PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

ITO MELODIA

ITO MELODIA

 

     

   

 

 

    Nome completo: Acraílson Forde

 

 

 

    Ano de nascimento: 1969

    

                                                                     

   
         Ito Melodia é um intérprete de linhagem nobre. Filho do legendário Aroldo Melodia – marca registrada da União da Ilha do Governador – herdou do pai o mesmo timbre de voz e o talento para interpretar sambas. Ito começou a freqüentar desde criança a quadra e as rodas de samba na União da Ilha, acompanhando o pai. Em 1992, Ito começou a ser preparado para substituir Aroldo. Foi apoio no carro de som da escola e gravou o clipe do samba “Sou mais minha Ilha”, nas chamadas de tevê do Carnaval Globeleza. Em 1996, finalmente foi alçado à condição de intérprete principal da União da Ilha, dividindo o cargo com Aroldo para cantar o samba enredo “A viagem da pintada encantada”. No ano seguinte, já com Aroldo aposentado, Ito foi o protagonista, conduzindo a escola com o samba “Cidade Maravilhosa – o sonho de Pereira Passos”.

Logo após o carnaval de 97, a direção da União da Ilha contratou Rixxa para cantar o samba da escola e Ito Melodia foi dispensado. O jovem aceitou o convite para cantar na Unidos do Porto da Pedra, no carnaval de 99, no Grupo de Acesso. A escola de São Gonçalo conquistou o vice-campeonato na categoria e ascendeu ao Grupo Especial. Ito permaneceu três anos no tigre vermelho e branco. Um convite irrecusável o fez voltar à sua “escola de coração” União da Ilha em 2002, ano em que a escola insulana retornava ao Grupo de A.

Ito Melodia tem um estilo semelhante ao de Aroldo: dá ênfase à vibração e empolgação sem esquecer de uma correta condução do samba durante os desfiles. Sendo um nome do primeiro time de intérpretes, Ito também é requisitado para defender sambas nas disputas de outras escolas. Em 2002, foi um dos compositores do samba da Unidos da Ponte, agraciado com o Estandarte de Ouro de melhor samba do Grupo de Acesso. Em 2010, após abrir os desfiles do Grupo Especial em grande estilo, Ito recebeu o Estandarte de melhor intérprete. Também obteve o simbólico Prêmio Sambario de melhor puxador. Em 2011, repetiu a dose e ganhou pelo segundo ano seguido o Estandarte de Ouro. O terceiro viria em 2016. Em 2017, cantará também na Mocidade Alegre, ao lado de Tiganá.

 
Início: União da Ilha do Governador 

Primeiro ano como intérprete: 1996 

1992, 1994 e 1995 – União da Ilha (apoio de Aroldo Melodia e Quinho) 

1996 – União da Ilha (junto com Aroldo Melodia) 

1997 – União da Ilha 

1999 a 2001 – Porto da Pedra 

Desde 2002 – União da Ilha

2006 a 2009 - Combinados de Sapopemba (São Paulo)

Desde 2011 - Cova da Onça (Uruguaiana-RS)

2011 - Barreiros (Vitória-ES)

2012 - Mocidade Alegre do Pedregulho (Guaratinguetá-SP)

Desde 2012 - Grupo dos Quinze (Niterói-RJ)

2017 - Mocidade Alegre (São Paulo, ao lado de Tiganá)

 

GRITO DE GUERRA: Alô, minha Ilha! Escola do meu coração e de vocês também! Segura a marimba! Cativa aí! Caraaaambaaa!

 

CACOS DE EMPOLGAÇÃO: caramba!”; “cativa aí”; “ah, moleque!”; “canta, minha Ilha”; “sim”; “lindo, lindo, lindo”; “coisa linda”; “brinca, bateria”.

 

SAMBAS DE SUA AUTORIA:“Tancredo Neves, o mártir da Nova República” (Ponte/2002, com Gugu das Candongas, Jefferson Martins, Nélio Marins e Pardal); “De Graham Bell a Sérgio Motta – um salto para a modernidade” (Ponte/2003, com Gugu das Candongas, Jefferson Martins e Maurício Miranda); "Pode Preparar o seu Confete, que este Ano na Avenida tem Manchete" (Dendê/2009, com Barbieri, Marquinhus do Banjo e Timbó); "Dom Quixote de la Mancha... O Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis" (União da Ilha/2010, com Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco, Arlindo Neto, Gugu das Candongas, Marquinho do Banjo, Barbosão e Léo da Ilha); "O Mistério da Vida" (União da Ilha/2011, com Gugu das Candongas, Marquinhus do Banjo, João Paulo, Márcio André Filho e Arlindo Neto)

 

Estandarte de Ouro: Melhor Samba do Grupo A (2002) e Melhor Intérprete do Grupo Especial (2010, 2011, 2016 e 2017). Ganhou também o Prêmio Sambario de melhor intérprete em 2010, o Estrela do Carnaval de intérprete do Especial em 2013, o Sambanet de melhor intérprete do Grupo Especial em 2014 e o Tamborim de Ouro de Voz da Avenida em 2011 e 2015.

MAIS FOTOS DE ITO MELODIA



Cantando e posando com Quinho


Ito de branco no meio, enquanto Pixulé (D) solta o gogó



Cantando com o pai, Aroldo, no desfile da Ilha de 2002 nas duas primeiras fotos acima e, na última, pai e filho cantam nos preparativos para o carnaval de 2005

Ito Melodia (ao fundo, de branco) puxando o Combinados de Sapopemba no acesso do carnaval paulista, em 2006