Chiquinha

Chiquinha, das pintinhas no rostinho
Chega bem devagarinho
Pro Chaves assustar
Perturba, pinta e borda
Com a moçada e depois chora esganiçada
E começa a soluçar

Chiquinha, da blusinha atravessada
Como ela é engraçada
Quando o Kiko faz manha
Chama de bola o seu Barriga
Briga com Dona Florinda
E Seu Madruga é quem apanha
Chama de bola o seu Barriga
Briga com Dona Florinda
E Seu Madruga é quem apanha

Chiquinha, Chiquinha...
Vai firme que dá pé!
Chiquinha, Chiquinha...
Pois é, pois é, pois é, pois é!
Chiquinha, Chiquinha...
Vai firme que dá pé!
Chiquinha, Chiquinha...
Pois é, pois é, pois é!

Chiquinha das chiquinhas nos cabelos
Fala pelos cotovelos
Mas também sabe ouvir
Quem sabe tudo muda
E pra você e o Seu Madruga
Um dia a vida vai sorrir?
E com a bênção...
Vinda do céu...
"Vou ter dinheiro pra pagar o aluguel!"

Boa tarde! Está no ar mais uma coluna do Andy! Veja os destaques desta edição:

Chiquinha, as qualidades dela na turma do Chaves.

O evento dos 20 anos de Chaves no Brasil.

Houve inversão em um diálogo do episódio da invisibilidade?

E nas curtas, o mistério da moeda de um cruzado desaparecida.

E pra começar, vamos falar um pouco da Chiquinha!


Prefere falar dela do que de mim?

A Chiquinha é igual a Cuba, pois é a melhor amiga do Chaves (Venezuela). Pequena, mas faz um barulho danado, o que incomoda todo mundo, principalmente o Professor Girafales (EUA).

Interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha faz a filha do Seu Madruga no seriado “Chaves”. Chiquinha é azucrinante e que tão chata que como ela não é ninguém. Ela é uma menina nanica, nanica, nanica; sardenta, sardenta, sardenta; banguela, banguela, banguela; de óculos, óculos, óculos.

A característica principal da Chiquinha, é que ela é uma menina muito esperta. Tanto é que ela inventava muitas histórias.

No decorrer dos seriados, a Chiquinha obteve quatro perfis:

A Chiquinha Mentirosa


Seu Madruga dá uma palmada para ela fazer a liçao de casa já

Dos episódios que eu assisti até o dia de hoje, o extinto episódio “Atropelamento com Lingüiças” foi o que Chiquinha mais inventou histórias, mas ninguém acreditava se sim, não tomavam providências por falta de provas. Na cena em que o Seu Madruga pergunta a Chiquinha se ela fez o dever de casa, ela responde:
- O professor não passou dever hoje!
E o Chaves de dentro do barril:
- Passou sim senhora!
O Seu Madruga resolveu acreditar no Chaves e perguntou novamente se ela já fez o dever de casa:
- Eu ainda não terminei!
- E o que falta para terminar?
- Começar! (Pelo menos uma verdade).
Até o final do episódio a Chiquinha confessou uma mentira, que o Quico foi atropelado de mentirinha.


Nhonho conta a verdade ao seu papai, ele é flamenguista

No episódio “Nem todos os negócios são negócios da China – Parte 2”, quando Quico grita com a Chiquinha, ela diz que vai contar pro Chaves para ele dar uma surra nele. Quico não se impressiona. A Chiquinha vai atrás do Chaves, mente que Quico está o procurando para quebrar a sua cara, mas ele está muuuuuuiiito ocupado. Então Chiquinha mente para Quico dizendo que o Chaves vai lhe arrebentar, mas o bochechudo se manda. Ele acreditou...


O que mais te chamou atenção: o frango usado, ou o mal olhado?

No episódio “A galinha da vizinha é mais gorda que a minha”, Chiquinha vê um frango na casa da Bruxa do 71 e pede ao Chaves para tentar tirá-lo dizendo que foi cozinhado por uma bruxa (nessas horas ela não tem medo da bruxa, não é mesmo?) para fazer uma análise.


Claro, não vê que o frango foi feito por uma bruxa? Pois é, pois é, pois é, pois é!

Foi difícil, Quico consegue pegar o frango, mas Chaves o coloca no lugar porque tem que ir de quatro (engatinhando) e a Chiquinha pensava que ele tinha um cerebrinho bem pequenininho, mas ele não tem um cerebrinho. TEM UM CEREBURRO! OLHA SÓ QUE BURRADA! PORQUE FOI DEVOLVER O FRANGO?

Quico foi tentar repetir o que fez, mas foi flagrado pela Bruxa. Chaves então comprova o porquê de ter que ir de quatro. Ele vai lá e, ao invés de pegar o frango, pega outra coisa. Mas ele só queria dar uma beliscada na coxinha (esse episódio o SBT não tirou do ar por essa cena representar um certo tipo de desejo sexual).


Eu vou me sacrificar para que o meu papai não vire um sapo!

E quando a Bruxa do 71 foi levar o Seu Madruga até o frango, cadê? Será que caiu lá dentro da casa dela? Eles foram procurar lá dentro, mas foram mais além do que deveriam ir (do outro lado da janela). E chega o Chaves com o frango na mão. Viu como ele não é tão burro? A Chiquinha que o diga! Tomou o frango e foi comer sozinha! Mentirosa! Disse que ia analisar o frango!


A Chiquinha é tão apressada, que resolve chorar antecipadamente

No episódio “Já chegou o disco voador – Versão com a Chiquinha”, ela não mente exatamente. Ela finge que apanhou do Seu Madruga:

Sr. Barriga: Algo me deixou muito intrigado!
Chiquinha: Porque comeu muito trigo!
Seu Madruga: CHIQUINHA! CALA ESSA BOCA!
Chiquinha: Difícil seria calar as orelhas!
Seu Madruga: Um momentinho!
Sr. Barriga: Pois não, à vontade.
Seu Madruga se prepara para bater na poupança da Chiquinha, mas antes de encostar:
Chiquinha: HUAAAAAAAAAA! HUA! HUA! HUAAA!


Aonde dói?

E vai embora passando a mão no seu bumbum, mas Seu Madruga não fez nada com ela.
Uma coisa estranha nesse episódio, é que a Chiquinha vai embora mais cedo.


Calma que ainda estamos na metade da coluna

No meio do segundo bloco, Sr. Barriga bota a Chiquinha pra correr. Ela foi embora e não voltou mais.


Aquilo sobre a casa da Dona Florinda é uma lâmpada fluorescente?

No episódio, que é considerado inédito no Brasil, “El ataque de los Chochitos” (conhecido também como “A zarabatana”), ela utiliza à mesma estratégia que nas duas versões do episódio “Chiquinha volta de Presidente Prudente”; sendo que nesses dois últimos, ela apanha do Seu Madruga no final. Pra quem não assistiu nenhum dos episódios com a Zarabatana, Quico descobre que o Chaves tem uma zarabatana e uma porção de chumbinhos e vai contar para a sua mamãe. Chaves dá eles para a Chiquinha para se esconder. Mais tarde, Chaves volta e pede a zarabatana e os chumbinhos de volta, mas Chiquinha mente para Chaves dizendo que Quico tomou dela e Chiquinha se esconde no alto da escadaria e atira no Chaves e ele pensa que foi o bochechudo. E vice-versa. Quando Chaves é atingido mais uma vez, parte a bochecha do Quico. Chiquinha dessa vez foi muito burra, pois atira mais um chumbinho no Chaves com Quico desmaiado. Lógico que ele descobriu. Agora ele foi inteligente! E o final você confere na foto acima, onde Quico rega ela e Chaves atira os chumbinhos com a zarabatana na perna dela (é raro ver a Chiquinha levar um banho e não chorar).


Um algodão é para mim! E o outro também!

E deixei para o final o episódio “Os pés de carambola”, foi o que me deu mais raiva dela. Chaves estava plantando um pé de carambola, para que nasça um milhão de carambolas, daí ele vai ter um milhão de carambolas, para ele vender um milhão de carambolas, vai ganhar muito dinheiro com um milhão de carambolas, para morar num lugar onde não haja ninguém que lhe bata. E no meio do terceiro bloco, Seu Madruga dá dinheiro para o Chaves comprar um algodão-doce e despedaça o algodão de sua própria filha. Nisso, Chiquinha diz ao Chaves que se ele colocar no vaso de terra a moeda que ganhou, nasceria um pé de dinheiro. Chaves corre para buscar o regador e Chiquinha pega a moeda que Chaves plantou. Depois, aparece Quico e vê ela tirar uma moeda do vaso. Ela disse que escondeu a sua moeda para dizer que perdeu e assim, conseqüentemente, ganhar outra.


Agora tenho duas moedas!

Quico adota a idéia e esconde sua moeda. E Chiquinha a mostra na figura acima. Já tem duas moedas.

Foi a cena que me deu mais raiva, pois foi a sua melhor mentira. E Quico corre para pegar a sua moeda e olha o que acontece:


Eu tenho um cachorro que se chamava Kikinho, kinho, kinho...

Que sujeirada, hein? Volta o Chaves e ambos pensam que um roubou a moeda do outro. Chiquinha não resiste e começa a gargalhar. Quico percebe que faltam duas moedas e que Chiquinha tem dois algodões. Veja!


Se Quico estivesse novamente na escadaria, apareceria de novo a lâmpada fluorescente?

E o final foi semelhante ao do “El ataque de los Chochitos”, mas, ao invés de Chaves usar a Zarabatana e os chumbinhos nela, usa a terra do vaso. Nesse a Chiquinha chora. A cena dos créditos é um algodão-doce plantado.

A Chiquinha apaixonada

Ela gosta do Chaves, apesar de tanta burrice que seus amigos deram de presente. Um exemplo é o próprio episódio do dia dos namorados. A Chiquinha prepara uma carta de amor para ele. Em meio a tanta confusão, os dois se abraçam no final e termina com uma linda música de amor. Vamos recordar?!

ISSO, ISSO! CANTE COM O CHAVES!

Onde, onde
Coração responde, e diz onde se esconde?
A razão da alegria,
Eu te peço por favor!
Uma coisa, eu sei e aprendi
E tenho toda certeza
A razão da alegria...
É somente o amor

(REFRÃO) (2X)

Isso isso, isso, isso isso
É o amoor...
Isso isso, isso, isso isso
Sempre o amor...

As pessoas, que me encontram sempre,
Me perguntam curiosas...
Se você não tem dinheiro,
Como que é tão feliz?
Eu respondo, tão somente isto
Isso é só, um pretexto...
E procurem ver um pouco...
Mais além do seu nariz!

(REFRÃO) (2X)

Muita gente, busca tão somente
De maneira urgente!
O respeito pela fama,
E pela prosperidade
Mas há coisas muito importantes
E também, valiosas
O respeito por si mesmo,
O amor e a amizade!

(REFRÃO) (2X)

A Chiquinha solidária

No episódio do “Seu Madruga atropelado”, Chiquinha convida Chaves para lanchar, mas ele faz uma bagunça e ela só deixa ele levar o catchup, onde mais tarde seria usado para ser o sangue da brindadeira de atropelamento. Desta vez não teve lingüiça. Antes do final, ela dá toda as suas moedas para pagar o suposto funeral do Chaves.

Na primeira parte do episódio “O Desjejum do Chaves” Chiquinha dá toda a sua economia para pagar os ovos, que mais tarde Quico quebrou com a raquete.

Na terceira parte do episódio “Seu Madruga sapateiro”, ela prepara dois copos de leite para Chaves. Pena que, no segundo copo de leite, ele se confunde e toma cola.

A Chiquinha inteligente

Nos textos de Chespirito, as mulheres sempre foram mais inteligentes do que os homens e com a Chiquinha não foi diferente. Um exemplo disso é o episódio “O Curto Circuito”, onde Chiquinha corrigia as pérolas do Seu Madruga e as pérolas do Chaves. É o conhecimento dela com a Lemanha, digo, Alemanha (isso, isso, isso, Chiquinha).

O Jogo foi na Alemanha, só não me lembro qual das duas Alemanhas. Duas? É porque de um lado só tomam vodka e do outro cerveja.


Ahá!

Em “Uma Aula de Canto”, Chiquinha aproveita um deslize do professor:
Professor Girafales: Há três tipos de notas: as pretas, as brancas, e as redondas. As brancas valem o dobro das pretas!
Chiquinha: Racista! (Foto acima).


NÃO TENTE ROUBAR MINHA CENA!

Cansa de se ver dizer de que Chiquinha roubou a fala de muitos personagens, mas de alguns foram necessários. O episódio da Invisibilidade por exemplo, ela inventou uma fórmula para ficar invisível (outra mentira/mais embaixo eu vou falar sobre isso), mas, na versão sem ela, é Seu Madruga que enrola Chaves e Quico. Nota-se que nessa atuação dele, por a Chiquinha não estar nesse episódio, não teve muito a ver com o perfil dele nos episódios.


Olha, um bob de cabelo se soltou!

Uma coisa que eu gosto da Chiquinha é que ela enfrenta a Dona Florinda, que bate injustamente no seu pai.


Essa é a minha filha! Ela foi aprovada, mas fui reprovado! IIIIIIIIIIIIIHHH!!!!

Anime-se, Seu Madruga, pois a Bruxa do 71 te admira. Mas nunca é tarde para começar e parabéns, Maria Antonieta de las Nieves, pela sua grande personagem!

E vê se venha visitar o Brasil logo, nem que eu faça uma parceria com o Chómpirras para escrevermos um livro sobre você! Tipo "Chiquinha, pois é, pois é, pois é, pois é!" Hehehehe...

Falando em Chómpirras, clique aqui para ler a entrevista que ele deu ao Mestre Maciel. Também visite o seu site www.chiquinhabrasil.cjb.net. O melhor site sobre a Chiquinha no Brasil, porque é o único.

ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 30 DE OUTUBRO O EVENTO CH 20 ANOS


Se você estiver aqui, sorria! Você está no Turma CH!

Liderado pelo diretor do nosso site, Gustavo Berriel, o Evento 20 anos de Chaves no Brasil foi um grande marco para os chavesmaníacos e para o nosso site. A parte da decoração e os vídeos estavam ótimos. Com muitos episódios raros, perdidos, normais e inéditos. O primeiro andar da UERJ estava decorado com as portas do 71, 72 e 14, e com a Tienda del Chavo.


Tem de groselha, limão e tamarindo!

No auditório 13 eram exibidas matérias sobre Chaves e episódios raros como a da Chirimóia, Seu Barriga Fantasma, Radinho do Quico, Panquecas da Dona Clotilde, Espíritos Zombeteiros e o melhor da festa: em espanhol as 3 partes da Branca de Neve e o final da Venda da Vila.


A casa da Bruxa do 71

Os chavesmaníacos puderam comer churros, sanduíches de presunto, comprar anteninhas de vinil, velas com temáticas chaves-chapolin e beber sucos de laranja, limão e groselha.

Com a palavra, Gustavo Berriel:


Primeiro mostro a casa do 14. Agora, é com você Gustavo!

Quero agradecer a todos os que marcaram presença e também aos que não puderam ir, mas deram a maior força. Muito obrigado!!! Foi um SUCESSO! Foram mais de 200 pessoas, a imprensa cobriu o evento, o Carlos Seidl foi e deu um show!

Parabéns Gustavo, pelo seu evento! Por isso que nos orgulhamos de ser o nosso diretor!

Fontes e fotos: Guilherme

Agora as curtas!

Relembrando o raciocínio CH!

Professor Girafales: Chaves, suponhamos que eu tenha 4 laranjas!
Chaves: Me dá uma?
PG: È um supositório, Chaves, elas não existem!
CH: Suposição, professor!
PG: Sim, É QUE VOCÊ ME DEIXA CONFUSO!!!! Vamos lá, tendo eu 4 laranjas e...
Chiquinha: Professor, posso interromper para tirar uma dúvida contigo?
PG: Está bem! Qual é a sua dúvida?
Chiquinha: É que a minha biscavó comprou 60 laranjas para vender, na venda da esquina ela comprou 30 laranjas: três laranjas por um cruzado, gastou 10 cruzados; ela comprou mais 30 laranjas no restaurante de Dona Florinda: duas laranjas por 1 cruzado, gastou 15 cruzados. Gastou, no total, 25 cruzados. E me pediu para eu vender as laranjas pelo mesmo preço que ela pagou. E eu pensei “se eu começar a vender pelas 30 laranjas mais caras, perderei a freguesia, mas, se eu vender primeiro as 30 laranjas mais baratas, eu terei dificuldades em vender as outras 30! Já sei, eu vou juntar 3 laranjas de 1 cruzado com as 2 laranjas de 1 cruzado e vender 5 laranjas por 2 cruzados”! Vendi tudo em 10 minutos! Pois é, pois é, pois é, pois é... mas, na hora de contar o quanto faturei, deu 24 cruzados! A minha biscavó não pagou 25 cruzados pelas 60 laranjas? Por que deu um cruzado a menos nas vendas? Eu tenho que saber disso antes que a minha biscavó descubra!

Vai tentando descobrir o erro, que no finalzinho eu explico!

Será que a dublagem do episódio do Michael Jackson... digo... invisibilidade não foi invertido?


Até o Seu Madruga está duvidoso

Depois que Chaves volta do outro pátio todo arranhado e de ter perdido os três pêlos de gato preto, Chiquinha coloca a sua cara na janela para ver o andamento da fórmula. Quico fala:
- Podemos perguntar ao Seu Madruga se pode tomar a fórmula sem os pêlos!
Chiquinha fica normal.
- Ou para a Chiquinha!
Nesse instante, ela faz cara de quem tem que pensar em algo rápido.
Estranho é que ela deveria fazer essa cara quando disseram “podemos perguntar ao Seu Madruga”, e não “ou para a Chiquinha”.
Como eu não vi o episódio original, acredito que a dublagem foi invertida. Isto é, que primeiro falou “Chilindrina” e depois “Don Ramón” aí sim para a Chiquinha hacer aquela cara.

Desde 2002 o Portal CH foi visitado por mais de 35 mil pessoas

É isso aí, o Portal CH vai crescendo cada vez mais. Houve troca de servidor e por isso esteve fora do ar, mas agora está normalizado! O que você está esperando para visitar? Acesse www.portalch.cjb.net e boa visita! Portal Chespirito, porque humor se escreve com 10 letras!

E agora o mistério

Chiquinha: ...a minha biscavó não pagou 25 cruzados pelas 60 laranjas? Por que deu um cruzado a menos nas vendas? Eu tenho que saber disso antes que a minha biscavó descubra!
Professor Girafales: É porque 30 laranjas em 3 por 1 cruzado ou 2 laranjas em 2 por 1 cruzado, não é o mesmo que 60 laranjas em 5 por 2 cruzados. Vou desenhar um diagrama na lousa para ver se você compreende!

Para você que acertou, parabéns! A coluna do Andy vai ficando por aqui! Obrigado pela sua presença e até o mês de dezembro!