PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Carlos Rosa

CARNAVAL IGUAÇUANO: A FOLIA QUE CRESCE A CADA ANO

 

É inegável amigo, que o carnaval da cidade de Nova Iguaçu está evoluindo a cada ano que passa. E é um dos poucos municípios do Rio de Janeiro que ainda resiste a esse evento com os desfiles das escolas do Primeiro e Segundo Grupo. Se não é 100% organizado (qual liga ou associação é, ué???), o esforço e a dedicação de todos os envolvidos para manter o carnaval iguaçuano, o melhor da região metropolitana do Rio, impressiona até quem é de fora.

Na minha concepção, o maior problema do carnaval iguaçuano é a sua divulgação. A própria ABESNI (Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu) não possui site e nem blog para dar mais informações, divulgar eventos, etc. Até para comprar o CD oficial é uma tarefa para "detetive nenhum botar defeito". Dia desses, fui a várias lojas de Nova Iguaçu comprar e a resposta dos atendentes foi surpreendente: "CD DO CARNAVAL DE NOVA IGUAÇU??? EXISTE MESMO??? INFELIZMENTE NESSA LOJA NÃO TEMOS!!! TEMOS O DO GRUPO ESPECIAL!!! VAI???

Raramente você encontra um noticiário sobre as agremiações iguaçuanas em veículos de comunicação, principalmente na tão badalada internet.

Porém, surgiu uma notícia logo após o carnaval que mereceu mais destaque do que o título conquistado pela Império de Cabuçu. O presidente da ABESNI, Romildo Vieira, está interessado em transformar o desfile do Primeiro Grupo de Nova Iguaçu num Grupo F (RJ-5) a partir de 2010, com a campeã do carnaval iguaçuano subindo direto pra o Grupo E (RJ-4) e, consequentemente, a última do Grupo E cairia pra o "F", e assim esta desfilaria na Terra da Laranja.

Mas e aí??? Será que as agremiações que disputam o Grupo E aceitariam desfilar em Nova Iguaçu? E quem iria bancar o "faz-me-rir" das agremiações que desfilariam no "suposto" Grupo F? A AESCRJ ou ABESNI? Sem levar em conta que as ligas de outros municípios também queiram usufruir dessa vantagem, como as agremiações de Niterói, Maricá, Campos, Cabo Frio, Friburgo... Por que só Nova Iguaçu??? Todas essas agremiações têm um sonho de um dia desfilar no Rio, e mesmo que seja a longo prazo desfilar na Sapucaí.

Boa notícia mesmo, é que a prefeitura de Nova Iguaçu pretende construir um Sambódromo próximo à Via Light. Todos ganharão com isso. O povo iguaçuano, o turismo, a cultura, além de gerar vários empregos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Adquiri o CD do carnaval de Nova Iguaçu uma semana depois do carnaval graças a uma promoção da Rádio Tropical. A bolacha digital é bem produzida. A bateria como muitas é artificial e o coral de pastoras só canta nos refrões. A única ressalva que eu faço é que, para o próximo ano, poderia estender sua distribuição para a cidade do Rio. O CD possui 16 faixas, com as onze agremiações do Primeiro Grupo, incluindo também mais três do Segundo Grupo, a Imperial de Morro Agudo do Grupo D (RJ-3) e o bloco carnavalesco Explode Coração.

O Primeiro Grupo é disputado por 11 agremiações, das quais seis desfilaram no domingo e cinco na segunda-feira de carnaval

UNIDOS DO BANDEIRANTE - "Axé /vem dos orixás / que trazem a paz / pro nosso mundo / baianas no cais / ao brilho da lua / blocos de sujo e os carnavais de rua”.  A azul e branco do bairro Bandeirante foi a primeira agremiação a desfilar pelo Primeiro Grupo de Nova Iguaçu com o enredo ''Dos Navios Negreiros Aos Aplausos Da Avenida, Sua Majestade O Samba''. A escola fez uma exaltação ao samba, desde os tempos da escravidão até os dias atuais. Em 2008 a Bandeirante caiu para o Segundo Grupo, mas sentindo-se prejudicada, entrou com uma liminar na justiça, obtendo êxito. Entretanto, sua subvenção é de Grupo II. O samba é um dos melhores do carnaval iguaçuano contendo uma letra didática e uma melodia muito bem feita.

ACADÊMICOS DE NOVA BRASÍLIA - "Amazonas / tu és o coração do meu Brasil / patrimônio desse povo hospitaleiro / suas riquezas são de encantos mil". A agremiação do bairro Nova Brasília coincidentemente possui as mesmas cores da Grande Rio (verde, vermelho e branco) e conquistou o título do Segundo Grupo de 2008. Em 2009, estreando no Grupo Principal, a escola apresentou o enredo "Um Sonho Na Amazônia" que exalta o Estado do Amazonas, um tema que já contado por grandes escolas do Rio - vide Portela 1970. No desfile, a Nova Brasília mostrou a cultura amazonense, a Festa de Parintins, Zona Franca de Manaus e acabou ficando num honroso sexto lugar. Foi um ótimo resultado, já que em 2007 a escola era um bloco carnavalesco da região. Quanto ao samba, é de estilo classudo, tem uma primeira parte reta em melodia e confusa em sua letra. Na segunda parte, o samba da uma melhorada principalmente em termos melódicos. A obra foi bem conduzida pelo competente interprete Salgueiro, que também puxa o samba da Imperial de Morro Agudo.

ACADÊMICOS DE SANTA RITA - "Meu coração vermelho e branco / se enche de encanto / e arde de paixão / é o meu jeito brasileiro / fruto da miscigenação". A Santa Rita apresentou o enredo "Caramuru: 500 Anos De Fundação Mítica Do Brasil" e que faz referência ao poema épico "Caramuru" do frei José de Santa Rita Durão. Diogo Alvares foi o primeiro europeu a viver no Brasil, onde se tornou líder indígena que pregou a paz entre brancos e índios. O samba possui letra didática, boa melodia, porém não conseguiu salvar a escola do rebaixamento para o Segundo Grupo. Pra quem quiser ver a sinopse dá escola, está nesse endereço: http://www.casadatorre.org.br/main1.htm

ESPERANÇA DO AMANHÃ - "Vou me banhar de alegria (eu vou) / Planeta Água é magia (um show) / nessa maravilha quero mergulhar / com Esperança do Amanhã vamos cantar". A agremiação azul e rosa do bairro Cabuçu é uma das mais tradicionais do carnaval iguaçuano, mas que até hoje nunca conquistou um campeonato. É também a que mais sofre para transportar suas alegorias para a Avenida Marechal Floriano, já que passa por estradas de barro com lama, e cheia de buracos. O enredo "Planeta Água" fala sobre tudo o que é relacionado à água e já foi mostrado especialmente pela Mocidade em 1991. No desfile, a Esperança ficou em quinto lugar, mostrando em suas alegorias e fantasias a chuva, cachoeiras, geleiras, lágrimas, inundações... Já o samba é irreverente num todo, mas além de conter clichês como no refrão de cabeça lá em cima, a letra possui seu lado trash como no verso "crianças gostam de refrigerantes / de sorvetes e picolés que a água faz...". Destaque positivo para o interprete Marquinho Dez, que tem um timbre de voz semelhante ao do saudoso e lendário Marinho da Muda.

IMPÉRIO DA UVA - "Conquistou o coração... de Madureira / com dedicação... a pioneira / traz o bem e leva a vida... a sorrir / brilhou em São João de Meriti". A campeã do carnaval iguaçuano de 2008 foi a vice em 2009 com o enredo "Do Morro Da Mangueira À Cidade Do Samba" que homenageia a dama dos projetos sociais, Célia Regina Domingues, uma batalhadora que luta pela formação e educação de jovens de comunidades carentes. O samba tem uma melodia razoável, mas peca pela letra, muita informação e pouco conteúdo. A Império da Uva é verde e branca, foi campeã iguaçuana cinco vezes e localiza-se no bairro Carmari.

IMPÉRIO DO CABUÇU - "O samba é cultura / grande arte popular / começou no velho Estácio / e até hoje continua lá". A campeã do carnaval de Nova Iguaçu 2009 contou a história do carnaval e exaltou o Estácio com o enredo "O Samba É Cultura Popular, Que Nasceu E Continua Lá, No Velho Estácio De Sá - O Berço Do Samba". O tema apresentado lembra muito o enredo "Deixa Falar" que o Estácio levou para o carnaval de 1980, quando ainda se chamava Unidos de São Carlos. O samba possui letra simples, além de uma boa melodia, principalmente na segunda parte, a partir do verso "Deixa Falar e Vê se Pode / o Paraíso das Morenas...". Já o refrão central "Recordar é viver / hoje é meu carnaval / o Rei Leão vem brilhar / na coroa imperial" possui uma ótima sacada. A verde e branco do bairro Cabuçu foi a última escola a se apresentar no domingo de carnaval.

IMPERATRIZ IGUAÇUANA - "Comprovando minha raiz / mostrando o quanto sou feliz / de verde e rosa amor / lançando moda eu vou / fazendo a festa com a Imperatriz". "Tecendo, Pintando E Bordando", esse foi o enredo que a tradicionalíssima Imperatriz Iguaçuana apresentou em 2009, contando a história da moda desde o tempo de Adão e Eva até os dias atuais. O samba é bonzinho, conta bem o enredo e a melodia não possui variações que chamem a atenção, mas não fede e nem cheira. A verde e rosa de Nova Iguaçu - que abriu o desfile de segunda-feira de carnaval - é a maior detentora de títulos do município: dez. Porém, depois de ter perdido sua quadra localizada no bairro Rancho Novo, a Imperatriz está atravessando o período de vacas magras.

PALMEIRINHA - "Vem Palmeirinha (vem) / cruzando o espaço sideral / o mundo é do faz de conta / realidade do meu carnaval". A verde e branco do bairro Corumbá obteve a quarta colocação com o enredo infantil "Reino Mágico, O Mundo Do Faz De Conta". O sambinha é tecnicamente fraco, tem refrões bonitos, uma primeira parte boa em temos melódicos e a segunda sem nexo, onde a métrica é jogada para o espaço. O interprete Max Diniz tem um ótimo timbre de voz, e a meu ver, precisa ser observado mais de perto pelas escolas do Rio. 

ACADÊMICOS DO BOI - "Roda gira flor baiana / quero ver você girar / roda gira nessa roda / vem meu samba apimentar". A vermelho e branco de Santa Eugênia levou pra avenida Marechal Floriano o enredo "Da África À Bahia, Seus Mistérios E Magia". Apesar do enredo manjado, é um tema que sempre gera bons sambas e este não foge a regra: é a melhor obra do Primeiro Grupo. É uma samba afro com gingado, de refrões brilhantes, principalmente o central "Baiana balaio grande (e fé) / seu tempero tem magia (axé) / vatapá apimentado, abará e acarajé / na roda o capoeira / saúda Olodum no afoxé". A saída desse refrão central para o inicio da segunda parte também é magnífica. Evidentemente o belo samba contribuiu para o "Boi" conquistar o terceiro lugar. Compensou o erro de 2008, quando homenageou o prefeito da cidade Lindeberg Farias, onde quase fora rebaixada por motivos políticos. O sambinha serviu apenas como jingle para a reeleição do atual prefeito.

INDEPENDENTE DE NOVA AMÉRICA - "A voz do povo é a voz de DEUS / é liberdade de expressão / é Independente axé / é paz amor e união". A azul e branco do bairro Nova América revelou para o mundo do samba o grande interprete Neguinho da Beija-flor, que pode vir a ser o tema da escola em 2010. Em 2009 a escola apresentou o enredo "Escrava Anastácia, A Força Da Raça", que não só exalta a escrava mas como toda a negritude. A obra é boa, com letra competente e uma melodia razoável. Destaque para o refrão central "O sinhozinho quis / Anastácia não / censura não calou o coração / ó Santa, guerreira / a luz da massa afro-brasileira". É impressionante como a voz do interprete Nino do Milênio - que assumiu a titularidade do carro de som da Inocentes de Belford Roxo - lembra a de Zé Paulo da Caprichosos de Pilares.

FLOR DO IGUAÇU - "Vem minha Flor / de Iguaçu querida / desabrochar mais uma vez na avenida / para falar de igualdade social / nesta festa multicolorida". A verde e branco do bairro Cerâmica encerrou - já na terça-feira de carnaval - os desfiles do Primeiro Grupo de Nova Iguaçu com o enredo "Igualdade Social , O Direito De Ter Direito". Atravessando sérios problemas financeiros, a agremiação da Rua Gama trouxe um contingente pequeno, mais mostrou muita garra e cantou um samba de melodia reta e cadenciado. Já a letra possui clichêzinhos básicos e chega a fazer uma menção ao presidente dos E.U.A. Barack Obama no trecho "bem longe / mas pra se orgulhar / temos um negro liderança popular".

O Segundo Grupo é disputado no sábado de carnaval somente com três escolas onde a campeã automaticamente tem vaga assegurada ao Grupo Principal de Nova Iguaçu.

UNIDOS DE TRÊS CORAÇÕES - "Pra Parintins (eu vou) / Pra ver meu boi bumbá / Três Corações chegou (é show) / a festa vai começar". A campeã do Segundo Grupo de 2009 apresentou o enredo "Parintins, A Festa Vai Começar" que homenageou o município amazonense de Parintins, contando assim sua história, sua cultura e calor, a famosa Festa do Boi Bumbá. A azul e branco de Três Corações apresentou o melhor samba do ano em Nova Iguaçu. Um sambão valente do começo ao fim com dois refrões fantásticos e pegajosos e uma melodia de dar inveja. Destaque para o gostosíssimo refrão central "Ecoa a voz lá na floresta / tem no folclore mitos tradicionais / maravilhoso Garantido e Caprichoso / e a pajelança em lindos rituais". Agora tá explicado porque foi a escola que teve a melhor comunicação com o público.

UNIDOS DE SANTA CECÍLIA  - "Parece coisa de mágica / como pode acontecer? / assistir ao mundo inteiro / numa tela de TV". Que me desculpe a comunidade da Santa Cecília, mas a escola trouxe o pior samba do ano, incluindo os de todos os grupos do Rio de Janeiro. Também pudera: o enredo "Televisão, Fantasia E Imaginação Na Era Da Digitalização, Com A Santa Cecília É Só Apertar O Botão" - que conta a história da TV brasileira - deve ter gerado um leque de sambinhas horrorosos em sua eliminatórias. O samba é muto ruim e trash convicto. Preste atenção nesse trecho, amigo: "Através da tela de TV / isso eu falo pra você / minha cultura expandiu / já conheço o mundo inteiro / dos pés a ponta do cabelo / sem nunca ter saído do Brasil / agora evoluiu / nosso aparelho não é mais um caixotão..." PARA, PARA, PARA TUDO... PUTZ!!! CAIXOTÃO??? E esse trecho é da segunda parte... imagine o samba inteiro??? A melodia é um atentado ao sambista de tão horrível, arrastada. E pra completar a baba, o possante intérprete Caju me parece ter uma voz insuficiente. Simplesmente o pior do ano, disparado.

TUPI DE AUSTIN - "Inaô / Saluê Malê / É o grito de alerta, para a juventude crer". Mais uma agremiação tradicional do município iguaçuano, a Tupi de Austin encerrou o mini desfile do Segundo Grupo com o enredo "Da Liberdade À Ascensão, O Negro Na Sociedade". O tema afro/social mostra a ascensão do negro na educação desde a abolição da escravatura. O samba não é fraco, não tem nada de mais. A melodia é genérica toda a vida.

A Rádio Tropical Solimões 830 AM divulga o carnaval iguaçuano no Programa "Samba, cultura e carnaval" que vai ao ar todos os sábados de 11 ao meio-dia.

-----------------------------------------------------------------------------------

Enquanto algumas escolas de Nova Iguaçu estão numa crescente, por outro lado, a gloriosa Leão de Nova Iguaçu, que chegou a desfilar no Grupo Especial, caiu para o Grupo E.  A falta de credibilidade com a prefeitura, dívidas e mais dívidas, o desgaste político que consequentemente fizeram com que a escola perdesse a sua identidade perante à sua comunidade foram fatores preponderantes para o Leão despencar em menos de seis anos do Grupo de Acesso A para o Grupo E. Em 2009, alguns abnegados tentaram de todas as formas e conseguiram colocar a escola pra avenida, mas não teve jeito. Essa é a hora da comunidade mais do que nunca abraçar o Leão, pois o bicho está ferido, mas não morto.

-----------------------------------------------------------------------------------

Um banho de tambor

O Salgueiro banhou a Sapucaí de vermelho e branco, acabando assim com um incômodo jejum de 16 anos sem vencer o carnaval carioca. A simplicidade do enredo "Tambor", desenvolvido pelo mago Renato Lage, possibilitou um desfile que, se não foi impactante quanto o de 1993, com toda certeza foi a melhor apresentação de 2009. Nada daquelas viagens estapafúrdias ou tema patrocinado. Foi a vitória da simplicidade e do bom gosto.

É questão de tempo I

A Portela comemorou o terceiro lugar como se tivesse ganhado o campeonato, e com toda razão do mundo. Apesar do enredo que os próprios carnavalescos complicaram, a Águia fez um ótimo desfile sem erros gritantes e com impacto visual surpreendentemente positivo. É notável que, depois do desastre de 2005, a Portela está evoluindo muito e com toda certeza brigará pelo título de 2010. O fim do jejum está próximo, é só questão de tempo.

É questão de tempo II

Se a Portela vem nos últimos anos evoluindo positivamente, o mesmo não se pode dizer da Mocidade. A gestão Paulo Vianna sem dúvida é a pior de toda a história da escola que se apequenou. E graças aos jurados que a escola permaneceu no Grupo Especial. Quem viu os áureos tempos em que a verde e branco de Padre Miguel SEMPRE brigava por campeonatos, com desfiles maravilhosos, sente muita tristeza. Paulo Vianna: se você ama a Mocidade, então renuncie, pois o rebaixamento para o Grupo de Acesso A é questão de tempo.

Derrubaram o Império

A maior injustiçada na apuração foi o Império Serrano. Tá certo que a escola fez um desfile de acordo com a sua realidade, visualmente falando. Mesmo assim, superou todas as adversidades com muita garra e energia, empolgação e sobretudo emoção. Infelizmente, os jurados não entenderam.

S.O.S Lucas

O Galo de Ouro está atravessando a pior crise de sua gloriosa história. Atolada em dívidas, a escola mais uma vez caiu, agora para o Grupo D. Nesse momento, a Unidos de Lucas precisa se renovar o mais rápido possível. Comunidade a escola tem!

O grande vencedor de 2009

1976 foi o ano da estreia de Neguinho da Beija-Flor no carnaval interplanetário. 2009, Luiz Antonio Feliciano Marcondes reestreava para a vida. Parabéns Neguinho, mas somos nós, sambistas, que o agradecemos. Muito OBRIGADO. 

ESQUENTAS

- Quando é que a Grande Rio vai ganhar um título, com toda grana e pompa que tem?

- Quem estava puxando o samba da Imperatriz na Avenida? Sergio Malandro ou Paulinho Mocidade? IÁAAAAAAAAAAA!!!!!!

- E o carro "Liberdade, Liberdade" da Imperatriz? Tem escola do Grupo E que faria melhor, hein?

- A Estácio foi outra agremiação absolutamente "garfada" pelos julgadores de araque. O Leão merecia no mínimo um vice da LESGA.

- É pra ficar desconfiado dos jurados do quesito samba-enredo em que a Beija-Flor ganhou nota máxima de todos eles. 

- Quem vai levar pra casa o "Troféu Melancia de Itu na cabeça"? Presidente Lula e D. Marisa? O rei Roberto Carlos? Ou o vira-lata Sapucão?

-----------------------------------------------------------------------------------

QUE O NOSSO TAMBOR CONTINUE SEMPRE A RUFAR DENTRO DE NÓS, GRAÇAS A DEUS!!!

Um grande abraço e até a próxima, amigo sambista!!!

Luiz Carlos Rosa
luizfuga@yahoo.com.br