Eu mais uma vez vou ficar devendo os comentários da volta dos perdidos no SBT, pois estou trabalhando nos guias do portal Zelda.com.br, o que provavelmente fez com o que eu debatesse poucas linhas na minha coluna e não tenho atualizado o site com a mesma frequência de antes, peço desculpas a todos e vamos à coluna:

Dúvida : Beterraba e Peterete Assaltando Com Pistola De Brinquedo


Entremês perdida do SBT desde 1992

A dúvida que eu tenho vem comigo desde 1992, “portonto”, só os chavesmaníacos que nasceram antes mesmo do Doutor Chapatin poderão me responder.
Eu lembro vagamente que por duas vezes eu assisti, no ano de 1989, essa entremês do Revólver de Brinquedo, seguindo com os episódios O Homem da Roupa Velha e Adivinhações (todos perdidos).
Aconteceu que em 1991 eu assisti pela primeira vez o episódio do Chapolin (o ano que eu estava começando a gostar de Chapolin) A Volta da Corneta Paralisadora, aí me veio à dúvida se a buzina do Chaves no perdido Roupa Velha também era uma corneta paralisadora (essa dúvida me veio à mente quando eu estava assistindo pela primeira vez a segunda versão da saga do Roupa Velha, também perdida). Pois eu não lembrava como o Chaves tinha arrancado o saco do Roupa Velha e estava achando que tinha usado a buzina para paralisá-lo e arrancar o saco que “estava a Chiquinha”. Então todos os dias eu ficava ligado no SBT (exceto no sábado quando eu estava na igreja) esperando que o episódio começasse com a entremês do Revolver de Brinquedo para enfim ver se a buzina do Chaves paralisava ou se era uma buzina comum.
Um único dia de 1992, que eu me descuidei, e liguei a tevelisão, estava passando o episódio das Adivinhações (que foi a última vez que eu vi no SBT...). Então vocês imaginam o que eu falei naquela hora...
Meses depois, ainda em 1992, eu liguei a TV e estava passando a entremês do Revolver de Brinquedo, para a minha alegria, mas quando começou o segundo bloco eu quebrei a cara:


Que início estranho do episódio da Roupa Velha...

Estava achando estranho as crianças brincando de orquestra antes de o Roupa Velha chegar à vila. Quando me dei conta que era outro episódio. Ainda em 1992 passou novamente a entremês, mas seguindo novamente de A Bandinha da Vila.
Aí eu ficava me perguntando se eu não estava enganado com a sequência do sketch. Se eu estivesse enganado, pelo menos eu teria reconhecido o episódio da Bandinha e naquele dia me pareceu novo. Não reconheci cena nenhuma, e descarto a hipótese de ter desligado a TV no sketch em 1989. Por mais que eu só curtisse Chaves (não gostava de sketch, como muitos da época com certeza só era fanático no Chaves), eu via os sketchs até o final, para que começasse logo os blocos com a turma do Chaves.
Mas eu era tão inocente que não pensei na possibilidade de o SBT ter mudado a sequencia. Em 2006 eu fui surpreendido com uma nova sequência de exibição dos episódios do Chapolin.
Até então eu conhecia a sequência dos seguintes episódios:

Riacho Molhado / O Disco Voador
O Vampiro / Morte ao Chapolin
O Gigante / O Lobisomem
O Mão Negra / Vinte Mil Beijinhos para Não Morar com a Sogra (perdido)
Goteiras / A Vingança

Lembro que quando passou O Vampiro em 2003 (antes de o vermelhinho deixar a grade pela quarta vez) eu estava contando os minutos para rever o episódio Morte ao Chapolin, mas quando terminou esse episódio, quebrei a cara e passou um episódio que não me recordo agora (eu fiquei tão p*** por ter passado outro na sequência que me esqueci qual passou). Eu pude rever esse episódio em 2006 quando passou a sequência correta “Um Ás no Volante / Morte ao Chapolin”. Eu já tinha visto esse sketch em 2001 na versão do Clube do Chaves.
A sequência correta dos demais episódios ficou dessa forma:

Tem uma Mosca no Meu Café / Riacho Molhado
O Rajá de Kalambur / O Gigante
A Guerra de Secessão / O Mão Negra
Dando Tratos á Bola / A Vingança
Silêncio no Estúdio / Goteiras

Dentre outros que eu não me recordei até o fechamento desta edição.
E por acaso eu pensei se não foi isso que aconteceu com o sketch do Revólver de Brinquedo e A Bandinha da Vila. Agora em 2011 eu estava comentando no FUCH (Fórum Único Chespirito) do perdido Assaltando Com Pistola De Brinquedo / O Homem da Roupa Velha / A Moeda do Quico (título batizado no meio CH), nisso o Fabão respondeu que o sketch que vinha antes era o do Mendigo Ladrão. Eu pedi para que postassem o link deste vídeo do YouTube no tópico e quando eu assisti, eu me lembrei de algumas coisinhas sim, mas acompanhando a primeira parte da primeira versão de As Novas Vizinhas (eu lembrava muito bem que esse sketch se passava numa praça, o da segunda parte da saga era o Doutor Chapatin no restaurante, ante dos desmaios com Paty e Glória).


Quando assisti esse vídeo, lembrei logo da primeira versão do início da saga das Novas Vizinhas

Então eu fui procurar nas listas dos sites CH qual sketch constava antes da primeira parte da primeira versão da saga, mas em todos os sites a primeira parte estava solta, sem nenhum sketch antes.
Então pesquisei em espanhol, e retornou o contra-bando (que aqui no Brasil passa antes do episódio de Chapolin: As Pulgas Amestradas).
Então eu gostaria de saber se mais alguém assistiu essa combinação de 89 do Revólver de Brinquedo acompanhado do Roupa Velha e Adivinhações.
Se sim, também são grande as chances de o sketch com o Mendigo ter sido exibido realmente antes da primeira parte das Novas Vizinhas (na sequência do SBT, claro).
Ah, a dúvida que eu tinha em relação a buzina do Chaves, só foi sanada em 2003 quando eu baixei esse episódio em espanhol no extinto site Chespirito World. Não, a buzina do Chaves não paralisa (não me diga?), ele “resgatou a Chiquinha” com uma paulada na cabeça do Roupa Velha, como fez com o Seu Madruga nas versões posteriores. Claro que até 2003 eu já imaginava que não era a “chicharra” do vermelhinho.
Eu só pude assistir esse episódio em português novamente quando eu comprei o DVD da Amazonas Filmes em 2005.
Fiquem com as curtas.

Vídeo do Professor Wander Silva Repercutiu no SBT

Na minha coluna anterior eu postei um trecho do vídeo do Professor Wander Silva, falando mal do seriado Chaves para as crianças. Claro que eu postei sem ele saber que eu estava filmando, já que ele não autorizou suas filmagens por ser contra a pirataria e para vender seus DVDs e outros produtos no final da palestra.
Pelo menos era isso que eu pensava até ele mandar um e-mail para uma grande amiga minha da igreja.
Pois bem, esse vídeo chegou até ele por intermédio de um funcionário do SBT e eu fui alertado por essa minha amiga, que recebeu um e-mail dele, pedindo para que eu removesse o vídeo no YouTube para não gerar problemas para ele e para mim. Segue o e-mail que ela recebeu:

Este se faz necessário para solicitar-lhe uma gentileza.
 
Embora eu peça que não se grave a minha palestra, alguém da igreja de Vila Nova gravou.
Eu peço para não gravar pois posso ser processado por tecer comentários pejorativos sobre estes programas de tv e sobre o homossexualismo.
 
Fiquei muito triste, pois eu solicitei que não gravassem.
 
Recebi um e-mail de um representante do SBT, pois o video foi postado no youtube, do momento que falo mal do programa do chaves.
 
Recebi inclusive uma ameça de que se eu não tirar este video do youtube, ele tomaram "providências".
 
Só que não fui eu que postou, foi gravado aí na sua igreja.
 
Isso está me trazendo complicações.
 
Se eu tiver que parar de fazer este ministério por conta deste ato impensado de um irmão aí de sua igreja, vou deixar o sangue das crianças que não puderem ser advertidas sobre estes assuntos que abordo, nos ombros do citado irmão.
 
Se possível, descubra quem fez isso e peça que retire isso do no youtube.
 
e se possível destrua a gravação que fez de minha palestra.
 
Agradeço o seu apoio
 
Um abraço forte.
 
Prof. Wander
professorwander@hotmail.com

Analisando esse email com calma eu concluí que me preciptei na coluna anterior de ter insinuado que ele tinha vetado as filmagens para não ser prejudicado em suas vendas, uma vez que estaria usando a igreja para fins lucrativos, mas por meio do e-mail acima eu concluí que isso acabaria prejudicando o seriado no SBT e eu tornaria o grande responsável por uma possível queda de audiência, e não é isso que eu desejo para um seriado que fez a minha história por quase três décadas, que é totalmente superior a qualquer enlatado americano e de um Zorra Total da vida.
Eis aqui o meu pedido de desculpas ao palestrante Wander Silva pelo constrangimento e o vídeo já está bloqueado no YouTube.
Quem ainda assim quiser ver esse trecho da palestra, mande-me um e-mail com o título "Palestra sobre o Chaves" (no rodapé da coluna).

Junte-se a nós!

Devido a minhas outras atividades em outros sites, o RCH estará suspenso por um curto período de tempo! Peço desculpas pelo transtorno e até a última coluna de 2011!

andy.henriques@gmail.com