PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

JAIRO BRÁULIO

JAIRO BRÁULIO

       

    

        Ano de nascimento: 1942

 

 

       

                                                                   

   
          O cantor e compositor Jairo Bráulio pertenceu à ala de compositores da Leão de Nova Iguaçu desde que a escola ainda era bloco carnavalesco. Também foi um dos principais intérpretes da escola durante uma década, além de ter integrado também a ala de compositores de outras escolas de samba, entre elas, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Ponte.

          A Leão de Nova Iguaçu teve uma carreira meteórica no carnaval carioca. Desde que se transformou em escola de samba, em 1987, foi subindo de grupo a cada ano. Em 1991, a escola desfilou no Sambódromo no Grupo A e, pela primeira vez, classificou-se para o Especial. Jairo Bráulio foi o puxador naquele ano, defendendo o samba "Quem te viu, quem TV". No ano seguinte, com o belo samba "Janete Clair e o Leão na selva de ilusões", a escola da Baixada Fluminense abriu o desfile do Especial e, apesar da boa apresentação, não conseguiu manter-se na elite do carnaval.

          Jairo Bráulio ajudou a entidade a firmar-se como escola e a definir seu caminho no carnaval. Aos poucos, o veterano puxador foi dividindo o posto com um outro talentoso intérprete, o jovem Pixulé, até definitivamente aposentar-se como puxador de avenida.

          Dono de uma voz suave e com excelente dicção, Jairo Bráulio também desenvolve um trabalho de cantor e compositor. Este ano, foi um dos 15 artistas da cidade de Nova Iguaçu que participou do CD "Carcarás da cidade", disco-homenagem a João do Vale. No CD, produzido pela prefeitura de Nova Iguaçu, o cantor interpretou a inédita "Avisa a minha nega". Também compôs músicas para Leci Brandão e o grupo Pirraça. Atualmente, Jairo Bráulio faz shows, em sua cidade natal, Nova Iguaçu.

 
INÍCIO: Leão de Nova Iguaçu, desde os tempos em que a escola era bloco carnavalesco.
Leão de Nova Iguaçu – 1987 a 1996


GRITO DE GUERRA: Avante, meu Leão de Nova Iguaçu! Olha a Baixada aí, gente!

GRITOS DE EMPOLGAÇÃO: Não tinha muitos cacos característicos. Preferia conduzir corretamente o samba. Às vezes, arriscava um "Tá bonito, meu Leão".

SAMBAS DE SUA AUTORIA: "Quem te viu, quem TV" (1991, com Adilson Magrinho, Claudinho e Mario Carabina); "O que é que a Baixada tem?" (1993, com Claudinho, Joel do Cavaco e Mario Carabina).
MAIS FOTOS DE JAIRO BRÁULIO



Jairo se apresentando no programa "Carnaval de Primeira", especial de sambas-enredo levado pela CNT em 1996, comandado pelo sambista Jorginho do Império (fotos e informações de Rixxa Jr.)