PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL 2023 PELO BRASIL - URUGUAIANA

Edição nº 97 - 08/03/2023

CARNAVAL 2023 PELO BRASIL - URUGUAIANA


Abre-alas da Cova da Onça, campeã de 2020 - Foto: SambaSul

Depois de três anos, as escolas de samba de Uruguaiana vão voltar a tomar conta da Avenida Presidente Vargas. A tradicional folia fora da época na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, para muitos a terceira maior do país, será retomada após um incômodo hiato, por conta da pandemia em 2021 e no ano passado devido à falta da captação de recursos e também da desistência de três produtoras encarregadas da organização. Como sempre, muitos profissionais oriundos de Rio de Janeiro, São Paulo e outras localidades integrarão os desfiles na cidade gaúcha, que ocorrem três semanas depois do Carnaval.

O último desfile sob o obelisco ocorreu em março de 2020, na época em que a pandemia foi decretada no mundo. A Unidos da Cova da Onça foi a campeã, com a Unidos da Ilha do Marduque ficando com o vice-campeonato. Inclusive, não aconteceu a terceira e última noite de desfiles.

O retorno do Carnaval de Uruguaiana ocorrerá nesta semana. Como é de costume, a Associação das Escolas de Samba do Primeiro Grupo de Uruguaiana (Asesgru) realizará três noites de Carnaval. Então, as apresentações acontecerão na quinta, na sexta e no sábado. Respectivamente, em 9, 10 e 11 de março. Cada escola do Grupo Especial desfilará duas vezes e terá 60 minutos para se apresentar. Ao todo, oito agremiações formam a chave. Confira os enredos e os sambas, com as escolas em ordem alfabética.



APOTEOSE DO SAMBA - A escola laranja, verde e preto do bairro São Miguel apresentará o enredo "Fênix: Uma Lenda, Um Símbolo, o Renascer do Nosso Samba!", desenvolvido pelo carnavalesco Oduvaldo Mello, que celebrará o retorno do Carnaval em Uruguaiana depois da paralisação de três anos. O samba do Leão é composto e interpretado por Daniel Collete. A agremiação fundada em 2004 é uma dissidência da Bambas da Alegria.



BAMBAS DA ALEGRIA
- O enredo do Bambas é "Onde Houver Ódio que eu Leve o Amor" e o carnavalesco é Guilherme Estevão, atualmente na Mangueira. O samba-enredo da amarelo, azul e vermelho da Águia do bairro São Miguel é de autoria de Samir Trindade e Marcelo Demétrio, e Tinga vem da Vila Isabel para mais uma vez defender o samba da agremiação, onde está desde 2012. O Bambas da Alegria foi campeão em 2015 e terá o casal da Mangueira, Matheus Oliverio e Cintya Santos, defendendo o pavilhão.



COVA DA ONÇA
- Atual campeã e dona de 17 campeonatos, a Onça do bairro Bela Vista escola terá como enredo "Atotô Ajuberó - Para Todo Mal Há Cura". O desenvolvimento ficará por conta do carnavalesco Raphael Soares e o intérprete é o salgueirense Émerson Dias, que cantará samba-enredo de Júnior Fionda, Rafael Gigante, JB Oliveira, Vinícius Ferreira, Tem-Tem Jr e Mico Sambarte. Também diretamente do Salgueiro, o casal de MS & PB Sidclei e Marcella Alves defenderão a bandeira da Cova da Onça.



DEU CHUCHA DA ZEBRA
- O "Brasil Sertanejo" adentrará a pista da Avenida Presidente Vargas, trazida pela Zebra do bairro São João, campeã em 1980 e 1999. Intérprete da Grande Rio, Evandro Malandro conduzirá o samba de Jeferson Lima, Rômulo Meireles, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo, Silvio Mesquita, Belo, Guilherme Alemão e Carlinhos Niterói. O carnavalesco é o compositor Jeferson Lima.



ILHA DO MARDUQUE
- Vice-campeã no último desfile em 2020, a azul, vermelho e branco do bairro Mascarenhas de Morais possui oito títulos do Carnaval de Uruguaiana, tendo vencido pela última vez em 2018. O carnavalesco Cid Carvalho apresentará o enredo "A Grande Obra da Criação: Ancestralidade que Ecoa nos Tambores Sagrados da Ilha". Diretamente da Mocidade Alegre, Igor Sorriso, há 10 anos no Marduque, cantará o samba-enredo de Victor Alves e Willian Tadeu. O casal de mestre-sala e porta-bandeira é Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane, titulares do Paraíso do Tuiuti.



IMPERADORES DO SOL
- Caçula do Carnaval de Uruguaiana, a vermelho, verde e amarelo do bairro Rui Ramos, fundada em 2007, apresentará o enredo "Força da Vida, Ouro da Terra", dos carnavalescos Sidnei França, Jaque Miranda e Matheus Medeiros. O intérprete portelense Gilsinho defenderá o samba-enredo de sua autoria. No último Carnaval em 2020, se classificou em terceiro lugar.



IMPÉRIO SERRANO
- As máscaras serão o enredo do Império Serrano de Uruguaiana. Intitulado "O Império Serrano Apresenta: Uma Viagem Mascarada", o samba foi composto por Leandro Gaúcho, Gustavinho Oliveira, Rafael Tubino, Manoel Neto e Max Lopes e terá como intérpretes Leonardo Bessa e Tiganá. O carnavalesco é Michael Smith.



OS ROUXINÓIS - Maior campeã do Carnaval de Uruguaiana com 31 títulos, sendo o último em 2019, a mais antiga agremiação da cidade completou sete décadas no último dia 15 de janeiro e celebrará a data com o enredo "Os Rouxinóis 70 Anos - Onde Mora a Felicidade". Wantuir é o intérprete desde 2006 d'Os Rouxinóis, que realizará seu primeiro desfile sem Severo Luzardo. O saudoso carnavalesco falecido no ano passado era uruguaianense de nascimento e despontou no fim dos anos 70 na escola, onde esteve até seu último desfile em 2020. Para 2023, Davi Gbanna desenvolverá o desfile, cujo samba-enredo foi feito por Moisés Santiago, Mariano Araújo, Aldir Senna, Wilson Mineiro e Líbero. Diretamente da Beija-Flor de Nilópolis, a escola contará com o casal Claudinho e Selminha Sorriso.

O site SambaSul, através de seu Facebook, além do canal do YouTube Rede Jovem Hits, anunciam a transmissão das três noites. A Rádio Arquibancada exibirá no sábado.

ORDEM DE DESFILES DO CARNAVAL DE URUGUAIANA

QUINTA-FEIRA - 09 DE MARÇO 
DE 2023
 
22:00 - Império Serrano
23:10 - Apoteose do Samba
00:20 - Cova da Onça
01:30 - Os Rouxinóis
02:40 - Imperadores do Sol
 
SEXTA-FEIRA - 10 
DE MARÇO DE 2023
 
22:00 - Apoteose do Samba
23:10 - Império Serrano
00:20 - Bambas da Alegria
01:30 - Deu Chucha na Zebra
02:40 - Ilha do Marduque
 
SÁBADO  - 11 
DE MARÇO DE 2023
 
22:00 - Bambas da Alegria
23:10 - Os Rouxinóis
00:20 - Deu Chucha na Zebra
01:30 - Imperadores do Sol
02:40 - Ilha do Marduque
03:50 - Cova da Onça

Fonte: SambaSul