Coluna do Rufino Rufião

 

9ª EDIÇÃO
01/01/04

   
Sumiço dos Episódios: Qual a Verdadeira Razão - Parte 3
   

 

 

 

 

 


Alguns episódios perdidos voltaram após mais de 11 anos, contrariando algumas das minhas teorias. Mas não me dou por vencido...

Olá, amigos! Conforme o prometido há algumas colunas atrás, vou postar a última parte do especial sobre o sumiço dos episódios perdidos. Nesse meio tempo, alguns episódios voltaram (Chifrinhos, Chirimóia, Cachorrinho, Fantasma, Churruminos, Chiclete e Fotógrafo parte 1), colocando por terra a minha versão sobre o sumiço desses episódios em si. Mas existem dezenas de outros que não voltaram nem nunca mais voltarão à tela do SBT. Nessa lista, falarei sobre os episódios que só passaram durante a década de 80, os raros e os perdidos do Chapolin.

Seu Madruga sapateiro parte 1 1ª versão (sem a Chiquinha): Lote de 84, cancelado em 88. Assisti a esse episódio em espanhol. É uma mistura da primeira e da segunda parte da versão que é exibida atualmente. Existe uma versão mais nova, com a Chiquinha. 

Os ladrões assaltam o bar: Lote de 84, cancelado em 88. Era exibido junto com "Seu Madruga leiteiro". Quando esse episódio voltou em 92 após 4 anos de ausência, o SBT cancelou essa parte por não ser de Chaves. 

Os refrescos do Chaves 1ª versão (sem a Chiquinha): Lote de 84, cancelado em 88. Assim como o episódio do sapateiro, essa primeira versão dos refrescos engloba em uma as duas partes da segunda versão. Existe uma versão mais completa e atual, com a Chiquinha.

Os ladrões querem abrir a janela / Seu Madruga é carpinteiro 1ª versão: Lote de 84, cancelado em 88. Nunca vi. O primeiro não é de Chaves. O segundo deve ter sido cancelado por haver versões mais modernas. 

Cyrano e os mosqueteiros / Ama teu inimigo 1ª versão: Lote de 84, cancelado em 88. Nunca vi. O primeiro não é de Chaves. O segundo deve ser parecido com "As pessoas boas devem amar seus inimigos". 

Um banho para o chaves versão 1: Lote de 84, cancelado em 88. Não entendo porque o SBT preferiu uma versão com a Pópis e com o Professor Girafales do que uma versão com Quico e Seu Madruga. Talvez por ser mais nova. 

A máquina de lavar versão 1: Lote de 84, cancelado em 88. Mesmo caso do banho.

   

O ratinho do Quico: Lote de 88, cancelado no mesmo ano. Adquiri esse episódio em espanhol com o Leandro Lima. Coitado do ratinho, como sofreu nas mãos do pessoal da vila. Chaves e Seu Madruga passaram todo o episódio tentando assassinar o inocente animalzinho. Se o IBAMA vê isso...

 A festinha na vila: Lote de 88, cancelado no mesmo ano. Pelas fotos que vi, trata-se de um episódio muito antigo, que não agradam ao SBT.

O ratinho do Quico, transmitido apenas uma vez, em 1988. Pobre animalzinho, como sofreu...

Os ladrões roubam o carrinho de sorvete / O bolo da Dona Clotilde: Lote de 88, cancelado no mesmo ano. Nunca vi. O primeiro não é de Chaves, e o SBT não quis mais misturar Chaves com outros quadros. O segundo, pelo que sei, é uma cópia mais antiga de "A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha". 

O revólver do Chaves: Exibido uma vez em 92. Também nunca assisti. Talvez os revólveres, mesmo sendo de brinquedo, devem ser afastados das crianças. 

Um homem invisível versão 1: Lote de 90, exibido ocasionalmente, a última vez três anos atrás. Há uma versão mais atual no ar, com o acréscimo da Chiquinha. 

A falta d'água versão 1: Lote de 88, exibido de vez em quando. Existe outra versão mais nova no ar, com a participação da Chiquinha e do Sr. Barriga. 

Seu Madruga fotógrafo parte 2: Lote de 84, exibido pela última vez em 2001. Há uma dúvida se esse episódio foi cancelado ou não. Se foi, após muitos anos, talvez seja por causa das inúmeras quedas da câmera, que deve custar caro. 

Brincando de escolinha: Lote de 90. Ninguém tinha ouvido falar dele, até ser exibido no Falando Francamente. Deve ter sido cancelado por ser antigo. 

As Apostas: Lote de 90. Mesmo caso do anterior. 

Ensinando boxe versão 1: Lote de 90. Há uma versão mais recente no ar, com a Chiquinha.

   

                                                                            A festinha na vila, um dos episódios mais antigos de Chaves, também foi exibido uma vez.

 

CHAPOLIN

O planeta Vênus versão 1: Lote de 84. Episódio antigo, substituído por uma versão mais nova, com Ramón Valdez.

Dr. Chapatin e o mendigo / O carateca versão 1: Lote de 84. O segundo foi cancelado por ser uma versão mais antiga da versão que está no ar, com Ruben Aguirre. O episódio do Dr. Chapatin saiu no embalo.

Dr. Chapatin e o contrabando / As pulgas amestradas: Lote de 84. A imagem desses episódios não é tão nítida. Além disso, o episódio das pulgas tem pouca iluminação. Mesmo assim, como aconteceu com sete episódios perdidos do Chaves, esse voltou remasterizado.

O louco da cabana: Lote de 84, cancelado dois anos depois. Assisti a esse episódio em espanhol. É um pouco violento e com forte carga dramática, pois um louco homicida está a solta.

O mendigo da praça (lote 84) / A bola de cristal (lote 90): Nunca assisti a esses episódios. Portanto, não posso opinar sobre eles.

 

A peruca de Sansão: Lote de 84. Episódio muito violento. Uma pedra e depois um sofá esmagam o detetive. O doutor ladrão atira várias vezes em Chapolin, inclusive na boca. Uma das balas atinge o detetive.

Julieu e Romieta parte 2: Exibido algumas vezes durante a segunda metade da década de 90. Talvez o SBT não goste de episódios com trechos em espanhol. Além disso, as músicas tocadas tornam o episódio meio maçante.

Foto de uma outra versão de A peruca de Sansão, um dos episódios mais violentos.

 
Eis as causas. Confesso que, em alguns episódios, tive que quebrar a cabeça para descobrir algum motivo para o cancelamento. Tem tantos episódios que são exibidos atualmente com cenas piores do que essas. Por exemplo, em "O belo adormecido", o Sr. Barriga mata o Seu Madruga (de uma forma diferente, mas mata); em "Seu Madruga carpinteiro, marteladas", há várias pancadas com o martelo; em "O curto-circuito" e "Como é duro ser eletricista", todos são eletrocutados, entre outros. Mesmo assim, acredito que boa parte desses episódios desapareceu por algum tipo de censura, como “O ratinho do Quico” e “Espíritos Zombeteiros”, que só teve algumas partes mostradas no FF.

Outra possível causa são problemas de vídeo ou áudio. Na exibição desses episódios no programa da Sônia Abrão, notou-se que a imagem da maioria dos perdidos está com uma listra branca no canto esquerdo do vídeo. Se essa foi a razão, o SBT felizmente esqueceu “O álbum de figurinhas de dinheiro”, episódio em exibição que contém a mesma falha de imagem. Mesmo assim, episódios como “O fantasma” e “A chirimóia” retornaram, juntamente com a tal linha branca. Provavelmente os sete perdidos que voltaram puderam ser recuperados como um todo. Talvez os que não voltaram estejam bem danificados após tantos anos inativos.

Bem, sabemos que, como a própria emissora já mostrou, tanto em comerciais quanto no programa Falando Francamente, que boa parte dos episódios ainda estão guardados nos arquivos. Se eles não mostram, é porque não querem. “A Pichorra”, “Brincando de atropelamento”, entre outros, já sabemos que estão guardados, embora não estejam no ar.

Pode até ser que o SBT não tenha mais o direito de exibição de alguns episódios. Mas, se quisesse, poderia renova-los facilmente, devido ao acordo com a Televisa. Boa parte dos episódios já está fora do ar há mais de 11 anos. Por isso, acho muito difícil que voltem a ser exibidos outros além dos já mostrados.

 Por ora é isso, amigos. Até a próxima!  


Eduardo (Rufino Rufião)
e-mail:
elkhartlake@bol.com.br