O ARANHA CHAVESMANÍACO

 

O Spider é parecido com uma aranha, né?

 

            Pra quem pensa que Spider possui esse nick em homenagem ao nosso tão popular herói que escala prédios com sua teia e que é apaixonado pela Mary Jane, está enganado. Tal alcunha foi mais uma das histórias do "por acaso" que você verá ao longo da entrevista com este que, junto com uma galera super simpática com Chaves em suas veias, fundou o site que é a maior revelação do meio CH: o Casa CH. Ele nos conta, nesta entrevista, tudo sobre a fundação deste maravilhoso site que conquistou todos os chavesmaníacos, além de exaltar os melhores seriados do mundo e expor seus pontos de vista.

             Com vocês, Spider! Boa leitura e bom divertimento!

 

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo? 

Spider – Meu nome é muito grande (risos) – José Rodolfo Tadeu Vieira da Silva

 

MM - Cite a sua cidade natal e a sua data de nascimento. 

Spider – Nasci em uma maternidade de Osasco/SP, mas praticamente sou da Capital. Nasci no dia 28/10/86 (justo no dia do aniversário de casamento dos meus pais - risos - e no dia de São Judas Tadeu).

MM - Dê o seu peso, altura, cor do cabelo e dos olhos (só para ter uma idéia de como você é).
 

Spider – Tenho 62kg, 1m76cm de altura, cabelos e olhos pretos.

MM - Onde você mora atualmente?
 

Spider – Moro em São Paulo/SP - Zona Oeste.

MM - Qual a sua escolaridade? Onde estuda atualmente? O que você deseja ser?
 

Spider – Estou no 2º Colegial, atualmente na escola Egydio de Barros. Ainda não decidi o que desejo ser, penso em algo relacionado à área de informática.

MM - Seus pais gostam de Chaves e Chapolin?
 

Spider – Sim! Eu sempre assistia Chapolin e Chaves com minha mãe (às vezes assistimos umas fitas que tenho) e quando eu era pequeno ela me ajudava a gravar episódios que infelizmente não tenho mais. Meu pai também gosta. Lembro que, entre 1999 a 2001, todas as tardes só se escutava as gargalhadas dele assistindo na sala (risos). O que me deixava triste é que entre 1999 e 2000 eu estudava de tarde e não podia assistir com ele.

MM - Tem irmãos? Se tiver, eles gostam de Chaves e Chapolin?
 

Spider – Tenho duas irmãs. Elas não gostam tanto, mas assistiam quando eram pequenas. A minha irmã mais nova (25 anos) às vezes assistia comigo.

MM - Tem namorada? Se tiver, dê seu nome e idade.
 

Spider – Ih (risos), sou solteiro. Como uma vez disse o Professor Girafales, sou solteiro de nascimento (mais risos).

MM - Qual é o seu time de coração?
 

Spider – Torço para o Corinthians, aprendi a torcer com o coração para este “meu Timão” desde 98, desde lá quantas alegrias e sofrimentos venho passando (risos).

MM - Que peninha! Tomaram três da gente no último jogo...

MM - Quais os seus hobbys?
 

Spider – Gosto de internet, ver TV, ler, jogar games, etc.

MM - Qual é o seu gosto musical? Quais seus cantores e bandas favoritas? Cite a música de sua vida.
 

Spider – Posso parecer brega, mas não sou de escutar músicas (risos), então não tenho nem banda e cantores favoritos, mas às vezes se a música for boa eu escuto. Não sei qual seria a música de minha vida.


MM - Cite uma mulher bonita (ou mais, se quiser).
 

Spider – No Brasil é o que não falta (risos). Uma delas é a Ellen Rocche.

 

"Quando eu me registrei no fórum, eu precisava de um nick. Não queria usar meu nome e nenhum outro relacionado às séries CH. Aí lembrei que, semanas antes, eu havia entrado com o nick 'Spider' em uma sala de Bate-Papo. Me registrei com esse nick e hoje o pessoal brinca comigo, diz que sou uma aranha, que invento histórias. Acho que criei um 'personagem' no meio CH."


MM –Qual a origem do apelido Spider? 

Spider – Muitos devem pensar que eu sou fã do Spider Man. Gosto, mas não é por isso. Quando eu me registrei no antigo fórum que existia no site Chespirito Web, eu precisava de um nick. Não queria usar meu nome e nenhum outro relacionado às séries CH. Aí lembrei que, semanas antes, eu havia entrado com o nick “Spider” em uma sala de Bate-Papo. Me registrei com esse nick e hoje o pessoal brinca comigo, diz que sou uma aranha, que invento histórias (risos). Acho que criei um “personagem” no meio CH.

MM - Coincidência ou não, eu também pensava que o nick era em homenagem ao Homem-Aranha...

MM - Há quanto tempo você tem internet?
 

Spider – Desde 2000.

MM - Desde quando você acompanha as séries? Quando você começou a gostar de fato delas?
 

Spider – Não sei quando comecei a assistir, mas me recordo que, com cinco anos, eu já era fã número um das séries, e nesses anos todos eu nunca deixei de gostar, mesmo depois de tantas reprises.

MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?
 

Spider – O site Ai vem eles: Chapolin e Chaves, mais conhecido como Chespirito Web. Tenho muito carinho por este site, cheguei a perder o endereço uma par de vezes, mas sempre o recuperava (eu não conseguia decorar o antido endereço – www.atinet.com.br/cleotais - acho que é isso, e também ele mudou algumas vezes). Nossa, entre o final de 2000 e o começo de 2003 eu entrava quase todos os dias no site para saber novidades, ler matérias, fazer downloads etc. Hoje eu fico triste pela falta de atualização.

MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?
 

Spider – Recomendo o www.seganet.com.br, onde tem um fórum bem legal sobre games; também um site muito bom pra fazer downloads de programas – www.superdownloads.com.br; outro site é o - www.gazetaesportiva.com.br para quem quiser buscar as últimas noticias do mundo do futebol; e um site que o Rodrigo (Jaimito) e eu estamos montando, logo estará pronto – www.telenovelarosalinda.cjb.net, terá downloads e informações sobre as novelas da Thalia.

MM - Taí dois simpatizantes dos tão criticados folhetins mexicanos...

MM – Desde quando você freqüenta os fóruns e chats chavesmaníacos?
 

Spider – Em fevereiro de 2003 entrei no fórum do site Chespiritoweb, eu não entendia nada de fóruns. Em março o fórum se uniu ao FUCH e depois de algumas semanas eu já estava adaptado. Mais ou menos em setembro de 2003 comecei a freqüentar o chat do canal #CH pelo mlRC. Hoje prefiro mais o MSN, mas às vezes visito o chat.


MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?
 

Spider – Existem inúmeros sites CH de qualidade, os melhores sites do meio tem um nível muito igual, mas mesmo depois de tanto tempo ainda me encanto com o ChespiritoWeb.

MM – Fale sobre a idéia da criação do site
Casa CH. Como foi seu nascimento? 

Spider - Tudo começou com Adriano Surubim e El-Jaimito com o projeto “CH Virtual”. Depois de eu ter participado do site “Universo-CH”, que não deu certo, o Adriano me falou sobre o “CH-Virtual” e entrei na equipe. Estávamos entusiasmados. O site teria que ter um conteúdo totalmente exclusivo. Logo na primeira semana que eu estava na equipe decidimos que “CH-Virtual” não seria um nome legal, e foi pensando na Casa dos Chavesmaníacos (competição do FUCH) que pensei em Casa CH. O Adriano concordou e ficou assim o nome. O site era para entrar no ar no 1º de janeiro de 2004 (que infelizmente não deu certo). Começamos a trabalhar no conteúdo. Logo o Matadouro entrou em nossa equipe, sendo ele responsável pelo design. Já tínhamos o Jaimito responsável pelas fotos, Matadouro pelo design e o Adriano e eu responsáveis pelo restante do conteúdo. Faltava também um colunista. Cheguei até a convidar você, Mestre, após vencer a Casa dos Chavesmaníacos 2, dando a opção de escolher três sites, entre eles o Casa CH, mas infelizmente você não pôde. Felizmente o Iuri aceitou o convite de colunista. Depois de alguns atrasos, o Casa CH entrou no ar em maio de 2004 e foi muito bem aceito pelo pessoal.

MM - O Casa CH, sem dúvida, é a revelação do ano no meio CH. E infelizmente não daria para eu entrar na equipe do Casa como colunista, pois eu já era atarefado com o Turma CH e agora, com o SAMBARIO - O site dos sambas-enredo, estou mais atarefado ainda...

MM – Qual é a atual equipe do Casa CH e qual a função de cada integrante?
 

Spider – O Casa CH tem uma equipe bem grande – O Adriano e eu, Spider, somos os webmasters, administramos e criamos  seções para o site;  El-Jaimito, também webmaster, é o responsável pelas fotos, gifs, matérias etc; Iuri e Seu Ramón, são colunistas e também colaboram com matérias e resumos; Cristiane, artista e colaboradora, criou wallpapers (papéis de parede), algumas das montagens e um quadrinho CH; Neves Rumorosa, umas das poucas colunistas femininas do meio CH e André Valdéz, também colunista. Agora também está chegando o FPL15, que vem passar uns meses em nossa Casa CH até a volta do SSM. Logo teremos mais dois colunistas. Matadouro, nosso design que também colaborou com matérias, infelizmente deixou a Casa para buscar um novo rumo, agora está no Portal Chespirito junto com Louzada e o Chnet deixou de escrever colunas devido ao seu curto tempo.


MM – A maioria dos sites CH possuem conteúdos semelhantes. Como vocês construíram um conteúdo tão original e criativo?
 

Spider – Sempre pensamos em um conteúdo exclusivo, usamos todos nossos conhecimentos, toda nossa estrutura e criatividade. Como, por exemplo, no meu caso eu pensava em criar alguma seção, depois de pesquisar alguma coisa, começava a escrever e saía algo legal. O Adriano Surubim pesquisa muito, procura sempre trazer novidades para nosso site, sempre está com uma idéia nova na cabeça. O melhor é que toda equipe é esforçada e sempre temos um material para as atualizações.


MM – Quem faz os divertidíssimos gifs de cenas dos seriados presentes no Casa CH? Como eles são feitos?
 

Spider – O El-Jaimito é quem faz. Ele captura frame por frame de cenas de algum episódio e monta quadro por quadro. (ele saberia explica melhor - risos).

MM - Os gifs do Casa CH são mesmo um barato.

MM – Conte-nos sobre A Casa dos Chavesmaníacos, enquete que você realiza no FUCH. Como você a realiza?
 

Spider – Sempre achei legal fazer competições no FUCH. Um dia vi o Big Brother do FUCH, que era justamente realizado por você Mestre. Apresentada a casa ao fórum, o pessoal concordou (na época eu deveria é ter falado com você antes - risos). A última Casa dos Chavesmaníacos foi a terceira edição. Antes, para o pessoal entrar na casa, eram feitas as inscrições e um certo número de usuários mais votados na enquete entravam na casa, mas agora mudou, para entrar na casa só vencendo outras competições realizadas por mim. Durante a competição é feita uma enquete todas semanas, e os 2 mais votados (ou mais em caso de empate) vão ao paredão decidir quem fica e quem vai (caso haja empate no paredão automaticamente os dois participantes estarão no próximo paredão). Cada semana é eliminado um participante, e vai indo até sobrar apenas um participante na casa, que será o campeão. A partir de agosto de 2005 será realizada a 4º edição.

MM - Eu não me importei nem um pouco na época, pois significava que a idéia do BBB estava agradando.

 

"Chaves são sempre aqueles mesmos personagens que gostamos, histórias marcantes que muitas vezes nos emocionam, vendo sempre a rotina na vila, a gente aprende a gostar com mais carinho da turma do Chaves."


MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?
 

Spider - Acho que não. Tem vários famosos que eu admiro como Ronaldo, Thalia, Golias, Os Três Patetas, Pelé, Hermes e Renato... etc. Mas como Chespirito e os outros atores de CH não.

MM – Você prefere Chaves ou Chapolin? Por quê?
 

Spider - Prefiro mais Chaves, mas claro, também gosto muito do Chapolin. A diferença é que em Chaves são sempre aqueles mesmos personagens que gostamos, histórias marcantes que muitas vezes nos emocionam, vendo sempre a rotina na vila, a gente aprende a gostar com mais carinho da turma do Chaves.


MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves?
 

Spider – Não sei (risos), é difícil escolher. Episódios como O Ano Novo na Casa do Seu Madruga, O Dia de São Valentim e Acapulco são bem legais.

MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?
 

Spider – Também não sei (risos), episódios como, Os Aerolitos, A Casa Caindo de Velha, As Pirâmides do Egito, Vamos a Disneylândia com o Polegar Vermelho, O Lobisomem, Dr. Zurita... ih, tem um monte (risos), não dá mesmo para escolher o melhor.

MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?
 

Spider – Os peixinhos coloridos v2... Episódio muito paradão.

MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?
 

Spider – A história da Cleópatra, a rainha do Egito, acho um pouco chato.

MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?
 

Spider – O próprio Chaves. Gosto do jeito dele.

MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?
 

Spider – O personagem que menos gosto é a Pópis.

MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?
 

Spider – Na minha opinião é o Racha Cuca, ele travou uma das melhores lutas contra o Chapolin no episódio Vamos a Disneylândia com o Polegar Vermelho.

MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?
 

Spider – Carlos Világran, ele interpreta muito bem seus personagens, em especial o Quico.

MM - Qual o seu bordão favorito?
 

Spider – Não sei, acho que o “que que foi que que foi que que há” é engraçado.

 

"Quando eu tinha uns cinco anos, minha mãe sempre gravava os episódios para mim, e o episódio “O charuto que explode” (assim que eu o chamo) era o meu favorito. Em 92, ela gravou este episódio para mim. Um triste dia, sem querer ela desagravou e eu comecei a chorar, ela me disse que logo ia passar, e até hoje não passou. Justamente nessa época virou perdido."


MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais engraçada ou a mais emocionante).

Spider - São muitas, uma que vou citar é do episódio do álbum de fotos, na cena em que mostra Chaves chegando na vila, ele entra na frente da Chiquinha que estava fazendo pose para Seu Madruga bater uma foto, e Seu Madruga manda ele sair da frente, Chaves continua parado e Seu Madruga diz “o que você tem garoto?” Chaves responde “Fome”. Parece engraçado, mas me dá um aperto no coração (risos).


MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora às séries de Chespirito?

Spider – Gosto das novelas da tarde do SBT. (risos)

MM - Bem, gosto não se discute...

MM - Já havia assistido a algum episódio perdido antes do dia 1º de setembro de 2003? Se assistiu, qual o seu favorito? Comprou de quem?
 

Spider – Sim, muitos episódios que vi quando eu era pequeno e os que baixei dos sites CH. Tem um episódio que é o meu favorito, não porque seja o melhor ou é o mais engraçado, é o episódio Os Inseptos v1. Vou explicar: quando eu tinha uns cinco anos, minha mãe sempre gravava os episódios para mim, e o episódio “O charuto que explode” (assim que eu o chamo) era o meu favorito. Em 92, ela gravou este episódio para mim. Um triste dia, sem querer ela desagravou e eu comecei a chorar, ela me disse que logo ia passar, e até hoje não passou (risos). Justamente nessa época virou perdido. Hoje, 12 anos depois, finalmente eu assisti graças a uma fita que um amigo do meio CH me deu de presente.

MM - É o SaBoTagem provocando choradeira nos fãs.

MM – O que você achou da volta dos episódios perdidos? Por que você acha que eles, momentaneamente, pararam de ser exibidos?
 

Spider – Achei surpreendente, pelo menos conseguimos, depois de tanto encher o saco do SBT, fazer com que eles exibissem alguns perdidos. É difícil dizer porque pararam de exibi-los novamente, provavelmente não gostaram da qualidade que alguns se encontravam (como aquela linha branca no canto esquerdo da tela) ou não havia um contrato para poderem exibi-los.

MM - Ninguém tem uma explicação concreta, nem os próprios cabeças-de-camarão...

 

"Os outros quadros do Clube do Chaves não fizeram sucesso porque Chapolin e Chaves comandavam o barco. Como se afundaram, os outros quadros também foram juntos."


MM - O que você achou do Clube do Chaves? Qual foi o quadro que você mais gostou?
 

Spider – Eu gostei, principalmente do quadro do Pancada. Infelizmente Clube do Chaves não fez sucesso porque os quadros do Chaves e do Chapolin estavam meio sem graça, o quadro do Chaves não tinha graça pela falta do Quico e do Seu Madruga, personagens mais velhos e dublagem ruim, o quadro Chapolin não estava tão ruim, mas ver o Chapolin velho e com uma dublagem ruim não dá. Em compensação, os outros quadros estavam muito bons, a dublagem estava muito boa, o físico deles também. Os outros quadros do Clube do Chaves não fizeram sucesso porque Chapolin e Chaves comandavam o barco. Como se afundaram, os outros quadros também foram juntos.

MM - Falou tudo! Uma explicação simples e, ao mesmo tempo, a que mais me convenceu até hoje para explicar o fracasso do Clube.

MM - Qual a música e clipe preferido das séries?
 

Spider – Gosto do Clipe de Acapulco, e a música também, porém a versão em espanhol “Buenas Noches Vecindad” é muito mais bonita e emocionante.


MM – Surpreende-te o fato de Chaves ter permanecido no ar por quase 20 anos com os mesmos episódios? Qual será a receita para tanto sucesso?
 

Spider - De um lado surpreende, não é qualquer programa que agüenta quase 20 anos sem sair do ar com as mesmas reprises. Do outro lado não surpreende, porque sempre as séries deram altos índices de audiência e como estamos falando do SBT, que é uma emissora que sempre reprisa séries, novelas, gosta de enlatados etc, vê Chaves como seu principal coringa na programação e até 2003 não via motivo para tirá-lo do ar, só que a audiência começou a cair, o desgaste a aumentar e aconteceu: Chaves saiu do ar. O segredo para tanto sucesso é o carisma dos personagens, um roteiro que mesclou muito bem a realidade da pobreza humana com o humor, e as clássicas piadas que ficaram em nossas cabeças.


MM – Chaves está fora do ar desde maio. Você acha que o seriado voltará um dia, seja diariamente ou semanalmente?
 

Spider – O SBT é uma emissora que vive nos surpreendendo, se séries e outros programas menos conceituados conseguem ficar fixos na programação, acredito que logo Chaves volte diariamente. Como uma série de tanta qualidade, sucesso e que todos pedem para voltar fica fora do ar? O melhor é que agora o SBT recuperou sua audiência durante as tardes, e se Chaves voltar no horário certo, Ibope não será problema. No momento, um horário bom que vejo para Chaves é as 13:00, no lugar do Alf.

MM - Só recordando que esta pergunta foi feita e respondida antes da volta do Chaves no último dia 8/11, às 17h30min. E também prefiro muito mais o horário do almoço, tradicionalíssimo horário dos seriados. Alf e Eu, a Patroa e as Crianças que se explodam...

 

"O segredo para tanto sucesso é o carisma dos personagens, um roteiro que mesclou muito bem a realidade da pobreza humana com o humor, e as clássicas piadas que ficaram em nossas cabeças."


MM - O que você acha da palhaçada que faziam com Chapolin, com o bota-tira do ar (até resultar na sua ausência definitiva)? Você acha que a série um dia se tornará fixa na programação como nos velhos tempos? 

Spider – Essa palhaçada é a realidade entre a relação SBT – Chapolin. Chapolin, pela história, nunca foi respeitado pelo SBT. Foram apenas dois lotes com poucos episódios comprados, e o pior começou a acontecer a partir do momento em que saiu do ar pela primeira vez. Todas às vezes havia um espaço para Chapolin, mas o SBT preferiu aumentar o horário de Chaves ou colocar programas mais fracos. Sinceramente Chapolin sim surpreendeu por ter ficado no ar 16 anos seguidos e 19 anos sempre presente na programação mesmo em um determinado período do ano. Tudo indica que, pela primeira vez, teremos um ano em que Chapolin não foi exibido (2004). Acho que os velhos tempos de Chapolin não voltam mais. Se um dia acontecer, um horário que Chapolin iria cair muito bem e certamente liderar a audiência seria de manhã, quem sabe poderia se tornar fixo.

MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH com quem você mais se simpatiza?
 

Spider – Um em especial é difícil dizer, tenho alguns amigos que me simpatizo. (aí Mestre, está na hora de você criar o seu MSN - risos).

MM - Nem o ICQ ando usando, ando ultimamente meio sem tempo pra bate-papo...


MM - Qual o usuário dos fóruns ou webmasters de sites CH que você menos se simpatiza? Por quê? (É importante responder e justificar, pois é um jeito de corrigi-lo e que ele não repita mais os mesmos erros).
 

Spider – Eu nunca tive problemas com ninguém do meio CH, aí fica difícil responder.


MM - Na sua cidade, você conhece outras pessoas fãs de Chaves como você?
 

Spider – Conheço pessoas fãs das séries, gostam das piadas etc, mas fã que nem eu não. Como acontece com todos do meio CH, só encontramos fãs como a gente no FUCH.

MM – Qual é o sonho de sua vida?

Spider – Sou uma pessoa com vários sonhos (risos), mas o importante é que em minha vida de tudo certo e minha família e eu sejamos sempre felizes.


MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.
 

É tanto tempo acompanhando as séries CH, que de uma forma começamos a amar aquela turma da TV. As séries CH simplesmente fazem parte de minha vida!

 

Spider

 

rodolfoonlinez@hotmail.com