PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

COMEÇARAM OS ENSAIOS TÉCNICOS... EM SÃO PAULO!


20 de janeiro de 2020, nº 32

Saudações, caríssimos leitores deste Sambario. Passada a virada do ano e após um longo hiato, a "Sambando por aí" volta com todo o gás neste 2020 que ainda se inicia a passos lentos. E sem maiores delongas, vamos destrinchar os últimos assuntos neste noticiário carnavalesco tão agitado, a praticamente um mês dos desfiles - sendo três semanas restantes para os desfiles de Santos e Vitória. 

Treinos no Anhembi

Desde o último dia 10 a cidade de São Paulo, perto de fazer 466 anos, respira o clima dos ensaios técnicos das escolas dos grupos Especial, Acesso I e Acesso II, pertencentes à LIGA. Até o fechamento desta coluna Estrela do Terceiro Milênio, Camisa Verde e Branco (duas vezes), Uirapuru da Mooca, Leandro de Itaquera (duas vezes), Mocidade Alegre, Vila Maria, Flor de Vila Dalila, Pérola Negra, Independente Tricolor, Torcida Jovem, Morro da Casa Verde, Dom Bosco, Colorado do Brás, Imperador do Ipiranga, Camisa 12, Peruche, Nenê de Vila Matilde, Vai-Vai, Amizade Zona Leste, Rosas de Ouro e Gaviões da Fiel já realizaram seus treinos no Sambódromo.

Ensaio técnico da Gaviões da Fiel (Foto: Felipe Araújo/LigaSP)

Já no Rio...

A tendência é que não tenhamos os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí nesta temporada. E o motivo é o de sempre: falta de verbas. Até o momento, a LIESA não conseguiu arrecadar a grana necessária via lei de incentivo estadual. “Pelo que está se desenhando vai ser muito difícil a gente conseguir viabilizar os ensaios. Podemos captar perto de 3,5 milhões para os ensaios técnicos, mas se captarmos e não fizermos será um prejuízo muito grande para empresas. A Riotur está prevendo liberar o Sambódromo para os ensaios no dia 10 de fevereiro e não daria tempo para viabilizar os ensaios técnicos.”, disse o presidente Jorge Castanheira em entrevista ao site Carnavalesco.

Pra piorar...

O tradicional teste de som e luz do Sambódromo, com a lavagem da avenida e o ensaio da campeã vigente (no caso, a Mangueira) também está ameaçado pela mesma razão - a falta de grana.

A cereja do bolo

A solução para os problemas? Deixe que o Castanheira explica:

Não estamos descartando os ensaios, estamos aguardando o governador voltar de férias para ver se conseguiremos os recursos para escolas, através das empresas por meio da Lei do ICMS, e, se teremos também recursos para os ensaios técnicos, através da Lei Rouanet.”

Vê se pode?

Mudou de ares

Faltando praticamente um mês para o carnaval, uma importante mudança na Intendente Magalhães: insatisfeita com a LIVRES, a Caprichosos de Pilares anunciou sua filiação à LIESB. Em nota, escola alegou que "a mudança ocorreu devido à insatisfação com modus operandi da LIVRES em virtude dos preparativos do próximo carnaval". Ainda será divulgado o grupo, o dia e horário de desfile da agremiação, que retorna em 2020 após dois anos sendo impedida de desfilar.

Barrismo aqui, não!

Pelo fato de Camila Silva, eleita que foi Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro há duas semanas, ser oriunda do carnaval de São Paulo, se viu formar uma onda lamentável de bairrismo após sua vitória. Vindo principalmente das duas princesas eleitas, Deisiane de Jesus e Cinthia Martins, que deram alfinetadas por entrevistas e redes sociais - uma delas até disse que sairia do país. Marcelo Alves, presidente da Riotur, então respondeu: "Se a princesa acredita que o carnaval esteja acabando, por que quis fazer parte da Corte?".

Se eu fosse presidente da Riotur assinaria imediatamente a exclusão de ambas dos respectivos postos.

Inclusive...

Por ter sido eleita a rainha do carnaval, Camila Silva se desligou da Paraíso do Tuiuti, onde desfilaria como musa.

A gente erra, a gente conserta

Na última coluna - e posteriormente no Carnaval Show do último dia 8 - afirmei que o sistema com cinco jurados por quesito, que será resgatado em 2020, foi adotado pela primeira vez em 1998. Na verdade, não foi. Em 1995 o recurso dos cinco jurados já havia sido adotado, bem como em 1996 - ambas as apurações disponibilizo abaixo. Pelo equívoco, peço desculpas.





Agendinha

Os ensaios técnicos em São Paulo, abordados no início desta coluna, serão os seguintes: Vila Maria (segundo ensaio) na próxima quinta-feira, Mocidade Alegre e Independente Tricolor (segundo ensaio) na sexta; Vai-Vai, Morro da Casa Verde, Estrela do Terceiro Milênio (todas fazendo seu segundo treino), Barroca Zona Sul e a atual campeã Mancha Verde no sábado. Por fim, no domingo, Dom Bosco, Dragões da Real e Tatuapé fazem seus ensaios no Anhembi.

Agendinha (II)

De 3 a 9 de fevereiro, acontecem os ensaios técnicos de Vitória. As escolas do Grupo Especial e Acesso A fazem seus treinos no Sambão do Povo sempre a partir das 19h30. Quem abre os trabalhos na avenida são Mocidade da Praia e Imperatriz do Forte.

A última volta do ponteiro

Presto minha solidariedade ao amigo Thy Cesar, da página Mundo de Thy, que foi vetado pela Liga-SP de cobrir os ensaios técnicos no Anhembi. O motivo? A publicação de um vídeo da bateria do Camisa Verde e Branco no qual os ritmistas acabam cometendo um erro na hora de uma bossa - o que é absolutamente normal acontecer em ensaios. Por um motivo absolutamente banal, já faz duas semanas que a proibição vigora.

Sambando por aí volta, esperando que a LIGA-SP reflita, tenha bom senso e reverta essa decisão absurda.

P.S.: #LiberaOMundoDeThy


Carlos Fonseca

Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br