PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Marco

Coluna do Marco

O QUE ESPERAR DO ESPECIAL EM 2005 - PARTE II

Aqui estou eu novamente completando a segunda parte da coluna anterior, mas agora, com as escolas que desfilarão na segunda noite do Grupo Especial.

A única reedição de 2005 será a da Unidos do Porto da Pedra, que levará um enredo e um samba da União da Ilha do Governador. O enredo “Carnaval, Festa Profana” (1989) é exatamente aquele que deu uma das melhores colocações à tricolor insulana em sua gloriosa história. A escola de São Gonçalo tem uma grande responsabilidade, tendo um ótimo samba em suas mãos. Provavelmente será o melhor samba cantado pela escola de São Gonçalo nesses últimos anos. Vamos ver o que nos espera. Quanto ao enredo, nenhuma novidade em relação ao apresentado pela União da Ilha em 1989, pelo menos em relação a sinopse, apenas com uma leitura mais moderna.

Depois da ameaça de Chitãozinho e Xororó, enfim a Caprichosos de Pilares escolheu outro enredo e terá um bom tema pela frente com uma bela sinopse. Isso pode levar a escola novamente aos seus melhores dias, pois a escola vem, ao longo dos anos, perdendo sua característica, apresentando sempre temas fracos. O tema “Caprichosos Acende a Fornalha para Reciclar a Vida: Cuidado com as Fagulhas” poderá fazer com que seu carnavalesco coloque a criatividade para funcionar exatamente como ele fez em 2003 com a Acadêmicos de Santa Cruz. Aguardo com ansiedade esse desfile, outra surpresa pode pintar com a escola de Pilares. 

Um tema fraco com uma boa sinopse. Essa é a Unidos do Viradouro com o enredo A Viradouro é só Sorriso. A escola de Niterói tentará seu segundo título, mas novamente terá Mauro Quintaes como carnavalesco e isso pode fazer a diferença. Pela sinopse, podemos perceber a proposta livre do enredo, mas o patrocínio ficou muito descarado na sinopse e isso foi o único momento que não me agradou. Acredito em mais um bom desfile da escola e mais uma vez voltando no Desfile das Campeãs. 

“Nós Podemos”, esse é o tema da Portela para 2005. Um tema interessante e uma nova Comissão de Carnaval. A Portela tem um excelente horário de desfile e deve vir com força para 2005 tentando mais um título. A permanência de Jorge Freitas na Comissão é fundamental, afinal, esse ano, ele mostrou sua competência no desfile. Vamos aguardar, mas assim como o Salgueiro, se corrigir algumas falhas desse ano, a Portela pode ser candidata ao título também.

A Imperatriz Leopoldinense vem depois da Portela e com um enredo que não me enche os olhos. “Uma Delirante Confusão Fabulística” é o tema. O enredo não me agrada, preferia algo mais nacional. Existem muitos escritores aqui pelo Brasil que poderiam ser lembrados, mas a Imperatriz buscou o patrocínio e vem via Dinamarca tentar mais um título. Vamos ver... nesses três últimos anos, a Imperatriz tem ficado atrás da Mangueira e da Beija-Flor, suas maiores rivais. É uma candidata, mas na minha opinião, sai atrás em enredo, mas como isso é apenas um quesito, tudo pode acontecer. 

Com uma dupla nova de carnavalescos infinitamente inferior a J30, a Acadêmicos do Grande Rio vem com o enredo “Alimentar o Corpo e a Alma faz Bem”. Confesso que esse enredo também não me agrada assim como a sinopse não me agradou, mas tudo pode acontecer. Que a escola de Caxias tenha sorte com sua nova dupla de carnavalescos. 

A bicampeã Beija-Flor de Nilópolis é, como sempre, uma candidata e terá o enredo “O Vento Corta as Terras dos Pampas, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani: Sete Povos na Fé e na Dor, Sete Missões de Amor”. Um verdadeiro livro é o título do enredo, mas com a habitual competência de sua Comissão de Carnaval, a escola deverá brilhar novamente por mais que o enredo não me agrade muito e vai brigar novamente pelo título. 

Que pelo menos esse ano, tenhamos sambas melhores que os de 2004.

Por essa coluna, é só, até a próxima.

Marco

marcorjilha@uol.com.br