. A União foi show em 2003. Além de tudo que já disse, não custa lembrar que a bateria arrepiou, faturando o Premio Sambanet do ano. Os integrantes dessa escola tradicional, que fica na mesma rua do Esporte Clube Rio São Paulo, que freqüentei durante boa parte da minha infância, estão de parabéns. NOTA DO SAMBA: 9,6 (Cláudio Portela). Dezenove (19) linhas apenas na primeira parte do
samba já mostram o arrojo dos compositores. O samba tem
construção da década de 60, estilo "Chica da Silva",
obra-prima do Salgueiro naquela década. Melodia absolutamente
envolvente, com predominância do tom grave. Apenas a letra
apresenta alguns pequenos reparos, como o termo "vaca
louca", que apesar de engraçado, era totalmente
desnecessário. Mas é um belíssimo samba. Mais um da União. NOTA
DO SAMBA: 9,9 (Franclim) 7 - União da Ilha - É um samba que eu
coloco no mesmo patamar que o da Tuiuti. Sei que o critério não
é comparativo, mas assim como no hino da azul e branco de São
Cristóvão, temos aqui um exemplo de samba de letra e melodia
fáceis, mas nem por isso fracas. A Ilha estava linda esse ano.
Com todos os problemas que enfrentou, merecia ter sido promovida
ao Especial. Até hoje não consigo entender porque preferiram a
São Clemente. NOTA DO SAMBA: 9,4 (Cláudio Portela) O samba da Ilha para 2003 foi bastante funcional.
Não é uma obra-prima. Sua melodia se mostra um pouco irregular,
assim como a letra. Serviu muito bem para o ótimo desfile da
escola em 2003, mas não é um grande samba, principalmente em se
tratando da União da Ilha e seu histórico riquíssimo de sambas
de enredo. O samba do Jacarezinho, também homenageando Maria
Clara Machado, em 92, é uma prova de que o tema pode dar um
melhor samba. NOTA DO SAMBA: 8,5 (Franclim) 8 - Rocinha - O hino do Fluminense numa versão paraguaia. Ouvindo esse samba, qualquer tricolor que se preze vai chegar a essa conclusão. Parece que pegaram um verso do hino aqui, outro ali, completaram com algumas frases e terminaram o samba. Além disso, os versos são muito grandes, mas isso a gente até entende, pois o Flu é um dos clubes mais antigos do futebol brasileiro e contar sua história não é tão fácil assim. Mas não precisavam exagerar, né? NOTA DO SAMBA: 8,8 (Cláudio Portela). A melodia deste samba tem algumas variáveis
bastante interessantes, com trechos longos na primeira parte,
concisos, bem construídos. Na segunda metade do samba a melodia
não cai de nível. Seu maior problema está no refrão
principal. Já a letra é mal resolvida em muitas passagens, como
nos dois refrões, e se faz recheada de clichês. Na avenida não
decolou, mas não é um samba de todo ruim. Vale muito pela boa
melodia. NOTA DO SAMBA: 8,9 (Franclim) 9 - Vila Isabel - É um samba cheio de ''clichês'' da Vila, como ''princesa'' e ''Boulevard''. Além disso, tem algumas bizarrices, como ''Artista-Concreto'', ''Gauche-Ereto'' e ''Filosofia de um partido a participar''. A melodia, porém, é muito boa, embora na avenida não tenha feito o sucesso esperado. De qualquer forma, é um dos melhores sambas do disco. NOTA DO SAMBA: 9,5 (Cláudio Portela). Samba cujo a melodia bastante grave é
preponderante. Isto fez com que o mesmo tenha ficado muito
"pra baixo" sem a animação que o carnaval pede. A
letra tem passagens poéticas, mas também é um pouco
carrancuda. O trecho "...liberdade na expressão da
emoção, o nosso manto estampado na vida" não quer
dizer absolutamente nada. Falta "carnaval" a este samba
da Vila na minha opinião. NOTA DO SAMBA: 8,5 (Franclim) 10 - Leão de Nova Iguaçu - Samba fraco e
repetitivo, para o qual nem o bom intérprete Pixulé conseguiu
dar vida. O Leão fez um desfile muito fraco, pois não contou
com a verba das indústrias de comércio da região. Eu pensei
que a escola fosse ser uma das bolas da vez em 2003, o que acabou
não acontecendo. NOTA DO SAMBA: 8,4 (Cláudio Portela) Este samba é um grande equívoco. A melodia é
totalmente irregular e a letra de grande pobreza. Não há poesia
em nenhum momento. É praticamente uma cópia da sinopse. E olha
que um enredo sobre a beleza abre horizontes para uma bela obra,
mas não foi o caso. NOTA DO SAMBA: 7 (Franclim) 11 - Estácio - Esse samba, que foi
totalmente mexido até chegar a avenida, não é fraco, mas está
aquém de outros grandes sambas da escola. No primeiro refrão,
fica clara a referência à patrocinadora Schincariol, através
da palavra Skindô (ou Schindô), que ali foi
intencionalmente colocada. No mais, tanto letra como melodia são
animadas, o que ajudou Serginho do Porto a dar mais um sacode da
Estácio na avenida. Não por acaso a escola recebeu o prêmio
Sambanet de comunicação com o público. NOTA DO SAMBA: 9,6
(Cláudio Portela) Um samba valente, forte, como em geral são os
sambas da Estácio. Não prima por uma letra muito trabalhada e
sua melodia é apenas funcional. Mas é um samba pra cima, estilo
arrastão, e com sua letra de fácil assimilação dão o tom
deste samba que fez sucesso na Sapucaí. NOTA DO SAMBA: 8,5
(Franclim) 12 - São Clemente - A letra até que é boazinha, cheia de irreverência, como é característico da escola. A melodia, em contrapartida, é enjoativa e não ajudou o samba a crescer na avenida. Essa, porém, não parece ter sido a opinião dos jurados, que encheram a escola de boas notas. NOTA DO SAMBA: 9,2 (Cláudio Portela). A letra do samba da São Clemente sobre é
Mangaratiba tem bom poder de síntese e sua melodia tem passagens
muito agradáveis, transformando o que poderia ser apenas mais
uma homenagem a uma cidade, numa bela obra. Bom samba da São
Clemente. NOTA DO SAMBA: 9,3 (Franclim) |
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