Uma febre CH da década de 90:

Óculos do Chaves


O óculos que fez as crianças beberem muito líquido

Em um dia desses de 1990, eu dou de cara com um comercial do Óculos do Chaves (que você pode vê-lo procurando no YouTube), onde começava com o Chaves do seriado e era transformado no Chaves da revistinha de histórias em quadrinhos versão brasileira.

A princípio eu pensei que seria o lançamento de um segundo LP do Chaves (e eu que ainda nem tinha o primeiro), mas depois eu vejo o menino do oito tomando um suco com um óculos todo de borracha. Era o lançamento do Óculos do Chaves.
Eu até fiquei interessado em obter um, tomar suco com ele e tal, mas por questão da marca CH, porque o produto em questão não tinha nenhuma referência com CH.
Passando-se algumas semanas, já em 1991, eu estava assistindo As Tartarugas Ninjas, e Peter Pan no Bōken (versão animê do desenho Peter Pan e os Piratas) no extinto Xou da Xuxa (que estava de férias, no lugar o programa estava sendo apresentado pelo Sérgio Mallandro, recém contratado da Globo na época), quando de repente passava um comercial em uma festa de aniversário, uma menina entra em cena:

- Ei, turma! Chegaram os Óculos do Chaves!
Começou a verdadeira festa, com narração dessa propaganda enquanto mostravam as crianças tomando sucos e refrigerantes com ele. A mesma menina fala para o telespectador:
- Você não vai querer ficar fora dessa, não vai?
Mais uma narração (se não me engano, avisando que podia ser adquiridos nas Lojas Sonora) e ela volta a falar para o telespectador:
- É o maior barato!
E o narrador fala "Óculos do Chaves, compre já o seu", enquanto mostra um moleque tomando suco (e gargalhando) com esse óculos (detalhe que ele estava usando um chapéu parecido com o do Chaves).

As falas e/ou narração podem não estar exatamente como eu disse acima, mas a ideia é essa aí... digo... eu tentei procurar no YouTube para ver se achava, mas sem sucesso (quem encontrar, eu agradeço). Ainda foi feito um terceiro comercial, o mesmo do primeiro, mas ao invés de escrever uma carta o dublador do menino do oito dizia para adquirir o seu nas Lojas Sonora (uma loja que vendia câmeras fotográficas descartáveis da Love em Manaus, capital do Amazonas, mas já com filme dentro, e a mesma loja era quem revelava as fotos).
Um amigo meu disse que ia sair com a mãe dele para comprar o Óculos do Chaves, e ficamos no aguardo do seu retorno. Quando ele finalmente chega com aquele famoso óculos, todos nós fazíamos fila para tomar suco e/ou refrigerantes com ele. Ele era bem feito, as duas pontas da borracha eram moles para usar como canudo, mas na parte que ficava no rosto era totalmente duro, e nós, crianças curiosas, queríamos saber como foi que fizeram isso.
Mas uma coisa ele só contou no dia seguinte: que ele não tinha ido à Loja Sonora, porque antes estava sendo vendido na rua, sem embalagem. O ministério da saúde condenou os óculos clandestinos, informava que eram prejudiciais a saúde. Nisso, o meu amigo teve a ideia de colocar na água fervente para matar os
micóbrios, mas o óculos se derreteu.
Dias depois os óculos clandestinos estavam sendo vendidos em frente a minha escola, e eu pude observar que esses a borracha eram 100% mole, e para deixar o óculos duro, na parte que ficava no rosto, colocaram arame. Desses eu passei bem longe.

Depois disso nem se via mais o comercial dos famosos Óculos do Chaves, foi só um sucesso passageiro.


Amanhã tem mais!

andy@forumch.com.br