PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Marco

Coluna do Marco

QUEM CHEGARÁ AO ESPECIAL EM 2006?

Dez escolas de samba disputarão no sábado de carnaval uma única vaga no Grupo Especial para o carnaval de 2006. Renascer de Jacarepaguá, Paraíso do Tuiuti, Vizinha Faladeira, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos do Cubango, União da Ilha do Governador, União de Jacarepaguá, Acadêmicos da Rocinha, Alegria da Zona Sul e São Clemente. 

Várias dessas escolas têm grande tradição e já passaram pelo Grupo Especial, uma delas inclusive é considerada uma das dez maiores escolas de samba do Rio de Janeiro, mas infelizmente só uma vai comemorar o Acesso ao Grupo Especial. 

Essa análise é baseada somente em enredos e perspectivas. Na verdade, qualquer uma das dez escolas pode levar, mas costumo dividi-las em prováveis, possíveis e virtuais candidatas. Na minha concepção, a Acadêmicos de Santa Cruz e a União da Ilha do Governador levam uma pequena vantagem sobre as outras. 

A Acadêmicos de Santa Cruz é sempre uma forte candidata no acesso e não resta dúvida que quem vencer o Acesso, terá que vencê-la. Tem um bom enredo e costuma se dar bem com enredos históricos, além de estar mordida com o vice-campeonato desse ano. É sem dúvida uma franca favorita, pelo menos até entrar na Avenida. 

Também mordida, com um bom patrocínio e com um bom enredo, mas sem uma grande dupla de carnavalescos, entra também nesse primeiro nível, a União da Ilha do Governador, que vai querer apagar a qualquer custo o injusto 7o lugar desse ano. Contratou Carlinhos de Jesus para coreografar sua Comissão de Frente e promete mais uma grande exibição, similar talvez a de 2003, quando lhe tiraram o título de forma inexplicável. 

Coladas nessas duas, vêm três escolas também para disputar a vaga: a São Clemente, a Acadêmicos da Rocinha e a Acadêmicos do Cubango. A São Clemente vem com um dos melhores enredos do Grupo de Acesso, embora eu o considere inferior aos das duas escolas anteriores, mas tem um bom carnavalesco e sabe o caminho dos bons desfiles no Acesso. Pode voltar ao Especial, embora eu esteja colocando mais fé nas duas anteriores. 

A Acadêmicos da Rocinha tem dinheiro, tem um ótimo carnavalesco, um excelente enredo (aliás, o melhor do Acesso), mas precisa se tornar uma escola única. Ou ela se decide por ser realmente da Rocinha ou passa de vez para o Asfalto e se torna a escola de São Conrado, pois, esse ano, tivemos a impressão de duas escolas em uma só. Para mim, corre por fora, mas vai ficar pelo meio do caminho mesmo.

Mesmo com um enredo batido, que não me agrada, a Acadêmicos do Cubango já mostrou que tem força para chegar nas primeiras colocações e, se souber escolher bem o samba, pode brigar pelo título do Acesso. A escola vem melhorando progressivamente e tem condições de competir com as eternas favoritas do Acesso. Boa sorte à simpática escola de Niterói. 

Não sei porque, mas não espero título das outras cinco agremiações, dentre elas a Vizinha Faladeira, que me parece a mais bem estruturada, inclusive financeiramente, apesar de ter um enredo ruim, mas toda vez que se espera muito da escola, ela decepciona. Vamos ver se esse ano ela muda e consegue enfim chegar ao Grupo Especial. 

Com um enredo também mediano, a Paraíso do Tuiuti é mais uma a tentar retornar ao Especial. A escola, nos últimos anos, tem nos brindado com bons sambas, bons enredos e bons desfiles, mas, esse ano, já furou o bloco escolhendo um enredo ruim. No mais, é esperar para ver no que vai dar. 

Coube à Renascer de Jacarepaguá a ingrata missão de abrir o desfile do Acesso. Pouco sei à respeito dessa escola de samba que vai fazer sua estréia no Acesso A em 2005. O enredo me agradou um pouco. No mais, é esperar o samba. 

A Alegria da Zona Sul e a União de Jacarepaguá completam a lista e trazem enredos que não me agradam. A segunda tem conseguido trazer excelentes sambas para a avenida e esse ano surpreendeu a todos com um 4o lugar. A outra receberá provavelmente mais uma vez ajuda da Acadêmicos do Salgueiro e poderá também surpreender, mas coloco pouca fé nessas duas pela pouca tradição em grandes desfiles do Acesso. 

Agora, vamos aguardar as escolhas dos sambas e esperar o carnaval chegar. Boa sorte a todas as escolas e que vença aquela que realmente merecer. 

Até a próxima se Deus quiser.  

Marco

marcorjilha@uol.com.br