PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

LUIZ FELIPE

LUIZ FELIPE

       

 

 

  

     

       

        Ano de nascimento: 1994

                                                                      

   
Luiz Felipe nasceu em dia de eliminatória de samba. Era 21 de agosto de 1994, os nove meses de gestação já haviam se passado, mas sua mãe não podia perder o ensaio. Da quadra da Vai-Vai todos foram direto para o hospital e o futuro intérprete então veio ao mundo.

Sua família materna é toda ligada à preto e branco da Saracura. O avô, Seu Demã, foi um dos fundadores e presidentes da Velha Guarda da maior campeã do carnaval paulistano, com 15 títulos. No entanto, o garoto teve que esperar o momento certo para entrar no mundo do samba. O pequeno Luiz Felipe nasceu com um sopro no coração e o médico disse para Dona Roseli, sua mãe, que o filho não poderia sentir muita emoção. Ele não podia jogar bola, nem brincar, nem correr e a família optou por mantê-lo longe da escola de samba, pois a magia do Carnaval fazia com que seu coração acelerasse.

Aos onze anos, em 2005, Luiz Felipe foi liberado para frequentar a Vai-Vai, onde ingressou como ritmista da bateria mirim. Encantado ao ver Thobias da Vai-Vai cantando no palco da quadra, seu sonho passou a ser um dos puxadores da escola. Sua ambição nem era ser o intérprete oficial, mas queria estar entre as vozes que faziam o Carnaval.

Em 2006 fez seu primeiro desfile na ala das crianças. Em 2007 e 2008 esteve na ala de compositores. De 2009 a 2014 fez parte da bateria Pegada de Macaco, tocando surdo e sendo comandado por Mestre Tadeu. A partir de 2015 passou a integrar a ala musical. A sua vontade de cantar fez com que ele aprendesse a letra de todos os sambas da Escola. Isso o levou a comandar o microfone cada vez mais vezes nos shows da Vai-Vai e de Thobias.

Luiz Felipe foi apoio de grandes intérpretes que passaram pelo microfone da escola da Saracura. Estreou como apoio de Gilsinho no carnaval de 2015, quando a escola se sagrou campeã com a homenagem a Elis Regina. Nos dois anos seguintes, esteve na equipe de canto de Wander Pires. Em 2018 integrou o carro de som da Vai-Vai que levou para o Anhembi um supertime de intérpretes: Gilsinho, Grazzi Brasil e o cantor Belo, na homenagem que a escola fez ao cantor e compositor baiano Gilberto Gil. Em 2019 esteve no desfile que amargou o rebaixamento da Vai-Vai para o grupo de acesso.

Logo após o fracassado desfile de 2019, a ala de compositores e a diretoria se reuniram e escolheram Luiz Felipe para ser o intérprete oficial da Vai-Vai, ao lado do experiente Washington Castro, função que ele recebeu com naturalidade e segurança, pois já vinha se preparando desde 2015 para um dia assumir o cargo. Assim, Luiz Felipe e Washington conduziram a comunidade do Bixiga, conquistando o título do acesso com o samba-enredo “De Corpo e Álamo”, de Afonsinho, Ronaldinho, Koke, Damatta, Dani Almeida e KZ, e obtendo o direito de voltar ao grupo especial.

Nesse meio tempo, circulou por outras agremiações também. LF já foi intérprete da Lavapés, entre 2015 e 2017, e da TUP – Torcida Unida Palmeirense em 2018 e 2019, mas precisou sair, pois os dias dos ensaios coincidiam com os do Vai-Vai.

O estilo de canto de Luiz Felipe é empolgado, colocando o samba sempre pra cima. Seu timbre de voz é parecido com o do intérprete Carlos Júnior. LF inclusive utiliza muito o caco “tira o pé do chão, tira o pé do chão”, um dos característicos de Carlão.

INÍCIO: Começou como ritmista da bateria mirim da Vai-Vai em 2005

De 2015 a 2019 – Vai-Vai (apoio de Gilsinho, Wander Pires, Belo e Grazzi Brasil)
De 2015 a 2017 – Lavapés (intérprete oficial)
2018 e 2019 – TUP (intérprete oficial em 2018. Em 2019 gravou o samba, mas não desfilou pela escola)
2020 – Vai-Vai (intérprete oficial com Washington Castro)
2022 – Vai-Vai (intérprete oficial)

GRITO DE GUERRA: Alô Bixiga, alô Saracura. Da Bela Vista para o mundo... vem comigo. Incendeia!

Tá preparado? Segura o coração que a pressão vai subir. Do (cita o bairro de origem da escola) para o mundo...vem comigo. Incendeia! (Quando intérprete de outras agremiações)

CACOS DE EMPOLGAÇÃO: “incendeia”; “bateria estandarte de ouro”; “haaaayyy”; “vem comigo”; “vai subir”; “vai, vai, vai, vai, vai”; “tira o pé do chão, tira o pé do chão”, "eu quero ver as bandeirinhas". Também faz saudação ao presidente da escola durante a condução do samba.

DISCOGRAFIA DE CARNAVAL:

CD Sambas de Enredo Carnaval SP, Especial e Acesso 2020 (faixa Vai-Vai)
CD Sambas de Enredo Carnaval SP, Especial e Acesso 2022 (faixa Vai-Vai)

MAIS FOTOS DE LUIZ FELIPE


Luiz Felipe nasceu num dia de eliminatória de samba da Vai-Vai


Com Wander Pires (ao centro) e Grazzi Brasil (de costas, de turbante) no carro de som da Vai-Vai em 2017


Luiz Felipe (ao centro) estava na ala musical da Saracura em 2018, que reuniu os cantores Belo (à esq) e Grazzi Brasil


Com Grazzi no desfile que rebaixou a Vai-Vai em 2019


Com o ídolo Thobias, no desfile do grupo de acesso em 2020


No clipe da Vai-Vai para o carnaval de 2020, dividindo os vocais com Washington (à dir)


Comemorando com a Vai-Vai o título de campeã do acesso 2020


Luiz Felipe e a força da nova geração de intérpretes. Foto: Bruno Giannelli/SRzd


Na gravação do programa Seleção do Samba exibido pela TV Globo em 2021


Junto ao pavilhão do Vai-Vai


Na avenida, Luiz Felipe "incendeia". Crédito da foto: Felipe Araújo

Voltar à seção Intérpretes