PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Kizomba - A Festa da Raça (Paraíso do Tuiuti - 2014)
Kizomba - A Festa da Raça (Paraíso do Tuiuti - 2014)

Justificativa do Enredo

A Declaração Universal dos Direitos do Homem vale como um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações. Que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente essa declaração, se esforce em promover o respeito a esses direitos e liberdades e pela adoção de medidas progressistas de caráter nacional e internacional, que terminem por assegurar o reconhecimento e a observância universal e que seus efeitos se façam sentir tanto entre os povos dos próprios estados-membros, quanto entre os povos do mundo inteiro.

Há muitas formas de luta. A mais arriscada é a feita com o exemplo claro, com a postura, com a palavra forte. A mais eficiente é feita indiretamente, sem rancor e conquistando através da cultura, usando-se em ocasiões oportunas para se mandar mensagens.

A passarela do samba é um importante espaço. Vamos mais uma vez aproveitar o carnaval, ocasião em que todas as atenções estão voltadas para a passarela, para, emocionando as pessoas, fazê-las meditar sobre a negritude brasileira.

"Kizomba - Festa da Raça" é um tema essencialmente negro e político. Foi um grande acontecimento em 1988. Marcante para o nosso desenvolvimento. Será igualmente importante refletirmos em 2014, mais uma vez essa Kizomba. Esse encontro de identidades, essa festa de confraternização de uma gente preocupada com o Brasil, com a cultura e a problemática dos negros.

Reviver essa Kizomba é para as recordações de quem viu, e para quem não viu, ouvir e imaginar o que foi a maior festa que já dei em minha casa - o Brasil.

Axé, axé.

Axé pra todo mundo.

Axé.

Martinho da Vila