Encerro o ano com a minha coluna de número 50. Pela primeira vez, em quase cinco anos, tivemos dois “números redondos” no mesmo ano.

Retrospectiva 2008

Vamos ao Chilango com o Polegar Vermelho

Vamos a uma retrospectiva das colunas que vão de 40 a 49:

Retrospectiva e Destaques do Box 4 – Eu faço uma retrospectiva das colunas que vão de 30 a 39 e falo dos DVDs CH do Box 4. Destaque para o quadro no DVD de Chespirito: O Bar que se Fecha só Depois do Último Cliente. Que conta com a participação do Ramón Valdéz.

Um Ano Depois / Comentários do Box 5 – Eu faço a minha crítica por naquele dia ter completado um ano sem a exibição de Chapolin no Brasil, que tinha saído do ar quando estava exibindo um lote de episódios inéditos.
Em seguida eu faço os meus comentários no quinto Box CH da Amazonas Filmes. Eu mato a saudade de dois episódios perdidos: Os Barquinhos na Bacia & Desmaiando com Paty e Glória. Além de ter sido presenteado com dois episódios inéditos (inédito em todos os sentidos) que são: Chaves - Quem Mexe com a Mangueira de Bombeiro Acaba se Molhando por Inteiro & Chapolin - Nas Guerras Médicas a Arma se Chama Bisturi.

Os 10 Empregos do Seu Madruga – Antecedendo a coluna de aniversário do site Turma CH, eu listo os dez empregos do Seu Madruga mais conhecidos no meio CH. São eles: Gesseiro, Fotógrafo, Leiteiro, Carpinteiro, Vendedor de Churros, Vendedor de Balões, Sapateiro, Roupa Velha, Vendedor de Bombinhas, e Cabeleireiro. Com isso eu pude concluir que o Seu Madruga gosta de dar oportunidade as pessoas mais jovens.

Os Milagres Existem – Frase dita pelo Senhor Barriga ao término do primeiro bloco do episódio A Proposta. Iniciava-se uma nova era no Turma CH, que era reconhecido pelo seu conteúdo escrito. Foi feita uma fusão com o Point do Chaves, reconhecido pelo seu conteúdo multimídia. Com essa fusão ambos os sites só tiveram a ganhar, tanto nas novas seções, como também nos novos membros para a nossa família CH. O resultado vocês irão conferir nas curtas desta coluna.

Por que Tantos Sites CH pararam de ser atualizados? – Nessa coluna eu faço um balanço dos sites CH que marcaram época no meio CH e tento explicar o porquê de muitas atualizações estarem paradas, bem como, a extinção de alguns sites CH (principalmente os sites dedicados a outros personagens CH). O principal motivo é a falta de tempo. Pois um dia o webmaster cresce e acaba tendo outras ocupações, uma vez que ninguém é remunerado por atualizar um site CH, por fazer isso por amor às séries e aos fãs das séries.

Clássicos - Revistinha Chaves & Chapolim, número 15 – Ao invés de enfocar o seriado, eu quis enfocar uma revistinha do Chaves & Chapolim produzida pela Editora Globo. O destaque era a historinha A Bandinha. Mas não é o episódio da bandinha da vila e muito menos da bandinha na escola (Uma Aula de Canto), mas sim: História do Brasil, versão com o Nhonho. Eu faço uma breve comparação com o último bloco desse episódio (embora eu não me lembrasse mais de todos os detalhes...). Em seguida passamos para as outras historinhas que compôs essa revistinha, dentre elas a historinha Crescendo Antes do Tempo. Nessa história o Quico percebe que nasceu o seu primeiro fio de barba e vai atrás de emprego. Mais detalhes na historinha postada na referida coluna, que está com o respectivo link no título daquela edição.

Chaves - 24 anos – 24º ano da exibição de Chaves no Brasil, nessa coluna eu cito os grande momentos nesse um ano que se passou, tanto os bons como os maus momentos: Os maus momentos - a morte do dublador Eleu Salvador, a morte da dubladora Helena Samara.
Os bons momentos - a estréia da segunda parte da primeira temporada do desenho do Chaves, a volta do Chapolin a grade diária para São Paulo e praças. Esse último ainda trouxe mais alguns inéditos e perdidos, a maior novidade foi à exibição de O Show Deve Continuar – parte 6. Disseram que o final foi emocionante.

CH - CHaves e CebolinHa – Eu faço uma comparação entra a Turma do Chaves e a Turma da Mônica, e conto uma história da Festa da Amizade com os personagens do Maurício de Souza. Nessas histórias que eu criava, eu fazia o Cebolinha apanhar injustamente da Mônica por culpa do Cascão por tentar bater no primo dela. A Magali é apaixonada pelo Cebolinha, mas ele tenta escapar das garras dela. Para maiores informações, acompanhe essa coluna clicando no título acima.

Não dá para contar uma piada num velório – Eu considero natural a morte de personagens e bichos no seriado do Chapolin, mas faço duras críticas as morte dos bichinhos de estimação da turma do Chaves. Conto o meu trauma quanto a morte do gatinho do Quico. Pois quando eu era criança e queria acreditar que o pobre do burro que é bem gato, tinha escapado. Reitero o que eu havia dito outrora e coloco um vídeo do Seu Madruga matando o gato da Dona Florinda com a espada usada pelos toureiros com direito a miados de despedidas. Até hoje eu agradeço ao SBT por nunca ter exibido a versão desse episódio de Peixe cru faz bem pra memória.

Os Mínimos Detalhes – Eu aponto os mínimos detalhes que fez toda a diferença nos episódios. São pequenas falhas que dão um charme a série. Por exemplo, no episódio de Chapolin O Ventrilouco, no final o Chapolin descobre que a dançarina vivida por Florinda Meza era uma boneca de corda. Detalhe que o pino nas costas só apareceu no final, sendo que durante o episódio ela ficou de costa várias vezes.

Só lembrando que se desejares ler (ou reler) uma dessas colunas, basta clicar no título de cada parágrafo.

E agora vamos falar sobre o evento CH 2008: Vamos ao Chilango com o Polegar Vermelho

Aconteceu no último dia 13 de dezembro, na capital do estado de São Paulo, o evento CH 2008.
O evento contou com a presença dos dubladores: Gustavo Berriel (dublador do Nhonho), Carlos Seidl (Seu madruga), Silton Cardoso (Godinez no desenho), e a Cecília Lemes (segunda dubladora da Chiquinha nos seriados).
Segue as fotos tiradas pelos chavesmaníacos: Bruno Bolaños, Corpo do Benito, Dr. Chapatin, Fabão (uploader do TPCH e administrador do Fórum Único Chespirito), Leandro Lemes, sPiDeR (moderador do Fórum Único Chespirito), e Thomas Henrique.
Clique na imagem desejada para ver-la ampliada:

 

By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Bruno Bolaños
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Corpo do Benito
By Dr. Chapatin
By Dr. Chapatin
By Dr. Chapatin
By Fabão
By Fabão
By Fabão
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By Leandro Lemes
By sPiDeR
By Thomas Henrique

Acompanhe agora os vídeos feitos pelo Bruno Bolaños e sPiDeR:

 
By Bruno Bolanõs


By Bruno Bolanõs


By Bruno Bolanõs


By sPiDeR


By sPiDeR


By sPiDeR


By sPiDeR


By sPiDeR


By sPiDeR


By sPiDeR


By sPiDeR

Agradeço a todos esses chavesmaníacos por terem dado toda a cobertura do evento aos chavesmaníacos que não puderam estar presentes, como eu por exemplo.
Vamos para as curtas.


Clique para ampliar!

Atenção! Na coluna anterior houve um cochilo (detalhe em negrito):

Chaves, Quico, Chiquinha e o Nhonho vão ao parque de diversões e um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra: Eu não fui, diz o Chaves. Foi o Quico, diz o Nhonho. Foi o Quico, diz a Chiquinha. A Chiquinha não tem razão, diz o Quico. Sabendo que só um deles mentiu. Quem não pagou a entrada?

O erro foi corrigido quatro dias depois, mas para quem leu o raciocínio antes da correção, aí vai o raciocínio correto:

Chaves, Quico, Chiquinha e o Nhonho vão ao parque de diversões e um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra: Eu não fui, diz o Chaves. Foi o Quico, diz o Nhonho. Foi o Nhonho, diz a Chiquinha. A Chiquinha não tem razão, diz o Quico. Sabendo que só um deles mentiu. Quem não pagou a entrada?

Vão tentando descobrir que no final desta edição eu revelo.

TPCH bate o recorde e conquista o Prêmio Ramón Valdéz em seis categorias

A parceria do Turma CH com o Point do Chaves deu ótimos resultados, e a grande prova disso está nas conquistas do Prêmio Ramón Valdéz – V Edição 2008. Pois as principais notícias, colunas, informações, e multimídia; agora estão concentrados em um único site: Turma CH o Point do Chaves!
O TPCH levou os prêmios nas categorias:

Melhor Site
Site Revelação
Melhor Design
Melhor Criatividade
Melhor Conteúdo Escrito
Conteúdo Multimídia

O meu grande amigo Mestre Maciel conquistou três categorias mais do que merecida:

Melhor Webmaster
Melhor Redator
Melhor Colunista

E a grande novidade foi esse colunista que vos escreve conquistar uma categoria na competição mais importante no meio CH:

Uploader Revelação

Essa conquista foi muito importante para mim, que estou apenas ha quase cinco anos no meio CH. Obrigado a todos que votaram em mim, tanto nessa categoria, quanto em outras categorias que na qual participei. Obrigado a todos por essa conquista e parabéns a todos que obtiveram conquistas nessa competição e parabéns a todos que participaram.
Agradecimento ao Gustavo Alves por ter se oferecido a preparar os prêmios simbólicos, bem como, o layout da edição 2008.

Vamos ao resultado:
Fiscal – Então foi você que entrou sem pagar?
Quico – Er... que coisa não? Como será que ele descobriu...
Chiquinha – Ai Quico, o que você tem de burro, você tem de burro! Se o Chaves negou que foi ele, o Nhonho falou que foi você. E eu, tentando te ajudar, falei que foi o Nhonho. Mas você é tão burro que confessou que eu tava mentindo, aí se descobriu que você é o penetra!
Chiquinha – Por isso que eu digo que eu entrei bem.
Nhonho – Mas Quico, você não tinha pedido dinheiro para a sua mamãe?
Quico – Sim, mas o Chaves me perguntou o que eu faria se eu encontrasse um dinheiro que eu mesmo perdi. Disse que eu devolvia pro dono. Aí o Chaves disse para eu forçar mais a minha mente e perguntou o que eu faria se eu encontrasse um dinheiro que eu mesmo perdi, aí pensei e disse que iria ao parque. Nisso o Chaves disse que vinha ao parque com o dinheiro que eu mesmo perdi, ele fez o certo pois... er... que coisa não?

Depois que eu corrigi o detalhe no Raciocínio CH, eis que recebo um e-mail do chavesmaníaco: Douglas Di Fabio Grippa.

“Ok Andy, a correção fez pensar um pouquinho mais, mas a resposta é a mesma: Quico.
Essa foi igual quando o Quico pergunta pra Chiquinha em o Desjejum – parte 1:

Quico: Quem é o filho do meu papai, e da minha mamãe...
Chiquinha: Você!
Quico: Fica quietinha, viu, e deixa eu terminar de explicar toda a adivinhação, ta bom?
Chiquinha: Ta bem?
Quico: Vamo ver! Quem é o filho do meu papai e da minha mamãe...
Chiquinha: Você!
Quico: Espera até eu terminar de dizer TODA A ADIVINHAÇÃO!!!!
Chiquinha: Está bem.
Quico: Quem é o filho do meu papai, e da minha mamãe, e não é meu irmão?
Chiquinha: Você!
Quico: Quem é que agüenta essas mulheres...”

Faz sentido.

Em abril o Raciocínio CH está de volta.

Tenham todos um feliz natal, um próspero ano novo, e até 2009

andy.henriques@gmail.com

Arquivo:

Título
-

Coluna 49

Coluna 48