PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Carlos Rosa

DUAS CAMPEÃS POR ANO? E SE A REGRA DE 1984 VINGASSE?

Quantos títulos tem a Portela? 20 ou 21? A Mangueira realmente ganhou dois títulos em 1984? Em que posição ficou o Salgueiro neste mesmo ano? Quarto lugar de domingo ou sétimo na classicação geral? E se a regra de proclamarem duas campeãs por ano (uma no domingo e outra na segunda-feira de carnaval) tivesse vingado?

É amigo, lá se vão exatos 25 anos e o "superpolêmico" campeonato de 1984 ainda dá muito pano pra manga.

Sabe aquela boa conversa de botequim, com seus amigos, cervas bem geladas e tiragostos? Pois é, aconteceu comigo um dia desses. O assunto pode ser futebol, política, mulherada, samba... por aí vai. E nesses casos sempre tem um camaradinha pra levantar uma polêmica: ''AÍ AMIGO, DE 84 PRA CÁ SÓ DEU BEIJA-FLOR, QUE TEM MAIS TÍTULOS QUE A MANGA E A PORTELA JUNTAS!!!" A partir daí, o emocional entra em campo e a razão é jogada pra escanteio: "A MANGUEIRA É A ÚNICA SUPERCAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA!!!", "AHHH, MAS A MINHA IMPERATRIZ TEM UM TÍTULO A MAIS QUE A SUA MANGA NA ERA SAMBÓDROMO!!!" Depois de muito blábláblá, um amiguinho que estava quietinho no canto, bebendo sua cervejinha, deixou todo mundo perplexo com a sua opinião: ''SE A LIESA NÃO EXISTISSE, A MINHA UNIÃO DA ILHA TERIA SIDO A CAMPEÃ DO DESFILE DE DOMINGO, EM 1989. INFELIZMENTE, A LIGA ACABOU COM A REGRA DE TEREM DUAS CAMPEÃS POR ANO E O SUPERCAMPEONATO!!!". Na hora ninguém levou muito a sério, mas com o tempo resolvi pesquisar na internet. Procurei saber sobre a classificação geral e pontuações desde o ano de 1984. E aí resolvi voltar no tempo...

Naquele longinquo ano de 84, o então governador do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola e a AESCRJ (Associação das Escolas de Samba) estabeleceram "novas regras" para o certame: os desfiles foram divididos em dois dias (domingo e segunda), e, consequentemente, esses dias valeriam um campeonato cada. E mais: foi disputado tambem um Supercampeonato no sábado seguinte com os três melhores de domingo e segunda-feira de carnaval, além do campeão e o vice do Grupo de Acesso.

Só para refrescar a memória: a campeã do desfile de domingo foi a Portela, a de segunda-feira a Mangueira, que também ficou com o Supercampeonato.

Em julho de 1984, algumas agremiações literalmente abandonaram a Associação, fundando assim a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba). E com a chegada da LIESA, o regulamento que apontava duas campeãs no mesmo ano fora abolido.

Mas, a pergunta que fica é... "E SE O REGULAMENTO DA ASSOCIAÇÃO TIVESSE VINGADO??? SERÁ MESMO QUE A ILHA GANHARIA NO DOMINGO DE CARNAVAL DE 1989??"

Confira abaixo quem seria campeã no domingo e na segunda-feira de carnaval, levando-se em conta o maior somatório de pontos em cada dia.

ANO

CAMPEÃ DE DOMINGO

CAMPEÃ DE SEGUNDA

1984

Portela

Mangueira

1985

Mocidade

Beija-Flor

1986

Império Serrano

Mangueira

1987

Mangueira

Mocidade

1988

Salgueiro

Vila Isabel

1989

União da Ilha

Imperatriz

1990

Beija-Flor

Mocidade

1991

Imperatriz

Mocidade

1992

Imperatriz

Estácio

1993

Imperatriz

Salgueiro

1994

Imperatriz

Salgueiro

1995

Portela

Imperatriz

1996

Mocidade

Imperatriz

1997

Mangueira

Viradouro

1998

Portela/Mangueira

Beija-Flor

1999

Viradouro

Imperatriz

2000

Mocidade

Imperatriz

2001

Beija-Flor

Imperatriz

2002

Beija-Flor

Mangueira

2003

Grande Rio

Beija-Flor

2004

Unidos da Tijuca

Beija-Flor

2005

Unidos da Tijuca

Beija-Flor

2006

Vila Isabel

Viradouro

2007

Mangueira

Beija-Flor

2008

Salgueiro

Beija-Flor

* Em negrito, as escolas campeãs do carnaval da Era Liesa, e que, na teoria seriam as supercampeãs dos respectivos anos.

RANKING DAS CAMPEÃS:
Portela 21
Mangueira 18
Beija-Flor 11
Império Serrano 9
Salgueiro 8
Imperatriz 8
Mocidade 5
Vila Isabel 2
Unidos da Tijuca 1
Vizinha Faladeira 1
Unidos da Capela 1
Estácio 1
Viradouro 1

COM A REGRA DA ASSOCIAÇÃO, COM DUAS CAMPEÃS POR ANO, O RANKING DE CAMPEÃS FICARIA ASSIM:
Mangueira 24
Portela 23
Beija-Flor 21
Imperatriz 18
Salgueiro 12
Mocidade 11
Império Serrano 10
Vila Isabel 4
Viradouro 4
Unidos da Tijuca 3
Estácio 2
Vizinha Faladeira 1
Unidos da Capela 1
União da Ilha 1
Grande Rio 1

Detalhes: se a regra da Associação fosse mantida pela LIESA:

- O jejum de títulos da Portela seria de 10 anos e não 25, o que minimizaria o sofrimento dos portelenses.
- Tanto a União da Ilha como a Grande Rio entrariam na galeria das escolas campeãs do carnaval carioca, com um campeonato cada..
- A Mangueira seria a escola com mais campeonatos conquistados: 24 - um a mais que a Portela.
- A Beija-Flor ficaria coladinha em número de títulos com relação à Portela: 21, contra 23 da Águia.
- O Império Serrano só teria um campeonato a mais, graças ao desfile de domingo em 1986.
- A Imperatriz teria um hexacampeonato seguido: tetra no domingo de carnaval (1991 a 1994) e um bi na segunda-feira de carnaval (1995/96). A agremiação Leopoldinense, de quebra, seria a quarta escola com mais títulos: 18.
- A Unidos da Tijuca acabaria de vez com um jejum de mais de seis décadas com um bicampeonato (2004/05), ambos no domingo de carnaval.

Acabei mostrando a pesquisa para meus amigos de botequim. Aí todos concordariam: "É, SERIA BOM PRA TODO MUNDO!!!". Seria mesmo????

----------------------------------------------------------------

Essa historinha aqui aconteceu na rádio que tem nome de uma emissora de TV, mas que infelizmente fora extinta (não é aquela com nome índigeno). O competente locutor, após a apuração do ano passado, anunciou o Império Serrano como campeã do Grupo de Acesso e mandou o sonoplasta colocar o samba no ar, pra galera cantar e festejar. E não é que o sonoplasta colocou o samba do IMPÉRIO... da TIJUCA? O samba da escola do Morro da Formiga chegou a tocar umas três vezes e nada do "sono" consertar o erro que cometeu. Coitado do locutor que, mesmo assim, tocou o barco pra frente, no maior astral... HEHEHEHEHE!!!!


-----------------------------------------------------------


Quero agradecer de coração ao Mestre Maciel por ter me dado a chance de redigir um texto.

QUE O NOSSO TAMBOR CONTINUE SEMPRE A RUFAR DENTRO DE NÓS, GRAÇAS A DEUS!!!

Bom carnaval pra todos!!!!!!

Luiz Carlos Rosa
luizfuga@yahoo.com.br