PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

TIGANÁ

TIGANÁ

       

    

       Nome completo: Alessandro Jorge Theófilo de Souza 

.

.

       Ano de nascimento: 1982

 

 

       

                                                                   

   
Tiganá começou a gostar de música desde cedo, por influência de sua mãe, que o levava para teatros, shows, bailes! Então foi crescendo e respirando música.

Em Nova Iguaçu, no bairro Bandeirante onde nasceu e morou até a passagem dos 26 para 27 anos, havia uma agremiação, a G.R.E.S. Unidos do Bandeirante, onde Tiganá teve sua primeira experiência com samba-enredo. Começou na bateria tocando tamborim, passando para o naipe de caixas e depois tocando marcação. Nessa mesma época se tornou intérprete da G.R.E.S. Flor de Iguaçu e depois foi contratado pela G.R.E.S. Acadêmicos do Boi (escolas de samba da cidade de Nova Iguaçu). Fez parte, também, da bateria da Leão de Nova Iguaçu, que tinha, na época, como mestre, Mestre Birinha. Fez parte do naipe das marcações (tocando surdo de terceira), e teve a oportunidade de fazer o pedal do carro de som da escola no ano de 2003, quando a mesma tinha como intérprete oficial Pixulé. Em 2004, foi chamado para defender um samba concorrente na escola, e teve a felicidade de se sagrar campeão na disputa.

Então Pixulé - ao qual Tiganá agradece muito - o convidou para fazer parte, junto com ele, do carro de som da escola, no mesmo ano. Com a saída do Pixulé da escola em 2005, a escola precisava de um novo intérprete, e o próprio Pixulé mesmo o indicou para o seu lugar. Com isso, Tiganá teve uma grande oportunidade de comandar o carro de som da Leão de Nova Iguaçu no desfile do Grupo de Acesso B, onde ficou até 2007. Saiu brevemente da escola, mas retornou no ano de 2009.

Paralelamente, em 2006, houve a chance de entrar para o carro de som da Portela, mais uma vez indicado por Pixulé, que já fazia parte do grupo de cantores da escola. Com a Portela, ganhou a oportunidade de viajar para vários lugares do Brasil e do mundo (Cuba). Ficou na escola até 2009 cantando junto com Gilsinho (intérprete oficial da escola).

Tiganá foi integrante do carro de som da G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá de 2007 a 2010 e também defendeu Vila Isabel e Inocentes de Belford Roxo como segundo intérprete, tendo o prazer de cantar ao lado de Tinga e Celino Dias respectivamente. Foi contratado pela União de Jacarepaguá como intérprete oficial da escola para o ano de 2010, onde dividiu a responsabilidade com Diego Nicolau. De 2011 a 2014, continuou na escola como único intérprete oficial. Foi titular do Camisa Verde e Branco em São Paulo em 2015 e 2016. Foi apoio de Daniel Silva na Tuiuti. Em 2016, comandou o carro de som do Alegria da Zona Sul. Para 2017, foi o intérprete principal da Mocidade Alegre ao lado de Ito Melodia.

Nas palavras de Tiganá: "Vivo da música... Vivo pra música... Tô Mentindo? Falo Mesmo!
".
 
Início: União da Ilha do Governador 
2004 – Leão de Nova Iguaçu (apoio do Pixulé)   

2005 - Leão de Nova Iguaçu (intérprete oficial)

2006, 2007 e 2009 – Leão de Nova Iguaçu 

2006 a 2009 - Portela (apoio do Gilsinho) 

2008 a 2010 – Renascer de Jacarepaguá (apoio do Rogerinho Renascer) 

2010 a 2014 – União de Jacarepaguá (intérprete oficial, ao lado de Diego Nicolau, e solo a partir de 2011)

Desde 2010 - G.R.E.S. Acadêmicos do Boi (Carnaval de Nova Iguaçú)
2011 a 2014 – Inocentes de Belford Roxo (apoio de Celino Dias, Thiago Brito, Wantuir e Ciganerey)

Desde 2011 - Vila Isabel (apoio de Tinga e Gilsinho)

2012 - Estação Primeira do Pantanal (Corumbá-MS)

2011 - Bohemios Samba Club (carnaval virtual)

2012 - Paraíso da Folia (carnaval virtual)

2015 e 2016 - Camisa Verde e Branco

2015 - Paraíso do Tuiuti (apoio de Daniel Silva)

2016 - Alegria da Zona Sul

2017 - Mocidade Alegre (com Ito Melodia)

2017 - Nação Guarani (Florianópolis)

.

GRITO DE GUERRA: Tô Mentindo? Eu Falo Mesmo!

.

CACOS DE EMPOLGAÇÃO: "I a í" ; "Alegria!!" ; "Vamos embora!!" ; " É tudo nosso!!" ; Olha a (nome da escola) aí ;" Todo mundo!!"; "O clima é esse!!"; " Bateria nota 10 ".  

.

SAMBAS DE SUA AUTORIA: Ganhou um samba em 2007 na escola G.R.E.S Imperial do Morro Agudo e a escola se sagrou campeã do grupo E. 

MAIS FOTOS DE TIGANÁ

Soltando a voz no frio de Joannesburgo (Africa do Sul), durante a Copa 2010

 Junto com mestre Nilo Sérgio da Portela

Cantando no palco de Durban

 

Soltando a voz em Cuba

Junto com Dominguinhos do Estácio

No palco da União de Jacarepaguá, com Diego Nicolau

Junto com sua esposa na quadra da Portela

Soltando a voz na Super Rádio Tupi. À esquerda Eugenio Leal, e à direita Thalles, primeiro cavaco da União de Jacarépaguá

Dividindo o palco do Circo Voador com Dorina

Ao seu lado, Juliana Diniz

Ele e Dorina


Na quadra do Salgueiro

No saguão do hotel em Cuba

Do seu lado esquerdo, James Bernardes e sua esposa, e do seu lado direito Diego Moura e Vinicius Oliviere na entrega do Samba Net 2010 na Tijuca

Junto com o saudoso Edmilton de Bem

'

Voltar à seção Intérpretes