PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Carlos Rosa

A QUESTIONÁVEL VITÓRIA DO REI

18 de março de 2011, nº 11, ano III

Amigo sambista,
  
O Rei, a taça e a comunidade: resultado? 12° campeonato da Beija-Flor
 
Tudo bem que a Beija-Flor foi a campeã, fez um belo desfile, a escola veio mais leve, a comunidade cantou muito, mas não foi aquela conquista arrebatadora como em outros tempos. Sinceramente achei o resultado bastante exagerado na minha visão. Parece que só ela desfilou e as outras apenas passaram.
 
Tanto a Beija-Flor como a vice-campeã Unidos da Tijuca tiveram um desempenho similar mas com um único detalhe que fez a diferença: a escola nilopolitana tinha uma carta na Manga... um Rei. E sem querer, a Beija-Flor se viu como coadjuvante de Roberto Carlos, o grande vitorioso deste carnaval.
 
Mas voltando a falar do resultado, a diferença de pontos entre uma e outra fora de UM PONTO E MEIO, uma verdadeira mentira! Quem viu os dois desfiles sabem do que estou falando!
 
Não é chororô, não! Nos últimos anos é sempre assim: quando uma determinada agremiação "joga um papel higiênico no chão" é descontado cinco ou seis décimos. Se o mesmo erro é cometido pela Beija-Flor, dificilmente é penalizada por mais de dois décimos.
 
Aliás, os jurados queriam aparecer mais do que o próprio Roberto Carlos. Inventaram notas absurdas, a pior delas um 9,0 pra bateria da Mangueira que fez uma apresentação simplesmente fantástica, emocionando a todos que estavam assistindo ao desfile. Uma ousadia que durou meses de trabalho pra receber na apuração um simples 9. Será que a Manga repetirá esta mesma ousadia em 2012?
 
É preciso mais do que nunca uma reformulação do quadro de jurados! E isso é pra ontem!
 
.......................................................................................................
 
E por falar na Mangueira, durante o seu desfile, uma imagem me chamou a atenção: uma falha grosseira de acabamento no abre-alas, mas especificamente no símbolo maior da escola: o surdo um, que estava com a madeira à mostra. Dias depois, para minha surpresa (e evidentemente de todos os sambistas) divulgaram um video na internet, o momento em que o passista Serginho do Pandeiro - um dos grandes destaques da Manga - rasga sem demonstrar algum sentimento (a não ser a vaidade) o forro que reveste o surdo um. Uma cena inacreditável, grotesca e sobretudo chocante! Como um cara que desfila há anos na Mangueira, que se diz mangueirense, faz uma atrocidade deste tamanho? É como se algum portelense sem mais sem menos depenasse a Águia, ou um imperiano quebrasse a Coroa ou um estaciano cortasse o rabo do Leão.
 
Sem dúvidas a verde e rosa foi severamente punida em Alegorias e Adereços devido a um indivíduo que não queria estragar sua perfomance ou levar um escorregão. UM ATO BABACA E INADMISSÍVEL. Veja o video desta selvageria:

 
 
............................................................................................................................
 
A Renascer de Jacarepaguá nunca foi a favorita pra conquistar o Acesso A 2011. Com o enredo "Águas de Março", a Pomba fez um desfile apenas razoável, mas com muita garra dos componentes mesmo debaixo de muita chuva. Plasticamente estava bem comum em relação às favoritas Cubango, Viradouro, Império da Tijuca e Rocinha. E a pergunta que não quer calar: A RENASCER MERECIA O TÍTULO DIANTE DESTE ASPECTO? Não! As outras agremiações citadas acima fizeram desfiles bem melhores que a campeã. Mas a Renascer nos ultimos sete ou oito anos sempre chegou perto de alcançar a tão sonhada vaga para o Grupo Especial. E evidentemente que era a vez dela. Parabéns Jacarepaguá!

 
Representantes da Renascer comemoram o tão esperado título
 
............................................................................................................................
 
ESQUENTAS
 
- Impressionante! Nem mesmo com nove escolas na disputa, a Mocidade não consegue chegar ao Sábado das Campeãs.
 
- Parodiando Professor Raimundo "E o prestígio da Mocidade na Liga ô!"
 
- Grande Rio vai de "Superação" em 2012! E a Tijuca? Será que vai de "Injustiças"?
 
- Mestre Pinduca deve estar surdo!
 
- Será que se fosse julgada, a Ilha teria feito um desfile tão magnífico quanto aquele?
 
- A transmissão da Globo é um pé no saco!
 
- A comunidade de Pilares não merecia esta previsível queda da Caprichosos!

............................................................................................................................
 

QUE O NOSSO TAMBOR CONTINUE SEMPRE A RUFAR DENTRO DE NÓS, GRAÇAS A DEUS!

Um grande abraço e até a próxima, amigo sambista!

Luiz Carlos Rosa
luizfuga@yahoo.com.br