Ir para o contato!

Tudo bem, chavesmaníacos?

Hoje é o Dia de Finados, mas o tema dessa edição não irá abordar a morte de nenhum comediante das séries.

Hoje vai ser um assunto que já foi discutido em partes em algumas edições, só que mais aprofundado.

Procurando Pêlo em Ovo

Pelo título desta coluna, está dando a entender que eu vou falar de política, onde os candidatos procuram defeitos nos concorrentes para ganharem mais pontos na pesquisa. Mas não, não vou falar de política.

Vou debater os deslizes mais discretos que usam como pretexto para tirar a série do ar, para ser um concorrente a menos. Alguns resultados foram pra lá de absurdos.

Vamos começar então!

Episódios Violentos - esse é um fator considerado polêmico até o dia de hoje. Muitos discordam de muitos episódios terem saído do ar por serem considerados violentos para as crianças. Um grande exemplo disso é o episódio "Quico Doente - Versão 1", onde a cena violenta seria a martelada que o Quico tenta dar no Chaves, mas que acaba acertando no Seu Madruga.

Fato ou boato?

Antes de ser feita essa pergunta, primeiro deveria perguntar se a parte violenta estava na martelada que o Seu Madruga levou ou a intenção de uma criança (Quico) dar uma martelada em outra criança (Chaves).

Na terceira parte de "Seu Madruga Sapateiro", Chiquinha dá uma martelada no Quico. Duas crianças e o SBT não tirou esse episódio do ar. E em "Mal-entendido - Versão 2", Chiquinha dá duas tijoladas no Quico de poprósito. "O Cãozinho da Dona Clotilde - Versão 1", sim, saiu do ar; mas não deve ter sido por o Chaves quebrar um "cacetete" no coco do Quico, mas sim por já estar exibindo outra versão desse episódio.

Continuando a procurar pêlo em ovo, só para o SBT arrumar outro pretexto para não voltar com esse episódio, é o fato de Chaves jogar fora todos os remédios na cara do Seu Madruga (estava desmaiado lá fora por causa da martelada) e no último vidro que o Chaves esvazia na cara do Seu Madruga e esse levantar-se, preparando (talvez) para dar um cascudo, o Quico avisa ao burro do Chaves que era para jogar fora só os remédios, a urina pra exame não. Seu Madruga cai duro no chão.

Aí a desculpa agora seria para evitar de as crianças não brincarem de jogar e/ou tomar urina, imitando a cena do Chaves. Uma vez que esse líquido salgado {não, eu não experimentei, é porque eu aprendi em ciências que as substâncias contidas na urina [água, uréia, ácido úrico e cloreto de sódio (fórmula do sal / o que faz deixá-la salgada)] são as mesmas contidas no suor, e quem não deixou uma gotinha de suor pingar na sua língua} pode colocar a saúde em risco a quem experimentar tomar dela.

Tá, faz de conta que já foi encontrado o primeiro pêlo no ovo, pois as crianças de hoje em dia não são tão Quico assim para experimentar por curiosidade (nunca tive essa curiosidade na minha meninice).

Alias, o Seu Madruga caindo como se tivesse molhado (morto / mas ele estava molhado além de morto) foi um exemplo de que aquilo faz mal e que ninguém, absolutamente ninguém, deve experimentar esse líquido por nada.

Se for experimentar a urina para beber, o que depois vai experimentar para comer?

Passemos para o próximo episódio!

A primeira parte de "As Novas Vizinhas - Versão 1", a parte violenta teria sido Chaves e Seu Madruga deixarem queimar seus dedos (a ponto de ficarem vermelhinhos) por terem visto a Glória e a Paty passarem na escadaria (como as mulheres fazem as cabeças dos homens, heim, hehehe), mas o que dizer do balde de tijolos que Seu Madruga leva na cabeça por o Chaves ter confundido com o balde d'água? Na versão 2 e 3 termina aí, mas na primeirississississississíssima versão, o Seu Madruga reboca a parede da casa da Glória, com a cara toda enfaixada e ainda leva um beijo da Glória, que o faz cair da escada em cima do tanque (quando eu tinha 9 anos e vi Seu Madruga levar um monte de tijoladas, eu gargalhei por vários minutos. O episódio terminou e eu não parava. Resultado: fiquei com a voz rouca).

A desculpa desse último fato seria de as crianças não brincarem de jogar tijolos e depois dizer que se enganou?

Até que não porque a versão 3 (versão exibida atualmente no SBT) tem o mesmo final.

Mas como só na versão 1, tem o complemento citado acima, seria então para não brincar de cair da escada, depois de um beijo?

Faz de conta que o SBT encontrou o segundo pêlo no ovo. Porque essas cenas são mais comuns nos episódios do Chapolin. Exemplo, o advogado se atirando da janela no episódio do Botina, o Carlos caindo da escada trocentas vezes quando um idiota abre a porta no episódio dos Aerolitos.

Vamos ao próximo episódio!

Em o possível episódio "O Revolvinho do Chaves", que teria sido exibido apenas uma vez quando teve a enchente nos estúdios do TJ Brasil, teria sido censurado também por Chaves estar com uma arma, mesmo que de brinquedo. Tudo bem, hoje em dia é proibido vender revólver de brinquedo, por dizerem que persuade o roubo.

Mas e o episódio "As Bombinhas da Chiquinha"?

Quico tem um rifle de brinquedo. O brinquedo era inofensivo. O que não foi inofensivo foram as bombinhas da Chiquinha. Quico e Chaves engoliram as bombinhas pensando que eram balas. Quico pensa que são chicletes com sabores explosivos, Chaves pensa que o almoço lhe fez mal.

Se uma criança brincasse de engolir estalinhos?

O episódio das bombinhas é exibido regularmente no SBT.

Quanto ao Revolvinho do Chaves, não há pêlo no ovo nem fingindo.

Se existe um episódio que o chavesmaníaco dá razão ao SBT de nunca tê-lo exibido é "Peixe Cru faz Bem pra Memória - Versão 1". Quem já leu a minha coluna 16, sabe porque. Seu Madruga mata injustamente o gato da Dona Florinda (e não é o Professor Girafales). Quem ouvir esse episódio no áudio original, vai ouvir o gato miando pelas espadadas recebidas pelo Seu Madruga (é quase certo que foi o Carlos Villagran que fez o gato miando).

Eu quando tinha 6 anos, chorava quando via um gato sendo morto em acidente nos filmes, imagina as crianças vendo um gato sendo morto de propósito injustamente. Quem via Seu Madruga a partir desse episódio, poderia tomar raiva dele a partir disso, assim como muitos de nós tomamos raiva da Dona Florinda, quando começa a bater no Madruguinha (e não é o cachorro do Quico / o animal é um cachorro e pertencia ao Quico, portanto, é o cachorro do Quico <apontando com o lábio para o Quico>) injustamente.

Aqui encontramos o terceiro pêlo no ovo, e nesse pêlo eu acredito.

E agora vamos para uma entremés!

Na entremés "Os Balões Levam o Chaves" não vi nada que se pode ser considerado violento. Dizem que o fato de Chaves sair voando nos balões podem fazer uma criança fazer isso da janela.

Esperem!

Se uma criança fosse fazer isso, ela não vê que até o momento que chegou na janela, não voou para o teto? Como até a janela segurou os balões sem voar? Se for um parente distante do Quico, está explicado.

Uma história em quadrinhos do Chaves mostra o contrário do que aconteceu nessa entremés:

Para uma maior visualização, clique com o botão direito do mouse e escolha Zoom In. O cursor do mouse vai virar uma mãozinha e poderá mover a vista.

Agradecimentos ao Guileão do FUCH (Fórum Único Chespirito) por disponibilizar as historias em quadrinhos.

Não há pêlo nesse ovo, obvio, mas se o SBT ainda insiste em procurar.

Pois bem, essa foi a primeira parte da procura de pêlo em ovo, a violência nos episódios. Agora vamos a segunda parte da procura. Nessa segunda parte, muitos episódios ainda são exibidos.

Piadas com Outras Intenções - Quando escuto alguém falando que as piadas de Chaves têm outro sentido, eu não fico calado e peço que me mostre onde está o duplo sentido.

No dia 23 de janeiro de 2005, eu discuti com uma amiga. Veja porquê:

Ela: o programa do Chaves é bom, mas as piadas não são inocentes não.
Eu: Claro que são, quem disse que não?
Ela: Eu já vi, criança, todas as piadas tem sacanagem, é só prestar atenção.
Eu: Meu, diga pra sua mãe que na salada se coloca vinagre e não cachaça!
Ela: Menino, você é muito inocente, não sabe que as piadas da televisão tem sacanagem.
Eu: Nem todas as piadas, e o Chaves é um grande exemplo disso.
Ela: Cresça e entenda que ninguém é santo.

Quando eu ia exigir exemplo de piadas, fomos interrompidos (como acontece quando o Chaves vai responder com quem ele mora).

Ela estava procurando pêlo em ovo mas jamais irá encontrar.

Dizem que as piadas das séries Chespirito eram mais adultas, mas comparando com as piadas de hoje, as de Chespirito podem ser consideradas infantis nos dias de hoje.

Mas isso não vem ao caso, já que foram exibidos poucos quadros das séries de Chespirito (Clube do Chaves) aqui no Brasil.

Os críticos, provavelmente, estão procurando pêlos nos seguintes episódios:

O Regresso da Chiquinha - Chiquinha atira chumbinhos com a zarabatana na Dona Florinda e ela pensa que Seu Madruga colocou o dedo no que toda mulher tem.

Finja que achou o primeiro pêlo.

As Novas Vizinhas parte 4 - Quico desmaia com um beijo da Paty e quando ele foi contar o que sentiu quando estava desmanhecido (digo, desmaiado), disse que sentiu coisas inapropriadas para a sua idade. E depois ele é burro, não é? Se você não entendeu o que o Quico sentiu, quando você tiver namorando (ou ficando), você vai saber.

Faz de conta que encontrou-se o segundo pêlo.

Gente, em relação a essa última, é muito comum piadas do tipo até na Turma da Mônica, que sempre foi contra a pornografia infantil.

Exemplo disso é uma história do Chico Bento:

A Rosinha estava passeando pelo campo, quando chega próximo a moita (não foi exatamente nessa ordem, to contando com minhas palavras):
Chico: o meu é mais maior!
Zé da Roça: Que nada, o meu pintinho é maior e bonito.
Hiro: Só se for depois do meu.
A Rosinha começa a ficar envergonhada. O Chico aparece:
Chico Bento: Rosinha, que bão que ocê tá qui!
Rosinha: ocês não tem vregonha de querer saber quem tem o pintinho mais grande e mais bonito?
Chico Bento: Vregonha pru quê? Tava pensando em chamar ocê para avaliar os nosso pintinho.
Rosinha: E AINDA OSA ME CHAMA PRA OIAR ISSO!
Chico Bento: Qui qui tem? Nós vamu participa duma competição de aves, e tamu percisando de arguém pra jurgá.
Aí que caiu a ficha da Rosinha.

Que mente poluída tem a Rosinha, não?

E vocês sabiam que quando não encontra pêlo no ovo, os internautas criam pêlos no ovo?

Como?

Por meio de episódios redublados.

Vamos a alguns e no final de cada parágrafo, eu coloco um link do YouTube para conferir o vídeo. Lembrando que, se você for menor de 18 anos e/ou se sentir ofendido com esse tipo de conteúdo, favor não veja!

Engenheiro Camin é Flagrado no Zonão (trecho de Dr. Zurita) - O Engenheiro Camin, desesperado, liga para um bordel. Mas já tem gente esperando (o Chapolin no outro lado da linha).


Engenheiro Camin na seca

Aproveitou-se da cena em que o Engenheiro Camin estava desesperado porque a sua esposa vai ter um filho, e redublaram com o que eu citei acima.

Clique aqui para assistir.

Rainha da Branca de Neve é Traveco (trecho de A História da Branca de Neve) - O Traveco pergunta se tem mulher mais arrombada do que ela, e o espelho afirma que não.


Espelho: Mas o bilau é desse tamanho

A Rainha pergunta ao espelho se existe mulher mais bonita do que ela. Aproveitaram a cena em que o espelho anuncia a propaganda e colocaram o espelho dizendo que esse é o tamanho do membro genital.

Clique aqui para assistir.

O Bacanal da Vila (Tocando Violão) - Seu Madruga acerta o violão no Quico e a Dona Florinda toma da mão dele para satisfazer seus desejos sexuais.


Dona Florinda: Eu vou enfiar isso tanto na minha b***** que vai ficar fininho!!!!

A dublagem nessa cena foi muito sem noção. Na verdade a Dona Florinda toma o violão para Seu Madruga não bater no Quico com ele de novo e fala pra ele que se quiser de novo o seu violão, vai pegar com a tua vó. Precisa estar muito na seca para satisfazer os desejos com um violão...

Clique aqui para assistir.

Chiquinha Libera Geral (trecho de Invisibilidade, Versão 2) - A Chiquinha libera tudo para o Chaves e o Quico e ensina como vai fazer.


Chiquinha: Depois vai colocar três dedos na minha b ****inha

No episódio ela ensina a fórmula para ficar invisível, e o ingrediente final são os três pêlos de gato preto. Mas até que na redublagem deu pra enganar.

Clique aqui para assistir. 

Héctor Baunilha (trecho de Um Astro Cai na Vila) - Hector se encontra com a Bruxa, que pede para passar a mão em seu seio.


Bruxa do 71: Meu Deus! Quero que você pegue no meu peito agora!

Essa cena escapuliu, mas não foi nada disso não. Bem bolada, não vou mentir.

Clique aqui para assistir.

Chaves, o Grande Maconheiro (A Casa da Bruxa) - Chaves dá uma lição de moral no Seu Madruga, dizendo que não se deve falar palavrão. E na casa de Tonha (Dona Clotilde) as crianças fumam o que não devem e começam a ver coisas, exemplo a vassoura que vai a procura do Chaves.

 
Seu Madruga chama a Dona Florinda de Rapariga e o Chaves ensina que não se deve falar palavrão
 
As crianças fumam além da conta e começam a ver coisas na casa de Tonha (casa da bruxa), dentre elas, a vassoura que quer meter no Chaves

Chaves relembra Seu Madruga o que esse havia ensinado, que não se deve colocar apelidos em ninguém, por ter chamado a Dona Florinda de Velha Coroca. Que feio, Seu Madruga? E na casa da Dona Clotilde, as crianças assustadas começam a ver coisas. A vassoura voando é um exemplo disso.

Clique aqui para baixar (é necessário ter o Emule instalado).

Tráfico na Vila (Trecho de A Insônia do Seu Madruga) - Seu Madruga estava doidão por causa das drogas.


Acabado pelas drogas

Na verdade o Seu Madruga estava debilitado pela insônia (por onde?). Até que foi bem feitinha a cena redublada.

Clique aqui para assistir. 

Virgem Ainda (Clipe "Jovem Ainda" do episódio "Uma Aula de Canto") - A Pópis anuncia que vai pegar o Nhonho por trás, até mostra a calcinha.

De fato, foi um equívoco da produção deixar aparecer a calcinha. Mas deve ter deixado aparecer porque era uma calcinha de criança e a personagem era uma criança. Os dubladores da internet não perderam a oportunidade...

Clique aqui para assistir 

Resumindo: muitos dos fatores que fizeram com que alguns episódios deixassem de ser exibidos, são pura lorota.

É mais fácil acreditar que o SBT vai exibir "O Revolvinho do Chaves", "A Canetinha da Chiquinha", "Mas Vale um Tanque Funcionando do Que uma Lavadora Encrencada - Versão com o Seu Madruga e Quico"; e assim substantivamente.

Quanto às piadas, não há piada suja no seriado. Isso todo mundo está careca de saber. Não adianta procurar pêlo em ovo, porque não vai encontrar.

Enfim, vamos para as curtas!

O que o Colunista achou do Box 3

Em setembro eu fui nas Lojas Americanas e finalmente estava o BOX 3 nas prateleiras, por R$ 99,00.

Por 99?

Estranho.

Esse preço é na compra on-line sem o frete.

Fui pagar no caixa e o preço do código de barra estava por R$ 109,00. Passou de novo o laser e acusava 109.

No fim das contas, a etiqueta colocada era a mesma do Box 2.

Tudo bem que pela lei do consumidor, tem que pagar o preço da etiqueta.

Mas só porque o pessoal do box é nosso amigo, eu deixei quieto e tirei mais R$ 10,00 da carteira.

Bem, vamos começar com o DVD do Chaves:

O Bolo do Professor Girafales - Houve várias mudanças na dublagem. Pra começar, quando Chaves bate na porta, a Martha Volpiani (dubladora da Dona Florinda) responde "tá ocupado". Na versão MAGA ela respondia: "TEM GEEENTE!". Na versão original la Doña Florinda responde que tá ocupado; quando Dona Florinda sai do banheiro, ela perguntava na versão MAGA porque ele não respondeu enquanto batia na porta. Na versão GABIA ela pergunta quem tava batendo na porta; na versão GABIA o Osmiro fez o professor ficar gemendo alto de dor de barriga, ainda mais que o banheiro estava ocupadíssimo; quando a Dona Florinda está descascando a cebola, ela respondia "todo mundo chora com a cebola", agora está idêntica a resposta original "sempre choro pela cebola"; quando Chaves dizia que era por isso que a Chiquinha estava chorando e a Dona Florinda perguntava se ela estava descascando cebola e ele responder que deu uma cebolada no nariz, o Tatá trocou o "nariz" por "cara". Na original é nariz; quando a Chiquinha entra na cozinha e Chaves está descascando a cebola e conseqüentemente chorando por causa dela, Sandra Mara Azevedo na versão MAGA perguntou se a velha Coroca tinha feito alguma coisa, dessa vez ela pergunta se foi a velha rabugenta. Na fala original, la Chilindrina pergunta se la vieja chancluda hece algo. "Vieja chancluda" é "velha coroca" em castelhano; quando o Chaves, na MAGA, perguntou se a Chiquinha sabia cozinhar e ela responder "não é uma coisa assim que se diga: supimpa! Como cozinha essa Chiquinha!", na GABIA mudou para "Não uma coisa assim que se diga: Nossa, como a Chiquinha cozinha bem!"; a Dona Florinda expulsa a Chiquinha da cozinha e ela começa a berrar e termina dizendo que a Dona Florinda tentou atacar com um dos seus bolinhos, na GABIA mudou para "queria me bater com um pimentão"; quando a Dona Florinda tenta encontrar uma maneira de fazer o bolo, na MAGA a Martha dizia "Já encontrei!" e o Chaves: "Onde, onde?", na Gabia mudou para "já tenho!". Não teve muito sentido para o Chaves depois perguntar: "onde, onde?". Mas na fala original la Doña Florinda fala "Ya lo Tengo", logo, a GABIA adaptou-se a fala original; antes era a confeitaria da praça, agora é confeitaria do parque. Original também é parque (pasteleria del parque); o Chaves perguntou se era para trazer um desses que a Florinda faz ou traz um gostoso. Na versão MAGA a Florinda responde: pode trazer qualquer um, na GABIA Marta já fala: está me enlouquecendo. Ficou sem sentido? La Doña Florinda disse isso também; quando o Chaves se esconde no banheiro com o bolo, na MAGA a Chiquinha perguntava se o bolo vai ter conserto, na GABIA pergunta onde escondeu o bolo. La Chilindrina perguntou se o "pastel" tinha concerto; logo, na Maga o Chaves responde "acho que não, porque ele caiu dentro do..." e na GABIA "Bom, ele está escondido no...". Se na original perguntava se tinha conserto, obviamente a resposta do Chaves é semelhante a de Gastaldi; os ovos caem no chão, e o Gastaldi pergunta se os ovos andam, Tatá afirma que os ovos caminham. Na versão com o Quico, o Gastaldi afirma que os ovos caminham. El Chavo pergunta se "los huevos camiñam"; na versão MAGA a Chiquinha grita: "CUIDADO" quando o Chaves derruba a farinha, na GABIA a Cecília corta a palavra, soltando um "CUI...". La Chilindrina também corta a palavra; quando o Chaves mistura a farinha com o leite e a Chiquinha faz uma cara não acreditando na burrice do Chaves. Na MAGA o Chaves não fala nada até ela dizer que é exatamente o contrário, Na GABIA o Tatá pergunta "O que foi?". El Chavo solta uma vogal apenas; na MAGA a Marta perguntava se o forno estava quebrado, na GABIA ela pergunta se o bolo não ficou bom. La Doña Florinda perguntou se o forno estava quebrado.

Muita gente acreditava que as imagens congeladas no final de cada bloco tinha sido obra do SBT, mas no DVD congela no mesmo local, e com a mesma musica de fundo no final de cada bloco. Logo, a imagem congelada e a música de fundo são da Televisa.

Os efeitos de transição foram os mesmos da exibição do SBT.

Uma coisa que eu só prestei atenção no DVD, nunca no SBT: depois que a Dona Florinda descobre que o professor já sabia que o bolo ia ser comprado e começa a gargalhar, a Dona Florinda solta um sorrisinho sem graça, como mostra a figura abaixo:

Enfim, o episódio que me chamou mais atenção no DVD do Chaves foi esse citado acima.

A História de Don Juan Tenório - O meu comentário não poderia ser outro a não ser a troca da frase da música: "não tava morto, só andava falecido" por a frase "chegou um morto, mais um bateu as botas". Pois bem, na versão MAGA, o SBT adaptou a frase original "No estava muerto, andava de parranda", que é uma música conhecida no México. Como essa música não é popular por aqui (a não ser após esse perdido ter voltado a ser exibido) não estava trazendo muito sentido por aqui. Dava a impressão de que o coveiro estava falando para o cadáver morto de que ele não tava morto, só tava falecido. Mudando para a frase "chegou um morto, mais um bateu as botas" mostra a alegria do coveiro anunciando a chegada de mais um morto no seu cemitério. Realmente a nova adaptação ficou bem melhor. Quem assistiu a versão MAGA antes, pode estar acostumado com o "não tava morto, só andava falecido".

Parabéns pela escolha, Berriel, muito bem bolada.

 

Não poderia deixar de falar dos seguintes episódios:

A Bola de Cristal - Interessante que depois de eu ter assistido a versão inédita no DVD, em menos de um mês o SBT exibe a versão perdida. Vamos ao que mudou: o Rajá Cara Rachada, interpretado por Ramón Valdéz, foi denominado Rajá de Kalambour na versão do box, onde dá a impressão de ter tido um corte no final, porque termina com o Carlos estalando os dedos para o Chapolin virar macaco ou voltar ao normal. Quem brinca com o fogo acaba se queimando! Na versão do SBT, o final é parecido, só que demorava muito para terminar o episódio em relação a versão do box, logo eu imaginei o que poderia acontecer. E não deu outra! O Chapolin (como macaco) se agarrou no lustre e deu uma de chita e derrubou a bola de cristal, que se espatifou toda.

Detalhe: todo mundo pensou (inclusive eu) que a versão do DVD fosse a versão perdida do SBT, exceto os que tiveram o privilégio de acompanhar esse clássico no ano de 1990. Eu só comecei a gostar de Chapolin no final desse ano, logo, já tinha sido exibido esse episódio.

O Gordo, o Magro e o Mosquito - Além da falha no episódio A Corneta Paralisadora, nesse extra também teve uma falha de áudio. O som vinha antes da ação. Exemplo, o gordo tentando matar o mosquito com a palma da mão: o PLAFT vinha antes de ele bater com as mãos. Por causa disso, já sabia o que iria acontecer em toda a história.

 

Destaque para a dublagem excelente do Gustavo Berriel ao Jaiminho.

A GABIA melhorou nas piadas improvisadas, e um grande exemplo disso foi no episódio a seguir:

O Louco e o Vestido - Uma personagem interpretada pela Angelines Fernendez se assusta com o louco Lucas, que leva uma boneca quebrada e pediu a ela um vestido para sua filhinha. Nisso ela avisa ao guarda que tem um louco solto e ele era alto e levava uma boneca quebrada. O guarda apontou para o seu pulso e perguntou se era esquerda ou direita. Até ela responder que disse "boneca" e não "munheca".

Meu medo era que fosse acontecer igual no final do episódio de Chaves O Sanduíche de Presunto, em que o Nhonho responde come “torta” e o Chaves toma o seu “sanduíche”.

Ou como fez na versão MAGA, o Seu Madruga prende sua mão na porta e o Chaves fala: isso, vamos brincar de “manos” de rua. E o Seu Madruga responder: Estou falando dessas mãos, ao invés de Carlos Seidl poder ter dito: eu disse “mãos” e não “manos”.

Pois a senhora responde:" tiene una muñeca rota". Guarda: "la izquierda o la derecha?". E a senhora explicar: una muñeca de juguete.

Mas felizmente não foram Quicos em deixar como no original, saiu até melhor a versão dublada, pois deu a entender que o guardar entendeu mal, já que ele tem cara de idiota, hehehe.

Parabéns pela improvisação.

Que venha o BOX 4!

Cássio Cunha Lima é reeleito governador da Paraíba


Vitória mais do que merecida do Governador Cássio Cunha Lima (ao centro)

Com quase 53 mil votos de diferença, o governador Cássio Cunha Lima, da Coligação Por Amor à Paraíba (PSDB/PFL) foi reeleito neste domingo (29), derrotando o senador José Maranhão, da Coligação Paraíba de Futuro (PMDB/PT).

Cássio conseguiu mais de um milhão e três mil votos (51%), contra pouco mais de 950 mil (48%) do senador José Maranhão. A diferença pró Cássio foi de quase 53 mil votos.

Nos sete maiores colégios eleitorais da Paraíba, o senador José Maranhão levou a melhor em quatro, e o governador Cássio Cunha Lima em três. Mais uma vez, Campina Grande, fez a diferença, dando grande maioria ao governador reeleito, com mais de 69% dos votos válidos, contra 39% dados a Maranhão.

Veja os números: João pessoa - Maranhão 208.967 (60,98%), Cássio 133.735 (39,02%); Campina Grande - Cássio 143.112 (69.25%), Maranhão 63.562 (30,75%); Cajazeiras - Cássio 17.194 (60,68%), Maranhão 11.141 (39,32%); Sousa - Cássio 17.726 (54,39%), Maranhão 14.866 (45,61%); Patos - Maranhão 24.037 (50,34%), Cássio (23.711 (49,66%); Bayeux - Maranhão 29.775 (58,02%), Cássio 21.385 (41,08%); e Santa Rita - Maranhão 33.166 (57,05), Cássio 24.967 (42,95%).

Antes de conquistar seu segundo mandato como governador Cássio Cunha Lima foi prefeito de Campina Grande, sua cidade natal, em mandatos de 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2001 a 2002, quando se afastou da Prefeitura para concorrer ao governo do Estado. Foi também deputado constituinte (1986-1988), voltando à Câmara em 1994.

O governador reeleito é casado com Silvia Almeida Cunha Lima, com quem tem três filhos: Diogo, Marcela e Pedro.

FONTE: JORNAL CORREIO DA PARAÍBA

Sobre o Senador José Maranhão...


Os dados são da UOL

O candidato derrotado, José Targino Maranhão, foi governador e é atualmente Senador da República pelo estado da Paraíba. Começa a sua carreira política sendo eleito deputado estadual no ano de 1955 pelo PTB, partido pelo qual volta a ser eleito deputado estadual por mais dois mandatos consecutivos, Em 1967 filia-se ao PMDB, pelo qual mais uma vez volta a ser eleito deputado estadual, ficando neste cargo até 1969.

Em 1982, elege-se deputado federal constintuinte, voltando a se eleger ao cargo em 1986, na legislatura 1987-1991, Em 1990 volta a concorrer a uma vaga de deputado federal, sendo eleito nesse mesmo ano com 25.860 votos, pra o período 1991-1994.

Em 1994, é eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, aonde acaba assumindo o mandato em virtude da morte de Mariz a cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato de governador, Em 1998 enfrenta disputa acirrada pela candidatura a reeleição ao governo do estado pelo PMDB, onde o grupo liderado pelo então senador Ronaldo Cunha Lima e por seu filho, o então prefeito de Campina Grande Cássio Cunha Lima, queriam indicar o nome de Ronaldo pra a disputa do governo, com uma vantagem apertada Maranhão vence Ronaldo, na disputa interna e se sagra candidato pelo PMDB, na eleição pra governador, vence com folga e com 877.852 votos, cerca de 80% dos votos válidos, reelege-se governador da Paraíba.

Em 2001, rompe politicamente com a Família Cunha Lima, que migra para o PSDB, no ano seguinte Maranhão renuncia ao governo do estado pra se candidatar ao Senado onde acaba obtendo 831.083 votos sendo o senador mais votado da história da Paraíba, no governo do estado entra em seu lugar o então vice-governador Roberto Paulino, que com seu apoio se torna o candidato do PMDB ao governo, Mais acaba sendo derrotado por Cássio Cunha Lima que vence Paulino no segundo turno.

Em 2006, Maranhão tentou voltar ao Palácio da Redenção contra Cássio Cunha Lima, que foi eleito no segundo turno à reeleição. Maranhão recebeu 950.269 votos, correspondendo a 48,65% dos votos válidos desse turno.

FONTE: WIKIPÉDIA

**********

Dos 5 candidatos que eu votei ao longo dessas eleições, somente um foi derrotado. Um candidato a Deputado Estadual. As 17 horas desse domingo eu saí da internet e liguei a televisão na TV Miramar para acompanhar a apuração dos votos para o governo do estado. As 19h30 +/- com 90% dos votos apurados, soltei a frase do Téo José “NÃO PERDE MAIS” CÁSSIO! Chega de Maranhistas no poder. O lema que eu dou a Zé Maranhão é o inverso do Paulo Maluf: “Rouba e não faz”!


Montagem do logo de Zé e sua "obra"

Aqui na minha cidade, a maioria teve a preferência pelo Zé, mas Campina Grande não decepcionou. E as cidades do interior da Paraíba marcou presença nas urnas.


Montagem do Zé votando em Cássio 45

Alckmin, ao ser derrotado, deu uma breve entrevista no mesmo dia, agradeceu pelos votos recebidos e desejou boa sorte ao presidente re-eleito Luis Inácio Lula da Silva. Mas o Senador José Maranhão não quis gravar entrevista, após ter sido derrotado pelo governador Cássio Cunha Lima. Só na segunda-feira as 13h30 que ele concedeu uma entrevista coletiva, alegando que irá provocar um terceiro turno no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se possível, irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nâo aceita derrota e promete apresentar provas contra Cássio. Pelo visto não foi só o SBT que andou procurando pêlo em ovo...


Montagem do Cássio e...

Bem, Senador, aceita uma vez na vida que não se pode ganhar tudo. E da próxima vez, utilize o seu espaço para apresentar as propostas e não para fazer ofensas ao candidato adversário!


Maranhão desistiu da Política e virou REBELDE!

Obrigado aos paraibanos que votaram em Cássio 45 para governador, e parabéns ao Cássio por mais essa vitória!

Boa sorte nos seus próximos quatro anos! Você merece!

Vou usar a mesma frase de 2002: É Lula-lá e Cássio-cá!

 

Nhonho: Olha, Chaves e Chiquinha, eu tenho um sanduíche de presunto e não vos dou!
Chiquinha: Eu não queria mesmo, porque  a minha biscavó deu 13 pratas para comprar 4 pães que custam 2 pratas cada.
Chaves: Ou seja, você vai gastar 8 pratas?
Chiquinha: Nossa, Chavinho, como você é inteligente, ó!
Nhonho: O problema é que o sanduíche de presunto também custa 8 pratas.
Chiquinha: Mas eu só vou usar a metade das 13 pratas, que vai dar 8.
Chaves: Metade de 13 dá 8?
Chiquinha: Sim! Pois é, pois é, pois é, pois é!
Nhonho: Se você me provar que a metade de 13 é 8, eu te dou o meu sanduíche.

Vão tentando aí fazer com que a metade de 13 dê 8, que na próxima edição eu ensino.

Bom feriadão para todos!