PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

PARAÍSO DA FOLIA

PARAÍSO DA FOLIA

PRESIDENTE João Salles Neto
DIRETOR DE CARNAVAL Thiago Meiners
CARNAVALESCO Adenil Silva
INTÉRPRETE Igor Vianna
CORES Azul, Branco e Dourado
FUNDAÇÃO 1/11/2009
CIDADE-SEDE João Pessoa-PB
SÍMBOLO Coroa

O G.R.E.S.V. Paraíso da Folia foi criado após algumas desavenças com membros de outra escola virtual, onde o atual presidente (João Salles) e alguns amigos decidiram criar uma nova escola virtual. Fundamos a Paraíso no dia 01/11/2009, o dia de todos os santos, para abençoarem a nossa escola. Primeiramente, a escola foi chamada de Paraíso do Samba, mas, posteriormente, o nome foi alterado para Paraíso da Folia. As cores são Azul, Dourado e Branco e o símbolo, uma Coroa.

A escola tentou em 2010 fazer sua estreia no Carnaval Virtual do CAESV. Com o enredo “Imaginação: Asas para uma louca ilusão!” de autoria de João Carlos e com um bom samba de autoria de Leandro Thomaz, Luiz Henrique, Murilo Sousa e Yuri Aguiar a escola acreditou até o último minuto que conseguiria, porém, infelizmente não foi em 2010 que conseguiria realizar sua estreia no Carnaval Virtual do CAESV.

Em 2011, a escola finalmente conseguiu desfilar no Carnaval Virtual 2011 do CAESV. O enredo “Incrível!” de autoria de João Carlos foi desenvolvido plasticamente pelo carnavalesco João Luiz Dias e musicalmente contado no samba de autoria de Thiago Meiners e interpretando também pelo Thiago Meiners. A escola ficou em 12º Lugar com 49,1 pontos.

Já para 2012, a escola reformulou seu quadro de integrantes. Chegaram o carnavalesco Leonardo Augusto, o intérprete Tiganá, e Thiago Meiners ficando responsável pelo enredo de 2012, enredo esse que falava do “O africano coração – No reino das águas escuras reina o amor e a fé!”. O samba de autoria de Rodrigo Meiners e Luís Butti foi aclamado no pré carnaval como um dos melhores do Carnaval Virtual 2012! A escola ficou em 3º Lugar com 19 pontos, subindo assim para o Grupo de Acesso da LIESV em 2013!

No ano de 2013 a escola estreou no Grupo de Acesso da LIESV. Animada com o grande trabalho feito em 2012 no CAESV, a escola optou por renovar mais uma vez seu quadro de integrantes e apostou em um jovem carnavalesco, porém com grande talento e um futuro promissor, o catarinense  Augusto Murilo de 15 anos assumiu a responsabilidade de criar os desenhos da Paraíso da Folia, além do novo carnavalesco a escola trouxe o intérprete Igor Viana e apostou na continuidade de uma temática afro no enredo de 2013. Com o enredo “No terreiro da Paraíso: O canto de Kianda – A sereia de Angola” de autoria de Thiago Meiners um samba de autoria de João Pinho, Rodrigo Raposa, Leandro Thomaz, Matheus Araújo, João Marcos, Rodrigo Meiners, Vinicius Serino, André Rodrigues e Theo Valter a escola apresentou um grande desfile ganhando diversos prêmios. O resultado porém, não foi o que a escola esperava, ficando apenas em 6º lugar com 97,8 pontos e não subindo para o Grupo Especial da LIESV.

Para o Grupo de Acesso do Carnaval Virtual da LIESV de 2014 a escola apostou na continuidade de sua equipe mudando apenas o intérprete, Guto foi o escolhido para defender o samba dos autores Moisés e Alexandre Gordão que contavam a história do enredo “Quinteto Violado: O Canto do Nordeste e a Raiz do Sertão!” de autoria de Thiago Meiners. A escola apresentou um grande desfile, aclamado por todos e sagrou-se CAMPEÃ do Grupo de Acesso do Carnaval Virtual 2014 da LIESV com 99,8 pontos, subindo assim para o Grupo Especial da LIESV em 2015!

Em 2015, fazendo sua estreia no Grupo Especial da LIESV, a escola trouxe de volta o intérprete Igor Viana para o microfone oficial da escola e o carnavalesco Leonardo Augusto para dividir com Augusto Murilo a responsabilidade da plástica da escola. Com o enredo “Carlos Gomes: Essência e Brasilidade” do autor Thiago Meiners e o samba de autoria de Moisés e Alexandre Gordão, a Paraíso da Folia ficou em 10º lugar do Grupo Especial da LIESV com 144,7 pontos.

Para 2016 a agremiação decidiu fazer mais uma mudança geral no quadro de integrantes, Rodrigo Meiners chegou para fazer os desenhos da escola no lugar de Augusto Murilo que se desligou da Paraíso da Folia para se dedicar ao carnaval real. O enredo de 2016 foi de autoria de Thiago Meiners. A escola finalizou a apuração em sexto lugar. A Paraíso em 2017 estreou o carnavalesco Adenil Silva e o resultado já foi melhor: um vice-campeonato no Grupo Especial.


Ano

Enredo

Colocação

2018 Uma viagem fantástica rumo ao conhecimento da Lua – Um pequeno passo para o homem, um grande Carnaval para humanidade -º (Especial)
2017 O Jogo da História 2º (Especial)
2016 Um Conto das Mil e Uma Noites – Lawrence da Arábia 6º (Especial)
2015 Carlos Gomes: Essência e Brasilidade 10º (Especial)
2014 Quinteto Violado - O Som do Nordeste e a Raiz do Sertão 1º (Acesso)
2013 No Terreiro da Paraíso: o Canto de Kianda - a Sereia de Angola 6º (Acesso)
2012 Africano Coração - No Reino das Águas Escuras Reina o Amor e a Fé 3º (CAESV)
2011 Incrível! 12º (CAESV)
2010 Imaginação: Asas para uma louca ilusão! 

não desfilou


SINOPSE ENREDO 2018

Uma viagem fantástica rumo ao conhecimento da Lua – Um pequeno passo para o homem, um grande Carnaval para humanidade


Sinopse Poética:

Além das estrelas vamos viajar…
Ao encontro da lua e carnavalizar.

Ninguém sabe ao certo com ela se formou… Choque de um meteorito? Uma grande explosão, talvez?
Mas muito fascínio ela despertou!

Nessa viagem algumas paradas vamos fazer, isso é importante para seus mitos, lendas e histórias conhecer.

Considerada uma deusa em muitas culturas, como na mitologia grega onde Artemis é a deusa da lua. E mitos assustadores também vamos encontrar… Cuidado! Na lua cheia um lobisomem você pode virar!

A Lua está associada ao feminino, regendo o ciclo menstrual da mulher, as marés e a fertilização dos animais e das plantas. Inconstante e mutável, ela é fonte de umidade e de brilho à noite. Sua luz é doce, difusa e terna.

As bruxas sob a luz da lua rituais faziam, em busca de poder sobrenatural… Muitos mistérios fora do normal!

A influência desse astro é fascinante, até nos signos é citado a todo instante!

Muitas religiões são ligadas a ela, símbolo no islã, referência a São Jorge, muitas tribos indígenas até hoje tem adoração, um sopro de fé no meu coração!

Muito conhecimento em nossa viagem ainda vem por aí, nessa parada descobriremos como o homem usou a lua para evoluir.

Suas fases orientou o homem para plantar… Descobrimos sua influência sobre as marés e ficou mais fácil para navegar.

Sua ação sobre as águas fez surgir seres microscópios que possivelmente nos deram origem, o que seria da vida sem a luz do luar?

Se for cortar o cabelo com a lua nova você pode contar… Fortes e saudáveis eles irão brotar!

Desperta curiosidade de cientistas e nações
Quais tesouros a lua escode, recursos naturais valiosos será que tem lá?

Por essas respostas fomos à luta…

Quem seriam os primeiros a descobrir?
Uma guerra fria iria surgir!
Em todo mundo não se viu nada igual…
Muitas nações nessa corrida espacial!

Tantas inspirações ela provocou…
Moonwalk como passinho o rei do pop lançou.
Tantas traições ela testemunhou…
A lua me traiu Joelma cantou.

E que alto astral…
Dance, pule, sonhe com a Xuxa e sua lua de cristal!

Casais apaixonados se sentem no céu…
Esse amor todo sempre termina em lua de mel!

E nossa viagem fantástica continua…
Resta saber o que encontraremos na lua.
Transformes talvez… Um calor infernal e um frio congelante, o que nos aguarda nesse astro fascinante? Ah, um alerta vamos deixar, até lixo você pode encontrar.

E nossa viagem chegou ao destino…
Vivemos aventuras como em um sonho de um menino!
Chuvas de meteoros, brilhantes cometas e até ET’s passaram por nós, o nosso samba iremos cantar em uma só voz!

A Paraíso tornou o sonho de ir à lua realidade… Um pequeno passo para o homem um grande carnaval para a humanidade!

Autor: Adenil Silva