PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

RAFAEL FAUSTINO

RAFAEL FAUSTINO

       

    

             Nome completo: Rafael da Silva Pereira Faustino Henrique

        

              Ano de nascimento: 1997

 

 

       

                                                                  

Rafael Faustino é da novíssima geração de intérpretes, moldada nas escolas mirins. E pelo início dos trabalhos, parece ter uma bela carreira carnavalesca pela frente.

Ainda menino, começou sua trajetória carnavalesca na escola mirim da Portela, a Filhos da Águia. O garoto desfilou como ritmista dos dez aos quatorze anos (de 2007 a 2014), e desde 2011 desfila na bateria da “Portela adulta”. Em 2015 Rafael se tornou diretor de bateria da Filhos da Águia – a convite do Mestre Nilo Sérgio, líder da Tabajara do Samba, e de seu diretor Vitinho.

No carnaval de 2016, Rafael disputou samba na Estrelinha da Mocidade e, ao final da disputa, foi convidado para sair no carro de som da escola naquele ano, ao lado da intérprete da Estrelinha, Millena Wainer (a qual Rafael considera sua irmã de consideração).

No ano seguinte o jovem se tornou intérprete oficial da Filhos da Águia, a convite do presidente Celsinho de Andrade. “A Filhos da Águia é a escola onde tudo começou, onde aprendi e ainda aprendo muito até hoje”, afirma.

Desde então, Rafael Faustino tem sido a voz principal da escola mirim da Portela. Também vem tendo uma experiência no carnaval virtual, sendo o intérprete oficial da Paracambi Imperial.

Para o carnaval de 2019, fez parte do carro de som da Acadêmicos do Cubango juntamente com o titular Thiago Britto. “O Thiago também é oriundo de escola mirim e vem me ensinando bastante em nossas apresentações e no dia a dia”, explica Rafael.

Nesses dois anos na função de intérprete, Rafael classifica o desfile de 2018 pela Filhos da Águia como o mais marcante. “Eu estava mais tranquilo e mais confiante. De qualquer forma esses dois anos foram momentos mágicos”. Por conta da idade, o carnaval de 2019 será o último no comando do carro de som da escola mirim. “Com certeza, o próximo, por ser o último, também será tão mágico quanto. Espero que ano que vem eu ache o desfile de 2019 melhor que o de 2018”. Atualmente, é o cantor principal da Acadêmicos do Engenho da Rainha.

Além do carnaval, Rafael é estudante de ciência da computação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e atualmente desempenha a função de webdesign no InovUerj (Departamento de Inovação da Uerj).

Além de ter um timbre de voz com o frescor juvenil, Rafael faz uma condução correta do samba, sem se preocupar com cacos desnecessários ou malabarismos vocais.

TRAJETÓRIA
2016 – Estrelinha da Mocidade (apoio de Millena Wainer)
2017 a 2020 – Filhos da Águia (voz principal)
Desde 2017 – Paracambi Imperial – carnaval virtual 
2019 – Acadêmicos do Cubango (apoio de Thiago Britto)
Desde 2020 - Portela (apoio de Gilsinho)
Desde 2023 - Acadêmicos do Engenho da Rainha (voz principal)

GRITO DE GUERRA: Alô família... (diz as cores da escola). Quem ousa vence! Tira onda... (diz o nome da Escola)!

GRITOS DE EMPOLGAÇÃO: “que que tem?”; “vâmu lá”; “girando, minhas baianas”; “diz aí”; “que coisa linda!”.

SAMBAS DE SUA AUTORIA: “Buuuuu!” (Estrelinha da Mocidade/2016, com Thiago Acácio, Lucas Azevedo, Victor Oliveira Pires, Millena Wainer, Raphael Farias, Victor França Pires, Igor Souza, Matheus Grieco, Vitor Jayme, Igor Rocha e Mateus Pranto); “Alice no País da Estrela Guia” (Estrelinha da Mocidade/2017, com Lucas Azevedo, Millena Wainer, Vitor França, Jotinha, Robert Pierrout, Vitor Jayme, Mateus Almeida, Raphel Gravino, Thatiane Carvalho, Igor Souza e Igor Reis); “Um griot em verde e rosa conta a sua história: João Banana” (Infantes do Lins/2018, com J. V. Dias, Millena Wainer, Mateus Pranto e Gabriel Simões); “Dez nota dez” (Filhos da Águia/2018), “Zicartola” (Lins Imperial/2018, com Wanderson Sodré, Millena Wainer Pranto, Gustavo Dias, Rafael Gravino e Gabriel Simões); “Ixé Aruana – O triunfo da criação” (Imperadores do Sol - Uruguaiana/2018, com Gabriel Simões, Gustavo Dias, Lucas Donato, Matheus Machado, Mateus Pranto, Maykon Rodrigues, Millena Wainer e Raphael Gravino).

PREMIAÇÕES:
- Estandarte de melhor samba mirim – Estrelinha da Mocidade (2016).
MAIS FOTOS DE RAFAEL FAUSTINO


Com os cantores de apoio da Acadêmicos do Cubango. Rafael está à esquerda do titular Thiago Brito (todo de branco)


Com o Estandarte de melhor samba mirim obtido com a Estrelinha da Mocidade, em 2016


No carro de som da Filhos da Águia em 2018 (ao microfone, de azul, com a toalha no ombro)


Em estúdio


Como ritmista da Tabajara do Samba


Com Dudu Nobre






Voltar à seção Intérpretes