PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

VERSOS IMORTAIS - A volta de versos ou sambas completos que perderam na quadra, mas foram reutilizados em sambas oficiais
 
VERSOS IMORTAIS
A volta de versos ou sambas completos que perderam na quadra, mas foram reutilizados em sambas oficiais

31 de julho de 2022, nº 17

Bem, amigos do Sambario! Quem vos escreve é Túlio Rabelo, do canal TR - Sambas de Enredo. Nesta nova coluna irei falar de um fenômeno bem raro… aquela em que versos ou sambas completos que perderam na quadra, voltam a vida ao serem reutilizados em sambas oficiais, seja na mesma escola em que originalmente nasceu ou em alguma coirmã.

A seguir os 10 casos que chegaram ao nosso conhecimento até o fechamento desta coluna:

1 - Rosas de Ouro 2023 foi um samba concorrente na disputa de 2006

Jamais esquecido pelos componentes da Rosas de Ouro, este excelente samba de Arlindo Cruz, Fabiano Sorriso, Pedrinho Sem Braço, Paulinho Sampagode e Osmar Costa ganhará a possibilidade que não teve em 2006: passar pelo Anhembi.

Relato de Alan Cotrim, extraído de um comentário no clipe divulgado no YouTube: “Eu estava nessa final. Era dada como certa a vitória desse samba, toda a quadra cantava e fazia coreografia no refrão 'arrasta pra lá'... Foi um balde de água fria o resultado, e sem querer fazer juízo de valor sobre o samba que venceu, é uma reparação histórica este samba vir pra avenida depois de tanto tempo. O mundo precisa ouvir”.

Escute a seguir a versão 2023, com pequenos ajustes, na voz de Royce do Cavaco e mais abaixo a versão de 2006 na voz de Carlos Jr.


Clipe 2023


Versão de 2006

2 - Unidos da Ponte 2011 foi um concorrente de “Oferendas” em 1984

Em 2011 a Unidos da Ponte foi buscar na memória o samba concorrente de Grillo Álamo, Peniche e Fernandão para o enredo “Oferendas” de 1984.


Escute o samba enredo

3 - Camisa 12 - Carnaval 2020 de Dudu Nobre e cia, concorreu na Unidos da Tijuca em 2019

Em 2019, Dudu Nobre, Thompson Rodrigues, Anderson Benson e Mestre Wallan fizeram um lindo samba para a disputa da Unidos da Tijuca, cujo enredo era “Cada macaco no seu galho. Ó, meu pai, me dê o pão que eu não morro de fome!”. Devido à alta qualidade da safra, seu samba não veio a vencer, mas no ano seguinte, o samba ressurgiu no Grupo de Acesso 2 de SP por meio da Camisa 1. O samba passou por ajustes.


Camisa 12 2020


Unidos da Tijuca 2019 Concorrente

4 - Tom Maior 2009 reciclou versos de um samba concorrente da Unidos da Tijuca 2003

Em 2003, Vaguinho gravou um belo samba de Turko, Didi, Vaguinho, Maradona e cia para o enredo “Agudás” da Unidos da Tijuca. Seis anos depois em 2009, a parceria paulistana reutilizou partes da melodia e da letra no samba oficial da Tom Maior, que exaltava a Angola e o Martinho da Vila. Foi algo bem mais tímido, só que ainda sim notável. Destaque para o arrebatador verso “Oi deixa a gira girar... Vamos girar!”, que está presente nas duas versões.


Tom Maior 2009


Unidos da Tijuca 2003 Concorrente

5 - A escola de samba Sem Compromisso, de Manaus/AM, desfilou em 1990 com um samba que disputa na Portela neste mesmo ano

Relato de André Poesia: "Este samba de David Corrêa e Colombo foi cortado na semifinal da Portela para o Carnaval de 1990 e então foi levado e adaptado para a Sem Compromisso do Carnaval de Manaus em 1990. Aparentemente, sem muitas mudanças na letra, foi gravado pelo David Corrêa. Em conversa com o sempre solicito e simpático Juan Espanhol, já falecido, este me confidenciou que, com a queda deste samba, ele vislumbrou a possibilidade de vitória na Portela, pois considerava o concorrente mais forte. Recomendo ver a letra presente na descrição do vídeo no YouTube, pois a inserida no vídeo possui erros".


Escute o samba enredo

6 - David Corrêa outra vez: 1º Parte do samba da Estácio de Sá 1995/2022 nasceu de um concorrente da Portela de 1977

Em entrevista ao site Sambario, Alexandre Louzada revelou que David Correa reutlizou versos de um concorrente dele mesmo pra Portela 1977 na Estácio de Sá 1995. Os versos populares, se encaixaram bem tanto no enredo “Festa da Aclamação” da Portela e na exaltação ao Flamengo da Estácio.
 


Confira o relato do Alexandre Louzada na live


Escute o samba enredo

7 - Versos do Império Serrano 2005 foram vistos em um concorrente da União da Ilha 2001

Em 2005, o Império Serrano apresentou o enredo “Um grito que ecoa no ar. Homem/Natureza - o perfeito equilíbrio”, contando com um bonito samba de Marcão, Marcelo Ramos e João Bosco. Acontece que, em nossas pesquisas, encontramos um concorrente da União da Ilha pra 2001 que possuia versos que viriam a reaparecer quatro anos depois. Provavelmente são dos mesmos compositores. A arte do vídeo diz erradamente 2000, mas o certo é 2001. Eis os versos reutilizados: “O homem com a sua sapiência/ Transformou tudo em ciência/ Reciclando a natureza/ Mexeu com lixo, domou os ventos/ Usou o átomo sem consciência/ Causou tristeza, devastação/ Botou em risco toda a civilização”.


Império Serrano 2005


União da Ilha 2001 Concorrente

8 - Mocidade Unida do Santa Marta 2001 era um concorrente da São Clemente 2001

Conforme relato de Rafael Marçal, do Acervo RMarçal, o samba enredo oficial da Mocidade Unida do Santa Marta 2001, concorreu neste mesmo ano na São Clemente, tendo sido necessário poucos ajustes. A letra deixa claro este fato.


Escuta o samba enredo

9 - Versos de um concorrente do Império de Casa Verde 2004 reapareceram no samba oficial de 2012

Recentemente fiz para a SASP um trabalho de busca de letras antigas de sambas concorrentes no site Web.Archive. No site encontrei diversas letras de 2004, sendo que uma delas me chamou a atenção. Versos de um samba concorrente do Império de Casa Verde pra 2004 foi reutilizado no samba oficial de 2012. Mais especificamente o refrão principal e o ínicio da primeira parte.
 

Veja a letra do concorrente 2004: https://web.archive.org/web/20031125100508/http://www.sasp.com.br/

Se não aparecer diretamente a página com a letra, tem de adentrar na aba a esquerda chamada Eliminatórias 2004 e procurar o tal samba. Pra facilitar, deixarei aqui um print:

 

Escute o samba enredo de 2012

10 - Melodia de um concorrente da Imperatriz 2009 reapareceram no samba oficial da Vila Isabel para 2019

Durante a disputa de samba enredo da Vila Isabel para 2019, surgiu uma polêmica. Um possível plágio do samba de André Diniz e cia, na comparação da melodia do samba concorrente de Paulo14, Juruna da Zona Sul e João Lino para a Imperatriz 2009. No fim, mesmo com a polêmica, foi este o samba escolhido para representar a Vila Isabel. A melodia é de fato muito boa…


Vila Isabel 2019

Imperatriz 2009 Concorrente:
https://galeriadosamba.com.br/fonogramas/samba-concorrente/imperatriz-leopoldinense/2009/paulo14-juruna-da-zona-sul-e-joao-lino/901/

BÔNUS: TALVEZ

Segundo relato de André Poesia, o samba enredo oficial do Canários das Laranjeiras 1976/2010 teria sido samba concorrente Salgueiro 1969. Isso porque Tiãozinho do Salgueiro é um dos compositores. O enredo do Canários 1976 era “Bahia, templo de tradições e fé”, enquanto o do Salgueiro 1969 era “Bahia de todos os Deuses”. Se de fato isso aconteceu, ficaria-se comprovado que outro samba enredo ofereceu inovação nesta mesma disputa de samba e não somente o campeão.


Escute o samba enredo

Este outro caso também é teoria, mas faz sentido. Em 1986, o enredo da Colorado do Brás era “Ah! Se eu Fosse Noé”. O Armando da Mangueira já integrou a ala de compositores da Colorado, visto que assina o samba de 1989. Eis então que digitalizamos a gravação do samba “Arca de Noé” no CD “K-Samba e Fé” do Armando. Pouco depois, o canal no YouTube “SP em Retalhos Oficial” posta o raro desfile da Mocidade Unida da Mooca de 1991 e adivinha? Era o samba “Arca de Noé” gravado no CD. Devido a problemas de saúde entretanto, o Armando não lembrou do samba todo na gravação, mas podemos ver na integra no ao vivo. Teria o Armando da Mangueira concorrido com este samba na Colorado em 1986 e depois reutilizado no samba oficial da MUM pra 1991?


Escute o samba enredo


Veja o desfile

Vale destacar por fim que muitos sambas concorrentes de SP, RJ e todo o Brasil vem sendo adaptados e reutilizados nas mais diversas ligas de carnaval virtual e de maquete, sendo permitido tal ação em muitas delas. Um grande abraço a todos!

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube 

Coluna anterior: Carnaval Paulistano em VHS
Coluna anterior: Carnaval Carioca em VHS
Coluna anterior: Discografia dos Blocos de Enredo
Coluna anterior: Lista: Veja mais de Sambas Concorrentes Gravados com Nomes Aleatórios por aí
Coluna anterior: Concurso de Samba-Exaltação ao Rio - 1977

Túlio Rabelo
Twitter: @EnredoTR
Canal TR - Sambas de Enredo