- Olha a crítica!
Era assim que o intérprete Izaías de Paula anunciava, em
seu grito de guerra, os enredos de denúncia social e de
preocupação com a problemática brasileira que
marcaram a São Clemente entre a metade da década de 80
até meados dos anos 90. O cantor acompanhou a época
áurea da escola da Zona Sul carioca, que conseguiu se manter por
cinco anos consecutivos no Grupo Especial, chamando a
atenção pelo engajamento das causas sociais defendidas,
como moradia, saúde, educação,
prevenção à vida no trânsito, menores
abandonados, violência, exploração indevida das
riquezas naturais do país e a excessiva
mercantilização do chamado “carnaval
espetáculo”.
Izaías compôs seu primeiro samba para a São
Clemente em 1979, “Louvação às três
rainhas”, em parceria com Ivo Gomes da Rocha (presidente da
escola na época). Neste mesmo período, começou a
cantar no carro de som da escola.
Em 1984, ano da inauguração do Sambódromo, a
então semidesconhecida São Clemente surpreendeu o
público ao subir para o Grupo Especial após ter chegado
em 4º lugar no Grupo 1-B, num enredo inusitado e criativo:
“Não corra, não mate, não morra. O diabo
está solto no asfalto”, advertindo sobre a
conscientização da preservação da vida e as
regras de trânsito.
No ano seguinte, na estreia na elite do carnaval carioca e com um
desfile simples, porém, bem humorado, a escola das cores amarela
e preta apresentou “Quem casa quer casa”. Izaías de
Paula, um dos autores do samba, foi muito feliz na crítica
pretendida sobre os problemas da habitação no Brasil. A
escola desceu para o Grupo 1-B, no entanto, deixou marcas pouco comuns
para uma escola dita “pequena” que recém estreava no
Grupo Especial: a São Clemente abocanhou dois prêmios
Estandartes de Ouro, concedido pelo júri do jornal O Globo:
melhor comissão de frente e melhor tema enredo.
Izaías de Paula fazia questão de ser o cantor principal
apenas nos sambas que compunha. Mantinha um revezamento com seu
parceiro Geraldão ao microfone da escola.
Em 1987, a São Clemente retornou ao Primeiro Grupo com
“Capitães de Asfalto”, um belo samba, em tonalidade
menor, composto por Jorge Madeira, Manuelzinho Poeta além do
próprio Izaías, que na infância havia sido interno
do Serviço de Assistência ao Menor (SAM). A
experiência de vida o permitiu expressar nos versos do
inspiradíssimo samba sua revolta contra o descaso com as
crianças pobres do nosso País: “Alô,
Brasil / Felicidade nunca existiu no SAM / Se hoje ele é mal
orientado / Será marginalizado / Nas manchetes de amanhã”.
Durante o desfile, permeado de ironia na discrepância entre o
luxo da vida do menino rico e a miséria da criança que
perambula pelas ruas das grandes metrópoles, a São
Clemente apresentou um grupo de meninos de rua de verdade. O desfile
emocionou a Marquês de Sapucaí e proporcionou um dos
melhores momentos da história da escola de Botafogo. Com a
apresentação, a São Clemente consegui um honroso
sétimo lugar, e marcou seu nome definitivamente na
história dos desfiles da passarela.
No ano seguinte, a escola da Zona Sul carioca mostrou um belo desfile
denunciando a violência e permaneceu no Grupo Especial ao
apresentar “Quem avisa, amigo é”. Já em 1990,
a escola apresentou aquele que viria a ser o seu melhor desfile e
até então a melhor colocação na
história da escola. “E o samba sambou”, uma
ácida crítica à excessiva
desfiguração do carnaval. Izaías de Paula gravou o
samba no disco oficial e na avenida teve o apoio de David do Pandeiro.
Em 1991, Izaías de Paula formou com Geraldão o grupo de
apoio de Sidney Moreno, que estreava no microfone principal da
São Clemente.
Para o carnaval de 1993, Izaías foi convidado para cantar na
recém fundada escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta,
formada em março de 1992. A escola é oriunda da
comunidade do Morro Dona Marta, o maior morro do bairro de Botafogo. A
MUSM surgiu de um desentendimento momentâneo entre integrantes de
alas da São Clemente com a direção da escola. Por
serem moradores da comunidade e conhecerem a tradição de
samba do local, encontraram no morro o terreno fértil para a
criação de uma nova agremiação. A Mocidade
desfilou com o enredo “Os africanos no Brasil”. no Grupo de
Avaliação da AESCRJ (equivalente à quinta
divisão do carnaval carioca), na Avenida Rio Branco e sagrou-se
campeã da categoria, tendo direito a ascender ao grupo C (quarta
divisão). Depois disso, Izaías foi reduzindo sua
participação no carnaval, casou-se com uma alemã e
foi morar na Europa.
Em 2000, Herr De Paula esteve
de passagem no Brasil e visitou a quadra da São Clemente. No CD
do carnaval 2004, numa homenagem ao veterano intérprete, o
então puxador da São Clemente, Anderson Paz, lhe prestou
uma homenagem, ao repetir o consagrado grito de guerra olha a
crítica!, na gravação do samba “Boi voador
sobre o Recife – Cordel da galhofa nacional” (Jorge
Melodia, Noronha, Marcos Zero e César Ouro), provocando um frisson para os saudosistas.
No carnaval de 2020, os intérpretes Leozinho Nunes, Bruno Ribas
e Grazzi Brasil na gravação do samba “O Conto do
Vigário” (Marcelo Adnet, André Carvalho, Pedro
Machado, Gustavo Albuquerque, Gabriel Machado, Camilo Jorge, Luiz
Carlos França e Raphael Candeia) fizeram um trocadilho com seu
grito de guerra “olha a crítica” para “olha a cítrica”.
Em fevereiro de 2021, Izaías de Paula participou da live que a
São Clemente realizou em sua quadra, em homenagem ao saudoso
fundador e ex-presidente da escola Ivo Gomes da Rocha (1930 - 1980). O
cantor relembrou sambas clássicos que a agremiação
levou para a Sapucaí. Também fez uma visita na quadra da
Mocidade Unida do Santa Marta e recebeu uma homenagem da escola.
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Início: São Clemente, na década
de 1970
Primeiro
ano como intérprete: 1979
1979, 1985, 1987, 1988 e 1990 –
São Clemente (cantor principal)
1980 a 1983 – São Clemente
(apoio)
1984, 1986 e 1989 – São Clemente
(apoio de Geraldão)
1991 – São Clemente (apoio
de Sidney Moreno)
1993 – Mocidade Unida do Santa Marta (cantor principal)
GRITO DE GUERRA: Alô, meu povão da Zona Sul.
Olha a São Clemente aí... Olha a crítica!!
CACOS CARACTERÍSTICOS: “segura, segura, segura”;
“alô bateria”; “o que é que
tem?”; “vaaaaai”.
SAMBAS DE SUA
AUTORIA:
“Louvação às três rainhas” (São
Clemente/79, com Ivo da Rocha Gomes); “Quem casa
quer casa” (São Clemente/85, com Helinho 107 e
Rodrigo); “Capitães de Asfalto” (São
Clemente/87, com Jorge Moreira e Manuelzinho Poeta);
“Quem avisa amigo é” (São Clemente/88, com
Chocolate e Helinho 107); “E o samba sambou”
(São Clemente/90 e São Clemente/2019 - reedição, com Alceu, Chocolate, Helinho 107,
Nino e Mais Velho).
DISCOGRAFIA:
- LP Blocos de Embalo 1980 (faixa Unidos de Botafogo)
- LP Sambas Enredo Grupo 1-B 1985 (faixa São Clemente)
- LP Sambas Enredo Grupo 1-B 1987 (faixa São Clemente)
- LP Sambas Enredo Grupo 1-A 1988 (faixa São Clemente)
- LP Sambas Enredo Grupo Especial 1990 (faixa São Clemente)
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