PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Cláudio Carvalho

ESCLARECENDO E REAFIRMANDO

Escrevo após a repercussão negativa que meu último texto teve na internet. Reconheço que exagerei no tom de certas críticas que fiz, e reitero que não tive a intenção de ofender a ninguém, embora tenha sido bastante ofendido. Me chamou atenção, sobretudo, o comportamento de um integrante de certo fórum de debates, que não se cansou de utilizar o termo “merda” para se referir ao Sambario e a seus colunistas. O velho Sigmund Freud diria que o rapaz sofre de uma fixação na fase anal, e creio que seja por aí. Uma outra criatura, de São Paulo, me enviou uma enxurrada de emails malcriados. Por curiosidade, acessei o profile do sujeito no Orkut. De cara, me deparei com uma foto sua ao lado de uma cachorrinha. Deu pena ver. Pena do animal, é claro! Enfim, o fato de muita gente não poder dizer o que digo por ter rabo preso com diretor de escola A ou B realmente incomoda, mas vamos ao que interessa. Antes, porém fazem-se necessários alguns esclarecimentos:

1) O texto “As previsões de Pai Cláudio para 2009” não tem pretensão alguma além de apontar os palpites de seu autor. Não sou babalorixá ou coisa parecida, embora tenha interesse particular pelas religiões afro-brasileiras. Ademais, se meus pitacos não se revelarem verdadeiros, terei humildade suficiente para apontar onde errei, como alías já fiz em outras ocasiões.

2) Eu não disse que a Imperatriz Leopoldinense é um arremedo DE escola, mas sim que hoje ela é uma arremedo DA escola que foi no início da década. Talvez a palavra que usei soe ofensiva, mas ela nada tem a ver com o contexto em que foi interpretada. É lamentável que a ditadura do politicamente correto, tão em voga hoje em dia, encontre adeptos em um meio que sempre trouxe consigo a marca da irreverência.

3) O mesmo vale para o que escrevi sobre Neguinho da Beija-Flor. Lamento muito pelo estado de saúde de Luís Antônio Feliciano Marcondes, e o uso da expressão “combalido” não foi feito no intuito de deprecia-lo. Eu poderia até dizer que, na minha opinião, ele deveria ser poupado do ofício de puxador esse ano, mas não quero com isso criar outra polêmica.

4) Com relação à Grande Rio, lamento, mas não vou retirar uma vírgula do que disse, sobretudo depois das declarações de Cahê Rodrigues e do que presenciei no último ensaio técnico. No dia em que eu deixar de criticar uma escola que só atrai aplausos por causa do David Brazil sacudindo a bunda, podem providenciar minha internação o mais rapidamente possível.

5) Aos que perguntaram quem sou eu (não me interesso em perguntar o mesmo), digo que me chamo Cláudio Arnoldi Carvalho, sou enfermeiro especialista em Psicanálise e Saúde Mental, professor da UFRJ, funcionário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, integrante do Grupo Imperion@utas, compositor e sócio contribuinte do GRES Império Serrano. Muito prazer!

Mas conversa de sambista é samba! Quero aproveitar o pouco espaço que ainda me resta para dizer que fui visitar os barracões das escolas hoje, e saí de lá com impressões variadas. Começarei, obviamente, falando de minha escola, mas farei também uma breve análise das demais. Eis o que pude presenciar:

Império: O abre-alas é o destaque. Três outros carros praticamente prontos, um em fase de acabamento e os demais na madeira. Nota-se bastante a influência, ainda que indireta, de Renato Lage na concepção das alegorias. Como a própria carnavalesca da escola disse, isto é inevitável, dada a convivência entre ambos.

Grande Rio: Carnaval praticamente pronto. O mesmo luxo e ostentação de sempre. A questão é que alegoria é apenas um dentre vários quesitos da apuração.

Vila Isabel: Carros em fase de acabamento, e que acabamento, diga-se de passagem. Se não tiver problemas com alegorias, como no ano passado, tem tudo para brigar pelo título.

Mocidade: Sem dúvida, uma grata surpresa. Alegorias grandiosas e bem retocadas, diferentemente dos anos anteriores. A escola de Padre Miguel parece respirar ares melhores ultimamente.

Beija-Flor: O esplendor que lhe é peculiar, com a ressalva de que esse ano a coisa não anda tão bem assim. Alguns carros estão mal acabados, e outros nem isso ainda. O sonho de mais um tricampeonato pode estar distante.

Tijuca: Carros prontos e outros no ferro. Uma incógnita em potencial. As alegorias, porém, seguem o padrão estabelecido pela escola nos últimos anos, seja em tamanho, seja em originalidade. Deve voltar no sábado.

Porto da Pedra: No mesmo nível do Império Serrano, porém com alegorias de cores mais sóbrias e estilo menos arrojado.

Salgueiro: A julgar pelo barracão, a escola está pronta para ser campeã. O carnaval está pronto, e é de uma beleza impar. Sem dúvida, o melhor conjunto de alegorias de 2009.

Imperatriz: Outra grata surpresa. Alegorias bem feitas e de fácil leitura. Aos poucos, Rosa Magalhães parece retomar o padrão que a fez carnavalesca top de linha no Grupo Especial

Portela: A grande decepção. Não pode uma escola como a Portela atrasar tanto assim o trabalho de barracão. Há vários carros na madeira, e outros mal acabados. Nem sinal da águia, a não ser por pedaços de isopor pintados de amarelo e espalhados pelo chão. Lamentável.

Mangueira: O que falei para a Portela vale para a Mangueira, com a ressalva de que a verde e rosa se encontra numa situação financeira lamentável. De qualquer forma, não se pode negligenciar a concepção das alegorias dessa forma.

Viradouro: Aquém de anos anteriores, mas ainda assim bonito de se ver. O barracão da escola me lembra muito o de 2006, quando ela brigou décimo a décimo com a Vila Isabel pelo título. Milton Cunha pode surpreender novamente.

Enfim, pode ser que muita coisa mude daqui até o dia do desfile. Eu mesmo me pergunto até hoje como o Salgueiro conseguiu transformar seu barracão tão rapidamente no ano passado. O panorama, entretanto, me parece esse, e no geral, vai de encontro às previsões que fiz para o próximo carnaval. Saberemos mais a respeito na quarta-feira de cinzas, Até lá, portanto!

Cláudio Carvalho
clau25rj@hotmail.com