Ir para o contato!

E aqui estou eu para mais uma coluna envolvendo o Meio CH.

A Volta dos que não Foram:
Gustavo Berriel e Valette Negro
voltam ao FUCH


Thomas Henrique rompe com o Fã-Clube Chespirito Brasil

Em função desta, esse ano ainda teremos mais duas colunas, contando com esta. Uma vez que eu tenho escrito nove colunas por ano, com essa serão dez.

Ou seja, no terceiro ano de colunista eu quebrei o tal de tatu. Mas também, teve uma coluna esse ano do tipo offtopic, não estava voltado para CH.

Um ano se passou, após o Gustavo Berriel (primeira foto a esquerda) e o Valette Negro (primeira foto a direita... digo...) terem saído do FUCH (Fórum Único Chespirito), finalmente recebemos uma carta de presente para o dente (Presidente Prudente, onde estão o Berriel e o Valette: Presidente Prudente).

O Berriel e o Valette voltaram ao FUCH, a princípio para se defender, mas quem sabe num futuro bem próximo eles resolvam ficar. Vou passar para vocês toda a trajetória, que fizeram que eles voltassem ao Fórum o mais rápido possível.

Felizmente eu não fui o pivô da confusão iniciada no último dia 6 de novembro de 2006.

O pivô dessa confusão foi nada menos que o Thomas Henrique (foto abaixo do segundo título / clique aqui para ler o ChaPapo feito com o Thomas Henrique), webmaster do Clube do Chaves (antigo Mundo Chespirito) e o usuário que vive caindo nas pegadinhas do meio CH, dentre elas, a pegadinha do Chalouco e Chocolate, hehehe (clique aqui para ler a coluna do Mestre sobre a polêmica dos nomes Chalouco e Chocolate).

Era uma segunda-feira, 6 de novembro de 2006, uma segunda tranqüila e calma (pleonasmo), quando às 19h59 minutos do horário da Paraíba (20h59 no horário brasileiro de verão), o usuário Thomas Henrique posta um tópico contra o Fã-Clube Chespirito Brasil, intitulado: "A FALSIDADE DO FÃ-CLUBE, Quando se está do lado, e quando se está contra".

Antes de mais nada, quero esclarecer que eu só abri este tópico aqui no FUCH porque lá no FFC (Fórum Fã-Clube Chespirito Brasil) eles iam fechar num piscar de olhos, já que o Berriel é moderador. E de qualquer forma ele vai acabar sabendo, por intermédio de puxa-sacos que ele tem e que contam para ele. Agora sim eu quero que esse Fã Clube se exploda e eu nunca mais compro 1 só Box de m**** deles.

Houve um pequeno desentendimento entre ele e o Gustavo Berriel, infelizmente. Na raiva ele anuncia que não vai mais comprar os DVDs do Box produzidos pela Amazonas Filmes.

Thomas Henrique é convidado para adaptar os boxes:

Gustavo Berriel: Mas o que eu quero de você? Vou ser direto. Quero que me ajude com os próximos textos, a partir do 4º box, principalmente com os textos de Chespirito. Acredito que o BrunoSamppa vai reaparecer, espero que sim, porque a ajuda dele é imprescindível, mas quero você nao para substituir o Samppa, mas para complementar o trabalho em equipe. Acho que você pode acrescentar idéias muito legais e grandes soluções ao projeto. Pelo enorme carinho e pela seriedade com que você trata as séries, principalmente valorizando o programa Chespirito, acho que você é o cara mais indicado para essa ajuda.

Para quem quer evitar a fadiga e não ler o ChaPapo citado acima, o Thomas Henrique é um dos chavesmaníacos conhecidos que mais assistiu episódios inéditos em emissoras internacionais. A maior lista de episódios foi ele quem fez. Ele criou um site especialmente para esse guia, que hoje está "Cerrado por Vacaciones".

Continuando, ele fez a adaptação do DVD O Melhor de Dona Florinda (até o fechamento dessa edição, o DVD não foi lançado / creio que esteja um pouco longe, hehehe) e o Gustavo Berriel agradeceu e elogiou.

Vamos a mais um trecho postado pelo Thomas no tópico que gerou polêmica.

Me convidaram para participar de uma porcaria de Guia de Episódios (um pouco depois de eu ter lançado aquele site). Pois bem, o Berriel me pediu para tirar o site do ar, porque eles iam fazer um projeto "melhor e maior" com um guia completo de episódios. Eu aceitei, tirei o site e comecei a ajudá-los. Mas depois fui vendo que eles não entendem de CH. Não sabiam nem coisas simples, como que o Professor Girafales participa do episódio do Madruguinha (sendo que é ele quem dá o cachorro para o Quico). Também não sabiam quais episódios eram normais e quais eram inéditos. Devo admitir que o Valette Negro tem um conhecimento maior sim, mas o Berriel não manja nada, é um bobo que se acha melhor só por ser presidente de um fã clube de m**** que ele mesmo criou.

Nesse trecho, o Thomas se exalta e começa a criticar o projeto do Berriel e a xingar o Fã-Clube. O Thomas manda um e-mail para o Gustavo Berriel:

Quero avisar aqui que estou abandonando o projeto.
Desculpe falar, não quero ser grosseiro, mas vocês demonstraram que não entendem nada de Chaves e Chapolin, e eu não quero meu nome envolvido nessa porquice.
Espero que entendam, e que não fiquem com raiva, estou apenas sendo sincero.
Abraço,
Thomas Henrique.

O que Thomas não compreende é que ninguém nasce sabendo. Só porque Gustavo Berriel é o presidente do Fã-Clube Chespirito Brasil, não é obrigado a saber todos os detalhes de ponta a ponta. Pois o Gustavo Berriel é de carne e osso como todos nós. Ele mesmo afirmou que não conhece tudo e que às vezes ele é teimoso com pequenas coisas. Um exemplo disso é na entrevista que ele concedeu a Revista Contigo, onde afirmou que a era clássica tinha sido encerrada por volta de 1984, mas o BrunoSamppa, que tem um receptor digital, comprovou que a era clássica se encerrou por volta de 1980. Mas a reportagem já tinha sido publicada.

Ao Thomas não lhe dá nenhum direito de esculhambar o Berriel e o Fã-Clube por não saber pequenos detalhes de CH.

Eu por exemplo, tenho mais conhecimento dentro dos episódios exibidos pelo SBT. Mas se me perguntarem coisas de fora (ano de gravação de um determinado episódio, por exemplo) eu sou uma negação.

Adiante (não, atrás)!

Aconteceu que o Gustavo Berriel, que devia estar exausto, perdeu o controle e devolveu-lhe as ofensas promovidas pelo Thomas. O e-mail a seguir, o Thomas Henrique entitulou "A MÁSCARA DA FALSIDADE CAI - Descubro com quem estou lidando, uma "rainha" e seus puxa-sacos".

O que dizer de tudo isso?
Certo. Uma pena, porque nós vamos realmente publicar o guia para todo o país...
Gostaria de te informar que nada do que você viu aqui corresponde ao guia em si, e sim ao "esboço do esboço" projeto, completamente sem ordem e sem estética, só para organizar tudo. Estamos apenas colhendo dados e verificando se não há erros e equívocos. Pois o guia final sairá belo, completo e sem erros. Isso não é uma competiçãozinha pra ver quem entende mais de Chaves e Chapolin, pois aqui ninguém é mais criança nem tem tempo pra essas babaquices.
O grande erro que cometi até aqui foi ter escolhido você para esse projeto. Primeiro, não acho que você tenha contribuído tanto quanto pensa ou que entenda tanto quando diz. Segundo, pelo seu caráter, que você prova agora que não é nada correto. Essa sua atitude mostra o quanto você é um moleque metido a besta que se acha alguma m**** porque sabe alguns detalhezinho de cabeça sobre Chaves (claro, não faz mais nada na vida de produtivo). Realmente você não tem o perfil para este projeto. Ainda bem que você se revelou quem é a tempo de tirarmos o seu nome para não sujar o projeto.
Continue com suas competições amadoras com outros da sua laia pra ver quem entende mais de Chaves! Assim você vai longe, garoto!!
Abraço.
Gustavo Berriel

O Berriel estava com a razão quando explicou que queria que o guia saísse perfeito, a ponto de perguntar detalhes que ele talvez soubesse, mas que necessitava confirmação. Humildade acima de tudo. Ele só se equivocou ao dizer que, se o Thomas estivesse no projeto, ele estaria manchado.

Palma, palma; não priemos cânicos! Os dois erraram em suas atitudes, mas não foi nenhum pouco ético da parte de Thomas promover um possível boicote nos DVDs, criando aquele tópico contra o Fã-Clube Chespirito Brasil.

Uma pena que isso tenha acontecido. Mas eu, como moderador do FUCH, precisava seguir com minhas obrigações. Dentre elas, lembrar que uma das regras está escrito "não traga brigas de fora para cá". Mas como o Thomas ainda era moderador, eu não fechei o tópico, deixei para que ele mesmo o fizesse.

Acho que corri atrás do vento.

Ele posta em seguida que nunca brigou com o Gustavo e que foi ele que começou ofendendo o Thomas.

Gente, desde quando não saber detalhes é uma ofensa para quem é mais especializado no assunto?

Pois no e-mail que o Thomas mandou após essa pergunta, foi ele que começou chamando o projeto de porquice. Então quem ofendeu primeiro não foi o Berriel, me desculpa Thomas, foi você.

Como deu a entender que o Thomas não iria fechar o tópico, assim descumprindo a regra citada acima, o Rapha (Rapha CH, que respondeu o raciocínio da minha coluna 20) se viu obrigado a fazer isso.

Mas teve o seu tópico reaberto, tirando a razão do moderador que o fechou. Nisso o Thomas posta novamente, querendo provar para mim que não era briga de fora:

Estou apenas querendo mostrar AOS FÃS (inclusive você) quem é Gustavo Berriel e que maravilhoso fã-clube é este, que numa hora tá do lado, no minuto seguinte já está dando patadas.
Esqueci de pedir para não fecharem, mas peço agora: NÃO FECHEM!
Justamente não postei no FFC porque iam fechar lá... e agora nem aqui eu posso?

Brigas pessoais não mesmo, muito menos ficar procurando pêlo em ovo (tema da minha coluna anterior) para que todo mundo fique contra o Gustavo Berriel ou o Fã-Clube. Isso não funciona e ainda bem.

Não é porque você foi dispensado do projeto que vai fazer com que todo mundo fique com raiva do Berriel, do Fã-Clube e não vai mais comprar os DVDs. Desculpe, mas você deu essa impressão.

Passando-se o tempo (ou postagens), os amigos de Thomas (no MSN foram denominados a turma do barraco / não sou eu que tou dizendo isso, mas também não vou dizer quem criou) foram defender ele da atitude do Rapha de ter fechado o tópico pela primeira vez e de eu ter dito que agiu mal quem reabriu o tópico.

Dentre eles a postagem do usuário Pepe:

O Rapha está errado, o tópico não deve ser fechado. Seria um desrespeito ao Thomas. Ele está compartilhando conosco algo que aconteceu e é de nosso direito comentar o que achamos do ocorrido.

Meu amigo, se você não leu as regras, que são para o bem do fórum, é melhor nem comentar.

Chegou a vez do Joey postar:

Larguem essas regras ditadoras do FDP e deixem o Thomas expressar sua raiva com essa atitude grotesca do Berriel...
Ei, Berriel VTNC!

Como era de se esperar, começou a cair o nível do tópico. Se antes tivesse sido fechado, então eu respondi a postagem em defesa do Rapha e a postagem do Joey. Eis que o Pepe posta novamente:

Critérios errados...
Se é assim, não postem mais nada de briga entre Chespirito e Maria Antonieta, senão vão fechar o tópico! Por favor né, insisto que os critérios pra fechar esse tópico não se baseiam nas regras, afinal, a regra diz ofensa a algum usuário, mas entendo que é dentro de uma postagem e não num TEXTO que o Thomas publicou. É como se fosse uma histórinha e as pessoas estão comentando.

Ah sim, historinha basendo-se em fatos reais, agredindo um grupo e o lider do grupo. E comparar a briga de Thomas e Berriel com Chespirito e Maria Antonieta de las Nieves é o fim da picada. Mais adiante, o Rapha avisou que o tópico será fechado dentro de instantes, pois o nível não parava de cair.

O usuário Joey ameaçou pedir ao administrador para apagar a conta dele no FUCH se o tópico fosse fechado, mas essas pressões não nos atinge. Nem o Rapha se intimidou.

E finalmente o Mestre Maciel postou, era a resposta que faltava naquele tópico:

Eu fico receoso de colocar minha opinião aqui, pois um pode pensar que estou pendendo mais para um lado. Tanto que vou escrever em terceira pessoa, tudo para perceberem que realmente estou em cima do muro. Os dois estão errados nesta história! Por quê?

Thomas - Não foi tão bem explicado o motivo de sua retirada no projeto dos guias. A justificativa, ao meu ver, soou um tanto subjetiva. Pelo que entendi, ele saiu do projeto porque o Berriel não compreendia alguns detalhes dos seriados e aí o Thomas não teria gostado e se retirou, arrependido de ter tirado seu site do ar. Deve haver algum motivo mais forte para o abandono de Thomas do projeto dos guias e, conseqüentemente, dos serviços do Fã-Clube! A explicação do Berriel pareceu ser mais coesa, de que o projeto parcial a princípio aprofundado era provisório e que tudo seria mais detalhado posteriormente.

Berriel - Julgando a dita resposta do Berriel postada pelo próprio Thomas, errou ao menosprezar os serviços prestados por Thomas à adaptação dos textos, após este ter pedido para largar o projeto. Não precisava rebaixar tanto o rapaz, já que tal ato pareceu vingança aliada à retaliação por sua parte após o pedido de dispensa da empreitada por parte do Thomas. Berriel deve ter pensado: "já que este cara está fora da nossa parada, vou lhe dizer umas verdades, só para subestimá-lo". Não posso julgar a qualidade do trabalho do Thomas nas adaptações, tampouco a maneira de avaliação do Berriel para com seu trabalho. Fica no critério de cada um...

Resumindo: todo mundo perde com essa história! É uma briga envolvendo dois personagens de extrema importância do meio CH. Berriel, batalhador e incansável na causa CH, na promoção dos eventos e dos DVD's. Thomas, maior "upador" (sei lá como se qualifica este termo) de episódios CH do país. O meio CH precisa ser um espaço de harmonia, e não de guerra! Uma pena que ocorreu essa separação, desde o famigerado trote do Chalouco e Chocolate e a exacerbada hostilidade por parte dos mais radicais.

Pois é, Mestre, infelizmente chegou a isso...

O nível caindo cada vez mais, dando aquela vontade de colocar um ponto final no tópico, mas como o Rapha ja tinha prometido que o tópico seria re-fechado, nós aguardamos.

Nesse meio tempo, o Thomas estava mais calmo e fez uma reflexão:

O Lippe me disse uma coisa certa agora: o Berriel não é o Fã Clube. Eu estou generalizando um pouco. Quem me ofendeu foi o Berriel, e não o pessoal do Fã Clube. Muitos vão ficar do lado dele, é claro. Mas eu falei antes dos outros darem suas opiniões.

Pelo menos ele mudou o título do tópico, para: "A FALSIDADE DE GUSTAVO BERRIEL, Quando se está do lado dele, e quando se está contra".

Já nao é mais Fã-Clube e sim Berriel. Com isso, se confirmou que o tópico apresentava brigas pessoais e finalmente o Rapha fechou com chave de ouro:

Pelo visto a discussão vai cair.
Por precaução, o Tópico será fechado, pois não quero que hoje estoure MAIS um barraco pro FUCH.
Querem falar mal de fulano ou siclano, falem no FFFF (Fórum Feio Forte e Formal). É um postar aqui e todo mundo vem junto.
Aqui não é lugar de falar mal de Berriel, de Thomas, de Rapha ou do raio que o parta.
Antes que o nível da discussão caia, fecharei o tópico. Insatisfeitos com as regras ditatoriais do FUCH? Contato CH existe pra que?
Meu amigo Thomas que me perdoe, mas declaro esse tópico fechado.

Fim do Programa do Ratinho, pelo menos por enquanto.

Pois bem, nesse meio tempo o Gustavo foi informado do tópico feito contra ele. E por livre e espontânea vontade, ele e o Valette Negro resolveram voltar ao FUCH, a princípio para se defender e esclarecerem o ocorrido.

É com você, Berriel!

As acusações que recebi foram graves e pessoais, a começar pelo título, e até profissionais. Sendo que aqui nesse fórum há pessoas que não me conhecem e eu zelo sempre pela minha imagem e reputação. Se é para fazer alarde e recorrer ao fórum para falar mal de mim pelas costas (e sabendo que eu não estava cadastrado para poder responder), então eu tenho meu direito de resposta e também tenho coisas a dizer sobre a "Falsidade de Thomas Henrique".
Depois que recebi o e-mail do Mestre Maciel me comunicando sobre o tópico criado pelo Thomas, eu respondi o seguinte (ia pedir para o Mestre postar aqui, mas decidi fazer eu mesmo, me cadastrando)

"Mestre, obrigado por me mandar isso (para mais uma vez eu poder saber de alguma acusação que não tenha sido direta para mim, afinal o Thomas nem me respondeu diretamente... Se puder, pode repassar a resposta a quem interessar, já que eu não tive a oportunidade de responder diretamente e me defender).
Sim, estamos fazendo um guia de episódios, que vamos publicar. Será uma análise de cada episódio, com vários detalhes sobre eles. Vamos dizer quais personagens aparecem em cada um, o ano de gravação, curiosidades e, claro, as sinopses. Realmente pensei em te chamar para ajudar com as sinopses (há alguns anos eu te falei bem por alto sobre isso, mas a gente adiou e não tocamos mais no assunto - agora estou retomando porque vamos ter como publicar). Mas essa só será a segunda parte do projeto. Na verdade, eu não apresentei esse projeto nem ao próprio Fã-Clube! Por enquanto é só uma iniciativa minha, para adiantar o trabalho. Por enquanto estamos apenas fazendo apenas um levantamento geral de cada episódio. E para esse levantamento eu pedi a ajuda do Eduardo Gouvea (Valette) e do Thomas Henrique.

O Thomas estava colaborando normalmente quando de repente teve um ataque e abandonou o projeto da maneira mais suja possível, dizendo ainda que Valette e eu não "entendíamos nada de Chaves", coisas do tipo. Eu simplesmente não entendi nada, fiquei sem acreditar! O que esse moleque bebeu? Ele deu esse ataque só porque eu perguntei, para confirmar, se o professor Girafales aparecia nas DUAS primeiras partes do episódio do Madruguinha, ou se era só em uma das partes (sim, eu sei que foi o professor quem deu o cachorro de presente ao Quico, acho que vivi alguns anos mais que o Thomas para ver e rever esse episódio algumas dezenas de vezes a mais que ele). Mas isso magoou profundamente o pobrezinho, que ficou revoltado, em vez de ajudar como ele tinha se comprometido. Quero que o guia saia sem nenhum erro, então preciso tirar todas as dúvidas, até as mais óbvias. Não tenho vergonha de perguntar, ninguém é mais criança para ficar em competiçãozinha pra ver quem é que entende mais, que guarda as coisas de cabeça. O Thomas estava comprometido a ajudar e teve essa postura ridícula e infantil. É lógico que isso me ofendeu, e muito, pois eu contava com ele, e mais que isso, confiava nele e sempre o tratei muito bem.

Essas perguntas óbvias iniciais do guia são feitas para que não tenhamos nenhum erro, pois quero tudo saia perfeito na edição final. Eu sempre trabalhei assim. Nunca tive vergonha de perguntar as coisas, de não saber algo e, por sinal, foi assim que eu conquistei muitas coisas. Não me acho o maior entendedor de Chaves do mundo, tanto que chamei colaboradores justamente para ajudar e não pra dar showzinho e ficar se achando o bom porque sabe a data exata em que foi gravada o episódio tal ou se o personagem estava mais pálido neste ou naquele episódio. Eu sempre tive a humildade de pedir ajuda, pois me sinto tão fã quanto você, quanto ele ou qualquer outro. Tanto que pedi ajuda nos textos dos DVDs, no guia e em outros projetos.

Realmente eu confiava MUITO no Thomas e até o considerava meu amigo. Você deve se lembrar do episódio do "Chocolate e Chalouco", quando fizemos a piada e fomos suspensos do FUCH... O Thomas Henrique me xingou pessoalmente, me chamou de "viado" (ele tem algum forte interesse sexual em mim, pois agora está me chamando de "rainha"). Mas tudo isso passou e não lhe guardei rancor. Vi que ele era um cara legal, muito envolvido com tudo sobre Chaves e passei a admirá-lo. Muitos amigos meus mais próximos vieram me falar que eu era muito "bobo" de confiar no Thomas depois do que ele tinha feito. Mas sou assim, não consigo guardar raiva quando a pessoa se mostra arrependida, que foi o caso dele (ou pelo menos me pareceu assim). Então a gente se aproximou.

Na ausência do Bruno Sampaio (BrunoSamppa) para adaptar os boxes, escolhi o Thomas para substituí-lo pois ele sabe que eu confio no trabalho dele. Eu só não esperava jamais que o Thomas fosse um cara tão metido e tão cheio de si. Vou fazer uma breve comparação com você, Marco. Pra mim, você é o cara que eu convidei que melhor adaptou os textos, de toda a equipe. E você em momento algum se mostrou "metido" com isso ou ficou se achando o máximo por causa disso... O Thomas foi justamente o oposto. O trabalho dele ficou bom sim, não vou negar isso. Claro que eu mandei aquele e-mail pra ele, dizendo que ficou uma bo***, num momento de raiva. Ele simplesmente menosprezou um projeto meu sem mais nem menos e ainda dizendo coisas absurdas.

A gente ainda nem fez o guia, estamos apenas no esboço, só "batendo papo" sobre os episódios, entende? E ele se revoltou porque eu demonstrei saber menos que ele quando perguntei uma coisa que ele sabia. Fiquei indignado sim e não aceito essa saída dele do projeto, ainda mais dessa maneira estúpida. Isso pra mim foi traição, coisa de gente ruim mesmo. Quem esse garoto pensa que é? Se acha alguém porque sabe de cor alguns detalhes do Chaves? Se acha superior por causa disso? Em que mundo ele vive? Pessoas assim aprendem muito com a própria vida. A vida ensina a ser humilde e a ser gente. Não é a primeira vez que me decepciono com ele, acho que todos merecem uma segunda chance, mas cagar na cabeça outra vez e ainda pagar de "gostosão", aí já é demais. Posso ser bobo, como me chamaram quando eu convidei o Thomas pra adaptar os textos, mas burro não. Ele quis bancar o bonzão e aparecer, agora que agüente as conseqüências.

Portanto, eu tomei essa decisão: se ele está rejeitando um trabalho meu que já começamos juntos, eu também vou rejeitar o trabalho dele de adaptação dos dvds, que também é outro projeto que começamos juntos! E se eu resolvesse, que nem ele, mandar tudo pro c******, dar ataques e sair dos projetos, abandonando um trabalho que outras pessoas começaram, todos juntos? Não seria muita sacanagem e falta de consideração minha? Mas assim como eu não faria com os outros, não aceito que façam comigo. Então o mocorongo almofadinha que se exploda com seu guiazinho de episódios de internet e que vá brincar de "Vestibular do Chaves" com seus coleguinhas de idade mental nível Quico. Uma pessoa que se revela ser ISSO não pode ser levada a sério nem merece estar em projeto nenhum nem no FC nem na vida.

É tudo o eu que tenho a dizer.

Mais adiante, o Berriel fez um resumo do texto acima, para que ficasse da maneira mais compreensiva de se ler:

O THOMAS TRAIU um projeto meu da maneira mais sórdida. Foi "só" isso. O projeto era EU, ELE E VALETTE. E ele traiu de maneira animal, de forma que me prejudicou demais, até porque era sigiloso, e ainda partiu pra críticas pessoais aqui e no FFFF. Foi o cúmulo, coisa que eu nunca vi e ainda nem entendi. Tudo o que eu queria era publicar um guia de episódios, e ainda quero, porque eu consegui, depois de muito esforço, uma editora interessada. Chamei o Thomas Henrique pra me ajudar e ele de repente me esculachou e disse que eu nao entendo nada de CH porque eu perguntei se o Ruben Aguirre aparecia nas duas partes do episódio do Madruguinha ou só em uma. Cara, ele foi ANIMAL. Desculpem o termo. Mas ele foi desumano. Quem levou "chute na bunda" fui eu! E juro que até agora NÃO ENTENDI DIREITO. Eu acho que tem alguma coisa muito estranha por trás a ser desvendada. Alguém aqui acredita que eu lançaria no mercado um GUIA DE EPISÓDIO de Chaves cheio de erros? Eu, que fui um dos que mais critiquei o livro dos jornalistas Tuller, Jolly e companhia, pois continha vários erros? Eu só chamei o Thomas pra me ajudar justamente a nao deixar passar erros. Mas ele preferiu se achar o FODA e me SACANEAR, só consigo dizer essa palavra pra definir.

Sim, Berriel, entendo você ter se precipitado ao esculhambar o trabalho dele, pois quem gosta de ter os projetos sigilosos revelado? Segredo é igual a dinheiro: difícil de ser guardado.

O Thomas insinuou que o Berriel não sabe nada de CH. Mas o Valette Negro opinou também:

Mas o que é isso? Esse carnaval foi armado por conta de uma informação que o Gustavo pediu de um episódio? Eu juro que a minha ficha ainda nao caiu. Fiquei absolutamente estático quando li essas mensagens. Primeiro lá no FFC, recebo uma mensagem do Eduardo Rodrigues pedindo que excluisse a conta do Thomas. Não entendi o motivo e pedi explicações. Agora tenho a "explicação" debaixo do meu nariz e juro que nunca vi algo do tipo. Alguém está louco aqui e espero que não seja eu. Nunca vi alguém armar um carnaval como esse sem motivo algum... primeiramente que se o Gustavo soubesse todas as informações do mundo sobre CH & CH ele faria o guia sozinho, não precisaria da ajuda de ninguém... e aí? Será que realmente o Thomas sabe tanto assim também para justificar esse carnaval?

Vamos às "informações" de Thomas Henrique em alguns episódios (entre parênteses, comentários do Valette [entre colchetes, comentários do colunista]):

Querem Sujar a Roupa do Quico - versão 1 (perdida): Eu já ouvi falar dele, claro. Inclusive acho que já assisti, mas não tenho certeza. Se eu vi, foi uma vez só e nunca mais. Por isso não me lembro dele direito, não lembro das cenas, piadas, curiosidades, etc. Se eu não me engano, tem ou tinha dublado para download em algum site CH. (Um dos perdidos mais famosos e ele não tinha uma informação a dar)

Os Balões Levam o Chaves (perdido que todo mundo conhece): Outro que eu vou ter que ficar devendo. Esse sim eu nunca vi, mas pelo que eu soube, parte do roteiro foi re-aproveitado posteriormente em um episódio de 1975, aquele que, no final, estouram o Nhonho. (Sem comentários)

As Novas Vizinhas - Versão 1, parte 1 (perdido): Olha, eu dei uma olhada na Mundo Chespirito e consta lá que o nome da primeira Paty é " Verónica G. Fernandez". (O Gustavo que nao sabe de nada respondeu: Tá errado! A Veronica Gomez Fernandez é a filha adotiva da Maria Antonieta. Fez a quarta e última Paty, só no programa Chespirito)

As Novas Vizinhas - Versão 1, parte 2 (perdido): Mais um que eu fico devendo. Eu não vi a parte 2 desta saga. Nessas temporadas mais antigas (72 e 73) eu vou ficar devendo alguns episódios, pois não os conheço muito bem mesmo. A partir de 74 eu já sei um pouco mais.  Mas continuem mandando aí que, o que eu souber, eu falo. (¬¬)

As Novas Vizinhas - Versão 1, parte 3 [que eu saiba não existe a parte 3 da primeira versão de As Novas Vizinhas, a não ser que a parte 2 perdida seja a parte 3 ou a parte 4]: A maquiagem da Dona Clotilde era muito carregada nessas temporadas mais antigas. Tudo para ela parecer mais feia do que era realmente. De fato, nos primeiros episódios, ela tinha um aspecto de "bruxa". (cade a informação sobre o episódio em si?)

Seu Madruga, o Pintor - Versão 1: Gustavo, esse episódio é perdido. Eu já assisti ele dublado pela MAGA. Se eu não me engano, tem o Girafales também. Deve durar de 10 a 15 minutos. (JÁ ASSISTIU E DIZ: SE NÃO ME ENGANO TEM O GIRAFALES) [Esse episódio é acompanhado com uma entremés de Chespirito, geralmente exibida no dia seguinte após a exibição da segunda parte de As Novas Vizinhas - Versão 1; e é claro que tem o professor Girafales, ele toma um banho de tinta no final]

O Mal-Entendido / Quico e Chaves Fazem o Bolo: Sim, creio que este episódio seja perdido. Já no final do episódio, quando Quico e Chaves já estão fazendo a maior bagunça na "cozinha", a Florinda e o Ruben começam a rir por causa da massa de bolo que vem voando para cima deles. (GENTE NA BOA, SE UM EPISÓDIO QUE PASSOU ATÉ 3 ANOS E O CARA DIZ QUE "ACHA" QUE É PERDIDO...)

Pois é, Valette, vendo as críticas do Thomas por alguns detalhes que o Berriel não sabia e depois ver essa "gafe" do Thomas, só posso concluir: é o roto falando do esfarrapado...

Pois bem, o Valette já postou em defesa do Berriel no FUCH e agradeceu pelo FUCH ter aberto as portas para poder se defender também. Seria bom se o Valette ficasse por lá também, mas também é levado em conta que o Fórum do Fã-Clube Chespirito Brasil está sob responsabilidade dele, e também está envolvido nos projetos dos boxes, está pegando para si todos os problemas do Gustavo Berriel (por isso que em algumas postagens no FUCH, ele se mostrou estressado), e todas as informações ele divulga em primeira mão no seu Fórum. Sem contar também que desde o ano passado ele deixou de ser vendedor para se dedicar aos boxes. Ele saiu do FUCH novamente? Saiu sim, mas agora saiu mais tranqüilo, sem mais as rixas que tinha no ano passado em prol do Chalouco e Chocolate.

Resumindo: ele saiu do FUCH bem melhor que no ano passado.

Valette, parabéns por sua atitude de ter ido ao FUCH para se defender e limpar o seu nome e o nome do Berriel, vice-versa para o Gustavo Berriel.

As portas estarão sempre abertas.

Nesse meio tempo, o Thomas Henrique estava na moderação do FUCH, e dois dias depois de ele ter postado o tópico que gerou polêmica no fórum, ele anuncia sua saída da moderação. Thomas:

Não saí porque quis. Eu me senti na obrigação, depois que recebi uma advertência do Spider (administrador do FUCH). Ele disse que o pessoal não estava satisfeito comigo e com algumas atitudes, especialmente depois de eu ter aberto o tópico contra o Gustavo Berriel. Acharam que eu, como moderador, jamais deveria ter descumprido uma regra do fórum. Além disso, eu sei que a maioria não vai com a minha cara... aliás, os únicos moderadores que eu converso mesmo são: Lucas (SignoreBartolomeo) e Rapha (o moderador que precisou duas vezes fechar o tópico do Thomas Henrique), sendo que o Rapha também tava querendo que eu saísse.

Antes de ser expulso, eu resolvi sair. Infelizmente não se pode dizer o que pensa. Mas tudo bem, eu continuo aqui no fórum, pois já saí uma vez e vi que é besteira, não se ganha nada com isso. Espero ter deixado tudo esclarecido.

Não que não se pode dizer o que pensa, mas sim saber o que vai dizer. Postar um tópico com o objetivo de derrubar uma pessoa, está postando o que pensa sim: uma vingança.

Fique com o "provérbio" do Seu Madruga: A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.

Lamentavel que tenha acontecido essa desunião entre você e o Gustavo Berriel.

Espero que um dia vocês estejam de bem novamente. Na política, os rompimentos não têm volta, mas isso aqui é um meio CH, nunca se esqueça disso.

Aproveito para te dar uma alfinetada em outra coisa: a boa vontade para críticas e dúvidas de usuários e visitantes do Clube do Chaves:

Já dei esta dica e vou dar de novo, porque parece que ninguém presta atenção no que eu falo...
Para quem não consegue ver bem com o codec x264, é só baixar o programa VLC VideoLan no http://www.superdownloads.com.br - digita lá na busca "VLC" e ele já encontra. Esse programa roda videos sem precisar baixar codec.
Repito aqui que a gente tenta fazer as coisas para agradar o pessoal (já que esse codec é infinitamente superior ao XviD) e só leva paulada na cabeça. É realmente gratificante ver esse tipo de comentário!

Entendo que é muito trabalhoso ter que capturar vídeo, editar, upar, linkar, e atualizar a página; mas não custa nada ser educado. Imagine ao criticarem a atualização do Turma CH, ou eu ou o Mestre Maciel respondermos: POW, TIVEMOS O MAIOR TRABALHO PARA ATUALIZAR, AO INVÉS DE ELOGIAREM, SÓ DÃO CHUTE NO RABO! LAMENTÁVEL...

Longe disso, nós sempre recebemos os elogios e as críticas numa boa. Fazendo isso que você fez no exemplo acima, vai dar a impressão que todo esse trabalho só é feito para se achar o máximo.

E outra, falando bem ou mal, o internauta está frequentando o nosso site. Se alguns criticam, é porque se preocupam com o nosso site, por isso tratamos a todos por igual. O que o webmaster mais tem de valioso é o seu visitante ou freqüentador.

Resumindo:

Foi bom a volta do Berriel e do Valette, melhor seria se fosse para participar, mas já é alguma coisa.

Tirando a crítica que eu fiz ao Thomas no tratamento dado no exemplo acima, de resto está indo bem. Que o Clube do Chaves cresça cada vez mais.

E feliz que você vai continuar no FUCH.

Bem isso é tudo o que eu tenho a dizer, espero que todos entendam a minha posição e não fiquem chateados por terem sido citados.

Vamos para as curtas agora.

Nhonho: Olha, Chaves e Chiquinha, eu tenho um sanduíche de presunto e não vos dou!
Chiquinha: Eu não queria mesmo, porque  a minha biscavó deu 13 pratas para comprar 4 pães que custam 2 pratas cada.
Chaves: Ou seja, você vai gastar 8 pratas?
Chiquinha: Nossa, Chavinho, como você é inteligente, ó!
Nhonho: O problema é que o sanduíche de presunto também custa 8 pratas.
Chiquinha: Mas eu só vou usar a metade das 13 pratas, que vai dar 8.
Chaves: Metade de 13 dá 8?
Chiquinha: Sim! Pois é, pois é, pois é, pois é!
Nhonho: Se você me provar que a metade de 13 é 8, eu te dou o meu sanduíche.

Vão tentando aí fazer com que a metade de 13 dê 8, que no final eu vos ensino.

Domingo Legal Realiza sonho de
Chavesmaníacos no Quadro Dormindo Legal


Fotos: Manfredini

O usuário do FUCH, Gustavo Nightmare, foi o sorteado em um quadro do Domingo Legal: Dormindo Legal.

É um quadro que tende a fazer uma reforma na fachada (tava precisando, as três estão bem velhinhas) no quarto do sorteado (ah, é bem mais fácil).

Na carta, Nightmare sonhava que seu quarto tivesse tudo relacionado à vila do Chaves.

De acordo com o KaGiVa do nosso fórum, o SBT teria entrado em contato com o Evandro, administrador do FTDC (Fórum Turma do Chaves), para a produção desse quadro, solicitando as informações necessária sobre as séries e os produtos CH.

Parabéns ao Nightmare por esse dia CH que você teve e nunca desista de seus sonhos.

Abaixo a galeria de fotos do novo quarto do Nightmare (clique no thumbnail para ampliar a foto desejada):

Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar


Sandra Mara Aceitou Participar do Box

O Fã-Clube CHESPIRITO-Brasil fez questão de indicar a Sandra Mara Azevedo (primeira dubladora da Chiquinha) para marcar sua participação no box, como uma maneira de homenagear a atriz. Ainda não se sabe exatamente qual episódio ela vai dublar, mas será em algum DVD de Chespirito.

FONTE: FFC


Clube Céu e Mar Conquistou 5 estrelas no
III Campori da Missão Nordeste

Clique aqui para ampliar

O Clube dos Desbravadores, Céu e Mar, do Bairro do Bessa de João Pessoa (PB) conquistaram as cinco estrelas do III Campori de Desbravadores da Missão Nordeste (o da direita é o presidente do Clube Céu e Mar, Pablo Ramon, o Hamã da peça da Rainha Ester, aquele que saiu de cena chutando como o Chaves, lembra? Na minha coluna 20).

Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar

Parabéns ao Clube Céu e Mar por essa grande conquista. Segue abaixo um vídeo do Hino dos Desbravadores, em outra versão, para homenagear o Clube do Desbravadores. Clique abaixo para assistir.

 Clique aqui para ampliar

Vamos ao resultado

Chiquinha: Oh sim, com muitíssimo prazer.

Clique para ver o resultado


Se o seu navegador não permite visualizar arquivos em flash, clique aqui para visualizar

Nhonho: A sorte é que eu tenho dois sanduiches.

Uma hora depois

Chaves: Olha, Nhonho, nós demos o sanduiche de presunto ao gatinho na rua que tava morrendo de fome.
Nhonho: Mas o sanduiche era meu!
Chiquinha: Sim, mas nós ganhamos a aposta e com isso ganhamos o seu sanduiche, e você disse que ainda tinha outro sanduiche de presunto guardado.
Nhonho: Sim, mas o sanduiche que vocês deram foi o meu!!!!
Chiquinha: Bom... azar...

Tchau, pessoal, até a próxima atualização.