Ir para o contato!

Olá para todos!

Depois de um mês de festas, em função dos quatro anos do Turma CH, volto a atualizar a minha coluna.

O assunto foi inspirado em remakes de episódios, incluindo papéis protagonizados por outros personagens.

E o felizardo foi...

Seu Madruga - O que que foi, que que foi, que que há?!?

Debateremos os atores que interpretaram os papéis do Seu Madruga em outras versões.

A maioria o substituiu quando Ramón Valdez estava fora do elenco de Chespirito.

Chiquinha: Quem apostou que eu iria citar o cascudo que ela dá no Chaves em "As Novas Vizinhas parte 2 versão 1", se enganou. Mesmo porque ela não fez isso substituindo o Seu Madruga.

Começarei com o episódio "Quico Doente versão 2". Na primeira versão, Seu Madruga fazia favores à velha encrenqueira. Nesse episódio, estavam se dando tão bem, até o Quico chutar o traseiro da velha burrona e ela bater no Madruga e botá-lo pra correr. Pois bem, na cena em que Quico da um chute na Chiquinha, ela dá um beliscão que o Seu Madruga lhe deu na primeira versão. Nós sabemos que ela devolve com pontapés. O que ficou estranho aí é que Quico chora com o belisco dela, uma vez que ele chorava com o de Seu Madruga e agora chora com o da Chiquinha. Eu disse que foi estranho porque, antes do belisco, Chiquinha dá um pontapé nele, e todos nós sabemos que um pontapé dói mais que um beliscão. Que vergonha, Quico, chorando por um belisco de uma menina.

"Invisibilidade versão 2", nesse foi melhor a Chiquinha ter substituído Seu Madruga no papel de quem dá a fórmula que deixa invisível, pois Seu Madruga não é de enganar as crianças e a Chiquinha sim é boa de mentira. Apoprósito, quem assistiu à primeira parte de "A Nova Vizinha versão 2 (O Dia Internacional da Mulher)" deve ter tomado um susto quando Seu Madruga fala que a mulher é mentirosa (antes da Glória entrar em cena). ESPEREM! Desde quando a mulher mente mais que o homem? Será que ele fez essa afirmação baseando-se na própria filha? Que mente pra danar. Pois bem: ao ouvir o áudio original, na parte em que o Seu Madruga fala que a mulher é mentirosa, Don Ramón fala "la mujer es chismosa", que quer dizer "fofoqueira" em espanhol. Isso sim é verdade, hehehe. Resumindo: a pregação da peça caiu bem na Chiquinha, foi ótima a substituição do papel nesse episódio. Mas devo confessar que, na versão com Seu Madruga, foi hilário ele também ter tomado a fórmula, confundindo com a caneca de cerveja. Ou seja, ele caiu na própria armadilha. Mas falando ainda no episódio do Dia Internacional da Mulher, surgiu uma dúvida. Na cena em que a Bruxa chama o Dom Ramon de Rom-Rom (apelido carinhoso de Seu Madruga no original, na dublagem é Dru-Dru) eu fiquei pensando: será que não foi a partir disso que El Chavo passou a falar errado o nome do Don Ramón, chamando-o de Ron Damón? Bom, isso já são outros 500. Vamos adiante!

Esse foi um exemplo de substituição do Seu Madruga pela Chiquinha. Vamos ao próximo!

Senhor Barriga: O episódio do "Mal-Entendido, versão com Senhor Barriga" foi produzido antes da versão com Seu Madruga. Pois bem, Seu Barriga pensa que Dona Florinda está apaixonada por ele e começa a cantá-la. Ela dá uma bofetada no dono da vila do mesmo jeito que dá no Seu Madruga. Mais tarde, finalmente, foi feita a versão com Seu Madruga, aí sim Dona Florinda bateu na pessoa certa.

Mas, na segunda versão de "A Cruz Vermelha", Dona Neves e Senhor Barriga substituem Seu Madruga. Dona Neves se fazendo de louca e o Senhor Barriga apanhando de Dona Florinda no final, a ponto de ser levado pela ambulância. Na versão 1, Seu Madruga era o louco e ele que foi levado. Com o Seu Madruga foi melhor. Vamos ao próximo!

Madroga: Esse também foi antes da versão com Madruga no episódio "O Quico é Preso Dentro de uma Caixa". Madroga não bateu direito no Chaves, a Bruxa do 71 tentou lhe dar uma cantada e Dona Florinda lhe bate e prende na caixa no final. Ficou muito esquisito fazendo isso com outra criatura. Ele mesmo disse após o Quico chama-lo de gentalha: "eu não gostei" ao invés de pular no chapéu. Uma curiosidade é que Nhonho chega com um balão e o Chaves diz "Olha, uma bola levando a outra". Na versão com Seu Madruga, quando é a Chiquinha que faz o papel do Nhonho, teve que improvisar a fala nessa cena. E na versão brasileira ficou assim: "Olha, um barbante. Numa ponta tem uma bola e na outra uma boboca". Próximo!

Professor Girafales: Substituiu Seu Madruga no segundo episódio da saga do restaurante, quando, dessa vez, era o carpinteiro. Até que não fez muita diferença, mesmo porque, na cena em que o professor serra o dedo com o serrote, ele não faz nada com Chaves. Nas versões com Seu Madruga, ele dá um cascudo no Chaves após serrar o dedo. Se o Professor Girafales tivesse feito o mesmo, ficaria esquisito.

No episódio "A Troca de Chapéus", na versão Clube do Chaves, o professor não faz nada. Mas tem uma coisa: na versão com Seu Madruga, ele dá um cascudo no Chaves; na versão com o Professor Girafales, ele não bate no Chaves, mas o órfão chora assim mesmo, só pela bronca. O que ficou esquisito foi Chaves chorar de graça, pois na escola o professor já brigou tanto com o menino do oito e ele nem ligava. Next:

Bruxa do 71: No episódio "O Filme de Terror, versão 2", que é a versão exibida no SBT, a Bruxa do 71 substitui Seu Madruga. Tanto é que ela entra na casa da Chiquinha e desliga a televisão como se fosse a dona da casa. Com o Seu Madruga fazendo isso, tem mais lógica. Pois a TV é dele e ele é o pai da Chiquinha.

Em "O Radinho do Nhonho", versão Clube do Chaves, a Bruxa substitui Seu Madruga na hora de sacudir o Chaves, quando pensa ter engolido um microfone. Mas ao contrário de Seu Madruga, que bate no Chaves depois (bate até na Chiquinha de raspão), ela não faz nada quando descobre que era apenas o pirulito. Tem lógica, o Seu Madruga bateu porque Chaves tomou o pirulito de sua filha. Só assim ele desconta o que Dona Florinda faz com Madruga, quando pensa que ele fez algo com seu filhinho. Próximo!

Dona Neves: Quando cito ela como exemplo, todo mundo lembra do cascudo que ela dá no Chaves em "A Cruz Vermelha, versão 2", mas, fora isso, ela que passou a dever ao Senhor Barriga. Só que, ao invés de 14 meses, fica devendo só três. O interessante a ser notado é que ela zoa a Dona Florinda e ainda sai por cima.

Jaiminho: Na fase clássica, Jaiminho era bonachão e tratava Chaves muito bem. Na era pós-clássica, ele procurou substituir Seu Madruga nos atos. Como dever ao Senhor Barriga, ser cantado pela Bruxa do 71, dar um cascudo no Chaves no quadro "O Bilhete de Loteria" e prendido o órfão no barril no outro quadro "É Duro ser Eletricista". Jaiminho bem que tentou, mas Seu Madruga é insubstituível. Muita gente no FUCH (Fórum Único Chespirito) reclamou do lado agressivo do Jaiminho, que nem era seu papel.

Lembro-me que, quando eu era "mais novo" e fazia histórias em quadrinhos do Cebolinha, eu criei um novo personagem como o primo da Mônica. Ele era tão idiota quanto o Quico, e qualquer coisa que acontecia com ele, o Cebolinha levava a culpa e a Mônica dava uma coelhada nele. Geralmente, o Cascão era o culpado de tudo, mas não tinha como fazer o Cebolinha dar um cascudo nele. Mas, em compensação, o latão de lixo do Cascão era como se fosse o barril do Chaves. E o Senhor Barriga era o gordão da rua de cima (aquela turma de briguentos), que sempre era recebido com uma pancada do Cascão. Precisava ver Cebolinha escondendo o Cascão na lata de lixo para o gordo não ver que não foi atropelado coisa nenhuma. E na cena em que o Cascão sai da lata de lixo (na hora que o Seu Madruga coloca o seu chapéu sobre o Chaves), Cebolinha coloca os seus cinco fios em cima do Cascão. Hilário demais! Isso é um exemplo de como ficou esquisito os personagens fazendo papel de outros por eu ser chavesmaníaco. E como é mais fácil desenhar a Turma da Mônica, eu passei tudo para eles. Vamos ao próximo e último:

Dona Florinda: Nossa, ela foi a pior de todas. No "Dia das Crianças", por exemplo, ela responde ao Chaves, na hora em que ele responde que está gozando dela e depois desmente, "só não te bato porque está muito frio para tirar as mãos do avental". E desde quando ela bate no Chaves? Já ocorreu essa cena duas vezes com Seu Madruga, aí tá explicado. Em "Um banho para o Chaves", versão exibida no SBT, quando Chaves chama ela de velha rabugenta, ela pergunta: "viu porque batem em você?".

Quer pior? No episódio "Tem uma Mosca no meu Café", Dona Florinda estava devendo ao Senhor Barriga, que queria lhe despejar. Que vergonha, meu Deus, que vergonha! A Dona Florinda sempre esteve em dia com o aluguel!

Com isso, podemos tirar uma conclusão: ninguém! Absolutamente ninguém! Vai substituir o Seu Madruga! Não adianta, eu já disse que Seu Madruga é insubstituível!

Dona Neves: E TENHO DITO!
Chaves: E EU TAMBÉM!

Bem, é isso que eu queria mostrar. Os substitutos de Seu Madruga em outras versões. Claro que houveram mais remakes, mas se eu colocasse todos aqui, minha coluna ficaria extensa e eu não vi todos, obviamente!

Vamos para as curtas agora!

Quico: Chaves! Chaves! Fui roubado na venda da esquina!
Chaves: Por que?
Quico: Lembra que nós dois compramos os sanduiches de presunto em quatro parcelas?
Chaves: Sim, eu tinha conseguido dinheiro com a venda das garrafas vazias.
Quico: Descobri que eu fui roubado pelo dono da venda!
Chaves: Como?
Quico: Eu fiz a conta, veja: você comprou um sanduíche de presunto em quatro parcelas, certo?
Chaves: Sim!
Quico: Você pagou do seguinte modo: 20 centavos, 15 centavos, 10 centavos e 5 centavos. Pois o sanduíche custava 50 centavos.
Chaves: Isso, isso, isso, isso, isso.
Quico:
Pagou 20, ficou devendo 30
Pagou 15, ficou devendo 15
Pagou 10, ficou devendo 5
Pagou 5, ficou devendo 0
Total: 50 centavos pago!
Total: 50 centavos no saldo devedor.

Chaves: Eu, pelo menos, não fui roubado.
Quico: Mas eu sim, veja! Eu paguei as quatro prestações do seguinte modo:
Paguei 20, fiquei devendo 30
Paguei 18, fiquei devendo 12
Paguei 3, fiquei devendo 9
Paguei 9, fiquei devendo 0
Total: 50 centavos pago!
Total: 51 centavos no saldo devedor.

Quico: O dono da venda roubou meu um centavo! E a mamãe não está em casa.
Chaves: Então vamos falar pro Seu Madruga pra ele ir lá acusar!
Quico: Não, Chaves, se ele está devendo muito mais ao dono da venda.

Qual será o mistério desse um centavo?

Vai tentando aí, que no final eu dou o resultado!

Andy e Mestre são elogiados pelo Berriel

Na última semana, nós adicionamos o nosso colunista, colaborador do Turma CH e presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil, Gustavo Berriel, na lista de dubladores das séries CH, mais ou menos perto do aniversário dele. Ele mandou um e-mail para mim e para o Mestre nos estimando:

Uau, fiquei muito feliz quando vi minha ficha lá! Obrigado pelo reconhecimento, agradeço pela lembrança e a informação no site. Foi um presentão de aniversário para mim!
Um enorme abraço a vocês dois!! Espero poder sempre colaborar com o site. Estou adorando que o site está sendo mais administrado por vocês, que são duas pessoas que eu admiro.

 
Berriel

Em nome do Turma CH, muito obrigado por suas belas palavras! Você merece e muito! Parabéns por ter entrado na ficha de dubladores das séries e, de maneira atrasada, um feliz aniversário!

Mais um Trecho de Episódio com Dublagem Adulta

Depois de Chaves, o grande maconheiro, agora é o tráfico na vila.

Clique aqui para assistir.

Pré-requisitos: ser maior de 18 e não se sentir ofendido com esse tipo de conteúdo.

Vamos ao resultado

Nesse momento, Professor Girafales chega à vila e vê Quico emburrado. O professor pergunta o que passou e ele conta tudo de novo. O professor esclarece:

Professor Girafales: Não, não houve roubo nenhum. Os saldos devedores não se relacionam com o total da dívida. Eu por exemplo, paguei pelas flores da sua mamãe, que custou 50 cruzados, na semana passada desse jeito:

Paguei 10, fiquei devendo 40
Paguei 5, fiquei devendo 35
Paguei 35, fiquei devendo 0
Total: 50 centavos pago!
Total: 75 centavos no saldo devedor.

Chaves: Aaahhhh!
Professor Girafales: Agora com licença, antes que a Dona Florinda saiba que eu fiz fiado nessas flores também, mas dessa vez colocando na conta da escola!

De uma maneira atrasada, um bom São João para todos!