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LIRA DE OURO

LIRA DE OURO

PRESIDENTE Rodrigo Oliveira
VICE-PRESIDENTE Claudinho Silva
CARNAVALESCO  João Sane Malagutti
INTÉRPRETE  indefinido
CORES Vermelho, Ouro e Branco
FUNDAÇÃO 09/2006

Fundada pelo nosso Presidente de Honra Rodrigo Dula em 4 de Setembro de 2006. A Lira de Ouro foi fundada para os integrantes brincarem de Carnaval, como se fosse Carnaval Real. Na tentativa de sonhar ser um Presidente, Intéprete, Carnavalesco, etc...

Sempre fui completamente apaixonado pelo desfile das escolas de samba. Colecionando primeiro os LPs e depois os CDs de samba de enredo, vendo e revendo empolgadamente os desfiles, freqüentando os sambódramos e pesquisando incansavelmente tudo sobre as escolas de samba.

Foi assim que, um dia estava procurando por sites sobre carnaval, quando me deparei com um link que apontava para uma liga de escolas de samba virtuais – a LIESV.

Virtuais? Eu pensei... Por curiosidade entrei nesse site e descobri que as escolas virtuais realmente existiam. Tinham bandeira, enredo, samba e inclusive participantes apaixonados...

Uma delas, a Imperatriz Paulista, tinha até desenho de camisa e quadra virtual em seu site... Minha curiosidade aumentou. Queria saber como era um desfile virtual. Até que, alguns anos depois, tive a oportunidade de acompanhar,através daquele mesmo site, uma noite de desfiles. Foi aí que pude perceber que as escolas de samba virtuais existem para além da virtualidade. Logo entendi que os princípios de uma escola “virtual” e os de uma “real” são os mesmos: a paixão de seus participantes e a vontade de cair na folia através da arte.

Logo nasceu a vontade de participar desse verdadeiro carnaval virtual. Comecei conversar com seus participantes e a conhecer cada vez melhor a proposta desses desfiles. Resolvi, então, fundar uma escola de samba virtual. Nasceu, assim, a Lira de Ouro.

Agora, essa paixão em vermelho-e-branco que traz como símbolo seu próprio nome, uma lira de ouro, prepara-se para o seu primeiro desfile. Saudando as escolas co-irmãs e seus participantes. E,pretendendo fazer parte desse fascinante desfile das escolas de samba virtuais.Será um desfile que homenageará, exatamente, essa paixão de quem não consegue e nem sequer pretende esconder a emoção quando vê uma escola de samba na passarela. Seja ela real ou virtual.

Após o término dos desfiles do Grupo de Avaliação 2008... 

Surgiu uma fusão. Onde quatro Agremiações Virtuais não conseguiram o objetivo maior que seria uma vaga no Grupo de Acesso da LIESV. Após o surgimento de propostas, o então atual Presidente de Honra da Lira de Ouro Rodrigo Dula, resolve propÔr uma fusão entre essas quatro agremiações, sendo elas: G.R.E.S.V. Tigres de Niterói (Presidente: Rodrigo Oliveira), G.R.E.S.V. União de Niterói (Presidente: Claudinho Silva), G.R.E.S.V. Renascer de Meriti (Presidente: Matheus Bernardo) e O G.R.E.S.V. Lira de Ouro (Presidente: Rodrigo Dula).

Todos seus respectivos Presidentes aceitaram a fusão e resolveram criar uma escola no Conselho de Avaliação das Escolas de Sambas Virtuais (CAESV) 2009 juntos. Após uma longa discussão sobre o nome, é resolvido que o nome mais bonito das quatro Agremiações Virtuais seria o nome do G.R.E.S.V. Lira de Ouro.

Para ocorrer mudanças, e oficializar de vez a fusão, o G.R.E.S.V. Lira de Ouro se modifica se tornando a U.E.S.V. Lira de Ouro. Usando o "Lira de Ouro" mas mudando as iniciais e o pavilhão, continuando o G.R.E.S.V. só que com outra administração.

Após as mudanças, a Lira de Ouro passa a se chamar: União das Escolas de Samba Virtuais (U.E.S.V.) Lira de Ouro, deixando como mascote um tigre, simbolo de uma agremiação que se juntou (G.R.E.S.V. Tigres de Niterói).

Em 2009, a Lira conquistou o título do Grupo de Avaliação (CAESV) e irá estrear em 2010 na LIESV, pelo Grupo de Acesso.

Ano

Enredo

Colocação

2010 Currus Navalis - Da Origem à Trajetória do Carnaval -
2009 Ciclus, o Homem e suas Metamorfoses...

1º (CAESV)

2008 Evohé! E o Meu Coração Se Deixou Levar... Da Lira eu Sou! E Nunca Poderei Negar!

18º (CAESV)

SINOPSE ENREDO 2010

Currus Navalis - Da Origem à Trajetória do Carnaval

Senhoras e Senhores para o mundo da folia: "Currus Navalis", da origem à trajetória do carnaval"

Sinopse de Enredo

Num sonho delirante de folião, a Lira de Ouro conta a História do carnaval através de sua origem e seus ícones internacionais reavivando a tradição carnavalesca que fez nascer o Brasil para o mundo como o país do carnaval.

Justificativa:

A “Lira” Apresenta o Carnaval

A origem é baseada nos sincretismos religiosos que culminaram duma festa pagã com início na Grécia e Roma Antiga quando o festejo nas ruas dessas cidades se fazia um préstito em torno de um enorme carro em forma de navio dedicado ao deus Dionísio ou Baco. Sob a luz de fogueiras, folhas de parreiras e vestes extravagantes, mulheres e homens eram seduzidos a viver a intensa delicia de celebrar a chegada das colheitas. Eram as Saturnais. Havia uma completa inversão da ordem social, onde era possível ver nas ruas de Roma escravos transformados em homens livres, homens que se vestiam de mulheres ou senhores que se deixavam subjugar pelos próprios escravos. As sementeiras, flores, trigos e as parreiras entoavam as festas, até que, ao chegar o Cristianismo, as comemorações foram expurgadas das mitologias. Sob a égide do cristianismo, para além das brincadeiras, surgiram máscaras, que se relacionavam ao culto dos mortos. Estar mascarado seria também uma forma de espantar os maus espíritos.

O Entrudo

Em Portugal, os primeiros registros das comemorações carnavalescas datam de finais do século XV, era freqüente que as pessoas se envolvessem à bordoada e aproveitassem o pretexto da festa para saldar algum ajuste de contas pendente. Na altura, era normal celebrar o Entrudo à colherada, quando se juntavam enormes grupos em batalhas campais para digladiarem. Atiravam-se também cabaças de cera com água de cheiro, tangerinas, bolos, pasteis de natas e também se usavam finos tubos de vidro pelos quais se sopravam feijão e milho, isto para não falar das luvas de areia que serviam de arremesso para tentar derrubar os chapéus de quem passava na rua.

O Baile de Máscaras

Tentou-se por cobro a estes excessos aplicando-se algumas iniciativas como os bailes em clubes “socialmente” bem freqüentados ou as batalhas de flores, que ainda hoje existem, por exemplo, no Carnaval de Loulé. Assim, durante algumas décadas, o Carnaval perdeu piada e prestígio, resumindo-se a uma brincadeira de crianças mascaradas e mais algumas tropelias de foliões em teatros e circos. Hoje em dia recuperou créditos, tornando-se até no ex-líbris de algumas vilas e cidades em Portugal, numa festa que envolve autarquias, empresários e muitos milhares de foliões, cheios de alegria. Como se costuma dizer, no Carnaval ninguém leva a mal...

O Entrudo Chega ao Brasil

Influenciado pelas festas européias, o entrudo chega ao Brasil trazendo personagens como Pierrô, Colombina e Rei Momo. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos Carros Alegóricos, típicos das Escolas de Samba atuais.

As Escolas de Samba

Com a presença dos escravos negros e a sua musicalidade, a influência dos desfiles das Mães de Santos ornamentadas de colares. A festa foi descendo os morros e se popularizando. Esse crescimento se deu com a ajuda das Marchinhas Carnavalescas. O clima de nostalgia que tocava o coração foram dando espaço para a musicalidade popular e os festejos e fantasias que vinham dos morros. Surge a primeira Escola de Samba, surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, no Bairro do Estácio. A partir dai o Carnaval de Rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas Escolas de Samba no Rio de Janeiro e também em São Paulo.Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O Carnaval nas Ruas

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o Carnaval no ritmo do Frevo e do Maracatu. Na cidade de Salvador, existem os Trios Elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos Blocos de Rua e do Afoxé Filhos de Gandhi e do surgimento da Guitarra Elétrica de Dodô e Osmar sobre os Trios Elétricos. O batuque negro também envolveu a celebração de ritmo e dança, destacando-se o samba, presente em quase todos os Estados, e o frevo, particular manifestação do Estado de Pernambuco. Na Europa e Américas, o carnaval é comemorado com muitas fantasias, intrumentos nas ruas, contudo, algumas possuem tradições que tornaram-se ícones carnavalescos de luxo e grandiosidade como os desfiles em Veneza com as máscaras de seda, as mamas-viejas e gramileiros no Uruguai, os Rei dos gatos na Noruega, brincadeira em que quem matar o gato de brinquedo no saco, ganha a coroa e os suditos cowboys e indígenas, ou até mesmo o mais cênico carnaval de rua de todos no mundo, a luta entre o bem e o mal na Diablada boliviana cujo ícone mostra a essência entre o bem e o mal cristão que fez surgir a quaresma, cheia de mitos e lendas com vampiros, mulas sem-cabeças ou o lobisomem.

E, assim, a Lira de Ouro encerra uma história real, de festejos populares que desenharam-se pelas músicas que hoje na passarela João Jorge Trinta é cantada e ovacionada por todos.

SINOPSE DOS COMPOSITORES

Veio da Grécia, das bacantes, nas noites de folia em homenagem às colheitas em cima de currus navalis (carros navais) que as bacanais, liberdade e sonho permitiam embriagar-se de paixões passageiras e alegria.

Com o passar do tempo a cultura foi evoluindo e pelo mundo se espalhou. Em Portugal, os entrudos, os porretes e sabão de cheiro coloriam a liberdade sem censura pelas ruas da cidade.

A nobreza se encantou pela folia e deu um tom artístico e místico com os grandes bailes de máscaras. Atravessou o mar e veio ao Brasil, miscigenando a folia, com swing maneiro e batuque brasileiro que a folia modificou.

Surgiram as escolas de samba e o povo desceu dos morros para as ruas da cidade. As marchinhas, blocos carnavalescos, corsos e carros alegóricos ganharam o coração de todos enaltecendo o samba como a origem deste chão.

Ser brasileiro é orgulho, ser sambista é maravilhoso e a América do Sul se encantou e aderiu a folia do Brasil. No vermelho e branco da musicalidade da Lira de Ouro, o rufar dos tambores da “Furiosa Virtual” é o bater do coração a contar a trajetória do carnaval, a festividade mais antiga da humanidade.

J. Sane Malagutti - Carnavalesco

AOS COMPOSITORES - ELIMINATÓRIAS

Por favor ler a sinopse e concatenar as idéias com as imagens mais nostálgicas do carnaval no Brasil que será o ápice do nosso desfile. O resumo abaixo é um exemplo de concatenação que serve para orientar aos sambistas.

Regras da Eliminatória

- Não há limite de sambas para compositor, cada compositor pode inscrever quantos sambas quiser.

- Será OBRIGATÓRIO duas passadas na gravação do Samba Enredo.

- É opcional a presença de bateria, cavaquinho ou qualquer outro instrumento para acompanhar a gravação com o Samba Enredo.

- Todos sambas deverão ser enviados para o email liradeouro@hotmail.com ou diretamente para o Presidente Administrativo da agremiação pelo YahooMessenger ou pelo Messenger (MSN).

- Todos compositores que fizerem sambas, terão que aceitar qualquer alteração no seu respectivo Samba-Enredo.

- Qualquer dúvida sobre a eliminatória entre em contato com o email liradeouro@hotmail.com ou diretamente para o Presidente Administrativo da agremiação pelo Yahoo Messenger ou pelo Messenger (MSN).

- Até a data de entrega do Samba-Enredo, os sambas que já foram enviados poderão passar por modificações se o compositor achar melhor.

- Letra Oficial do Samba-Enredo (Não poderá ser feita modificação)
08 de Novembro de 2009

- Aúdio Oficial do Samba-Enredo (Não poderá ser feita modificação)
08 de Novembro de 2009

Convite do Presidente Administrativo (Rodrigo Oliveira)

Anuncio que os compositores que ganharem as eliminatórias, serão convidados a compor o Hino Oificial da U.E.S.V. Lira de Ouro. Não será obrigatório fazer o Hino, mas vamos convidar primeiro os compositores vencedores. Caso eles não aceitem compor nosso Hino, a diretoria da Lira de Ouro irá abrir um concurso para escolha do nosso Hino, onde todos compositores da LIESV poderão entrar na disputa.

Leia a sinopse de 2009 da Lira