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Desfile Bambas Sambario 2010
 

Ouça a transmissão do desfile, com narração de Rodrigo Raposa e comentários de Diego Araújo e Victor Raphael

Baixe o organograma com a descrição do desfile
Presidente   
Marco Maciel
Enredo
Não Tem Pra Ninguém! A Bambas 90 é Nota 100!
Luis Butti e Marco Maciel
Criação        
Luis Butti
Intérprete
Marco Maciel
 





























No fim de 1999, entrada do ano 2000, o mundo temeu que uma pane nos computadores em virtude da mudança dos dois primeiros dígitos do ano fosse provocar um caos sem precedentes, no chamado bug do milênio. Como tudo não passou de disparate e de mais um equívoco de um certo arlequim chamado Nostradamus, eis que nosso amigo fecha o desfile da Bambas Sambario e os anos 90 vestido de palhaço.
2º Tripé
Nostra-Fail - O Bug do Milênio
O então obscuro carnaval paulistano começava a se destacar no Brasil e já pensava em fazer frente ao poderoso desfile carioca. O samba-enredo "Coisa Boa é pra Sempre", que a Gaviões da Fiel cantou em 1995, fez um grande sucesso em todo o país e até hoje é lembrado. Desde então, a audiência do carnaval de São Paulo cresce a cada ano.
Ala 25
Me Dê a Mão, Me Abraça - Sampa Também Dá Samba, Sim Senhor!
A Velha Guarda da Bambas Sambario representa o Show da Marquês de Sapucaí nos anos 90. A década do neon de Renato Lage com a Mocidade, da Paulicéia Desvairada da Estácio, da explosão de felicidade em vermelho e branco, do carnaval técnico e eficiente de Rosa Magalhães com a Imperatriz, da vibração da batida funk do Mestre Jorjão e do histórico empate entre Mangueira e Beija-Flor em 1998. E o povo no Setor 1 vibrava: "ah, eu tô maluco".
A Velha Guarda da Bambas Sambario representa o Show da Marquês de Sapucaí nos anos 90. A década do neon de Renato Lage com a Mocidade, da Paulicéia Desvairada da Estácio, da explosão de felicidade em vermelho e branco, do carnaval técnico e eficiente de Rosa Magalhães com a Imperatriz, da vibração da batida funk do Mestre Jorjão e do histórico empate entre Mangueira e Beija-Flor em 1998. E o povo no Setor 1 vibrava: "ah, eu tô maluco".
Ala 24 (Velha Guarda)
O Chuê-Chuá da Catarina em Paulicéia de Malandro
O quinto carro simula uma construção dos sonhos. Esquilos, que constroem suas casinhas com pedaços de árvores e nozes, também constroem a lembrança do espectador. Não existe carro, escultura, destaque ou efeitos. A ideia do carro é justamente fazer com que se imagine o carro que quiser, a imagem ou cena dos 90 que sonhar. É um carro 100% formado de lembranças, para o espectador relembrar o que ele não viu. Pois só assim se constrói um desfile perfeito!
5º Carro Alegórico
Entre Alegrias e Emoções, Qual a Sua?
A Internet comercial começava a se popularizar nos 90. O povo percebe que tudo fica ao seu alcance num único clique. O mundo começa a se "plugar". Nascem os sites, surgem os "chats" e uma nova forma de se fazer amigos: os amigos virtuais. Despontam os namoros pela Internet, com muitos deles se transformando até em casamento.
Ala 23
Oi, Kd Vc? Eu 20 Ver! Vamos Tc? Ih, Xizou
A bateria Cocada Boa, regida por Mestre Beberesco, homenageia a Ovelha Dolly. Em 1996, a ciência mais uma vez extrapolou seus limites ao apresentar ao mundo o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta. Dolly, que ainda geraria um filhote, morreu em 2003.
Ala 22 (Bateria)
Ovelha Dolly - A Multiplicação do Som
Durante os anos 90, era comum você ir a festas para namorar, jogar um videogame, ouvir uma música... O problema é que as festas sempre terminavam com drogas, bebedeira e polícia varrendo geral. Os bailes funks começavam a ganhar notoriedade, bem como a famigerada “dança das cadeiras”, simbolizada pelo órgão genital do “macacaralho”, o macaquinho tão legal. Esse bicho é um animal!
Ala 21
Festa Estranha com Gente Esquisita - Macacaralho
Os chamados animes japoneses tiveram seu auge nos anos 90, principalmente no desenho “Pokemon”, representado pelo personagem Pikachu. Mas em 1997, cerca de 10 mil pequenos telespectadores japoneses foram afetados pelas luzes de um raio lançado pelo personagem em um dos episódios, com quase mil delas indo parar no hospital. Põe feroz nisso...
Ala 20
Meu Pikachu é Bem Feroz
As crianças dos 90 adoravam colecionar Tazos, pequenos discos de papelão que vinham em sacos de salgadinho, e promoveram a invasão dos Tamagochis, os famosos bichinhos virtuais que nasciam do ovinho, cresciam, recebiam cuidados e, para a tristeza da criançada, morriam. Mas bastava recolocar a bateria que o amiguinho virtual estava novamente na ativa, para desespero de pais e professores.
Ala 19
Entre Tazos e Tamagochis, Qual a Sua Diversão?
A Ala das Baianas vem representando a moda dos 90, e mostra que a alma jovem não envelhecerá jamais! A baiana vem muito bem produzida, portando marcas de grife, provando que é moderna e está por dentro da moda que imperou na década.
Ala 18 (Baianas)
Moda Jovem
A década de 90 também presenciou o auge de um Brasil fofoqueiro, com o "boom" de revistas femininas para adolescentes, além de publicações repletas de fofocas sobre as celebridades e as telenovelas. O emergente telefone móvel, o celular, também contribuiu para semear as fofocas, tanto que ganhou uma canção de sucesso na voz de Wander Pires: aquela que diz "Liga pro meu Celular".
Ala 17
Menina, Te Contei? Então Liga Pro Meu Celular
O terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Bambas Sambario relembra a impagável dupla Beavis & Butt-Head, dois adolescentes que não pensavam em nada que não fosse rock pauleira e mulher pelada... embora fossem virgens. A Bambas vai no bailar do mais puro besteirol!
3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Beavis & Butt-Head
A alegoria apresenta os estilos e o comportamento que predominavam na década, o que embalou o cotidiano nos anos 90. A explosão digital começava a se destacar, com o surgimento em massa dos computadores domésticos, bem como os videogames também ganhavam seus personagens mais populares e até hoje lembrados.
4º Carro Alegórico
Virou Mania
Depois de 24 anos de jejum, a desacreditada Seleção Brasileira comandada por Carlos Alberto Parreira conquistou o Tetracampeonato da Copa do Mundo nos Estados Unidos, depois de uma dramática decisão de pênaltis diante da Itália. O Brasil inteiro vibrou com os gols de Romário e com a explosão de raiva do capitão Dunga ao erguer a taça.
Destaque
É Tetra!
Aquele menino com pinta de surfista e então desconhecido até pelos brasileiros, surpreendeu a todos ao vencer o torneio de Roland Garros em 1997. Desde então, Gustavo Kuerten, o Guga, se tornaria um dos maiores desportistas da história do país, fechando a década no final do ano 2000 como o número um do mundo. O País do Futebol também virava a Pátria de Raquetes.
Ala 16
A Pátria de Raquetes (Guga)
A luta mais famosa do boxe internacional nos anos 90. Sem conseguir derrubar seu adversário, Mike Tyson dá uma dentada em Evander Holyfield, arrancando sua orelha e muitas risadas do público tempos depois...
Ala 15
Tyson x Holyfield - Mordendo Orelhas
O astro na NBA Earvin "Magic" Johnson surpreendeu o mundo em 1991, ao anunciar que havia sido contaminado com o vírus HIV. Quando encerrou a carreira de jogador de basquete, se entregou à luta pela prevenção contra a doença, conclamando o mundo numa verdadeira lição de vida.
Ala 14
Enterrando o Preconceito - Magic Johnson e a NBA
No tripé aparecem as esculturas dos mascotes das três Copas e das três Olimpíadas, Michael Jordan e Gustavo Kuerten, além do nosso Tetracampeonato e dos times brasileiros campeões mundiais e nacionais figurarem em estrelas e flâmulas. Por fim, a escultura de Ayrton Senna em forma de anjo abençoa a Bambas Sambario no pódio verde-amarelo.
1º Tripé
A Festa dos Esportes
Vem aí o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira. Toe Jam e Earl, a dupla de extraterrestres mais estranha dos videogames, representa a explosão gráfica dos 16-Bits com o Mega Drive, até chegar nos mais avançados, como Super Nintendo, Nintendo 64 e o Playstation. Também representam indiretamente a febre dos arcades, fliperamas e locadoras de games, todos espalhados pelo mundo e despertando uma legião de fãs.
2º Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira
Toe Jam & Earl - O Mundo dos Videogames
A ala representa a explosão do cinema nos anos 90, simbolizada pelo estrondoso sucesso de "Titanic", maior vencedor de Oscar de todos os tempos com 11 estatuetas e protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Foi um tempo próspero com trilhas sonoras consagradas, aliadas a altas cifras de bilheteria. O cinema em casa também evoluía, com o nascimento do DVD.
Ala 13
A Sambario Viu o Titanic, Que Afundou... Afundou...
A ala das crianças representa um dos mais populares comerciais da década: o dos mamíferos da Parmalat. Representados por crianças, uma delas ganhou notoriedade ao encerrar o filme com uma simples pergunta ao telespectador sobre o leite anunciado: "Tomou?".
Ala 12 (Crianças)
Mamíferos Parmalat - Hora do Comercial
Em 1990, a emissora MTV estreou no Brasil e levou para os jovens a linguagem do videoclipe e uma nova comunicação alternativa para o público daquela faixa etária, inserindo irreverência aliada a um estilo de comunicação coloquial, que inspiraria muitas atrações futuras nos mais diversos meios.
Ala 11
Geração M (MTV Brasil)
A terceira alegoria aborda o caos que dominava o universo da televisão. Simulando uma desordem no mundo da arte, o centro traz um enorme prédio formado por televisores nas cores do arco-íris, representando o domínio da Rede Globo. Na lateral, fantasmas representam a morte da Manchete, enquanto o Pintinho Amarelinho do Gugu dança sobre um suporte, representando as seguidas vitórias de Gugu pelo SBT contra a dita Vênus Platinada.
3º Carro Alegórico
A Gente Vai Se Ver Na Globo! Ou Não...
A ala representa a irreverência da musicalidade do dia-a-dia, fora dos ritmos convencionais. Até o caminhão de gás passa a ser trilha sonora dos 90. Por isso virou costume você ouvir, pelas ruas das principais cidades, desde as clássicas notas do piano de "Pour Elise" até a legendária canção do "lacre azul do cachorrinho", famosa no Sul do país.
Ala 10
Olha o Gás! Pour Elise Vive
A cultura afro-brasileira também teve sua importância nos anos 90 relatada na música, através do Rap, do Funk e do Samba de Raiz. As grades são referências à música "Diário de um Detento", do conjunto Racionais MC. As asas representam o Oitavo Anjo do 509-E e as fitas têm as cores da África, em homenagem aos estilos oriundos do continente, como o samba e o pagode.
Ala 9

Negro é Lindo (Música Negra)
O culto ao chulo e ao corpo através da explosão do Axé Music sugeriu um empobrecimento intelectual do brasileiro. O que vimos foi a proliferação de loiras segurando e amarrando o Tchan, ralando na boquinha da garrafa, colocando a mão no joelho, dando uma abaixadinha, mexendo gostoso, balançando a bundinha... Era a abundância da "bundalização" da música tupiniquim.
Ala 8
A Bundalização (Axé Music)
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira sintetiza a popularização do pagode comercial dos 90, através de duas canções símbolo. A primeira é aquela que diz: "Toda vez que eu chego em casa, a barata da vizinha está na minha cama...". A outra é mais ou menos assim: "Diga aonde você vai que eu vou varrendo...". Poesia pura!
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
A Barata e a Vassoura
A década semeou de vez a vertente Pop-Rock do Brasil e do Mundo. Conjuntos musicais que explodiram no decênio anterior solidificaram seus prestígios e adquiriram status de eternas perante o público. No entanto, muitas atrações apenas comerciais e sem conteúdo, mas com muitos seguidores, se multiplicaram.
Ala 7
Universo Pop
Os anos 90 presenciaram o boom da música sertaneja comercial, através das duplas e seus famosos penteados "mullets". Na mesma época, a explosão do "country" também foi notada, tanto no vestuário quanto no crescimento da popularidade dos rodeios. As principais duplas sertanejas se uniriam para realizara o show "Amigos", que fez muito sucesso e teve grande repercussão.
Ala 6
Coração Sertanejo
O segundo carro aborda a musicalidade dos anos 90. No alto, um enorme mosaico com imagens de astros que nos deixaram durante a década. Nos anos 90, tudo virava megashow. Desde o Rock até o Gospel. Em destaque. Michael Jackson dança sobre um vinil, representando a transição do LP para o CD. O boneco do Michael também representa a repercussão de sua mudança de cor, cantada nos versos da canção “Black or White”.
2º Carro Alegórico
O Show Não Pode Parar
Extra! Extra! O plantão do Jornal da Bambas informa em edição extraordinária! A partir da união das duas Alemanhas no fim do decênio anterior, a década de 90 moldou uma nova geografia no Leste Europeu. Enquanto a União Soviética se dissolvia, a Iugoslávia passava por uma cisão. No Oriente Médio, a Guerra do Golfo foi a primeira transmitida ao vivo pelas principais redes de televisão do mundo.
Ala 5
A Nova Ordem Mundial
Em 1998, o presidente norte-americano Bill Clinton se envolveu num escândalo que quase provocou o fim de seu mandato. A jovem Monica Lewinsky era pra ser apenas a estagiária da Casa Branca, porém sua relação com o presidente acabou sendo mais íntima do que o imaginado, com direito a sexo oral... e a um par de chifres na primeira-dama.
Ala 4
Mostraram o "Bill" do Presidente
A famosa canção interpretada por Almir Rogério inspira esta ala. Itamar Franco, vice de Collor, assume a presidência. Famoso por seu topete, Itamar marca época ao relançar em 93 o Fusca, que havia saído de linha sete anos antes. Ainda em seu governo, o Plano Real é aprovado, sendo decisivo para conter a gigantesca inflação da época.
Ala 3
Fuscão Preto, Você Tem Bolso de Aço
Quando Fernando Collor de Mello tomou posse em 15 de março de 1990, anunciou o confisco das cadernetas de poupança dos brasileiros, um dos motivos pelo qual o presidente seria tão contestado pelo povo. Dois anos depois, jovens conhecidos como "caras-pintadas" foram às ruas clamar pelo "impeachment" de Collor, que seria deposto do poder.
Ala 2
Devolve meu Dinheiro, Presidente!
Ala representada por duas fantasias. A primeira é referente à “Geração Trakinas”, simbolizada pela bolacha recheada com a carinha desenhada, formada pelas crianças que na época não perdiam atrações como "Família Dinossauros" e "Pokemón". A segunda fantasia representa o adolescente grafiteiro e revolucionário, que, inspirado na figura de Ernesto "Che" Guevara e incentivado pela UNE, a União Nacional dos Estudantes, exigiu o "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello.
Ala representada por duas fantasias. A primeira é referente à “Geração Trakinas”, simbolizada pela bolacha recheada com a carinha desenhada, formada pelas crianças que na época não perdiam atrações como "Família Dinossauros" e "Pokemón". A segunda fantasia representa o adolescente grafiteiro e revolucionário, que, inspirado na figura de Ernesto "Che" Guevara e incentivado pela UNE, a União Nacional dos Estudantes, exigiu o "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello.
Ala 1
Cheguei! Sou Bolacheiro, Revoltado e Pegador. Os Sobreviventes do Túnel do Tempo
A Cidade Bambástica das Lembranças, ao ritmo de samba e abençoada pela Escultura do Senhor Bamba da Memória, passa a tomar conta da Passarela, iniciando o retorno aos anos 90 em forma de carnaval. Ao abrirmos o baú, passearemos por uma década de lembranças agradáveis – verdadeiros sonhos - e também de outras tristes – simbolizadas pelos dragões vermelhos que assombram a cidade.
1º Carro Alegórico
A Cidade Bambástica das Lembranças e o Senhor Bamba da Memória
Os Senhores Bambas da Memória proporcionam a magia da comissão de frente da Bambas Sambario. Os Senhores são soberanos no tripé e soltam a fumaça que invoca as cegonhas que irão bailar na Estrela Bamba do Tempo. A Estrela funciona como o túnel do tempo que nos conduz ao baú de lembranças do abre-alas e simboliza a explosão da nova vida nos anos 90.
Comissão de Frente
Ballet das Cegonhas na Estrela Bamba do Tempo